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Planejador de Palavras-chave: Como usar de maneira estratégica

janeiro 24, 2020 by Adriano Luz0
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Para todo empreendedor, seja ele iniciante, ou que já possua experiência na arte dos negócios, ambos necessitam estruturar o marketing da sua empresa de uma maneira estratégica, com embasamento, análise e principalmente se manter constantemente atualizado.

Não adianta projetar crescimento e sucesso para sua empresa, mas ignorar fatores que todos os profissionais da área afirmam ser importantes, como o marketing. Segundo dados, o marketing é capaz de ser a parte decisiva de um consumidor para escolher um produto, principalmente quando há semelhança em preço e qualidade.

No segmento do marketing, há uma variedade e diversidade de métodos, maneiras e caminhos de se chegar a um objetivo, especialmente quando existe uma análise por trás da sua própria empresa e do que ela procura para transmitir, há sempre um caminho voltado para cada intenção.

A importância de uma empresa se manter atualizada e sempre procurar inovação é justamente se adaptar aos seus consumidores, no qual segundo um relatório de pesquisa realizado pela We are Social e Hootsuite em 2018, 62% da população brasileira possui acesso as redes sociais e 58% das pessoas buscam por produtos na internet, ou seja, são dois espaços digitais diferentes que os usuários estão inseridos e que as marcas e empresas devem fornecer e ocupá-los para atender a demanda.

O Google como um marketing

Como uma introdução ao tema do planejador de palavras-chave, primeiramente vamos apresentar algumas informações relevantes. Todas as pessoas que acessam o Google atualmente sabem que é a maior plataforma de busca e resultados que há na internet, é o ponto de partida da maioria dos usuários para obter qualquer tipo de informação, desde localizações, informações, dúvidas, ideias, referências e até mesmo como uma vitrine.

Se popularizando e inovando suas funcionalidades, o mesmo chamou atenção de empresas e marcas que viram como uma porta de entrada de novos consumidores, os quais preferem praticidade, modernidade e a rapidez que o Google oferece para seus usuários. Foi aí que o mesmo se modernizou e abriu ferramentas e espaços para essas empresas anunciarem.

Caso te reste dúvidas, selecionamos algumas vantagens que sua empresa irá possuir por se anunciar no Google:

1. São realizadas na rede cerca de 100 bilhões de pesquisas mensais, há uma interação e contato direto com o consumidor através das pesquisas;

2. Disponibiliza métricas de resultados fazendo com que haja um maior controle e acompanhamento do próprio investimento;

3. Acessível para qualquer usuário (além de ser de fácil uso entendimento),

4. Disponibiliza informações da empresa para que esteja acessível ao público que procura, a localização e informações do endereço no Google Maps do Google, caso pretenda investir há um orçamento flexível e de acordo com as disponibilidades da sua empresa sendo então mais acessível principalmente para iniciantes;

5. Segmentação do público direcionando diretamente o produto a partir das buscas e de palavras-chave.

O Google oferece inúmeras funcionalidades dedicadas especialmente para empresas, muitas vezes pagos e necessitam de um investimento, mas tornam-se benéficos e elevam os números da marca.

Entretanto, há alguns métodos que são gratuitos, mas tendem a levar mais tempo para obter os mesmos resultados e necessita de uma programação, estratégia e a manutenção da equipe. Para estar nos resultados orgânicos, sem qualquer ferramenta, é importante trabalhar a divulgação e anúncios da sua empresa em sites relevantes (para chamar a atenção do Google), trabalhar anúncios constantes, e principalmente, as palavras-chave, no qual será a ligação da busca com o resultado.


O que são as palavras-chave?

Denominadas palavras-chave, geradas do termo em inglês keywords, é um termo das plataformas de busca, uma pesquisa que é composta de uma ou mais palavras (não podem ser frases grandes) que são definidas e utilizadas pelos usuários, principalmente de sites de buscas e resultados (Google), perguntas e respostas (Yahoo!).

Apesar de ser indicado usar poucas palavras, é necessário desenvolve-las para serem simples, básicas e principalmente objetivas e certeiras, o resultado deve ser direto e não pode confundir e direcionar o usuário para um outro resultado além do desejado.

Para cria-las, devem ser a partir de muita atenção e, mas principalmente a partir de um estudo de campo, sobre seu nicho de mercado e seu público alvo. Pode parecer simples, mas necessita de muita objetividade, afinal é um fator que liga diretamente o consumidor com o seu anúncio, podendo ser futuramente uma nova venda.

Você pode desenvolve-las de forma orgânica por seus próprios estudos e chegar na sua escolha, ou pode aproveitar um recurso do Google Ads, o Planejador de Palavras-chave.

Planejador de Palavras-chave do Google

 Primeiramente para acessar o Planejador é necessário ter uma conta no Google Ads, acesse https://AdWords.google.com e cadastre-se antes de iniciar.

Posteriormente, para dar continuidade apresente a criação de uma campanha, para ir adiante no planejador. Você pode criar uma simulação de campanha e então apenas preencher os dados necessários. Realizando o pagamento, seguimos para uma área que contém a página “Planejamentos” e clique na aba “Planejador de Palavras-chave”.

 

 

A partir daí, você irá realizar uma consulta, que irá analisar detalhes da sua empresa, da sua campanha e do seu cadastro no geral. Novas páginas serão abertas para você inserir informações novas e necessárias e então utilizar filtros disponíveis.

Serão fornecidas sugestões e será necessário que você conheça sua persona e se imagine como um consumidor da sua marca em potencial, e por aí passe a pensar como o público. Defina as informações necessárias antes de tomar uma decisão, quanto mais ele souber da sua empresa e anúncios, melhor será o resultado.

Após definir as palavras que você julga vantajosas e benéficas para sua empresa, você irá incluí-las em seu plano no Planejador de palavras-chave e por aí criar suas campanhas de anúncios.

Em seguida, o Google Ads irá fornecer um planejamento apresentando estimativas e análises. Pronto, já pode utilizar as palavras-chave escolhidas. Lembre-se de escolher com atenção e muito embasamento no seu próprio público.

Adriano Luz


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