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Marketing para escola de idiomas: 5 estratégias para vender cursos

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O marketing para escola de idiomas é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade ou as matrículas de sua escola. Isso garante que você tenha uma boa ideia sobre quem serão os seus futuros alunos, de modo que você saiba exatamente como criar uma mensagem personalizada especificamente para eles. 

Separamos algumas das melhores estratégias que ajudará a você vender mais cursos de idiomas.

Como atrair mais alunos para escola de idiomas

1. Identifique uma persona

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é tentar obter uma imagem clara de quem são seus candidatos ideais. Mais importante ainda, que tipo de pessoa você gostaria de atrair para a escola de idiomas? 

Qual é a motivação deles para aprender um novo idioma? Eles têm alguma preocupação sobre possíveis obstáculos que possam enfrentar? Como eles obteriam informações sobre a sua escola? Eles têm alguma influência externa, como pais, professores ou amigos?

Embora esses detalhes possam parecer pequenos, eles podem se juntar para dar a você uma ideia melhor de como se comunicar com seu público-alvo. Por exemplo, se sua persona for a de um jovem de terceiro grau que deseja aprender um novo idioma para poder frequentar uma universidade no exterior, sua mensagem pode refletir como seu programa ajuda as pessoas nesses cenários.

E você pode criar mais de uma persona. Na verdade, criar várias personas pode ajudá-lo a atrair pessoas de diferentes grupos demográficos e origens. No entanto, é importante lembrar que criar muitas personas pode ter o efeito inverso. 

Portanto, concentre-se naqueles que se aplicam aos grupos maiores. Nem todo cliente precisa de mensagens personalizadas.

A maneira mais básica de criar uma persona é reunir-se com sua equipe de recrutamento. Faça um brainstorm e anotar as características que seus alunos atuais parecem compartilhar ou aquelas que você gostaria de ver mais no corpo discente.

Se quiser que essas informações sejam mais precisas, você pode pedir que seus alunos respondam a uma pesquisa anônima que lhes faça perguntas diretas sobre eles mesmos. Outra ótima maneira é prestar atenção ao seu relatório do Google Analytics.

2. Melhore seu SEO 

A maioria das instituições entende que, para ter mais visibilidade, especificamente online, elas precisam de mais tráfego orgânico

E há muitas coisas que podem afetar sua classificação, como a qualidade de seu conteúdo, os elementos visuais que você usa em sua página, quão bem otimizado é para dispositivos móveis e quão facilmente os mecanismos de pesquisa podem rastrear sua página. 

É por isso que é fundamental dedicar tempo ao SEO. Todos os principais mecanismos de pesquisa tendem a favorecer um conteúdo relevante e de alta qualidade.

Também é uma boa ideia analisar o SEO nacional. Este é especialmente o caso se o seu corpo discente falar um determinado idioma. Você deve estar disposto a investir em conteúdo da web que seja multilíngue para que sua mensagem seja transmitida. 

E lembre-se, uma tradução ruim pode fazer com que os falantes nativos presumam que sua escola não oferece uma educação de qualidade.

A melhor maneira de melhorar o SEO é criar postagens de blog e páginas da web centradas em palavras-chave e frases específicas. Com o tempo, você notará que tem uma média de mais e mais visitantes e que sua posição no mecanismo de pesquisa melhora gradualmente. 

Primeiro, use um planejador de palavras-chave para encontrar palavras-chave e, em seguida, crie seu site em torno delas. Essas palavras devem ser relevantes para o conteúdo do seu curso ou escola e devem ser o que você espera que o seu público digite na barra de pesquisa ao procurar recursos linguísticos. 

Eles devem responder às perguntas. Considere o uso de palavras geo-localizadas . Por exemplo, “escolas de inglês em Ribeirão Preto” seria uma ótima opção.

3. Use anúncios pagos

Se você deseja gerar uma quantidade considerável de leads para sua escola de idiomas e em um curto espaço de tempo, considere usar anúncios pagos. Isso pode ser feito em plataformas como Facebook, Google e várias outras plataformas de mídia social

O PPC pode ser especialmente útil porque aparecerá nos feeds e só custará dinheiro quando alguém clicar neles. A grande vantagem da estratégia de PPC é que, na maioria dos casos, seus anúncios só serão vistos por pessoas que tenham um interesse genuíno no que você tem a oferecer. 

Além disso, você pode especificar que sua mensagem seja mostrada a um público muito específico. Isso significa que você pode exibi-los em apenas algumas áreas de São Paulo, idade, sexo e de acordo com seus interesses pessoais.

Esse tipo de segmentação é inestimável. Assim como no caso do SEO, você pode criar seu anúncio em torno de palavras-chave específicas que irão capturar a atenção do seu público. 

Apenas certifique-se de monitorar os resultados e refinar continuamente o anúncio e a página de destino conforme necessário.  Se não obtiver nenhum clique, isso significa que pode ser necessário alterar as palavras ou alterar a imagem para que ela chame mais a atenção.

4. Desenvolva uma presença na mídia social

A mídia social pode ser uma ferramenta poderosa, não importa em que país sua escola de idiomas esteja localizada. No entanto, pode ser especialmente poderosa para aqueles que moram no Brasil. E isso ocorre porque este país é conhecido por passar muito tempo online – especificamente no Facebook.

Portanto, se você deseja se manter conectado com seus futuros alunos neste país, certifique-se de que sua escola tenha presença nas redes sociais. Use sua plataforma para fornecer atualizações e notícias oportunas. 

Mostre imagens de sua escola e de alunos felizes aprendendo em um ambiente descontraído. Publique alguns depoimentos de seus alunos atuais. Considere as plataformas mais atualizadas, como o Instagram e Facebook, para criar um senso de urgência.

5. Acompanhamento os seus leads

Embora todas essas etapas possam ser ótimas para gerar leads para sua escola de idiomas, elas não significarão nada se você não fizer o acompanhamento. Os futuros alunos geralmente esperam que as respostas sejam rápidas, personalizadas e abrangentes. 

Portanto, preste atenção às respostas às suas campanhas. Certifique-se de que aqueles que respondem aos seus leads são fluentes em comunicação verbal e escrita. Eles precisam ser capazes de abordar claramente todas e quaisquer preocupações e dúvidas sobre sua escola. 

Este acompanhamento deve ocorrer em todas as linhas de comunicação: telefone, e-mail e até vídeo chamada, se possível. E deve continuar até que o nível de interesse do cliente potencial seja oficialmente determinado.

Plano de marketing para escola de idiomas

Os planos de marketing para escola de idiomas são o roteiro para o sucesso de sua escola, mantendo você no controle de suas iniciativas ao longo do ano e, idealmente, nos próximos anos. 

Ele simplifica o que você faz e descreve por que você está fazendo isso. Validar essas decisões importantes é importante para obter apoio para o plano e garantir que você continue avançando com um progresso positivo.

1. Identificar metas

Se você tem um plano estratégico de marketing para escola de idiomas, um auto estudo de credenciamento ou uma análise de marketing, pode obter esses documentos. 

Se não, a administração provavelmente sabe onde a escola precisa de melhorias, e você pode pesquisar seus bancos de dados para obter informações de benchmarking sobre o desempenho dessas iniciativas no passado, como:

  • Inscrição;
  • Doações;
  • Atendimento ao evento;
  • Programas depois da escola;
  • Comunicação com os pais.

Ter metas reais quantificáveis ​​para as diferentes partes do plano de marketing para escola de idiomas será útil para determinar se suas iniciativas serão bem-sucedidas ou não. Alguns exemplos incluem:

  • Aumentar a matrícula em 20%;
  • Aumentar as doações de doadores em 5%; 
  • Aumentar a participação de doadores em 10%;
  • Melhorar a frequência ao programa de férias em 20%;
  • Apresente um novo programa após a aula: matricule um mínimo de 15 alunos;
  • Melhore a comunicação com os pais;
  • Desenvolva um boletim informativo com 40% de leitores.

2. Priorizar

Não tente fazer tudo de uma vez. Quando você começa a fazer uma lista de objetivos, muitas vezes pode se tornar excessivo ou opressor, especialmente para escolas com vários níveis, escolas com campi e distritos escolares, que podem ter objetivos significativamente diferentes em toda a comunidade. 

É aqui que se torna crucial priorizar metas e ser realista sobre o que você pode realizar em um ano em vez de três ou cinco anos. Algumas iniciativas podem ser facilmente realizadas em um ano, outras podem levar dois ou três anos. 

A viabilidade de cumprir cada meta dependerá da comunidade escolar e dos recursos disponíveis para você, e muitas metas abrangentes terão subconjuntos de metas que funcionam no sentido de cumprir a meta maior.

Por exemplo, embora a inscrição possa ser uma prioridade, é altamente improvável que você o duplique em um ano. Em vez disso, encontre uma meta menor que o ajudará a alcançar esse objetivo maior, como aumentar as consultas em 10%.

Escolha as três ou quatro principais coisas que precisam da atenção mais urgente ou que terão o maior impacto em sua comunidade em um ano e seja realista sobre suas expectativas.

3. Avaliar as necessidades e os recursos necessários

Comece a pensar nos recursos que estão disponíveis para você. Um orçamento é óbvio, mas não se esqueça de tempo, talento e ferramentas. 

Uma coisa é dizer que você deseja redesenhar seu programa de eventos de férias e incluir um registro online, mas se você não tiver acesso a um web designer, escritor ou software de registro online, você precisará incluí-los em sua lista de recursos necessários.

Outros recursos de que você pode precisar incluem mídia social, marketing por e-mail e melhorias no site. Essas ferramentas também requerem design e mensagens fortes. 

Você pode precisar considerar a compra de novos produtos ou terceirizar o trabalho com uma agência de marketing digital. É importante não sacrificar a qualidade ao buscar um novo projeto.

Além disso, não se esqueça do tempo que levará para pesquisar e avaliar as ferramentas certas para o trabalho. As ferramentas são um investimento e as ferramentas certas tornarão seus esforços mais eficientes e eficazes. 

4. Avalie o sucesso

Não é suficiente construir um plano de marketing para escola de idiomas e executá-lo. Você também precisa medir os resultados. É aqui que essas metas quantitativas são úteis. 

A melhor coisa que você pode fazer é prestar atenção nas áreas que tiveram bom desempenho e celebrá-las, mas também se concentrar nas áreas que não tiveram um bom desempenho.

Você pode continuar os componentes bem-sucedidos do plano de marketing para escola de idiomas e mergulhar nessas iniciativas mal sucedidas para aprender como melhorar os esforços no próximo ano.

Conclusão

Embora o marketing de uma empresa online possa ser desafiador para qualquer pessoa, pode ser especialmente desafiador para escolas de idiomas. No entanto, isso não significa que seja impossível. Se preciso for, entre em contato com uma agência profissional em marketing para escola de idiomas.

A chave é saber para quem irá direcionar a sua mensagem. Saiba como ganhar visibilidade nos buscadores. Esteja disposto a pagar pelo anúncio. Sempre acompanhe seus leads. Além disso, desenvolva sua presença nas redes sociais. Todas essas etapas podem garantir que você atraia um corpo discente diversificado.

Adriano Luz


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