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Marketing digital para nutricionista | Guia completo

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Marketing digital para nutricionista é eficaz e pode aumentar sua base de clientes e lucro. Embora o marketing em seu sentido mais geral inclui distribuição e vendas, todo marketing deve ter como objetivo fazer com que seus produtos ou serviços sejam conhecidos. Ao trazer a conscientização para um produto ou serviço, é fundamental selecionar uma estratégia apropriada para sua empresa.

Embora existam inúmeras maneiras de trabalhar no crescimento de seu consultório, escolher quais estratégias trabalhar requer um plano. O melhor plano de marketing digital para nutricionista, na verdade, começa com a definição dos resultados que você gostaria de alcançar. 

Depois de ter seus objetivos em mente, você pode se concentrar nas estratégias certas para ajudá-lo a alcançá-los. Dividimos nosso guia de em três categorias: 

  • como ganhar novos clientes para consultórios particulares;
  • como criar novos fluxos de receita para profissionais de nutrição;
  • e como expandir o alcance de sua prática de nutrição.

Destaque aquelas que mais lhe agradam e agende o tempo para trabalhar em cada estratégia. No final, você terá um plano de marketing de crescimento, projetado para levar seu consultório ao próximo nível.

 

Marketing digital para nutricionista: como conquistar novos clientes para seu consultório

Essas estratégias são consideradas “topo do funil”, o que significa que visam direcionar clientes em potencial para o seu negócio. Se você está lutando para obter um fluxo constante de novos clientes para a sua prática, então você precisará concentrar suas energias nessas iniciativas de marketing de aquisição de clientes. 

1. Liste seu consultório em diretórios profissionais 

Existem várias maneiras pelas quais os novos clientes encontrarão o seu consultório de nutrição. Os diretórios profissionais online não apenas melhoram sua presença, como também são uma maneira conveniente de conectar leads qualificados à sua prática

Com diretórios você pode criar um perfil e listar seus detalhes comerciais importantes, como sua especialidade, localização, serviços e estrutura de pagamento. 

Essas informações são usadas para combinar clientes em potencial com seu perfil, onde eles podem dar o próximo passo e solicitar uma consulta para aconselhamento nutricional. 

2. Crie sua listagem de empresas do Google 

Outra forma de construir sua presença online é garantir que sua empresa esteja listada no Google. Isso é rápido, fácil e gratuito de fazer. Basta ir ao “Google My Business” e siga os passos na tela. 

Para verificar seu endereço comercial, o Google enviará fisicamente a você um cartão postal com um código. Depois de receber o código, você pode ficar online e concluir o processo de verificação, após isso sua empresa irá aparecer com sugestões quando as pessoas estiverem procurando: 

  • O nome da sua empresa; 
  • Serviços relacionados na sua área “nutricionistas em são paulo ” 

Ter uma listagem do Google ajudará sua empresa a se destacar e ter uma aparência profissional. Assim que sua listagem estiver ativa, você pode pedir a ex-clientes que deixem uma classificação e/ou avaliação, para ajudar a reforçar a legitimidade de sua prática. 

3. Construa sua rede de referência profissional 

Ao construir uma rede de referência de clientes, você pode se conectar com outros nutricionistas e começar a receber referências constantes de clientes. Mesmo tendo apenas um ou dois profissionais referenciando clientes para você em uma base regular, contribui para manter sua carga de clientes cheia. 

Gastar tempo para construir, aumentar e nutrir sua rede de referências de clientes vale bem a pena a recompensa. Para começar, faça uma busca por profissionais em sua área que provavelmente cuidem de seu cliente ideal. 

Além dos médicos de atenção primária, os especialistas com prática privada podem ser um ótimo lugar para começar, como: 

  • Gastroenterologistas;
  • Endocrinologistas;
  • Psicólogos/terapeutas;
  • Fisioterapeutas;
  • Clínicas ou especialistas em transtornos alimentares;
  • Personal trainers.

Liste todos esses profissionais em uma planilha, para que você possa acompanhar com quem você se conectou. Também é útil ter essa lista, para que você também possa encaminhar qualquer cliente para esses profissionais, conforme necessário. 

As redes de referência são uma via de mão dupla. Você pode começar enviando um e-mail, ligando ou parando neste escritório de parceiros de referência em potencial e se apresentando.

4. Crie um novo recurso de brindes para capturar leads 

Os clientes em potencial muitas vezes podem precisar de muitos pontos de contato antes de estarem prontos para prosseguir e pagar pelos serviços, por isso, é importante pensar em maneiras de capturar suas informações de contato (por exemplo, e-mail) e cultivar o relacionamento. 

Se você ainda não tem um item “gratuito” ou “para download”, considere criar um. Isso geralmente se parece com um guia gratuito, apostila, Ebook ou outro recurso educacional que será valioso para o seu cliente ideal, como um guia de preparação de refeições ou Ebook de hábitos alimentares saudáveis. 

O objetivo é disponibilizar este recurso em troca do seu e-mail, o que constituirá a sua lista de mailing. 

5. Crie um blog para o seu consultório

Deseja realmente levar sua pesquisa online para o próximo nível e direcionar o SEO para seu site? Então é hora de considerar o lançamento de um blog. Pense em tópicos que irão ressoar com seu cliente ideal, quais são os desafios nutricionais que eles enfrentam e as informações que procuram? 

Conforme os clientes em potencial pesquisam essas informações online, eles poderão ler seus artigos e, em seguida, navegar até seu site principal para saber mais sobre seus serviços. 

A partir daí, se tiver interesse, eles reservam uma sessão que é considerada uma conversão bem-sucedida. Para começar com o seu blog, reserve um tempo e crie uma lista de tópicos sobre os quais gostaria de escrever. 

Se você escreveu algum artigo sobre saúde nutricional no passado e tem permissão para reutilizá-lo, vá em frente e retire-o dessas postagens. Pense em quantas postagens de blog você gostaria de definir como meta a cada mês. 

Até mesmo reservar tempo para escrever dois artigos consistentemente será um ótimo começo e você pode usar as informações desses artigos de blog para criar publicações sociais, adicionar ao seu boletim informativo e gerar recursos para seus clientes. 

Usar cada postagem ao máximo em todos os seus canais de marketing economizará seu tempo e ajudará a gerar novos leads para sua empresa. 

6. Seja mais consistente com seu marketing de mídia social 

A mídia social é outra maneira de “nutrir” clientes em potencial de saúde e bem-estar. A mídia social oferece uma maneira envolvente para que os leads conheçam sua empresa, seus serviços e estabeleçam um relacionamento com você. 

Com isso dito, o social não é uma estratégia de marketing digital para nutricionista “infalível” para todos os profissionais. É importante identificar primeiro o seu cliente ideal e determinar quais plataformas de mídia social ele frequenta. 

Comece com uma plataforma Facebook ou Instagram, e comece a criar uma programação de conteúdo regular. Você não precisa postar todos os dias, é mais sobre a qualidade do seu conteúdo do que a quantidade. No entanto, você precisa ser consistente. 

Defina uma meta realista para o número de postagens sociais que deseja criar semanalmente. E então tire o tempo em sua agenda para criar esse conteúdo com antecedência. Aproveite os planejadores sociais gratuitos como o Etus, que publicará automaticamente o seu conteúdo, assim que você o tiver criado. 

7. Configure um programa de referência para clientes satisfeitos

Seus clientes satisfeitos têm o potencial de ser sua melhor fonte de referências. Quando alguém atinge seus objetivos de bem-estar, é provável que conte isso a seus amigos e familiares. 

Embora você queira que essas referências sejam orgânicas e autênticas, você também pode fornecer incentivos para seus clientes satisfeitos, eles podem ganhar um desconto em um serviço, crédito em sua conta ou uma oferta gratuita ao indicar um novo cliente para sua clínica.

Seja criativo com suas promoções e não se esqueça de pedir a esses clientes satisfeitos que também escrevam um comentário para você na sua listagem de empresas do Google.

8. Renove seu site e contrate um especialista em SEO 

Para provedores de saúde que desejam alcançar novos pacientes que procuram um novo profissional de nutrição, há mais oportunidades agora de fazer negócios online. 

Mais do que nunca, ter uma forte presença online é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing digital para nutricionista. Seu site de nutrição permite que clientes em potencial não apenas encontrem sua empresa online, mas também aprendam sobre seus serviços e até mesmo marquem uma consulta. 

Com uma infinidade de agências criadoras de sites, criar um site de nutrição básica online nunca foi tão fácil. No entanto, além dos modelos online padrão, um site de nutrição de sucesso precisa se conectar e ressoar com clientes em potencial. 

Pensar em como seu cliente em potencial experimentará seu site é crucial para converter esses leads em clientes pagantes. Felizmente, especialistas em SEO e estratégia digital trabalham para garantir que seu site alcance todo o potencial de marketing. Você pode esperar um retorno do seu investimento, à medida que novos clientes (qualificados) se tornem clientes pagantes.

 

Marketing digital para nutricionista: crie novas fontes de receita 

Se você descobrir que tem um fluxo constante de clientes ou está com a capacidade máxima para quantos clientes pode atender, é hora de mudar de estratégia e pensar em maneiras de gerar renda adicional. 

Normalmente, essas iniciativas exploram a adição de novos serviços e a descoberta de maneiras de fazer upsell para os clientes atuais por meio do marketing do cliente. 

1. Crie um programa de bem-estar online 

O envolvimento e a retenção de clientes são fundamentais para qualquer negócio de saúde e bem-estar de sucesso. O principal inquilino de um programa é que ele distribui conteúdo ao longo de semanas e meses, em vez de compartilhar todas as informações de uma vez. 

O conteúdo de um programa pode incluir vídeos, e-mails, documentos, pesquisas e questionários e links para sites externos. Os clientes apreciam receber orientações ao longo do tempo, em formatos digeríveis que lhes permitem construir hábitos de sucesso ou atingir objetivos específicos. 

Os programas de bem-estar também podem ser usados ​​para fornecer programas de marca, como um Programa de Prevenção de Diabetes. Um programa comercializado para clientes existentes pode não apenas ser um serviço complementar valioso para seus clientes, mas pode ajudá-lo a gerar receita adicional por cliente. 

2. Diversifique seus serviços

Além dos programas online, o marketing de serviços adicionais para seus clientes existentes é uma estratégia de crescimento valiosa. Provavelmente, você teve algumas ideias em segundo plano. Para começar, crie uma lista de serviços e/ou recursos que você pretendia realizar, mas ainda não teve tempo ou foco para realizar, como: 

  • Serviços de planejamento de refeições; 
  • Serviços de bem-estar corporativo; 
  • Suplemento e ofertas de produtos;
  • Grupos de apoio. 

3. Oferecer sessões de suporte em grupo para clientes existentes

No cuidado nutricional, oferecer sessões de aconselhamento em grupo fornece uma maneira de atingir um público mais amplo de uma só vez. Sessões de grupo presenciais podem ser desafiadoras para coordenar: desde encontrar um local grande o suficiente para acomodar seu grupo, pagando os custos gerais e levando em consideração o tempo de comunicação. 

Hospedar sessões de chat de vídeo em grupo ou webinars oferece uma maneira conveniente de alcançar seus clientes e de fornecer outro serviço de geração de receita para sua empresa.

 

Marketing digital para nutricionista: expanda o alcance do seu consultório

Se você sentir que sua empresa tem um fluxo constante de clientes e uma base sólida de serviços, é hora de pensar no exterior. Encontrar maneiras de expandir seu consultório para o próximo nível pode parecer diferente para cada empresa de bem-estar, mas você encontrará um bom ponto de partida com as sugestões abaixo. 

1. Contrate outro nutricionista

Você está no ponto em que tem um fluxo constante de novos clientes e precisa recusar alguns? Deseja aumentar o número de clientes que seu consultório pode ver a cada mês e aumentar seus lucros? 

Então, pode ser hora de contratar outro profissional em nutrição. Se sua marca estiver intimamente ligada à sua área de especialização, trazer mais profissionais que são especialistas nessa área aumentará ainda mais a credibilidade do seu consultório. 

Outra dinâmica de grupo a ser considerada é trazer provedores com especialidades variadas (ou seja, você é especialista em transtornos alimentares e contrata outra pessoa que é um educador certificado em diabetes). Adicionar à sua lista de práticas de especialidades ajudará a tornar seu grupo bem equilibrado e capturar uma base de clientes maior.

Alguns grupos optam por trazer provedores de outras disciplinas. Isso permite que a prática em grupo trate os clientes como um todo (ou seja, você é um nutricionista especializado em transtornos alimentares e contrata um terapeuta ou conselheiro de saúde mental). 

Isso pode ser um valor agregado incrível para seus clientes. Chegar a um único local para vários serviços é extremamente conveniente. Além disso, ajuda a aumentar as referências de seus clientes, pois você poderá fazer referências cruzadas de pacientes.

2. Conecte-se com outros profissionais de nutrição em sua área para colaborações  

Construir suas conexões profissionais sempre traz potencial para o seu negócio. Conheça outros nutricionistas e profissionais de nutrição participando de encontros profissionais, conferências ou até mesmo organizando um encontro local.

Aprenda como você pode apoiar um ao outro e talvez criar uma colaboração, rede de referência ou parceria. 

3. Trabalhe na construção de sua marca 

O reconhecimento da marca é uma parte essencial de sua estratégia de marketing digital para nutricionista, pois ajuda cada vez mais pessoas a saber sobre seu negócio e reconhecer seus serviços. 

Conforme você continua a expandir sua marca, encontrará novas oportunidades, novos clientes e novo potencial de receita para sua empresa. Algumas maneiras de desenvolver o reconhecimento de sua marca: 

  • Entre em contato com blogs online e sites de bem-estar que atendem ao seu cliente ideal;
  • Junte-se a grupos FB online para sua especialidade, muitas vezes os escritores estão buscando citações ou sugestões de especialistas;
  • Promova seu negócio ou anuncie seus serviços em segmentos de rádio ou televisão locais.

4. Alugue o horário de expediente em um local adicional estratégico

Expandir fisicamente seus locais de negócios abre uma série de oportunidades de receita para sua prática de nutrição. Até mesmo alugar um espaço 1 dia por semana em outra clínica de bem-estar, academia ou escritório pode ajudá-lo a atrair novos clientes, expandir sua rede de referências e construir o conhecimento de sua marca. 

Além disso, se você tomou as medidas necessárias para contratar outro profissional de nutrição, pode ser conveniente tê-los trabalhando em seu local secundário (ou adicional) em vez de compartilhar um espaço no consultório.

 

Conclusão 

O marketing digital para nutricionista pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas seguindo as estratégias e entendendo qual nível seu consultório está em cada etapa, se torna mais fácil alcançar cada objetivo. 

Mas não se preocupe em não dar conta de colocar tudo em prática, a Webtrends tem o prazer em te ajudar. Com uma vasta experiência em geração de leads na área da saúde, sua equipe está preparada em te oferecer os melhores resultados. Entre em contato com os dos consultores e tire suas dúvidas. 

Adriano Luz


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