Há um velho ditado que diz que “respeito é conquistado, não dado”. A ideia é que só porque você é velho, ocupa uma posição de autoridade ou tem alguma outra credencial em seu nome, não significa que você tenha direito à deferência e ao respeito de todos. Você tem que viver de acordo com suas credenciais, demonstrar sua autoridade, ganhar o respeito de seus subordinados, colegas ou até mesmo de alunos. O respeito não é de graça.
No mundo da pesquisa, o mesmo vale para backlinks: seu conteúdo deve ganhar links – não exigi-los, não esperar passivamente por eles, não presumir que eles virão mesmo quando você se esforçar para criar um ótimo conteúdo. Os links são obtidos oferecendo valor e compartilhando esse valor com o público certo, repetidamente.
Índice do Conteúdo
Seu conteúdo não merece backlinks
Comecei no SEO construindo links. A principal pergunta que tive de responder ao pedir a outros sites que criassem links para uma página foi: “Por que deveria?”. Essa é uma boa pergunta e merece uma boa resposta. “Porque preciso dos links” é uma resposta ruim, mas essa – ou alguma versão velada dela – é a resposta mais comum que vejo e ouço nos sites.
Uma boa resposta – possivelmente a melhor resposta – é: “Porque a página é relevante para os visitantes do seu site e oferece um valor exclusivo para eles. Este link pertence ao seu site.” Dito de outra forma: se você quer ganhar links, você deve criar algo de valor, para um público online específico e bem definido. Essa é a essência do conteúdo verdadeiramente vinculável.
Os proprietários de sites que tentam construir seu perfil de backlink muitas vezes pensam: “meu site existe, precisa de links, então outros sites deveriam ter links para mim”. Mais especificamente, os proprietários de sites desejarão classificar páginas de produtos, páginas de “fale conosco” e outras áreas de conversão de seus sites, portanto, essas são as páginas que eles segmentarão com campanhas de link building.
Mas isso não oferece um “Porquê?” convincente. para outros sites vincularem. Não oferece nenhum valor nem configura solicitações de link como troca. Em vez disso, parece o que realmente é: navegar pela web, solicitando que sites forneçam publicidade gratuita na forma de menções à marca e links.
A menos que sua marca seja realmente um nome familiar, você não ganhará muitos links apenas por ter um site e um mercado para seus produtos ou serviços. Você vai ter que trabalhar.
Mas meus concorrentes têm links para páginas semelhantes
Se seus concorrentes têm links apontando para conteúdo superficial e páginas de conversão, bom para eles. Isso não significa que suas melhores, mais sustentáveis e escaláveis oportunidades de link possam ou devam copiar o que *parece* ter funcionado para sua concorrência.
As técnicas de chapéu preto ainda funcionam e, às vezes, o Google leva mais tempo do que gostaríamos de admitir para entender. Às vezes, os backlinks não são a chave para desbloquear o sucesso do seu concorrente, e a contagem bruta de links para essas páginas é uma distração do que realmente impulsiona seu desempenho. Às vezes, chegar primeiro conta para tudo e você não consegue replicar o sucesso que vem com a primazia.
Basta dizer: o algoritmo do Google não é linear e, embora os links sejam inquestionavelmente importantes, existem muitas outras variáveis confusas e fatores atenuantes que impulsionam as classificações e as oportunidades de tráfego orgânico. Em vez de exigir sua parte no sucesso de um concorrente, é melhor criar sua própria fórmula para alcançar seus próprios objetivos.
Qualquer campanha de link building decente incorporará uma análise de backlink do concorrente, na qual seus perfis de link serão descompactados e uma lista de sites-alvo poderá ser construída em torno do que está funcionando para outros sites. Muitas vezes, isso produzirá poucas oportunidades viáveis - os links que seus concorrentes conquistaram com suas conversões ou páginas de produtos são links inúteis, com texto âncora barulhento, domínios com spam e conteúdo desatualizado ou irrelevante em torno dos links. Ou contam com a força de uma marca, de uma campanha de relações públicas ou de algum outro evento único que você não consegue replicar.
Tudo se resume à mesma coisa: ganhar links nos seus termos, com seu site e sua marca, requer conteúdo digno de links. Em alguns casos limitados, você pode ganhar links com páginas de conversão ou de produtos, mas para ganhar links em grande escala, você precisa criar mais e melhor conteúdo.
Como criar conteúdo digno de link
- Crie conteúdo com um propósito específico.
- Crie conteúdo com propósito específico para um público bem definido.
- Torne o seu conteúdo orientado para um propósito e focado no público tão bom ou melhor do que conteúdo semelhante na web.
Conteúdo vinculável é conteúdo com um propósito
A etapa número um é onde as páginas de produtos e canais de conversão desmoronam em termos de linkabilidade.
Se o “objetivo específico” de uma página é ganhar dinheiro, solicitar informações de contato ou gerar conversões de qualquer forma, isso não constitui uma proposta de valor atraente para outros sites criarem links para você. Em geral, todos os sites pretendem ganhar dinheiro. Alguns fazem isso por meio de anúncios e relacionamentos afiliados; outros fazem isso vendendo produtos ou serviços. Alguns conseguem isso por meio de doações, assinaturas e outros tipos de acesso pago.
A questão é: os proprietários de sites querem ganhar dinheiro com seus sites, então, se você quiser links deles, deverá mostrar a eles, no mínimo, que:
- Um link para você não custará nada; e
- Um link para você pode realmente beneficiá-los.
Se o objetivo de uma página é ajudá-lo a gerar conversões, você não passa neste teste de cheiro de dois estágios. Sites baseados em anúncios detectarão publicidade gratuita e negarão o link. Os sites baseados em vendas questionarão como suas conversões têm algum impacto positivo em suas próprias conversões e, se forem realmente relevantes para o seu setor, poderão até vê-lo como um concorrente nas vendas.
Você precisa criar conteúdo que não seja tão explicitamente focado na conversão. O propósito que torna seu conteúdo atraente e vinculável precisa ser informativo, divertido, intrigante, útil e, geralmente, oferecer algo de valor aos leitores, sem exigir nada deles. Seja qual for o seu nicho, indústria ou artifício, as possibilidades são tão limitadas quanto a sua imaginação.
O conteúdo vinculável tem um público real e claro
Os proprietários de sites criarão links para o seu conteúdo se acreditarem que ele atende ao seu público e não lhes custa nada. Portanto, cabe a você definir ou descobrir um público atendido por muitos sites-alvo diferentes e criar conteúdo que complemente o que leva o público a esses sites-alvo.
Se o seu público não estiver ativo e visível online, ele não será “real” em termos de oportunidades de links. Felizmente, a web é um lugar grande, e todos os grupos de interesse ou nichos demográficos concebíveis tendem a ter algumas comunidades online, blogs e sites que frequentam. A capacidade de vinculação do seu conteúdo depende muito da sua capacidade de identificar esses grupos, entender o que eles valorizam e o que não gostam e criar seu conteúdo de acordo.
Você pode definir seu público de inúmeras maneiras, mas os alvos mais gerais e inclusivos tenderão a ter o maior número de sites direcionados associados a eles, que você pode aproveitar para obter links.
Por exemplo, se você quisesse definir um acrônimo comum como BYOD, isso teria um público on-line enorme e real: pessoas que não sabem (ou não se lembram) o que significa BYOD quando é usado e o que significa BYOD. significa quando aparece. Isso não tem muito em comum, mas é o suficiente para definir um público e impulsionar a criação de conteúdo. Criar conteúdo de classe mundial que explique todas as nuances deste simples acrônimo seria altamente relevante para muitos tipos diferentes de leitores e sites, o que significa que você teria uma grande oportunidade de ganhar links com ele.
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Conhecer o seu público também é fundamental para a pesquisa de palavras-chave. A maneira como você responde às perguntas que levam os pesquisadores a usar palavras-chave depende de quem é o seu público e do que eles querem dizer quando usam essas palavras-chave.
Quanto melhor você entender seu público, melhor entenderá como realmente otimizar suas palavras-chave e criar seu conteúdo para ser a melhor resposta disponível.
Conteúdo vinculável é melhor do que alternativas semelhantes
Você não precisa ser original. Você nem precisa ser particularmente criativo. Você só precisa saber a quem está servindo e o que eles desejam e, em seguida, fornecer isso a eles de uma forma que encerre sua busca, resolva seus pontos fracos ou esgote o tópico.
O que isso realmente significa é que, uma vez que você tenha um público e um propósito para o seu conteúdo, você precisará fazer algumas pesquisas básicas para entender quem mais criou conteúdo semelhante, o que disseram e como o disseram, e preencher as lacunas. Às vezes, isso significará olhar para quatro ou cinco versões diferentes do mesmo artigo, ver o que cada uma traz para a conversa e sintetizar todas elas em um novo e grande artigo.
Alternativamente, isso pode significar olhar as SERPs e ver se nenhum dos resultados cobre uma parte particularmente importante de um tópico – por exemplo, pode haver muitas empresas vendendo café, mas nenhuma faz um bom trabalho explicando como fazer o melhor possível xícara de café.
Novamente, saber como tornar seu conteúdo melhor do que o que já existe depende de você saber quem está tentando alcançar e o que especificamente eles precisam. O conteúdo de qualidade é definido pelo público e pelo propósito da página.
Seu conteúdo não ganhará links sem ajuda
Vale a pena repetir: a web é um lugar grande. É fácil passar despercebido, esquecido ou até mesmo ser agressivamente ignorado, apesar de ter algo de valor para compartilhar.
Se você criou um conteúdo superior que agrega valor a um público bem definido, ele provavelmente permanecerá sem ser descoberto em seu site, a menos que você o leve às pessoas para quem o criou.
A grande vantagem de criar conteúdo digno de link é que, quando você o apresenta a sites-alvo relevantes, ele pode falar por si – eles saberão se é relevante para seu público e por quê. Eles devem estar familiarizados com o tema, o conteúdo semelhante ou alternativo, os pontos problemáticos que estão sendo superados, a proposta de valor que está sendo feita – mas apenas quando você a apresentar às pessoas certas. Isso requer localização, divulgação e repetição do local.
O link building não é passivo, rápido ou automático. Requer dedicação, paciência e muita repetição em escala. Mas ainda mais do que isso, para começar, requer conteúdo vinculável.
Se o único valor que seus backlinks podem fornecer for para seu próprio site e objetivos, sua campanha de link building estará morta na chegada. Se seus backlinks demonstram o valor claro que você está fornecendo gratuitamente, então você está ganhando seus links – e toda a autoridade e valor de SEO que os acompanha.