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Marketplace: 5 vantagens para usar e vender mais

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Uma forma de manter a estabilidade de uma empresa nas vendas e gerar crescimento sempre alavancado, é estar em constante adaptação e inovação. Acompanhar as modernidades é quase que uma obrigação estabelecida por profissionais da área de publicidade e marketing. 

O marketing é uma das estratégias que as empresas definem para que haja um constante crescimento e que os resultados de demais investimentos realizados na empresa gerem lucros e garanta o espaço no vasto mercado de opções.  

  O marketing mais eficiente e mais benéfico para a maioria das empresas, é o marketing digital, pois ele é capaz de se comunicar, manter um relacionamento direto e impulsionar vendas e serviços da empresa através do canal digital e virtual. 

Ou seja, será um contato a partir de aparelhos digitais (computadores, smartphones, tablets, televisão, painéis digitais, totem…) e virtuais (o que envolve internet: plataformas de sites e redes sociais). 

A internet é um canal de comunicação muito popularizado e ocupado por quase toda a população mundial, além de ser uma modernidade, se manter sempre atualizada e fornecer sempre novas funcionalidades e interações, a internet apresenta vantagens que a maioria dos meios de marketing, principalmente tradicionais não apresentam. 

  • Baixo custo para utilizar e se integrar;  
  • Acessibilidade de utilização e participação para ambas as partes, empresa e usuários podem acessar gratuitamente na maioria dos casos; 
  • Os anúncios e ofertas de compras tendem a estar disponíveis 24 horas por dia e podem ser visualizados por qualquer usuário a qualquer momento em qualquer localização, gerando uma vende independente de qualquer situação, bastando apenas um clique do consumidor; 
  • Segmentação de público a partir das informações e buscas que o mesmo faz na internet e nas redes; 
  • Respostas imediatas dos consumidores através da possibilidade de comunicação direta e rápida fornecida pelos sites e redes sociais; Maior interação da empresa com os consumidores; 
  • Maior alcance comparado as mídias tradicionais. 

 

 

Índice do Conteúdo

Relação de E-commerce 

Para que o tema desse artigo seja conectado e você absorva da melhor maneira para sua empresa ou marca, entenda primeiramente o conceito de Ecommerce. 

O termo E-commerce foi criado com o intuito de ser um modelo de comércio que utiliza a internet como o espaço de todo a ação que envolve a compra, ou seja, a promoção, desejo, compra, finalização e pagamento produtos ou serviços de uma determinada empresa fornecedora. 

Para ser completamente considerado um E-commerce, todo o processo que envolve a compra do produto, do serviço ou conteúdo deve ser feita através da internet. 

Basicamente consumidor é chamado atenção através do marketing digital, acessa o site que oferta, escolhe seu produto, finaliza a compra e paga através de métodos onlines disponibilizados pela plataforma. 

O comércio feito de forma digital pode ser uma grande iniciativa de maior lucro e crescimento da marca, principalmente na internet, espaço no qual as vendas são feitas de formas mais rápidas, práticas, acessíveis, não necessita de transporte (sem fronteiras), pode ser mais econômico para ambas as partes, além de em 2018 gerar um lucro de cerca de 81,3 bilhões apenas no Brasil. 

O comércio digital inclui em seu segmento o Marketplace.  

 

 

Mas afinal, o que é e como funciona o Marketplace?  

  Como já foi dito anteriormente, o Marketplace pertence há um segmento de E-commerce desenvolvido com suas próprias características, difundindo da compra e venda digital padrão. 

O Marketplace é um conceito coletivo das vendas online, é um portal de vendas colaborativas, no qual várias marcas ou empresas se juntam e organizam-se para vender seus variados e divergentes produtos em uma única plataforma. 

Há um termo que simplifica essa ideia, o “shopping virtual” foi uma denominação criada correspondente ao Marketplace, ou seja, um “local” (site) que oferece uma variedade de “lojas” (marcas), mas que realiza todo o processo de compra, finalização e pagamento em um único site.  

  Parece simples e direto, mas o marketplace possui algumas regras e uma maneira específica de elaborar a organização para que seja benéfico e gere os lucros que as empresas procuram quando optam por esse espaço e método de venda. 

Primeiramente, é necessário que a empresa que pretende optar por esse caminho faça uma análise das suas próprias informações, estratégias, a missão que ela pretende atingir, se a segmentação do seu público terá acesso a esse tipo de plataforma (que mesmo que popular, dependendo da área de atuação pode não ser inclusivo), e principalmente se o investimento será válido. 

Será necessário que analise qual será mais vantajoso, vender em conjunto ou um site particular. 

Os requisitos de uma empresa para fazer parte do Marketplace são: ser qualquer pessoa física ou jurídica, e não é obrigatório já fazer parte do Ecommerce em seu próprio canal de vendas, basta analisar suas características e investir com cuidado e cautela. 

  Há também a opção de se integrar em vários sites de vendas marketplace de uma só vez, sendo então uma variedade de canais de vendas e consequentemente popularidade para as empresas que estão inseridas. 

As informações práticas para se integrar são fornecidas e particulares de cada site, podendo se alterar conforme as divergências que os mesmos possuem. Um dos exemplos mais conhecidos são AliExpress, Amazon e no Brasil, Lojas Americanas, Submarino e o mais popular, o Mercado Livre.  

 

 

Principais vantagens de se integrar no Marketplace  

 

  • Visibilidade: Devido a um vasto número de ofertas e promoções de diferentes empresas, um simples acesso e procura de produtos, pode gerar uma maior visibilidade de marcas que estão disponíveis, por ser um campo de ilimitadas ofertas bombardeando a todo o momento; 

 

  • Lucro: Para iniciar a vender em uma plataforma de marketplace não é necessário muito investimento, apenas uma estratégia e análise de campo, pois há sempre constantes buscas a todo momento. O marketplace possui todas as vantagens de um E-commerce; 
  • Público diverso: Por ser uma plataforma que possui espaço para inúmeras ofertas, consequentemente não há uma seleção de público alvo, os acessos são ilimitados e o público é diverso;
  • Praticidade: O site que gera as ofertas é o único responsável por toda a parte prática e de finalização da compra, a empresa apenas fornece o produto, determina a parceria e suas objeções;

 

 

Colaboração: Sua empresa irá aproveitar o público de outras empresas e assim por diante, é uma parceria que beneficia todas as partes envolvidas.


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