Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

18 estratégias de marketing SaaS B2B

marketing-SaaS-1200x800.jpg

Apenas 20% das empresas SaaS celebrarão seu quinto aniversário. Uma estratégia clara de marketing SaaS B2B pode ajudá-lo a chegar lá.

Não há debate sobre isso: SaaS B2B é um mercado altamente volátil e competitivo. Ajudamos nossos clientes de SaaS B2B a se destacarem da multidão todos os dias, por isso sabemos o que é necessário para projetar uma estratégia de marketing de sucesso. Não acreditamos em gatekeeping, por isso estamos compartilhando o que aprendemos nos últimos mais de 10 anos para que você possa capturar leads e transformá-los em clientes pagantes.

  1. O que é marketing SaaS B2B?
  2. Desafios de marketing de SaaS B2B
  3. Como elaborar uma estratégia de marketing SaaS B2B vencedora
  4. 18 estratégias de marketing SaaS B2B para experimentar em 2024
  5. Tendências futuras em marketing SaaS B2B

Índice do Conteúdo

O que é marketing SaaS B2B?

Primeiro, vamos analisar essas siglas: B2B significa “Business-to-Business”, um modelo de negócios que envolve a venda de um produto ou serviço a uma empresa e não a um consumidor individual. SaaS significa “Software como serviço”, que se refere a uma empresa que vende software baseado em nuvem em vez de produtos físicos. Portanto, neste caso, uma empresa de SaaS B2B vende software baseado em nuvem para outra empresa, geralmente como uma assinatura.

O marketing SaaS B2B comunica seu produto de software baseado em nuvem ao seu público-alvo para que você possa aumentar o conhecimento da marca e, por fim, transformar leads em clientes pagantes.

Desafios de marketing de SaaS B2B

O marketing de SaaS B2B tem seus próprios desafios que os profissionais de marketing devem superar.

Desafio nº 1: Mercados Supersaturados

Em 2023, havia aproximadamente 30.000 empresas SaaS, e esse número deverá explodir para mais de 72.000 até o final de 2024. (Se você adicionar as empresas de IA, esse número é ainda maior, com 175.000.)

Mesmo que você tenha um ótimo produto, isso torna difícil ganhar força em seu nicho e ainda mais difícil manter clientes depois de conquistá-los. Com tantas opções, é fácil para as empresas pensarem que a grama é mais verde do outro lado e mudarem para uma empresa diferente ao menor inconveniente.

Sua estratégia de marketing precisa ser única o suficiente para ajudá-lo a se destacar, mas não tão única a ponto de não se conectar com seu público.

Desafio nº 2: ofertas complicadas

O software muitas vezes simplifica tarefas que são muito complicadas ou demoradas para serem executadas por um ser humano. Às vezes, são fáceis de explicar ao seu público; por exemplo, um sistema de gerenciamento de projetos permite manter tudo relacionado a uma tarefa em um só lugar.

Mas algumas ofertas de SaaS B2B são bastante técnicas. Uma empresa B2B SaaS de contabilidade de carbono pode fornecer software que ajuda as empresas a monitorar suas emissões de carbono e gerenciar suas divulgações de emissões legalmente obrigatórias às partes interessadas. É muita terminologia jurídica e técnica para explicar aos empresários que provavelmente não são especialistas em clima ou advogados.

Sua estratégia de marketing precisa dividir tarefas e ideias complicadas para o seu público, o que pode ser difícil de fazer em pequenas partes.

Desafio nº 3: convencer os clientes de que precisam do seu produto

Não importa quão maravilhoso seja o seu software, há uma boa chance de seu público achar que não precisa dele, especialmente se for mais velho e não estiver tão familiarizado com a tecnologia. Por exemplo, poderíamos realizar a maioria das reuniões praticamente muito antes de se tornarem necessárias durante a pandemia. No entanto, foi necessário um evento global para convencer as empresas a finalmente investirem em software de videoconferência.

Embora a maioria dos proprietários de empresas não precise de um evento global para perceber que precisa do seu produto, sua estratégia de marketing deve convencer sucintamente o seu público de que eles precisam de você e que vale a pena o investimento.

Desafio nº 4: Longos Ciclos de Vendas

Quando um consumidor tradicional compra algo, geralmente vê um anúncio e depois compra. Com as vendas de SaaS B2B, há um ciclo de vendas muito mais longo, o que pode causar dores de cabeça de marketing.

O ciclo médio de vendas de SaaS B2B é de cerca de 2,5 meses. Durante esse tempo, sua equipe de vendas precisa:

  • Prospectar leads.
  • Cultive esses leads.
  • Lance para clientes em potencial.
  • Responda a objetos levantados durante o arremesso.
  • Feche a venda.
  • Integrar o cliente.
  • Renove o cliente.

Portanto, ao contrário do marketing B2C, você precisa de mais do que apenas um anúncio chamativo na página do Instagram – sua estratégia de marketing precisa construir um relacionamento entre você e quaisquer clientes em potencial.

Desafio nº 5: Processo Complexo de Tomada de Decisão

Quando um consumidor está pensando em comprar ou não algo, geralmente tudo o que ele precisa fazer é convencer a si mesmo (ou talvez a alguém importante) de que o custo vale a pena. Ao vender para uma empresa, os riscos são muito maiores – e mais pessoas estão envolvidas – portanto, sua campanha de marketing deve abordar essa complexidade.

Digamos que você esteja comercializando um chatbot ou software de chat ao vivo. A equipe de marketing sabe que é essencial estar de plantão para os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana e que seus clientes preferem enviar mensagens de texto a ligar para uma linha de atendimento ao cliente. Mas os profissionais de marketing não tomam a decisão final de compra.

Eles devem convencer a equipe financeira de que esta é uma boa compra e repassar os termos e condições do software ao departamento jurídico. Eles podem até ouvir propostas de cinco outras empresas de software de chatbot que devem comparar. Além disso, eles provavelmente precisarão da aprovação de um membro do alto escalão.

Sua campanha de marketing precisa atrair vários públicos, não apenas o público que realmente a utilizará.

Como elaborar uma estratégia de marketing SaaS B2B vencedora

Todos esses desafios não significam que o marketing seja impossível para empresas de SaaS B2B – significa apenas que você precisa de uma estratégia de marketing impressionante se quiser ter sucesso.

Etapa 1: Identifique e estude seu público

Antes de prosseguir, você precisa descobrir para quem está vendendo, qual é o seu perfil de cliente ideal (ICP). Isso difere de uma buyer persona, que toma a decisão final de compra.

Para determinar seu ICP, faça o seguinte:

  1. Determine o seu público-alvo ou o segmento de mercado com um problema que você pode resolver. Por exemplo, talvez o seu software ajude os proprietários de empresas a criar agendas para os funcionários. Portanto, seu público-alvo são proprietários de empresas e gerentes de RH que cuidam do agendamento.
  2. Então identifique seu cliente potencial. Só porque todos em seu público-alvo têm o mesmo problema, não significa que precisem do seu software. Clientes potenciais são empresas cujos problemas você pode resolver e que são mais adequados para o seu software. Por exemplo, talvez o seu software de agendamento seja mais adequado para pequenas empresas com apenas alguns funcionários, mas não para redes com centenas de funcionários em locais diferentes.
  3. Finalmente, restrinja-o ao seu PIC. Isso analisa a relevância ou se o cliente está ou não ciente de um ponto problemático específico e seu impacto em seus negócios. Por exemplo, eles estão gastando muitas horas agendando, distraindo-os de outros trabalhos que precisam realizar para administrar seu departamento de maneira eficaz.

Depois de conhecer seu ICP, aprenda sobre ele o máximo possível. Em particular, você deseja saber as seguintes informações:

  • Firmografia: São dados demográficos organizacionais, como tamanho, receita, setor e localização da empresa.
  • Demografia: Saiba mais sobre sua buyer persona, incluindo idade, sexo e raça. Depois de conhecer essas informações, você poderá aprender mais sobre como comercializar seu software.
  • Drivers psicográficos: Explore sua buyer persona e aprenda traços de personalidade, hábitos de estilo de vida e interesses comuns. Isso pode ajudá-lo a saber onde concentrar suas estratégias de marketing.
  • Ferramentas Tecnográficas: Descubra quais softwares seu ICP já possui em sua pilha de tecnologia. Se eles não conseguem nem executar o seu software, você deve removê-los da sua lista.
  • Função da empresa: Descubra quem está envolvido nas decisões de compra e concentre suas estratégias de marketing neles.

Se você já tem clientes, converse com eles sobre como eles estão usando seu produto atualmente e quaisquer pontos problemáticos que encontraram. Leia análises de seu produto, leia transcrições de ligações de vendas e interaja com eles em eventos do setor.

Se parece que você está gastando muito tempo nesta etapa, definitivamente não está. Um dos principais motivos do fracasso das startups de SaaS é a pesquisa de mercado insuficiente. Quanto mais trabalho você fizer nesta etapa, maiores serão suas chances de sucesso.

Etapa 2: entenda sua proposta de venda exclusiva (USP)

Agora que você sabe para quem está vendendo, precisa descobrir por que esse público específico deve comprar seu produto. Existem milhares de produtos SaaS por aí e, a menos que você tenha inventado algo novo, você precisa mostrar como seu produto é diferente – e melhor – do que seus concorrentes. Esse motivo é conhecido como sua proposta de venda exclusiva (USP).

Ao elaborar seu USP, concentre-se nos benefícios para seus clientes, e não nos recursos. Explique como seu produto os ajuda, não como você o faz. Seja breve, mas poderoso, para chamar a atenção e causar impacto.

Por exemplo, a declaração USP do Webflow em seu site é “Construa com o poder do código – sem escrever nenhum”. Esta declaração rápida identifica o benefício para o cliente (construir um site criativo e visualmente agradável) e o principal problema que o software resolve (falta de conhecimento de código).

Etapa 3: defina suas metas

Agora que você fez o trabalho de base, é hora de definir metas. O que exatamente você deseja alcançar com sua estratégia de marketing? Algumas empresas de SaaS B2B desejam se concentrar na aquisição de novos leads, enquanto outras preferem se concentrar em nutrir os leads que possuem. Outros ainda desejam aumentar o conhecimento da marca. Independentemente disso, escreva da forma mais específica possível.

Sugerimos o método SMART para definição de metas, que incorpora as seguintes informações em uma declaração de metas:

  • Específico: restrinja seu objetivo a um alvo específico.
  • Mensurável: Identifique como você monitorará seu progresso em direção ao seu objetivo.
  • Alcançável: Pergunte a si mesmo se isso é algo que você pode realizar razoavelmente.
  • Relevante: certifique-se de que sua meta esteja alinhada com as metas e objetivos maiores da empresa.
  • Tempo limite: defina um prazo realista em que você espera atingir a meta.

Etapa 4: determine seu orçamento

Em seguida, defina quanto você precisa gastar para atingir seus objetivos. Seja realista – a maioria das empresas de SaaS dedica em média 10% de sua receita recorrente anual (ARR) à estratégia de marketing. No entanto, esse número varia de acordo com o tamanho e os planos de crescimento da empresa.

Depois de conhecer seu orçamento, revise suas metas e ajuste aquelas que não correspondem ao seu orçamento.

Etapa 5: Desenvolva suas táticas e canais de marketing

Agora é hora de pegar tudo o que você sabe sobre seu público, metas e orçamento e usá-lo para determinar quais estratégias de marketing você usará. Concentre-se fortemente no seu público – você não quer perder tempo e dinheiro com anúncios do TikTok se a sua buyer persona passa a maior parte do tempo no LinkedIn. Você também pode se concentrar nos ativos de marketing específicos que seu público prioriza, como artigos, podcasts ou e-books.

Etapa 6: reavaliar e ajustar

Depois que sua estratégia de marketing estiver em vigor há alguns meses, é hora de reavaliar e fazer ajustes. Descubra onde você está tendo sucesso e onde não está e ajuste a estratégia geral de acordo.

Você também pode precisar reavaliar e ajustar sua estratégia quando novos produtos forem lançados ou quando você atualizar produtos existentes.

Faça o que fizer, lembre-se de basear quaisquer alterações em dados, e não em instintos. Não importa se todo mundo está falando sobre seu novo anúncio, se ele está gerando mais conversas mais frias do que conversões.

18 estratégias de marketing SaaS B2B para experimentar em 2024

Para criar uma campanha de marketing B2B SaaS bem-sucedida, use as melhores estratégias de marketing B2B e as melhores estratégias de marketing SaaS que se ajustem ao seu orçamento, público e objetivos. Aqui estão alguns para experimentar em 2024.

1. Crie um site incrível

Como uma marca de SaaS, você provavelmente não tem uma loja física, então seu site precisa estar em ótima forma se você quiser alguma esperança de atrair clientes. Mas simplesmente ter um website não é suficiente quando você é uma das 30.000 empresas de SaaS. Você precisa de um site que tenha uma ótima aparência, seja fácil de usar e fácil de ser encontrado pelos mecanismos de pesquisa.

Antes de implementar qualquer outra estratégia desta lista, desenvolva um site bem projetado. Se você reservar um tempo para configurar um site com boa estrutura, será mais fácil expandi-lo e melhorá-lo à medida que você cresce.

Ao construir seu site, adicione um blog ou centro de aprendizagem para incorporar facilmente conteúdo de qualidade para seus usuários. Embora projetar um site inteiro não seja nosso pão com manteiga, teremos prazer em trabalhar com você para criar um blog ou centro de aprendizagem que eleve sua marca e o prepare para o sucesso.

2. Invista em conteúdo de qualidade

Um dos componentes críticos de qualquer estratégia de marketing SaaS B2B é construir um relacionamento positivo com os clientes em todas as fases da jornada do comprador. Seu conteúdo contribui muito para estabelecer as bases com leads e, ao mesmo tempo, apoiar seus clientes existentes.

Os tomadores de decisão B2B compartilham abertamente como o conteúdo de qualidade é vital para eles. A maioria prefere aprender sobre um fornecedor em potencial por meio de conteúdo que mostre sua experiência. Quase 50% relatam consultar pelo menos três conteúdos antes de entrar em contato com um representante de vendas para obter mais informações.

O conteúdo faz todo tipo de coisa:

  • Educa seus leads
  • Mostra aos seus leads que você é confiável
  • Ilustra como resolver problemas em seu setor
  • Ensina os usuários a usar seu produto
  • E mais!

Também não confie em apenas um tipo de conteúdo. Algumas pessoas aprendem melhor ouvindo e podem se beneficiar de um podcast em seu trajeto diário. Outros são alunos visuais que preferem assistir a um vídeo curto. Ainda assim, outros preferem ler um ou dois artigos durante a hora do almoço.

A equipe de estratégia de conteúdo sabe que seu conteúdo ajuda a pagar as contas do seu negócio SaaS B2B, por isso nos especializamos na criação de uma estratégia de conteúdo baseada em dados que traz ganhos rápidos e sucesso a longo prazo. Nossos especialistas em marketing de conteúdo estão prontos para criar conteúdo escrito que construa o reconhecimento e a confiança da marca, enquanto nossos designers de classe mundial estão esperando para criar um belo design que atenda às suas diretrizes de design.

3. Concentre-se em SEO

Um ótimo conteúdo ajuda a atrair leads e dar suporte aos clientes, mas mesmo o melhor conteúdo não funcionará se o seu público não conseguir encontrá-lo. É aí que entra o SEO.

SEO significa otimização de mecanismos de pesquisa e consiste nas melhores práticas que ajudam os mecanismos de pesquisa a entender seu conteúdo e devolvê-lo ao usuário quando ele pesquisa palavras-chave específicas nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). Resumindo, ele permite que você tenha uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa para obter mais atenção sobre o seu conteúdo.

Algumas pessoas acreditam que SaaS SEO envolve a seleção de algumas palavras-chave de alto desempenho para o seu conteúdo, e isso certamente faz parte. Mas também cobre tudo, desde o design do blog até a estrutura da postagem e o link building. Os especialistas em SEO da Webtrends ajudam você. Esteja você procurando melhorias em grande escala ou alguns pequenos ajustes impactantes, nós podemos ajudar. Nossos serviços de SEO incluem:

  • Remoção de conteúdo
  • Pesquisa de palavras-chave
  • Teste A/B de SEO
  • Otimização da tag de título
  • Otimização de fala de página
  • Auditorias de vinculação interna
  • Melhores práticas de canonização e indexação
  • Avaliações de experiência do usuário
  • Análise de arquitetura de informação

4. Ofereça uma avaliação gratuita ou modelo Freemium

Uma das melhores maneiras de conseguir um cliente pagante é dar-lhe uma amostra do que seu produto pode fazer de graça: quase um quarto das avaliações gratuitas são convertidas para a versão paga. Ao contrário de outras estratégias nesta lista, esta não custa quase nada para ser implementada e o risco para seus resultados financeiros é mínimo.

Você tem duas opções: oferecer uma avaliação gratuita (quanto mais complicado for o software, mais longa deve ser a avaliação) ou uma versão freemium limitada a alguns recursos selecionados. De qualquer forma, você fará com que seus clientes se apaixonem pelo produto sem riscos financeiros, dando-lhe a chance de provar que seu software é indispensável.

5. Rede com seus clientes

Onde seus clientes se conectam? Seja qual for a resposta, é onde você também deve fazer networking. Embora seja uma boa ideia interagir com pessoas do seu setor para fazer conexões e ficar por dentro das tendências, você encontrará apenas colegas, não clientes.

Reserve algum tempo em sua agenda para fazer networking nos eventos dos quais seus clientes participam. Por exemplo, se você tiver um programa de software para idosos, passe algum tempo em conferências para aqueles que possuem e operam instalações para idosos.

6. Faça parceria com influenciadores de nicho

Independentemente do seu nicho, provavelmente possui influenciadores. Eles podem não ter tantos seguidores quanto, digamos, influenciadores de maquiagem no TikTok. No entanto, eles aparecerão no feed das pessoas que importam – seus clientes.

Os influenciadores de nicho são chamados de microinfluenciadores e são uma forma econômica de apresentar sua marca aos clientes. Eles já chamam a atenção dos seus clientes, então estabeleça uma parceria com eles. Para encontrar influenciadores em seu nicho, canalize seu Sherlock Holmes interior e vasculhe os canais sociais de seus clientes para ver quem eles seguem. Entre em contato com eles para saber se estão interessados ​​em fazer parceria com você, mas saiba que talvez seja necessário pagá-los ou fornecer produtos gratuitamente.

7. Incorpore marketing por e-mail

Embora a mídia social seja um canal de marketing em crescimento, não durma na clássica campanha de email marketing. Campanhas de email marketing geram mais de US$ 8 trilhões em receitas.

Os profissionais de negócios preferem a comunicação por e-mail, então encontre-os onde eles estiverem com um boletim informativo consistente repleto de conteúdo valioso e uma pitada de promoções. Envie dicas úteis, atualizações sobre novos recursos, ofertas especiais e tudo o mais que você achar que os leitores acharão útil.

Para acelerar o processo, automatize o que puder, como e-mails de boas-vindas, check-ins de progresso, solicitações de revisão e assim por diante. Segmentar sua lista também é útil para que você possa levar o conteúdo certo ao público certo no momento certo.

8. Inicie programas de referência e afiliados

Você pode falar sobre seu produto até ficar com a cara azul, mas palavras de elogio significam mais quando vêm de pessoas em quem seus clientes confiam: seus colegas.

Considere o que seus clientes apreciariam e incorpore isso em seu programa de indicações. Seja criativo e não deixe de fora a pessoa a quem se refere. Por exemplo, se você não oferecer um teste gratuito, poderá oferecer um mês grátis para o cliente que se inscrever e um mês grátis para o cliente que fez a indicação.

Os programas de afiliados também são úteis, mas em vez de depender de clientes existentes para indicar clientes para você, você faz parceria com terceiros que comercializam para você em troca de uma taxa fixa. Por exemplo, você pode fazer parceria com um blog de avaliação de SaaS para avaliar seu produto e incluir links afiliados. O parceiro então ganha uma comissão sempre que alguém se inscreve no seu produto por meio de um de seus links de afiliado.

9. Adicione integrações

Já se foi o tempo em que as empresas usavam apenas uma empresa de software para tudo. Isso significa que seu software precisa funcionar bem com tudo o que já está nas pilhas de tecnologia de seus clientes.

Lembra quando dissemos para aprender mais sobre seus clientes e sua tecnologia? Seu produto deve permitir que os dados fluam suavemente entre ele e o resto da pilha de tecnologia do seu cliente, se você quiser alguma esperança deles, mesmo considerando você como fornecedor. Por exemplo, se você possui um produto de CRM, ele deve pelo menos ser integrado aos aplicativos de e-mail e calendário.

Adicionar integrações ao seu software faz várias coisas:

  • Reduz o tempo de integração dos clientes
  • Incorpora seu software ao restante da pilha de tecnologia para uso contínuo
  • Constrói credibilidade em seu software
  • Permite oportunidades promocionais cruzadas com outras empresas de SaaS, expandindo sua base de clientes
  • Melhora a experiência geral do cliente

Depois de saber o que há nas pilhas de tecnologia de seus clientes, comece a trabalhar para estabelecer integrações com o que há de mais comum.

10. Direcionar anúncios com PPC

A compra de anúncios é cara, então, em vez de cobrir o mundo digital com anúncios, opte por anúncios direcionados com anúncios pagos por clique (PPC).

Anúncios PPC oferecem resultados rápidos e econômicos. Você segmenta anúncios por meio de palavras-chave, que aparecem nos resultados quando um usuário os pesquisa. A melhor parte é que você só paga quando o cliente clica no anúncio. Na maioria dos casos, uma compra compensará a taxa.

Para obter anúncios PPC mais eficazes, concentre-se em como seu produto beneficiará o usuário ou resolverá seu problema. No exemplo acima, Zoho promete um software fácil de aprender (muitas vezes um problema para usuários de CRM) que constrói relacionamentos com os clientes.

11. Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário

Transforme seus usuários em anunciantes com conteúdo gerado pelo usuário (UGC). Este modelo de marketing de mídia social envolve compartilhar o conteúdo que seus clientes já publicam online – fotos, vídeos, tweets, depoimentos, etc. – com a permissão deles em seus próprios canais sociais.

A USG funciona como uma estratégia de marketing, influenciando 90% na decisão de compra de um produto pelo cliente, pois:

  • Constrói fidelidade à marca e faz com que seu cliente se sinta parte de sua comunidade
  • Atua como uma forma de prova social de que o produto funciona, assim como uma avaliação
  • É visto como mais autêntico do que o marketing tradicional, pois está envolvido um cliente, e não um especialista em marketing.

Os clientes não são os únicos que se beneficiam do USG – as empresas de SaaS B2B também se beneficiam porque:

  • Mais adaptável e flexível em comparação com estratégias de marketing tradicionais
  • Mais barato do que o marketing tradicional, pois você não contrata uma equipe de marketing inteira
  • Facilmente integrado com marketing de mídia social existente
  • É aparentemente ilimitado e requer um trabalho mínimo do departamento de marketing

12. Ofereça webinars e workshops

Construa uma comunidade enquanto fornece suporte ao usuário com webinars e workshops. Mostre tudo o que o seu software pode fazer e estabeleça-se como um especialista para clientes novos e existentes.

Workshops e outros eventos presenciais permitem que você estabeleça conexões cara a cara com seus clientes (e eles entre si). Enquanto isso, os webinars oferecem a oportunidade única para os usuários assistirem a um replay, caso não consigam comparecer (além de dar a você a chance de capturar endereços de e-mail para ajudar em sua campanha de marketing por e-mail).

13. Peça avaliações

Muito poucas empresas, ou nenhuma, compram software ou aplicativos sem fazer uma pesquisa extensa. Além de aprender mais sobre seu produto específico e seu custo, mais da metade dos soft os compradores de produtos gastarão tempo lendo comentários.

Como os clientes reais escrevem avaliações sem qualquer influência do profissional de marketing, faz sentido que os tomadores de decisão confiem nas avaliações. Os clientes não vão embelezar seus pensamentos e encobrir as falhas do software para fazer uma venda.

Se você ainda não tem comentários presentes em sites como Capterra ou SoftwareAdvice, crie um perfil e peça aos clientes que deixem um comentário. Lembre-se: cada interação é uma chance de receber uma boa avaliação, então não espere por uma compra para fornecer um atendimento ao cliente excelente. Participe das avaliações sempre que puder, deixando comentários de acompanhamento para mostrar que você ouve o que os clientes dizem.

Essas avaliações ajudam seus leads a tomar uma decisão de compra e fornecem feedback que você pode usar para melhorar seu processo de integração, produto ou experiência do cliente.

14. Execute testes A/B

Pode ser difícil saber quais otimizações para o seu site serão um home run ou um strikeout, já que cada público é diferente. Use testes A/B para descobrir o que está funcionando antes de implementar mudanças em grande escala.

Com um teste A/B, você pode manter a página original como controle enquanto implementa alterações em uma versão alternativa. Depois, compare as duas versões e veja qual gera mais conversões. Esse método ajuda a resolver os problemas dos usuários em seu site com menor risco, de forma que você implemente apenas as alterações que funcionam, o que melhora seu ROI.

15. Torne seu site interativo com chat ao vivo ou chatbot

Quando seus clientes precisam de ajuda, eles querem ajuda rapidamente – qualquer atraso pode prejudicar seu relacionamento. Mas nem todo mundo quer falar ao telefone com o atendimento ao cliente. Adicionar um recurso de chat ao vivo ou chatbot ao seu site torna o suporte ao cliente acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O chat ao vivo é incrivelmente popular para empresas de todos os tamanhos. Comm100 relata que o número médio de chats conduzidos mensalmente por seus agentes aumentou 113% desde 2022. Também é eficaz – pouco mais de 80% dos usuários dizem que ficaram satisfeitos com o suporte que receberam por chat ao vivo.

16. Envolva-se no marketing de vídeo

Os clientes classificam o vídeo como a forma de conteúdo mais útil, e 93% das empresas contratam um novo cliente depois de lançar um vídeo nas redes sociais.

Seus vídeos podem (e devem) estar em sites como YouTube, Facebook ou X (antigo Twitter), mas você também pode incorporá-los em seus artigos para um aumento adicional. Artigos com vídeo incorporado recebem mais tráfego do que artigos que não o fazem – até 80% mais.

O marketing de vídeo não atrai apenas novos clientes – os clientes atuais também o consideram útil. Mais da metade dos profissionais de marketing afirmam ter visto uma redução de 57% nos tíquetes de suporte para seus produtos graças ao marketing de vídeo.

17. Torne a inscrição uma brisa

Inscrever-se no seu software ou configurar ligações de vendas deve ser tão fácil que até mesmo os clientes em potencial mais cansados ​​​​e com falta de sono poderiam concluí-las sem soluços.

Use botões de call to action (CTA) fixos em seu site para que os leads possam ver exatamente onde se inscrever sem rolar. Depois que um lead clica no CTA, o formulário de inscrição deve ser curto e agradável – não deve ter mais do que 2 a 5 perguntas ou levar mais de cinco minutos para ser preenchido.

Se o seu CTA envolve o agendamento de uma demonstração ou chamada de vendas, use um serviço como o Calendly, que automatiza o processo e elimina as idas e vindas entre sua equipe de vendas e o lead.

18. Crie tutoriais

Não importa o quão fácil você acha que seu produto é de usar e entender, é provável que seus clientes tenham algumas dúvidas.

Os vídeos tutoriais devem fazer parte do processo de integração para novos clientes, para evitar qualquer confusão antes que ela aconteça. Eles podem funcionar como um tour do produto, destacando todos os principais recursos e como utilizá-los.

Você também pode manter uma biblioteca de vídeos tutoriais em seu site, onde os usuários existentes podem acessá-los para solucionar problemas ou desbloquear novos recursos que desconheciam.

Tendências futuras em marketing SaaS B2B

O mercado de SaaS B2B muda rapidamente com a invenção de novas tecnologias, e os profissionais de marketing precisam estar prontos para mudar quando um novo serviço de mídia social explodir em popularidade ou surgir uma ameaça à segurança cibernética. Embora nos aprofundemos nessas tendências com mais detalhes em nosso estudo de dados de tendências de marketing de SaaS, aqui estão algumas coisas a serem monitoradas em 2024:

  • O papel da IA:No momento em que este livro foi escrito, cerca de 50% das empresas usavam ferramentas de IA, mas esse número está em constante mudança. Talvez você já esteja no jogo da IA, oferecendo um produto com IA ou usando-o como parte de sua estratégia de marketing. Descobrimos que seus recursos de geração de conteúdo não são suficientes, mas as empresas podem usá-los de forma eficaz para melhorar a idealização ou edição de conteúdo.
  • O valor de uma ótima experiência do usuário: Os clientes sempre esperarão uma ótima experiência do usuário, independentemente das tendências. Descobrimos que a maioria das empresas de SaaS luta para implementar recursos eficazes de acessibilidade na web em suas plataformas. Além disso, eles geralmente não passam nas principais avaliações da web, como Core Web Vitals, nas versões móveis de seus sites. Focar em DEI em marketing e garantir que seus sites funcionem bem em dispositivos móveis pode ajudar muito a diferenciá-lo em 2024.
  • A importância do conteúdo de qualidade: Conteúdo de qualidade nunca sairá de moda. Em 2024, os usuários (e o Google) estão analisando se o seu conteúdo é útil, não o tamanho da sua biblioteca de conteúdo. Especialmente com a ascensão da IA, o Google está recompensando o conteúdo que atende às suas diretrizes de autoridade com autores e outros sinais claros de confiança. Este ano, invista mais em conteúdo de qualidade do que em volume de conteúdo.

Destaque-se na multidão com a Webtrends

O marketing B2B SaaS é complicado, combinando as peculiaridades do marketing B2B e SaaS em uma enorme fera. Esteja você tentando se destacar da multidão, enfrentar o aumento da geração de conteúdo exigida pelo rápido crescimento ou atualizar o conteúdo existente para ser atualizado, os especialistas em marketing de conteúdo SaaS da Webtrends podem ajudar.

Nossos profissionais de marketing de conteúdo, designers e especialistas em SEO específicos para SaaS ajudam as empresas de SaaS a gerar mais de 7,8 milhões em tráfego anual anualmente, e nossos estudos de caso falam por si. Não hesite – envie-nos uma mensagem hoje para ver como podemos ajudar.

Adriano Luz


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Enviar uma mensagem!
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK
+357 biografias
PRONTAS para o Instagram
Resgatar o meu E-BOOK
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK