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Marketing de conteúdo SaaS: 9 etapas para o sucesso

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O marketing de conteúdo tem certos fundamentos – claro – mas como uma empresa de SaaS, você precisa ir além do básico para se manter à frente da concorrência.

Afinal, pode ser uma vertical altamente técnica, principalmente se o seu produto for voltado para negócios. Seu público não é o cliente médio de comércio eletrônico e, portanto, suas ideias de conteúdo, formatos e execução geral não devem seguir uma estratégia de comércio eletrônico B2C.

O que nos torna preparados para falar sobre marketing de conteúdo nesta vertical, especificamente? Examine nosso trabalho no espaço SaaS até o momento, incluindo como disparamos o tráfego para nomes respeitados em SaaS como Panda Security, Secureframe e Zapier.

Neste guia, desvendaremos o que torna o marketing de conteúdo SaaS único, sua importância e várias estratégias importantes para fazer isso da maneira certa.

Índice do Conteúdo

O que é marketing de conteúdo SaaS (+ o que o torna especial)?

O marketing de conteúdo SaaS é a produção e distribuição estratégica de conteúdo útil de uma empresa SaaS para capturar a atenção do público-alvo e incentivá-lo a agir. Normalmente, essa ação envolve inscrições em boletins informativos, consumo restrito de ativos, testes de software ou atualizações de planos.

Então, o que as empresas de SaaS fazem de diferente quando se trata de marketing de conteúdo?

Assim como você não lançaria IA para OpenAI, um fornecedor de software de business intelligence não deveria criar um guia para iniciantes em visualizações de dados para seu público de cientistas de dados.

Claro, as dicas gerais de marketing de conteúdo que você leu no Search Engine Journal são importantes. Mas se você não considerar o que torna seu público de SaaS único e como alcançá-lo de maneira adequada, você ficará na poeira da HubSpot (e ainda há muita poeira para sobrar).

Aqui estão algumas outras distinções sobre marketing de conteúdo SaaS:

Complexidade de palavras-chave

“Preparação ágil de backlog”, “backpropagação de rede neural”, “regtech” – é difícil evitar o jargão complexo da indústria em SaaS, e isso pode tornar a pesquisa de palavras-chave e a escrita de conteúdo um desafio. Você pode ter que recorrer fora do SERP a líderes inovadores, white papers e outros recursos técnicos para explorar com autoridade certos tópicos em seu nicho.

Personalização

Vitaminas são vitaminas, pijamas são pijamas e software de gerenciamento de projetos pode ser um milhão de coisas diferentes dependendo da equipe ou do indivíduo que o utiliza. Para muitas empresas de SaaS, as demonstrações são necessárias para demonstrar como o usuário pode personalizar um aplicativo de acordo com as necessidades exclusivas de sua equipe.

O marketing de conteúdo deve direcionar os usuários para aprender mais, ao mesmo tempo em que prega como adaptar o software para atender às necessidades exclusivas do seu público.

Público

Se você é uma empresa B2B em SaaS, não está falando com compradores casuais – seu público consiste em executivos, proprietários de empresas e outros tomadores de decisão. Eles já estão informados sobre seu setor e estão ávidos por insights novos e práticos. Você tem que conhecê-los onde eles estão com seu conteúdo para parecer confiável e confiável.

Ciclos de vendas prolongados

A duração média do ciclo de vendas de SaaS é de 84 dias. Afinal, as empresas raramente podem se comprometer com uma solução de software imediatamente – especialmente quando essa solução exige um alto comprometimento financeiro e mudaria a forma como as equipes operam.

As empresas de SaaS B2B precisam estar prontas para um processo de vendas lento e constante que exige a participação de muitas partes interessadas. No marketing de conteúdo, isso significa nutrir leads de maneira cuidadosa e estratégica por meio do conteúdo.

Por que as empresas de SaaS precisam de marketing de conteúdo

O ROI do marketing de conteúdo para qualquer setor é inconfundível e isso não exclui o SaaS. Veja como ajudamos a Panda Security a atingir um valor de tráfego total de US$ 5.179.356 em 5 anos por meio de marketing de conteúdo estratégico.

Mas o que o torna particularmente necessário para empresas de SaaS? Existem alguns motivos pelos quais o conteúdo útil é muito importante neste espaço: custo
e complexidade.

Custo

Não há como negar que o software pode ficar caro – especialmente software projetado para grandes empresas.

Antes de se comprometerem a investir centenas, senão milhares, de dólares regularmente, os clientes em potencial precisam se sentir confiantes de que sua solução é a certa para eles.

Complexidade

Na mesma linha, o software pode ser complexo.

Como você pode esperar gerar clientes fiéis se não fornecer a eles recursos educacionais que explorem seu produto e seus casos de uso?

Se isso não for suficiente para convencê-lo, basta olhar para a concorrência. As empresas de SaaS em todos os lugares dependem fortemente da pesquisa orgânica, e muitas conseguiram se tornar líderes inovadoras em seu nicho.

A tecnologia está em constante evolução, incluindo a tecnologia que impacta seu produto. Pense na rapidez com que a inteligência artificial (IA) conquistou o mundo, abrindo um mundo de oportunidades para as empresas de software se tornarem líderes em seu nicho específico de casos de uso de IA.

Isso lhe dá influência e autoridade, resultando em mais tráfego, mais backlinks e mais receita.

Como construir uma estratégia de marketing de conteúdo SaaS em 9 etapas

Não há espaço para atalhos no marketing de conteúdo SaaS. Aqui estão algumas estratégias para se preparar para o sucesso.

1. Melhore o SEO + UX técnico do seu site

Para que o conteúdo tenha sucesso, primeiro seu site precisa de um pouco de atenção. Embora isso seja verdade para todos os setores, é especialmente necessário para SaaS, já que praticamente todos os seus clientes atuais e potenciais usam seu site para conhecer e comprar seu produto. Não existe exatamente algo como ver vitrines de software.

Isso significa que o SEO técnico, a experiência do usuário e a arquitetura do site são muito importantes.

Não listaremos todas as práticas recomendadas de SEO aqui, mas recomendamos a leitura de mais em nosso guia sobre dicas impactantes de SEO.

SEO técnico

Primeiro, seu site deve ser extremamente rápido. Você não pode se dar ao luxo de ter um cliente em potencial que vale US$ 50 mil porque seu site demorou uma eternidade para carregar.

Além disso, a velocidade do site agora é um fator de classificação, o que significa que é importante bastante para o Google. Ainda assim, 48% das páginas iniciais das empresas SaaS falham no Core Web Vitals (CWV) de desktop ou precisam melhorar a maioria de seus recursos CWV.

Aproveite as ferramentas de auditoria de SEO para determinar suas pontuações Core Web Vital e diagnosticar quaisquer problemas. E isso não deve ser algo definitivo – sempre que você realizar atualizações no site, você deve auditá-lo novamente.

A arquitetura do site também é importante. Por exemplo, onde você publica seu conteúdo no seu site? Está organizado de uma forma que faça sentido para o(s) seu(s) público(s)?

De acordo com nosso relatório de tendências de SaaS (link acima), 97% das empresas de SaaS têm três seções separadas para seu conteúdo – um blog, recursos e centro de notícias. Considere manter atualizações de sua empresa e produtos em sua central de notícias, dedicando seu blog a conteúdo informativo que apoie seu marketing de conteúdo e estratégia de SEO.

Experiência de usuário

Falando em arquitetura de site – ter todas as partes é uma coisa; torná-los fáceis de usar e navegar é outra.

A sua barra de navegação superior (que deveria sempre ser pegajoso, aliás) repleto de 50 links, 40 dos quais nunca são tocados? Isso não apenas reduz o valor do link do ponto de vista de SEO, tornando mais difícil para o Google saber quais links são mais importantes, mas também distrai o usuário.

Não deixe os visitantes do seu site se afogando em um mar de links — priorize aqueles que são mais clicados (e merecer para ser mais clicado).

Se o seu produto tiver vários casos de uso e aplicações, seguir um estrutura de tarefas a serem realizadas também pode fazer sentido.

Categorize seu conteúdo de acordo com cada um de seus públicos-alvo e como eles estão usando seu produto, permitindo-lhes eliminar o ruído e filtrar apenas o conteúdo mais relevante. A HubSpot faz um ótimo trabalho com isso, segmentando seu blog em categorias projetadas para seus diversos casos de uso.

Uma captura de tela do HubSpot

Em última análise, tente minimizar a tração na navegação em seu site. Incluir localização atual em cada página, CTAs acessíveis para páginas que suportam a próxima etapa da jornada do usuário, seções de “postagens relacionadas” com curadoria manual (ou suportadas por tags) na parte inferior de cada parte do conteúdo e uma função de pesquisa para conteúdo dimensionado centros.

Esses elementos não apenas proporcionam aos usuários uma experiência positiva, mas também se traduzem diretamente em mais conversões.

2. Mapeie metas de conteúdo para metas de negócios

Os objetivos de negócios podem variar de empresa de SaaS para empresa de SaaS, mas independentemente de quais sejam esses objetivos, seu conteúdo deve apoiá-los.

Se você oferece software premium personalizável, sua conversão de maior prioridade pode ser uma demonstração do produto, que sua equipe de vendas pode usar para construir relacionamento com um cliente e mostrar exatamente como ele pode personalizá-lo de acordo com suas necessidades.

Nesse caso, você pode adotar uma abordagem de conteúdo de tarefas a serem realizadas, dando aos usuários uma amostra do que seu produto pode fazer por meio de um artigo e, em seguida, usando CTAs estratégicos do tipo “obtenha uma demonstração gratuita” para conduzi-los pelo funil.

Por exemplo, Mailchimp oferece um guia BOFU com estudos de caso de agências e freelancers sobre como eles usaram o Mailchimp para expandir seus negócios. Com um CTA “Iniciar avaliação gratuita” em sua navegação fixa, eles atraem conversões de públicos semelhantes.

Uma captura de tela de uma postagem do Mailchimp que usa estudos de caso

Ou talvez você adote uma abordagem intermediária e ofereça versões gratuitas e pagas do seu software. Você pode ter objetivos multifacetados, como inscrições de produtos que, em última análise, levam ao planejamento de atualizações por meio de campanhas de gotejamento por e-mail.

Nesse caso, você pode lançar uma ampla rede com conteúdo informativo do TOFU que solicita inscrições em planos gratuitos e/ou boletins informativos e, em seguida, direcionar esses leads com avisos para atualizar seus planos.

Zapier, por exemplo, fornece muito conteúdo informativo na forma de dicas de negócios, dicas de aplicativos, análises de comparação de aplicativos e muito mais. O hub do blog apresenta um CTA de inscrição no boletim informativo que apresenta conteúdo ainda mais valioso entregue em sua caixa de entrada assim que você se tornar um assinante.

Captura de tela de um CTA de assinatura de boletim informativo no hub do blog Zapier

3. Aproveite PMEs de produtos e líderes inovadores para obter tendências e percepções do setor

Para criar um ótimo conteúdo projetado para direcionar o tráfego para o funil, você deve conhecer seu produto como a palma da sua mão.

Isso começa quebrando quaisquer silos de comunicação entre as equipes de marketing e de produto. Se você tem um departamento inteiro de PMEs que dedicou muito tempo aperfeiçoando seu software, aproveite o conhecimento deles.

Participe de demonstrações e entrevistas casuais com membros de sua equipe de produto, executando perguntas frequentes de casos de uso de produto comuns que você recebeu durante todo o ciclo de vendas para obter insights valiosos.

Você pode então comunicar detalhes do produto e casos de uso de maneira mais impactante ao seu público por meio de seu conteúdo.

Ao produzir conteúdo focado no produto BOFU, considere pedir a um membro sênior da equipe de produto para revisar o artigo e listá-lo na assinatura do autor para aumentar o EEAT do seu site.

Em um nível superior, você deve saber o que está acontecendo em seu setor. Siga líderes inovadores, sejam indivíduos ou organizações, nas redes sociais e assine seus boletins informativos para obter um fluxo constante de insights do setor diretamente em sua caixa de entrada.

Você também pode aproveitar ferramentas de tendências como Exploding Topics e Google Trends para identificar rapidamente o que há de novo em seu setor e aproveitá-lo antes que seus concorrentes o façam.

Por exemplo, considere a IA – um desenvolvimento tecnológico extremamente recente, mas quase todo software n agora integra IA de alguma forma.

Monitore de perto tendências como essa para ser um dos primeiros em seu setor a implementar novas tecnologias em seu produto e se estabelecer como um líder inovador no setor com seu conteúdo.

4. Crie conteúdo para sua base de usuários, não apenas para seu comprador

Toda marca precisa conhecer seu público. Mas, diferentemente do comércio eletrônico, onde você (quase) sempre visa diretamente o comprador com suas mensagens, as empresas de SaaS B2B geralmente precisam adotar uma abordagem diferente. As pessoas que usam seu software raramente serão as mesmas que tomam a decisão de compra.

Por exemplo, se o seu produto principal é um software de CRM, sua base de usuários provavelmente é composta por vendedores que o utilizam para obter informações sobre os clientes – e não por CMOs e outros tomadores de decisão de alto nível.

Embora direcionar o conteúdo aos tomadores de decisão ainda seja importante, é melhor não colocar todos os ovos na mesma cesta e negligenciar seus usuários reais. Esses usuários são mais acessíveis, têm maior probabilidade de consumir seu conteúdo e podem ser campeões de produtos para os tomadores de decisão.

Dica profissional: Ajuste sua mensagem e posicionamento com base no seu público-alvo.

Por exemplo, ao direcionar o campeão de usuário/produtoum fornecedor de software de CRM pode produzir guias táticos de vendas e outros conteúdos informativos de vendas, ao mesmo tempo que menciona suavemente sua solução de CRM.

Ofereça a eles uma avaliação gratuita para testar os recursos do CRM, e eles poderão simplesmente compartilhar o quão incrível o software é com seu chefe, que então compartilhará com o CMO.

O e-book do Curso Pipeline de Vendas do Pipedrive faz um ótimo trabalho fazendo isso.

Captura de tela de uma página de download de e-book no Pipedrive

Ao direcionar o compradorpor outro lado, essa mesma empresa seria mais sensata se publicasse conteúdo BOFU, como comparações de software CRM, tópicos relacionados a custos, guias de implementação e ROI, etc.

Em última análise, as empresas de SaaS B2B geralmente enfrentam muitos obstáculos antes de fazer uma venda. Aprenda o máximo que puder sobre seus clientes por meio de entrevistas com clientes, participação em fóruns on-line e pontos de contato regulares com sua equipe de vendas para determinar a melhor forma de estruturar seu fluxo de trabalho de conversão.

É claro que as empresas de SaaS B2C também podem ter ciclos de vendas mais longos e complexos. Embora soluções econômicas, como um simples aplicativo de anotações, possam não exigir um trabalho tão pesado para adquirir inscrições e reter clientes, um produto de luxo como o Adobe Illustrator exige.

5. Escolha os tópicos e tipos de conteúdo corretos

Um bom conteúdo é um investimento, e você não pode se dar ao luxo de desperdiçar seus recursos em coisas que não apoiam ativamente sua estratégia de marketing e vendas.

Dito isto, é importante ter a mente aberta aos diferentes tipos de conteúdo que podem apoiar essa estratégia. Vamos desvendar algumas categorias de conteúdo que as empresas de SaaS em todos os lugares estão aproveitando para direcionar tráfego, inscrições e atualizações.

Conteúdo TOFU que direciona o tráfego

Não deixe passar tópicos com alto tráfego orgânico e potencial de link só porque eles não são diretamente vinculado ao seu produto.

Tópicos informativos amplos com alto volume de pesquisa (SV) podem não gerar exclusivamente leads qualificados para o seu site, mas há poder nos números. Supondo que você se classifique para essas consultas, você pode esperar que o fluxo de tráfego aumente o reconhecimento de sua marca e, em última análise, ainda que indiretamente, produza conversões.

Aqui estão alguns exemplos de oportunidades de conteúdo do funil superior a serem consideradas na segmentação:

  • Consultas de definição
  • Guias “como fazer”
  • Listas de “Dicas”

Veja o Drata, por exemplo – o guia para iniciantes do SOC 2 é um dos conteúdos de maior tráfego no blog, de acordo com o Ahrefs.

Embora seja de natureza mais definidora e TOFU, a postagem leva os usuários menos familiarizados ao funil à medida que aprendem mais sobre a oferta da Drata – educando com conteúdo de alta qualidade enquanto constroem o conhecimento da marca.

Todo o conteúdo que você compartilha deve incorporar recursos de design de alta qualidade, o que é particularmente verdadeiro para conteúdo informativo TOFU que direciona tráfego.

Quer esses ativos incluam imagens ilustradas na postagem, infográficos, fotografias, bancos de imagens nivelados com sobreposições ilustrativas ou até mesmo elementos HTML estilizados, eles podem ajudar a manter seu conteúdo envolvente e tornar tópicos complexos digeríveis.

Um recurso de design bem elaborado da Asana

Por exemplo, a Asana aproveita seu estilo de design de marca simples e abstrato para desmistificar tópicos de negócios.

Além disso, com CTAs eficazes e links internos, você pode direcionar o tráfego para o funil, o que nos leva ao próximo formato de conteúdo que vale a pena atingir.

Conteúdo BOFU focado na conversão

O conteúdo do funil inferior é projetado para usuários que estão mais avançados em sua jornada de compra, portanto, naturalmente, contribui para mais conversões.

Quase todos os principais players de SaaS têm como alvo o conteúdo BOFU, e você provavelmente descobrirá que eles mencionam o que os torna melhores do que você nesse conteúdo. Mantenha-se competitivo capitalizando os seguintes formatos:

  • Guias de compra: Pense nos guias de compra como catálogos de produtos online. Eles são sua oportunidade de compartilhar diretamente o que vem com suas ofertas ou planos e orientar como decidir o que é melhor para eles. Eles estão virtualmente no funil inferior possível do ponto de vista do conteúdo.
  • “Melhores” resumos: Escolha um caso de uso, qualquer caso de uso – desde que isso torne seu produto um vencedor. Por exemplo, se a sua oferta principal é uma plataforma de comunicação no local de trabalho, você pode criar um resumo das “melhores soluções de videoconferência”, classificando-se no topo. Dica profissional: para parecer mais justo, desenvolva e apresente critérios padronizados para avaliar essas ferramentas. Esses critérios podem favorecer os diferenciais do seu produto, mas busque a neutralidade e deixe o seu produto falar por si.

Uma captura de tela do ClickUp

  • Postagens “Alternativas”: Se houver um vencedor claro em seu nicho (e não for você), ou se você estiver entre o melhor, há uma oportunidade de capitalizar postagens “alternativas”. Por exemplo, se você é um fornecedor emergente de software de gerenciamento de projetos, considere focar em “alternativas Asana” e posicionar-se como um componente valioso.
  • Páginas “Versus”: Semelhante às postagens de “alternativas” e “melhores”, as páginas “versus” podem ser uma oportunidade de se comparar diretamente a um concorrente, mostrando onde você se destaca. Considere dedicar páginas inteiras a “[Your Business] vs. [Competitor] conteúdo, especialmente se houver volume de pesquisa em torno desses termos.

Não se esqueça de atualizar todo o conteúdo do BOFU de forma consistente – de preferência a cada seis meses – para mantê-lo atualizado. O frescor é muito importante aqui, pois os concorrentes estão sempre aprimorando seus produtos. O que é verdade sobre o produto deles (e o seu) neste mês pode não ser verdade no próximo mês, e você não quer informações desatualizadas ou imprecisas em seu blog.

Conteúdo de liderança inovadora

Nada impulsiona seu EEAT e acumula backlinks orgânicos de alto valor como conteúdo de liderança inovadora.

É isso que leva você de uma fonte confiável a uma fonte especializada. Explore oportunidades de conteúdo em seu nicho nos seguintes formatos:

  • Relatórios de tendências: Como uma empresa de software, você pode acessar muitos dados proprietários – insights sobre a tecnologia que sua equipe de produto usa, dados de usuários e muito mais. Compartilhe a riqueza compilando esses dados em um relatório de tendências do setor. Se você é relativamente novo no setor, considere fazer uma pesquisa com outras pessoas em seu setor ou extrair dados de fontes confiáveis. O relatório de tendências CX do Zendesk, por exemplo, acumulou mais de 74.000 backlinks de acordo com o Ahrefs.

Uma captura de tela do relatório de tendências CX do Zendesk

  • Estudos: Os estudos de dados representam uma oportunidade para ser criativo e mergulhar na mente de seus clientes. Que perguntas dignas de manchete em seu setor você tem certeza de que pode responder? Por exemplo, digamos que você ofereça software de planejamento de recursos empresariais (ERP). Você pode perguntar “Que porcentagem de empresas sofre com a expansão extrema de ferramentas?” e usar dados de fontes internas, pesquisas e bancos de dados de terceiros para responder à pergunta. Então, talvez depois de um pouco de divulgação manual, relaxe e observe os meios de comunicação engolirem tudo.
  • Podcasts: Nem todo conteúdo SaaS precisa ser escrito ou visual. Os podcasts oferecem uma oportunidade de compartilhar abordagens exclusivas sobre tópicos do setor, interagir com outras pessoas do seu setor e construir o reconhecimento da marca. Procure produzir de forma consistente e considere escrever um texto para o blog para apoiar e contextualizar o podcast para melhorar a visibilidade. Por exemplo, a HubSpot oferece uma rede de podcasts sobre marketing, desenvolvimento profissional e muito mais.

Uma captura de tela da página da rede de podcast da HubSpot

Conteúdo Freemium fechado

Começaremos dizendo que o conteúdo fechado não é para todos. Dependendo da sua estratégia, você só pode oferecer conteúdo em seu blog e centro de recursos que não exija informações de contato do usuário para acesso.

Mas para aqueles que decidem seguir uma estratégia fechada de aquisição de leads de ativos, considere produzir e oferecer ativos como e-books, webinars, modelos e outros conteúdos para download em troca dos e-mails de seus leitores.

Geralmente, esse conteúdo deve ser repleto de valor – mais do que um usuário poderia obter de um artigo em seu blog – para garantir uma troca de informações pessoais. Dito isto, algumas marcas tiveram sucesso em restringir a maior parte do conteúdo que publicam. Olhando para você, TechTarget.

Uma captura de tela de uma postagem de blog bloqueada da TechTarget

O conteúdo fechado do BOFU também pode direcionar os leitores diretamente para o seu produto.

Por exemplo, um fornecedor de software de gerenciamento de projetos poderia direcionar palavras-chave de modelos relacionadas ao seu caso de uso e usá-las para direcionar os leitores aos modelos no próprio aplicativo, o que naturalmente requer uma inscrição.

Veja o Smartsheet, por exemplo. A empresa tem como alvo palavras-chave como “modelos de plano de negócios” que levam os usuários a experimentar modelos no aplicativo, aumentando as inscrições de produtos.

A partir daí, eles estão na porta para atingir usuários gratuitos por meio de boletins informativos por e-mail e incentivar atualizações de planos.

Uma captura de tela de um pop-up de modelo fechado do Smartsheet

6. Realize regularmente análises de lacunas do concorrente e KOB

Antes de produzir qualquer conteúdo, você deve realizar uma análise de oposição de palavras-chave ao benefício (KOB). Essa estratégia de pesquisa de palavras-chave ajuda você a escolher os tópicos nos quais pode classificar rapidamente, ao mesmo tempo que oferece o máximo valor do ponto de vista de classificação e tráfego.

Ao identificar oportunidades de palavras-chave, o primeiro lugar a quem você deve recorrer são os seus concorrentes.

Usando uma ferramenta de SEO e marketing de conteúdo como o Ahrefs, mergulhe nas páginas principais de seus concorrentes ou conecte-os ao recurso Content Gap do aplicativo para ver quais tópicos eles classificam e você não.

Uma captura de tela de um exemplo de análise de lacunas de conteúdo no Ahrefs

Dica profissional: Se você é uma empresa de SaaS B2B, o volume de pesquisa (SV) e o valor do tráfego (TV) não devem ser sua estrela norte ao fazer brainstorming de conteúdo.

Seu ciclo de vendas é longo e uma venda pode equivaler a mais de US$ 100 mil em receita. Utilize palavras-chave altamente relevantes que seu público-alvo pesquisará, em vez de colocar todos os ovos em uma cesta TOFU de alto SV.

Isso não é para dizer que o conteúdo com alto SV não pode apoiar sua estratégia. Mas negligenciar palavras-chave com SV mensal mais baixo (100 ou menos) que falam diretamente à(s) sua(s) persona(s)-alvo pode custar muito caro no longo prazo.

7. Priorize a atualização atualizando o conteúdo existente

Independentemente da indústria, atualizando todo o conteúdo pelo menos anualmente é uma boa regra prática. Mas isso é especialmente verdadeiro no espaço SaaS, onde a tecnologia evolui constantemente.

Rastreie as datas de publicação e da última atualização em qualquer software de rastreamento de projeto que você usar e sinalize o conteúdo que se aproxima da marca de 12 meses para renovação.

Como sugerimos acima, há um argumento para uma cadência de atualização de conteúdo ainda mais agressiva para o conteúdo BOFU. Procure atualizações semestrais, se não mais frequentes, para garantir que as informações sobre produtos e concorrentes permaneçam precisas e atualizadas.

Ao atualizar o conteúdo, certifique-se também de que o conteúdo exiba a data da última atualização em vez da data de publicação original. Caso contrário, o Google poderá considerar seu conteúdo menos atualizado do que realmente é, prejudicando a classificação.

Dica profissional: Não inclua a data de publicação original e a última data atualizada.

Você pode ficar tentado a incluir ambos para obter transparência total, mas este estudo de caso de Ross Hudgens demonstra que isso pode confundir o Google e prejudicar as classificações.

8. “Salve” seu conteúdo SaaS com a estrutura SAVE

Uma lista ilustrada de qualidades a serem incorporadas na escrita SaaS, cunhou a "estrutura SAVE"

O conteúdo SaaS não é conteúdo de estilo de vida.

Por mais divertido que seja injetar uma linguagem floreada em um conteúdo, não é isso que os leitores de SaaS procuram. Eles estão procurando substância.

Na próxima vez que você escrever um conteúdo SaaS, coloque-se no lugar do seu público e tenha em mente a estrutura SAVE.

  • Especificidade: Não basta aconselhar o seu público a “desenvolver um bom produto”. Descreva o que é necessário para um bom desenvolvimento de produto – uma proposta de valor exclusiva, um público-alvo, etc.
  • Acionabilidade: Seu público deve ser capaz de pegar seu conteúdo e executá-lo. Isso significa dizer aos leitores como devem ser as próximas etapas. Experimente adicionar frases de destaque “para levar” e “dicas profissionais” em todo o conteúdo informativo que o leitor pode adicionar às suas anotações. Aqui vai uma dica profissional para você: forneça exemplos da vida real de como você aplicaria seus conselhos em um contexto de negócios para mantê-los firmes.
  • Valor: Se você está acostumado a fazer com que seu conteúdo espelhe quase exatamente a classificação no SERP, é hora de mudar sua abordagem. Use o SERP como ponto de partida – não um mapa. Recorra a outras fontes, como PMEs internas, dados proprietários, especialistas em seu setor, e-books e white papers do setor, SERPs mais específicos e granulares e até mesmo fóruns como tópicos do Reddit para agregar valor que falta em outras postagens de classificação. Isso aumenta seu EEAT aos olhos do Google e também aos olhos dos leitores.
  • Explicitação: Seja claro e direto na sua escrita, não deixando nada para interpretação. Se um leitor pudesse perceber um termo como vago – defina-o! Por exemplo, você não deve abandonar termos como “sistemas de informação” ou “marketing empresarial” sem desmistificá-los para o leitor. Novamente, em caso de dúvida, use exemplos.

Nós inventamos essa sigla? Talvez. Mas isso é verdade com base em quase todo o conteúdo de primeira linha no espaço SaaS? 100%.

9. Desenvolva uma voz de conteúdo que se destaque

O conteúdo SaaS pode ter a reputação de ser árido e enfadonho, mas o seu não precisa ser. Quebre os padrões desenvolvendo uma voz de marca envolvente e única.

Mais uma vez, pegue Zapier. A voz da marca é coloquial, empática, bem-humorada e muito transparente. Ajuda que o nome do escritor (em oposição a “Zapier”) apareça na assinatura do autor e os escritores utilizem uma voz em primeira pessoa.

Este estilo autêntico também permite à marca desmistificar naturalmente tópicos complexos a nível humano.

Dica profissional:
Crie páginas de biografias de autores com credibilidade ou credenciais que valem a pena compartilhar, aumentando seu EEAT e adicionando um toque humano ao seu conteúdo.

Cerque a fortaleza de marketing de conteúdo SaaS

O marketing de conteúdo SaaS pode parecer uma fera no início, mas com o apoio de uma das melhores agências de marketing de conteúdo SaaS, você terá uma estratégia vencedora rapidamente.

Com nossa equipe dedicada de mais de 50 profissionais de marketing internos, não há desafio que não possamos enfrentar.

Saiba mais sobre o que o Siege pode fazer pela sua marca SaaS hoje.

Redação


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