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19 dicas de marketing de conteúdo para crescer rapidamente

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O marketing de conteúdo está em toda parte hoje em dia, e por um bom motivo. Com uma variedade de tipos e uma série de benefícios comprovados, empresas de todos os tamanhos estão aderindo ao movimento por causa dos resultados que esse tipo de marketing pode ter em seus resultados financeiros.

Mas, para colher os benefícios do marketing de conteúdo, você precisa ter as estratégias certas em vigor.

Confira as dicas de marketing de conteúdo a seguir que o ajudarão a impulsionar o crescimento da sua empresa.

Índice do Conteúdo

Índice

  1. Comece com pesquisa de público
  2. Priorize esforços por meio de estruturas de ROI
  3. Aproveite estruturas de palavras-chave de compra comprovadas
  4. Crie um mecanismo de link passivo
  5. Concentre-se no baixo tempo de retorno
  6. Crie interesse visual em suas miniaturas
  7. Avalie a distância de frescor
  8. Construa o índice do seu blog
  9. Use a fórmula PPB
  10. Concentre-se em palavras-chave de cauda longa
  11. Coloque CTAs em uma ilha
  12. Crie várias postagens na mesma categoria
  13. Remova botões de compartilhamento desnecessários
  14. Use tags de título híbridas para uma CTR alta
  15. Crie conteúdo perene
  16. Pense fora do blog
  17. Certifique-se de que seu conteúdo resolve problemas
  18. Promover, promover, promover
  19. Certifique-se de que seu conteúdo esteja acessível

1. Comece com pesquisa de público

Uma das maiores dicas de marketing de conteúdo que causará impacto no seu negócio é começar com uma pesquisa de público. É claro que todo mundo deseja que seu conteúdo seja classificado nos termos mais importantes, mas se você começar sua jornada de conteúdo conduzindo pesquisas de palavras-chave em vez de pesquisa de público, você corre o risco de almejar termos que são difíceis de classificar e têm taxas de conversão relativamente baixas.

Começando com a pesquisa de público, você poderá conhecer seu cliente ideal em um nível mais profundo, encontrar as palavras-chave que ele realmente usa e até mesmo criar buyer personas para as quais poderá mapear cada conteúdo.

Para conduzir uma pesquisa de público adequada, você pode usar ferramentas como SparkToro ou Brandwatch para saber onde seu público se encontra, as hashtags e frases que ele usa com mais frequência e que mídia ele consome para garantir que seu conteúdo corresponda ao estilo preferido.

Concentre-se no que seu público realmente procuraria em cada etapa da jornada do comprador se você realmente deseja criar conteúdo valioso e de alta conversão.

Dica profissional: Seu público deseja se ver representado em seu conteúdo e sair com a sensação de que ele foi feito pensando nele. Use as melhores práticas de marketing de diversidade, equidade e inclusão (DEI) para conseguir isso.

2. Priorize esforços por meio de estruturas de ROI

Ao planejar seu calendário editorial, primeiro você precisa entender quanto custará para criar conteúdo e obter links. Isso o ajudará a determinar quais projetos priorizar porque, dependendo do seu setor, alguns terão um ROI mais alto do que outros.

Considere as seguintes estruturas para o seu setor para ajudar a determinar quais estratégias de marketing de conteúdo seguir primeiro.

Proporção de criação de conteúdo

  • Confira seus concorrentes. Quanto conteúdo eles criam todos os meses? Você precisa ter uma alta proporção de conteúdo para atrair tráfego ou pode diminuir seu escopo sem arriscar seu público? Se você perceber que os concorrentes estão indo bem com uma baixa proporção de criação de conteúdo, você pode seguir uma estratégia semelhante.

Custo por link

  • Você pode determinar quanto valem os links em seu setor dividindo o valor do tráfego de seus concorrentes pelo total de links. Você pode então comparar essa taxa com quanto custa para criar conteúdo digno de link. Essa proporção ajudará você a entender se os links têm ROI suficiente para valer a pena investir.

Oposição de palavras-chave à análise de benefícios

  • Aqui na Siege, acreditamos fortemente que toda estratégia de marketing de conteúdo deve começar com um KOB. Descrevemos como fazer isso corretamente em nosso blog, mas vale a pena reafirmar os benefícios. Os KOBs podem ajudar a prepará-lo para o sucesso a longo prazo, levando a classificações mais rápidas com menos esforço.

3. Aproveite estruturas de palavras-chave

Os profissionais de marketing mais inteligentes sabem que escrever conteúdo de SEO envolve mais do que apenas pesquisa de palavras-chave. Para realmente atingir seus objetivos de negócios, você precisa criar conteúdo direcionado à forma como as pessoas realmente pesquisam. Mesmo que isso signifique ir contra o que as ferramentas de pesquisa de palavras-chave dizem.

Foi comprovado que as estruturas de palavras-chave a seguir geram tráfego e leads em vários setores, porque têm como alvo termos que os leitores realmente desejam saber.

Se você inserir qualquer um desses termos em uma ferramenta como o Ahrefs, seu baixo volume de pesquisa (SV) pode surpreendê-lo. Embora alguns possam ter apenas de 5 a 10 pesquisas por mês, essas pesquisas são de leitores na parte inferior do funil de compradores e você pode convertê-las facilmente aparecendo no topo do SERP.

Pensando no futuro, você pode classificar esses tipos de termos antes mesmo que as ferramentas de palavras-chave comecem a sugeri-los ou mostrar o volume de pesquisa para eles (e acredite, o SV está chegando).

Proteger links sem realizar divulgação é possível se você colocar sua marca na posição certa. Esse tipo de cobertura é conhecido como links passivos, e você não precisa ser uma startup unicórnio para aproveitar as vantagens de SEO da imprensa livre. Tudo que você precisa fazer é aproveitar as informações que você já possui.

Dados proprietários são uma mina de ouro para a criação de links passivos. Ao direcionar palavras-chave em seu setor que os pesquisadores costumam pesquisar (como “estatísticas”, “dados”, “resumo”, “tendências” ou “calculadora”), você pode exibir seus dados internos para aqueles com quem compartilharão essas informações. o público.

Esta é uma estratégia muito mais poderosa do que apenas recolher dados de terceiros, porque a maioria dos jornalistas irá ligar-se à fonte original de qualquer maneira.

Depois de colocar algumas dessas postagens internas em seu site, certifique-se de vinculá-las umas às outras no topo de cada página. Isso criará um mecanismo de link passivo que ajudará a produzir cobertura de alto nível em uma variedade de tópicos, levando a um melhor reconhecimento da marca ao longo do tempo.

5. Concentre-se no baixo tempo de valorização

Imagine o seguinte: você gasta milhares de dólares e horas em um grande conteúdo de alta qualidade, apenas para vê-lo cair em conversões e visualizações de página. Todos nós já estivemos lá. No entanto, para realmente dimensionar seus esforços de marketing de conteúdo, é crucial focar em conteúdo de menor elevação e alto valor.

O baixo tempo para avaliar o conteúdo inclui:

  • Calculadoras com informações pré-preenchidas para facilidade de uso
  • Conteúdo com subtítulos acima da dobra para facilitar a localização da resposta
  • Postagens direcionadas a palavras-chave com alta intenção de link passivo
  • Postagens resumidas selecionadas para construir relacionamentos com outros blogueiros

O objetivo é tornar seu conteúdo o mais simples de entender e interativo possível, para melhorar a experiência do usuário e fazer com que ele volte sempre. Confira abaixo um exemplo de calculadora pré-preenchida.

6. Torne as miniaturas variadas

Uma prática recomendada do hub de blog que é inteligente para incorporar em seu processo de criação de conteúdo desde o início é diversificar suas miniaturas. Embora a maioria das marcas use apenas imagens de estoque padrão para o conteúdo do blog, você pode se destacar na multidão trazendo interesse visual para o hub do seu blog.

Isso pode ser feito por meio de ilustrações, sobreposições de marca, bloqueio de cores ou até mesmo GIFS. Pontos de bônus se você conseguir vincular cada elemento visual ao tópico em questão!

7. Avalie a distância de frescor

Na maioria das SERPs, o novo conteúdo tem uma vantagem sobre os artigos mais antigos. É por isso que manter seu conteúdo atualizado avaliando a distância de atualização – ou a distância entre a postagem atualizada mais recentemente e a postagem mais antiga em um determinado SERP – é tão importante.

Se você está vendo seu conteúdo cair para o lado mais antigo de sua escala de distância de atualização, talvez seja hora de fazer algumas atualizações.

Embora recomendemos atualizar todo o seu conteúdo pelo menos uma vez por ano, esse cronograma pode diminuir se o Google considerar o conteúdo mais recente mais valioso, portanto, observe o comportamento do SERP com atenção.

Ao dedicar apenas algumas horas para atualizar seu conteúdo antigo, você pode garantir que sua marca permaneça relevante e veja um enorme crescimento a longo prazo sem muito esforço extra exigido de sua equipe de conteúdo.

8. Construa o índice do seu blog

Você já se deparou com um índice de blog que mostra apenas alguns conteúdos? Nesse caso, você provavelmente já sentiu a dor de ter que clicar em dezenas de páginas apenas para ler alguns artigos.

Não faça isso com seus leitores. Em vez disso, crie o índice do seu blog para incluir pelo menos 15 postagens na primeira página. Você pode até adicionar uma seção de “escolha do editor” ou “conteúdo em destaque” ao hub do seu blog para ajudar a destacar seu conteúdo mais importante.

Essa estratégia não apenas melhorará a experiência e o envolvimento do usuário, oferecendo-lhes mais opções de conteúdo antecipadamente, mas também ajudará a reduzir a profundidade dos cliques, um fator importante na forma como os mecanismos de pesquisa entendem o nível de importância da sua página.

9. Use a fórmula PPB

Todos nós sabemos como as introduções são importantes para atrair o leitor. No entanto, há coisas que você pode fazer fora da primeira linha do texto para ajudar a aumentar a credibilidade e o tempo na página. Isso é conhecido como Fórmula PPB, ou Prévia, Prova e Benefício.

Primeiro, você vai querer dar aos seus leitores uma visualização do que trata o seu conteúdo. Você pode fazer isso de várias maneiras, inclusive em um subcabeçalho abaixo do título ou na primeira linha do texto.

Também é importante mostrar ao seu público prova de por que eles deveriam confiar em você. Isso pode ser feito por meio de biografias de autores de alta autoridade ou outras práticas recomendadas do EAT.

Por fim, explique claramente o beneficiar para seus leitores. Você precisará explicar o que eles ganharão ao ler seu conteúdo e por que deveriam se importar. Desde aprender os meandros de um tópico complicado até como suas dicas ajudaram outras pessoas a ter sucesso, há muitas maneiras de mostrar benefícios ao seu público.

10. Concentre-se em palavras-chave de cauda longa

Supere a concorrência concentrando-se em palavras-chave de cauda longa em seu setor, que geralmente são mais fáceis de classificar e, ao mesmo tempo, geram tráfego relevante.

Esta é uma ideia especialmente boa se você vir objetos imóveis no SERP para seus termos principais (como sites .org ou .gov, pacotes locais ou de imagens e carrosséis de compras). Porque na maioria das vezes, você não conseguirá superá-los.

Ao adotar uma abordagem ampla e focar nas palavras-chave de cauda longa que cercam um determinado tópico, você pode se classificar no topo da SERP e capturar o mesmo público que de outra forma não teria percebido.

11. Coloque CTAs em uma ilha

Cópia que se destaca por si só, se destaca.

Ao escrever CTAs em seu conteúdo, é uma boa ideia colocá-los em uma ilha, não importa se estão localizados no meio ou no final do artigo.

Isso ajudará a chamar a atenção do leitor e chamar a atenção daqueles que estão apenas digitalizando sua cópia, o que significa que será mais provável que eles cliquem do que fariam se você escondesse o CTA no fundo de um parágrafo.

O Embroker faz um ótimo trabalho nisso, como no exemplo abaixo.

12. Várias postagens na mesma categoria

Para realmente mostrar sua experiência em uma determinada categoria, você precisará gastar muito tempo falando sobre ela. Isso pode significar publicar vários conteúdos dentro da mesma categoria, para garantir que você cobriu todas as facetas do seu setor.

Cada parte do conteúdo também deve ter como alvo uma palavra-chave de cauda curta e múltiplas variações de cauda longa, também conhecidas como grupos de palavras-chave, para aumentar o tráfego orgânico e obter melhorias de classificação mais rápidas.

A chave para obter o máximo benefício de SEO para essas páginas semelhantes é criar uma estratégia de links internos adequada. Postagens semelhantes devem estar vinculadas entre si, tanto para aumentar o tempo gasto no site quanto para mostrar ao Google qual conteúdo está relacionado.

É uma prática recomendada buscar pelo menos cinco links internos em cada artigo e ter backlinks desse mesmo artigo em pelo menos cinco outras páginas internas. Isso garantirá que seus leitores (e o Google) consigam encontrar cada uma de suas páginas.

13. Remova botões de compartilhamento não utilizados

Em vez de incluir shar Ao criar botões para todos os meios de comunicação social existentes, reserve um momento para considerar onde seu público-alvo realmente se encontra.

Por exemplo, se você olhar o Google Analytics e descobrir que 99% do seu tráfego social vem do Twitter, por que daria aos leitores a opção de compartilhar no Facebook?

Como profissionais de marketing, às vezes temos que dar aos nossos leitores um empurrãozinho na direção certa. E se você puder ajudar a direcioná-los para onde essas conversas do setor estão realmente acontecendo, ao mesmo tempo que aumenta seu tráfego e engajamento, melhor ainda.

Quando se trata de escrever tags de título, como você equilibra o posicionamento de palavras-chave com textos que chamam a atenção? Embora possa parecer crucial para o SEO incluir a palavra-chave alvo no início da tag de título – pense novamente.

Ao longo dos anos, o Google se interessou por aqueles que tentam enganar o sistema e agora penaliza os sites por práticas de otimização excessiva, como o excesso de palavras-chave. O que isso significa, exatamente? Isso significa que você precisa ficar mais esperto com sua cópia para resolver para o leitor e para o Google ao mesmo tempo.

Isso é especialmente verdadeiro para SERPs altamente competitivos, onde você provavelmente terá que incluir adjetivos como “acionável” ou “melhor” para ajudar sua postagem a se destacar para os usuários. Esses adjetivos não são encontrados naturalmente em muitas palavras-chave que você segmentará, o que significa que pode ser necessário aumentar a palavra-chave alvo mais abaixo no título.

Mas a boa notícia é que o Google irá recompensá-lo por colocar o usuário em primeiro lugar, o que significa uma probabilidade maior de subir na SERP ao longo do tempo. Confira mais informações sobre tags de título em nosso vídeo “Como escrever tags de título que classificam” abaixo.

15. Crie conteúdo perene

Conteúdo perene, ou conteúdo relevante e útil para os leitores por um longo período de tempo, é uma adição óbvia à sua estratégia de marketing digital. Ao contrário do conteúdo que capitaliza as tendências atuais ou modismos passageiros, o conteúdo perene é a informação que os usuários estão sempre procurando e pode ajudar sua empresa a aumentar o tráfego constante e de longo prazo.

Por exemplo, você pode criar conteúdo que ajude a quebrar o jargão do setor, aborde um evento ou feriado recorrente ou até mesmo mostre aos leitores como fazer algo.

Outro bônus? O conteúdo perene não precisa ser atualizado tão regularmente quanto o conteúdo tópico, então você pode publicar sem se preocupar se precisará reescrever a postagem inteira em apenas alguns meses.

16. Pense fora do blog

Embora as postagens do blog sejam certamente o pão com manteiga de todo profissional de marketing de conteúdo, um plano de marketing bem construído não deve parar por aí. O conteúdo pode assumir muitas formas, mas uma estratégia testada e comprovada é redirecionar a mesma parte do conteúdo em vários formatos para ajudar a ampliar sua usabilidade.

Por exemplo, um conteúdo longo pode ser transformado em “pedaços” menores ao compartilhar insights em um tópico do Twitter.

Você também pode pegar o mesmo conteúdo e criar um infográfico ou episódio de podcast sobre ele, capturando alunos visuais e auditivos que, de outra forma, não teriam lido seu artigo. Resumindo: certifique-se de que seu conteúdo tenha os VINES certos

VINES ou Vídeo, Imagens, Notícias, Especialistas e Social é um acrônimo que criamos que ajuda a destacar métodos de pesquisa inovadores. Ao usar esses caminhos ao idealizar conteúdo, você pode expandir seu alcance com facilidade.

Crie conteúdo criativo buscando inspiração em vídeos, imagens, notícias, especialistas e redes sociais.

No entanto, é importante ser estratégico ao redirecionar o conteúdo para capturar o público certo.

Provavelmente, você precisará fazer alguns ajustes em cada peça para corresponder ao que faz sucesso em cada plataforma, como reeditar vídeos ou transformar um infográfico longo em várias imagens menores.

Ao repensar e expandir o ciclo de vida do conteúdo, você pode lançar uma rede mais ampla sem sacrificar muito mais tempo ou esforço de sua equipe de conteúdo.

Se você está procurando mais inspiração, visite nossa postagem sobre exemplos de marketing de conteúdo.

17. Crie conteúdo que resolva problemas

Uma pergunta importante a se fazer ao criar conteúdo é: “Que problema esse conteúdo resolve para meu público-alvo?” Se você não tiver certeza, talvez seja hora de dar uma segunda olhada no que você está criando.

Um bom conteúdo deve informar ou resolver o problema do usuário, e um bom conteúdo deve fazer as duas coisas.

Se você executou bem a primeira etapa, provavelmente já terá uma ideia das principais dúvidas que seu público tem em cada etapa do funil de comprador. Use essas informações para criar postagens direcionadas que ajudarão a construir a confiança dos leitores e a aproximá-los ainda mais da fase de compra.

Se você ainda não fez uma pesquisa de público, reserve um tempo para conhecer os principais pontos fracos do seu público antes de produzir mais conteúdo para começar a ver resultados reais.

Você pode fazer isso pesquisando tópicos do Reddit, comentários do YouTube e grupos do Facebook em seu setor. Ou você pode simplesmente enviar um formulário de feedback do cliente se quiser informações direto da boca do cavalo.

Depois de criar um ótimo conteúdo, seu trabalho não termina. Agora você precisará observar o que criou e há muitas maneiras de atingir esse objetivo.

As opções de promoção interna incluem:

  • Links internos em locais de destaque
  • Mídia social
  • Lista de e-mail
  • Boletim de Notícias
  • Seminário on-line

As opções de promoção externa incluem:

  • Alcance manual
  • Postagens de convidados
  • Link building quebrado

No entanto, é importante notar que pode ser necessário ajustar seu conteúdo dependendo de como você o promove, para garantir que sua promoção seja adaptada a cada público individual.

Para mais informações sobre as melhores estratégias externas para implementar o seu negócio, confira nosso post sobre estratégias de link building.

19. Certifique-se de que seu conteúdo esteja acessível

Tornar seu conteúdo acessível é apenas um bom negócio. O Google não apenas leva em consideração a acessibilidade ao determinar as classificações, mas você também pode correr o risco de perder clientes em potencial se seu conteúdo não for facilmente compreendido por todos os públicos em potencial.

As práticas recomendadas de acessibilidade incluem o uso de textos grandes e altamente contrastados, texto alternativo descritivo em todas as imagens, hierarquia de conteúdo adequada, legendas ou transcrições para todo o conteúdo de vídeo e um blog com uma ótima experiência do usuário.

Fazendo essas dicas de marketing de conteúdo funcionarem para sua empresa

Verdade seja dita, você não precisa seguir todas as nossas dicas de marketing de conteúdo para ver o crescimento do seu negócio.

Não importa se sua estratégia de conteúdo B2B é nova ou uma empresa B2C que já existe há muito tempo, a chave para um marketing de sucesso é focar em apenas algumas estratégias de conteúdo e executá-las muito bem.

Isto levará a resultados muito melhores do que tentar colocar as mãos em centenas de potes diferentes, pois focar em muitas estratégias pode levar a resultados diluídos.

Precisa de ajuda para determinar em quais estratégias de marketing de conteúdo focar para impulsionar seu crescimento?

Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços de marketing de conteúdo de alto nível que ajudarão a expandir seus negócios.

Adriano Luz


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