Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

O que é um hub de conteúdo? [+4 exemplos de sucesso]

hub-de-conteudo-1200x800.jpg

Se o seu site não mantém o seu público informado e atualizado, você provavelmente os está perdendo.

Em 2022, 55% dos compradores afirmaram que confiam no conteúdo para informar as suas decisões de conversão e aumentar o seu valor de SEO. Isso significa que se você deseja que os usuários ajam, você precisa fornecer ao seu público-alvo as informações de que ele precisa em uma seção organizada e fácil de usar do seu site.

Os centros de conteúdo são os pilares de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Quando configurados e otimizados corretamente, o público pode usar o novo conteúdo que descobre nos hubs para apoiar a tomada de decisões e gerar eventuais conversões.

Para ver mais de perto como um hub de conteúdo pode educar e envolver os usuários, dê uma olhada em nossos exemplos de hubs de conteúdo projetados com sucesso abaixo.

Índice:

  1. O que é um hub de conteúdo?
  2. Tipos de centros de conteúdo
  3. Os benefícios dos hubs de conteúdo
  4. Exemplos e práticas recomendadas de hub de conteúdo
  5. Como criar um centro de conteúdo

Índice do Conteúdo

O que é um hub de conteúdo?

Um hub de conteúdo é uma coleção de conteúdo focado em um tópico.

O conteúdo pode vir em vários formatos, incluindo artigos, imagens, infográficos, downloads, vídeos e ferramentas, e é organizado de uma forma que facilita aos usuários se aprofundarem, encontrarem as respostas de que precisam e agirem.

O objetivo principal de um hub de marketing de conteúdo é informar, não converter. O hub inclui uma página principal e links para páginas de subpáginas que fornecem informações detalhadas sobre o tópico específico do hub.

Esta cobertura completa mantém os leitores informados e demonstra a experiência do site no assunto.

Usando links, diretórios, índices, filtros ou frases de chamariz, a infraestrutura de um hub de conteúdo é projetada de forma que siga naturalmente o caminho do usuário para encontrar respostas.

Essa estratégia de interligação é fundamental para fornecer uma experiência de usuário de alta qualidade e um caminho a ser seguido pelos mecanismos de pesquisa para determinar a autoridade do seu site sobre um assunto.

Tipos de centros de conteúdo

Embora os hubs de conteúdo tenham vários formatos e layouts, todos eles têm uma coisa em comum: a organização do site que torna o conteúdo fácil de encontrar e fácil de usar. Na maioria dos casos, isso pode significar que o conteúdo não está organizado em ordem cronológica, do mais recente ao mais antigo.

O layout do seu hub de conteúdo dependerá das informações que ele fornece. Por exemplo, os usuários que pesquisam milhares de imagens podem esperar uma forma de filtrar o conteúdo, enquanto um usuário que pesquisa uma condição médica pode estar interessado em artigos diretamente relacionados aos seus sintomas.

Ao selecionar qual layout funcionaria melhor para sua página de hub, considere as informações a seguir para entender que tipo de hub de conteúdo é melhor para você.

Dica profissional: Entenda como priorizar melhor seu conteúdo por meio de práticas recomendadas de SEO e pesquisa de palavras-chave.

Modelos Hub-and-Spoke

Os modelos hub-and-spoke são os estilos de hub de conteúdo mais comuns.

A estrutura, que lembra uma roda, conta com uma única página pilar, também conhecida como página “pilar” ou “hub”, vinculada a subpáginas que fornecem informações mais detalhadas sobre o tema pilar. Esta é uma maneira comum de organizar clusters de tópicos.

Esta estrutura de conteúdo é particularmente útil para conteúdo perene. As páginas pilares fornecem uma visão geral de uma palavra-chave principal no topo do funil que não mudaria com o tempo.

As páginas faladas têm então a oportunidade de direcionar palavras-chave de cauda longa, responder perguntas frequentes ou explorar um tópico específico mais profundamente.

Biblioteca de conteúdo

Ao contrário de outros tipos de hub de conteúdo, as bibliotecas de conteúdo podem se concentrar em mais de um tópico principal. As bibliotecas podem abrigar categorias ou tópicos relacionados tematicamente em um modelo de navegação ou índice em uma landing page.

Por exemplo, o Bank of America usa um subdomínio, Better Money Habits, para hospedar conteúdo existente sobre como lidar com dinheiro de diferentes maneiras, como navegar em hipotecas ou corrigir pontuações de crédito.

Semelhante ao modelo hub-and-spoke clássico, um modelo de biblioteca de conteúdo usaria uma página pilar por tópico de alto nível. No entanto, as infinitas opções de navegação disponíveis neste modelo oferecem a oportunidade de explorar subtópicos mais profundamente dentro de cada página pilar.

Gateway de tópico

Os gateways de tópicos podem ser uma versão mais “avançada” de uma biblioteca de conteúdo que se concentra apenas em um tópico principal.

Este modelo começa com uma página estática de visão geral do tópico que fornece um resumo de alto nível do tópico em questão. A página também contém links para informações adicionais e detalhadas sobre subtópicos relacionados, como links em texto ou em um diretório.

Sites Wiki como Wikipedia e WikiHow são dois dos sites mais comuns que usam gateways de tópicos – cada um se concentra em um tópico específico, mas fornece links para páginas relacionadas com informações mais detalhadas.

O maior diferencial do modelo em relação aos demais é a variedade de tipos de conteúdo que ele disponibiliza.

Além das páginas principais de subtópicos e artigos focados em consultas de cauda longa, uma página inicial de gateway de tópico também contém frequentemente um feed dinâmico de conteúdo publicado recentemente relacionado ao tópico. Isso torna as últimas notícias, atualizações e descobertas mais fáceis de serem descobertas pelos usuários. Assim, proporcionando uma experiência de usuário ideal.

Banco de dados de conteúdo

Hubs que contêm grandes quantidades de conteúdo geralmente usam bancos de dados de conteúdo para organizar seus ativos de marketing de conteúdo. Esses ativos podem incluir imagens, artigos, infográficos, downloads, vídeos, glossários ou diretórios.

Ao contrário das páginas iniciais com curadoria manual de outros modelos de hub de conteúdo, os bancos de dados de conteúdo dependem de estratégias de taxonomia e categorização para classificar e organizar o conteúdo. Usando filtros, automação e funcionalidades de pesquisa, os usuários podem classificar rapidamente grandes bibliotecas para encontrar o conteúdo de que precisam.

Sites que oferecem mais conteúdo multimídia geralmente usam bancos de dados de conteúdo. Por exemplo, a Coleção Digital no site da Biblioteca do Congresso lista um grande número de peças digitais para os escavadores navegarem.

Usando filtros sobre tópicos, datas e formatos de resultados de mecanismos de pesquisa, os usuários selecionam um grande número de opções para encontrar o conteúdo mais relevante para suas necessidades.

Matriz de tópicos

A chave para criar um hub de matriz de tópicos bem-sucedido é uma estrutura de pastas e URL estratégica e consistente.

Semelhante a um modelo hub-and-spoke, uma matriz de tópicos começa com uma página pilar dedicada a um tópico perene. Este tópico é subdividido em subpáginas que mantêm a mesma estrutura de URL do tópico pilar e de uma subpasta. Por exemplo:

Página do pilar: www.TrucksRUs.com/blog/Ford-F1
Página do subtópico: www.TrucksRUs.com/blog/Ford-F1/towing-tips

As matrizes de tópicos também são caracterizadas pelo uso de modelos de conteúdo, o que é valioso para hubs que contêm grandes quantidades de conteúdo e tipos de páginas semelhantes.

Usar um modelo de conteúdo padrão permite criar grandes lotes de conteúdo com formatação semelhante, rapidamente e com menos esforço do que personalizar cada página individualmente.

Esta estratégia de hub de conteúdo é particularmente valiosa para sites de comércio eletrônico que devem fornecer informações detalhadas sobre cada produto.

Uma imagem exibindo um exemplo de diagrama de matriz de tópico e estrutura de URL

Os benefícios dos hubs de conteúdo

Os centros de conteúdo oferecem mais do que um local para armazenar e visualizar facilmente informações extensas sobre um tópico. Além de impactar sua estratégia geral de SEO e marketing de conteúdo, adicionar um hub ao seu site pode:

  • Construir e aumentar a visibilidade da marca: Conteúdo de alta qualidade, estrategicamente organizado e confiável atrai mecanismos de pesquisa, o que, por sua vez, melhora as classificações e aumenta o tráfego, os compartilhamentos e os usuários.
  • Incentive o envolvimento: Conectar informações extensas com links internos ou sinalização CTA permite uma navegação fácil e incentiva os usuários a continuarem a explorar um site, o que também apoia sua jornada de usuário.
  • Melhore a autoridade do site: À medida que as páginas secundárias e subpáginas são classificadas nas SERPs, o patrimônio de SEO é transmitido pelas páginas principais, construindo autoridade de domínio a partir dos mecanismos de pesquisa.
  • Melhore a experiência do usuário: Fornecer informações abrangentes, digeríveis e fáceis de encontrar em um hub com design limpo torna tudo mais simples para os usuários que procuram respostas.
  • Aumente o conhecimento e a fidelidade da marca:Os centros de conteúdo são ferramentas valiosas que você pode usar para mostrar sua experiência em liderança inovadora. À medida que suas classificações e tráfego aumentam, sua marca e seu trabalho se tornarão mais visíveis e reconhecíveis em seu setor.

Obviamente, o principal fator a lembrar ao criar um hub de conteúdo é que o hub é para o usuário. Quanto mais valor você fornece aos leitores, mais valioso se torna o seu hub.

Exemplos e práticas recomendadas de hub de conteúdo

Existem várias maneiras de criar um hub de conteúdo semelhante a como você criaria um blog, que você pode seguir para maximizar a capacidade do seu hub de envolver o público-alvo. Essas dicas incluem:

  • Apresente mais de 15 exemplos na página principal do hub.
  • Forneça caminhos para várias personas seguirem acima da dobra.
  • Selecione conteúdo de alto desempenho e qualidade para destacar na página principal.
  • Inclui uma função de pesquisa para facilitar a navegação.
  • Forneça vários CTAs em toda a página, idealmente focados em assinaturas e conversão de negócios.
  • Use miniaturas exclusivas para aumentar o envolvimento.

Agora que você tem uma compreensão básica do que pode ser um hub de conteúdo, dê uma olhada nos sites a seguir que mostram como um hub de conteúdo pode parecer e funcionar bem.

Mídia de cerco

Seguindo as práticas recomendadas de nosso blog, o hub se concentra na promoção de conteúdo com curadoria manual que tenha bom desempenho por categoria em relação a novos conteúdos.

Cada categoria promove de três a quatro artigos com miniaturas. A promoção de vários artigos aumenta o poder de decisão do usuário e aproxima esses conteúdos principais da página inicial para obter mais equidade.

Nosso hub também inclui uma função de pesquisa para descoberta rápida de conteúdo e vários CTAs em toda a página para incentivar inscrições em nosso podcast, canal no YouTube e blog.

Captura de tela do centro de conteúdo do blog da SiegeMedia com as melhores práticas destacadas

Carteira Nerd

NerdWallet é um líder financeiro com um centro de conteúdo robusto focado em educar o público sobre finanças pessoais.

O hub usa toques de cores para destacar informações, em vez de depender de imagens descritivas ou realistas, o que pode melhorar a velocidade do site deste grande repositório de conteúdo.

Acima da dobra, eles classificam o conteúdo em categorias com base nas tarefas que o usuário deseja realizar. Essa estratégia de categorização é uma excelente forma de direcionar o público ao conteúdo mais relevante para suas necessidades, melhorando o site geral e a experiência do usuário.

Captura de tela do centro de conteúdo do blog da Nerd Wallet com as melhores práticas destacadas

Zendesk

O recurso de aprimoramento de experiência do usuário mais exclusivo do hub de blog Zendesk é o menu de navegação flutuante que segue os usuários enquanto eles rolam. Isso permite que os usuários se reorientem rapidamente durante a sessão de navegação.

O blog também segue uma abordagem de hub com curadoria manual, com artigos em destaque cobrindo a maior parte da página do hub, incluindo cada seção de categoria principal.

Os artigos mais recentes também são destacados na parte inferior da página, permitindo que os rastreadores os vejam sem distrair os usuários que procuram conteúdo mais relevante.

Finalmente, o uso seletivo de imagens em miniatura permite compartilhar mais informações em toda a página.

Por exemplo, a seção Escolhas editoriais destacou oito artigos apenas acima da dobra. Além disso, imagens limitadas no índice de categorias na parte inferior da página permitem mais opções para usuários que procuram um determinado conteúdo.

Captura de tela do hub de conteúdo do blog do Zendesk destacando as práticas recomendadas

Ásana

Ao contrário de outros exemplos de hub, a Asana usa um nome exclusivo e descritivo — “Recursos de gerenciamento de trabalho” — para indicar que tipo de conteúdo os usuários podem encontrar em seu hub. Combinado com sua estratégia de categorização baseada em tarefas, os usuários entendem imediatamente que tipo de informação pode ser encontrada neste hub.

Embora os quatro conteúdos acima da dobra provavelmente tenham sido selecionados por suas qualidades envolventes, o conteúdo restante é encontrado agrupado no final da página na seção “Todos os recursos”.

Esta seção contém vários formatos de conteúdo, é organizada do mais recente ao mais antigo e pode usar um filtro para classificação e navegação.

Combinada com uma estrutura limpa, cores consistentes e miniaturas interativas, a seção “Todos os recursos” mantém os usuários envolvidos e fornece uma visão geral da profundidade dos recursos desta marca disponíveis para os usuários.

Captura de tela do centro de conteúdo do blog da Asana destacando as práticas recomendadas

Como criar um centro de conteúdo

A capacidade de um hub de ajudar os usuários a encontrar soluções e alinhá-los com as metas de negócios começa no momento em que foi criado. Mas como você inicia um centro de conteúdo?

Embora possa parecer complicado, mudar as estratégias para torná-los bem-sucedidos desde o início é mais fácil com um pouco de orientação. Aqui estão algumas etapas a serem seguidas quando sua equipe está criando um centro de conteúdo valioso e fácil de usar para o seu site.

Etapa 1: desenvolver uma estratégia de conteúdo

Como qualquer empreendimento de marketing de conteúdo, o primeiro passo é estabelecer uma estratégia de conteúdo. Para criar uma estratégia abrangente, você deve primeiro:

  • Revise seu cenário competitivo
  • Conduza uma análise KOB
  • Entenda seu público-alvo

Depois de fazer sua pesquisa de base, você pode começar a desenvolver seus projetos para um centro de conteúdo de sucesso. Esta estratégia deve incluir:

  • Metas claramente identificadas para o centro de conteúdo
  • O tema, tópico principal e layout
  • Subtópicos relevantes para informar a categorização futura e criação de conteúdo
  • Tipos de conteúdo e mídia, como artigos, blogs, imagens, vídeos ou conteúdo gerado pelo usuário
  • Ferramentas, plataformas ou software de gerenciamento de conteúdo necessários para manter seu hub de conteúdo

Como profissionais de marketing de conteúdo, estamos familiarizados com o fato de os fluxos de trabalho ficarem um pouco fora de controle. Considere planos de governança de conteúdo, que informam e ajudam a otimizar quem está criando o quê e quando, ao iniciar seu projeto. Seguir este plano manterá seu projeto de hub no caminho certo e dentro do cronograma.

Etapa 2: brainstorming e criação de conteúdo

Depois que essas estratégias forem estabelecidas, você poderá passar para o brainstorming e a idealização de conteúdo.

Dica profissional: Priorize sua idealização por estruturas de ROI. Isso ajudará a determinar qual conteúdo você pode criar rapidamente com base em seu valor e nível de esforço.

Comece definindo claramente qual subtópico existirá no hub. Depois disso, você pode começar a preencher o raio.

Se o seu hub precisar ser lançado de uma só vez, siga seu plano de governança de conteúdo para que o conteúdo seja criado no prazo. Caso contrário, desenvolva um calendário de conteúdo de longo prazo para apoiar a criação contínua de conteúdo por um longo período de tempo.

Etapa 3: Aumente a visibilidade com distribuição

Depois de lançar o hub de conteúdo, é hora de direcionar seus esforços de marketing de conteúdo para a promoção.

Sua estratégia deve seguir quaisquer outras táticas que você usaria para promover conteúdo no topo do funil. Isso pode incluir:

  • Compartilhamento nas redes sociais
  • Promoção de relações públicas
  • Link building manual
  • Link para o hub na página inicial (ou página de destino)

Novamente, assim como um blog, os centros de conteúdo precisam de suporte contínuo. Lembre-se de promover à medida que novo conteúdo é publicado e divulgue o conteúdo existente que comprovadamente tem bom desempenho.

Etapa 4: acompanhar o desempenho do hub

Lembre-se, assim como um blog, a chave para gerar alto tráfego e métricas de desempenho positivas é monitorar continuamente sua seção de conteúdo e fazer atualizações regulares.

Verificar o desempenho do seu hub fornecerá informações sobre o que está trazendo tráfego, o que está perdendo tráfego e o que pode ser atualizado para melhorar a experiência do usuário. Algumas métricas a serem consideradas são suas sessões, taxas de rejeição, número de backlinks e número de palavras-chave para as quais suas páginas são classificadas.

Quanto mais preciso, otimizado e compatível com conteúdo adicional seu hub tiver, maiores serão as chances de ele ser encontrado pelos mecanismos de pesquisa e manter os usuários em seu site.

Juntando todas as peças

Os centros de conteúdo são mais do que um grupo de postagens de blog relacionadas: são estruturas estratégicas projetadas para fornecer respostas, incentivar o envolvimento e construir autoridade aos olhos dos mecanismos de pesquisa.

Se você estiver interessado em transformar seu blog antigo em uma fonte de informações, nós podemos ajudar. Saiba mais sobre como a Webtrends pode ajudar a transformar seu blog em um gerador de tráfego orgânico de alto desempenho.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Enviar uma mensagem!
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK
+357 biografias
PRONTAS para o Instagram
Resgatar o meu E-BOOK
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK