Você sabe qual a importância de definir o público-alvo da sua empresa?
Nem todo público é interessante para o seu negócio. Há uma parcela específica a qual acompanha, se interessa, atualiza e busca informações pelo o que você oferece.
Quando não se tem um cliente ideal definido, não haverá progresso em seu trabalho de venda e crescimento.
É necessário traçar qual o perfil do seu consumidor ideal, identificando fatores específicos de cada um para que suas campanhas e projetos sejam melhor direcionados.
São características simples como idade, gênero, renda, localização e estado civil, atrelados a fatores específicos como o comportamento, medos e o interesse, que irão definir o seu consumidor ideal.
Além disso, entender aspectos emocionais do seu público-alvo pode ser o grande diferencial. Comece refletindo sobre as seguintes indagações:
– Quais são os sonhos dessas pessoas?
– Os problemas que elas possuem, a sua empresa resolve?
– Quais os sentimentos e frustrações que já tiveram ao tentar resolver estes problemas?
As respostas destas perguntas podem ser o diferencial entre uma estratégia bem-sucedida de uma mal-sucedida.
Saber quem é o seu cliente ideal, fará com que você perca menos tempo e dinheiro com anúncios, campanhas e projetos que foram direcionados erroneamente.
Índice do Conteúdo
Entenda os problemas e sonhos de seu público
Você já parou para pensar quais são os problemas e os sonhos do seu público?
Compreender seu público não se restringe apenas a identificar características em comum de quem vai em busca do que você oferece, ou seja, saber o perfil do seu potencial consumidor.
É necessário entender algumas questões específicas, isto é, quais os problemas que seu público apresenta, de maneira que você encontre fraquezas que possam explorar a sensibilidade deste consumidor, aguçando seu desejo de solucionar este problema.
Sendo assim, é você quem detém a solução do problema do seu consumidor, que nada mais é do que os produtos e serviços oferecidos, os quais irão atingir o sonho do mesmo.
Portanto, compreender o comportamento do seu público perante a um desejo de compra, é fundamental para melhorar a qualidade e assertividade das suas estratégias de Marketing Digital.
E onde encontrar seu cliente?
A internet é um ambiente muito amplo e com diversos locais onde possam ser reunidas diferentes pessoas. Diante deste cenário, como encontrar e identificar onde há concentração de seus clientes?
Saber em qual meio os seus clientes estão inseridos é de suma importância, uma vez que se terá certeza e segurança para direcionar suas campanhas estratégicas.
Sabendo onde seus clientes estão, seja em determinadas redes sociais, pesquisas no Google, sites e blogs que abordam assuntos que conversem com seus produtos e serviços, o número de pessoas que serão atingidas com sua estratégia será muito maior do que as ações que estavam feitas anteriormente, sem precisão de onde estão os seus potenciais consumidores.
Identificar e pesquisar em qual meio o seu público se encontra em peso, será um sucesso para os seus negócios.