Planejador de Palavras-chave: Como usar de maneira estratégica
Para todo empreendedor, seja ele iniciante, ou que já possua experiência na arte dos negócios, ambos necessitam estruturar o marketing da sua empresa de uma maneira estratégica, com embasamento, análise e principalmente se manter constantemente atualizado.
Não adianta projetar crescimento e sucesso para sua empresa, mas ignorar fatores que todos os profissionais da área afirmam ser importantes, como o marketing. Segundo dados, o marketing é capaz de ser a parte decisiva de um consumidor para escolher um produto, principalmente quando há semelhança em preço e qualidade.
No segmento do marketing, há uma variedade e diversidade de métodos, maneiras e caminhos de se chegar a um objetivo, especialmente quando existe uma análise por trás da sua própria empresa e do que ela procura para transmitir, há sempre um caminho voltado para cada intenção.
A importância de uma empresa se manter atualizada e sempre procurar inovação é justamente se adaptar aos seus consumidores, no qual segundo um relatório de pesquisa realizado pela We are Social e Hootsuite em 2018, 62% da população brasileira possui acesso as redes sociais e 58% das pessoas buscam por produtos na internet, ou seja, são dois espaços digitais diferentes que os usuários estão inseridos e que as marcas e empresas devem fornecer e ocupá-los para atender a demanda.
Índice do Conteúdo
O Google como um marketing
Como uma introdução ao tema do planejador de palavras-chave, primeiramente vamos apresentar algumas informações relevantes. Todas as pessoas que acessam o Google atualmente sabem que é a maior plataforma de busca e resultados que há na internet, é o ponto de partida da maioria dos usuários para obter qualquer tipo de informação, desde localizações, informações, dúvidas, ideias, referências e até mesmo como uma vitrine.
Se popularizando e inovando suas funcionalidades, o mesmo chamou atenção de empresas e marcas que viram como uma porta de entrada de novos consumidores, os quais preferem praticidade, modernidade e a rapidez que o Google oferece para seus usuários. Foi aí que o mesmo se modernizou e abriu ferramentas e espaços para essas empresas anunciarem.
Caso te reste dúvidas, selecionamos algumas vantagens que sua empresa irá possuir por se anunciar no Google:
1. São realizadas na rede cerca de 100 bilhões de pesquisas mensais, há uma interação e contato direto com o consumidor através das pesquisas;
2. Disponibiliza métricas de resultados fazendo com que haja um maior controle e acompanhamento do próprio investimento;
3. Acessível para qualquer usuário (além de ser de fácil uso entendimento),
4. Disponibiliza informações da empresa para que esteja acessível ao público que procura, a localização e informações do endereço no Google Maps do Google, caso pretenda investir há um orçamento flexível e de acordo com as disponibilidades da sua empresa sendo então mais acessível principalmente para iniciantes;
5. Segmentação do público direcionando diretamente o produto a partir das buscas e de palavras-chave.
O Google oferece inúmeras funcionalidades dedicadas especialmente para empresas, muitas vezes pagos e necessitam de um investimento, mas tornam-se benéficos e elevam os números da marca.
Entretanto, há alguns métodos que são gratuitos, mas tendem a levar mais tempo para obter os mesmos resultados e necessita de uma programação, estratégia e a manutenção da equipe. Para estar nos resultados orgânicos, sem qualquer ferramenta, é importante trabalhar a divulgação e anúncios da sua empresa em sites relevantes (para chamar a atenção do Google), trabalhar anúncios constantes, e principalmente, as palavras-chave, no qual será a ligação da busca com o resultado.
O que são as palavras-chave?
Denominadas palavras-chave, geradas do termo em inglês keywords, é um termo das plataformas de busca, uma pesquisa que é composta de uma ou mais palavras (não podem ser frases grandes) que são definidas e utilizadas pelos usuários, principalmente de sites de buscas e resultados (Google), perguntas e respostas (Yahoo!).
Apesar de ser indicado usar poucas palavras, é necessário desenvolve-las para serem simples, básicas e principalmente objetivas e certeiras, o resultado deve ser direto e não pode confundir e direcionar o usuário para um outro resultado além do desejado.
Para cria-las, devem ser a partir de muita atenção e, mas principalmente a partir de um estudo de campo, sobre seu nicho de mercado e seu público alvo. Pode parecer simples, mas necessita de muita objetividade, afinal é um fator que liga diretamente o consumidor com o seu anúncio, podendo ser futuramente uma nova venda.
Você pode desenvolve-las de forma orgânica por seus próprios estudos e chegar na sua escolha, ou pode aproveitar um recurso do Google Ads, o Planejador de Palavras-chave.
Planejador de Palavras-chave do Google
Primeiramente para acessar o Planejador é necessário ter uma conta no Google Ads, acesse https://AdWords.google.com e cadastre-se antes de iniciar.
Posteriormente, para dar continuidade apresente a criação de uma campanha, para ir adiante no planejador. Você pode criar uma simulação de campanha e então apenas preencher os dados necessários. Realizando o pagamento, seguimos para uma área que contém a página “Planejamentos” e clique na aba “Planejador de Palavras-chave”.
A partir daí, você irá realizar uma consulta, que irá analisar detalhes da sua empresa, da sua campanha e do seu cadastro no geral. Novas páginas serão abertas para você inserir informações novas e necessárias e então utilizar filtros disponíveis.
Serão fornecidas sugestões e será necessário que você conheça sua persona e se imagine como um consumidor da sua marca em potencial, e por aí passe a pensar como o público. Defina as informações necessárias antes de tomar uma decisão, quanto mais ele souber da sua empresa e anúncios, melhor será o resultado.
Após definir as palavras que você julga vantajosas e benéficas para sua empresa, você irá incluí-las em seu plano no Planejador de palavras-chave e por aí criar suas campanhas de anúncios.
Em seguida, o Google Ads irá fornecer um planejamento apresentando estimativas e análises. Pronto, já pode utilizar as palavras-chave escolhidas. Lembre-se de escolher com atenção e muito embasamento no seu próprio público.