Como uma campanha da Cervejaria Heineken se tornou um case de sucesso!

Ações de marketing digital é algo que requer muita atenção e análise de tendências que envolvem potenciais consumidores. Nem sempre campanhas ou anúncios que apresentam produtos ou serviços, ou que façam uso de apelos racionais serão o bastante para conquistar e fidelizar estes consumidores.

Às vezes é preciso produzir uma campanha institucional, mostrando que determinada marca ou empresa não está ali só para fazer com que você compre seu produto, mas que há também um posicionamento e opinião acerca de demais assuntos.

O consumidor do século XXI é crítico, analista, comparador. Para se dar por satisfeito é necessário que haja uma identificação entre a filosofia e métodos de produção de uma determinada marca; os ideais andam juntos, vai muito além de só preço e qualidade.

E quem soube realizar uma campanha institucional com maestria, foi a Cervejaria Heineken, com seu curta que abordava um assunto muito polêmico que crescia a cada dia em todo o mundo.

A Heineken promoveu uma campanha extremamente reflexiva e polêmica no ano de 2018, ano em que as pessoas estavam vivenciando a polarização de opiniões; não havia uma troca de informações ou pontos de vista; opiniões que formavam grupos distintos e que eram fomentadas de maneira agressiva.

Identificando este cenário, a cervejaria inovou com uma campanha onde uniu pessoas extremamente opostas umas das outras, como por exemplo, um conservador com um transexual, para juntos realizarem algumas atividades.

A ideia era que estas pessoas fossem interagindo ao longo de alguns desafios e ao final, suas identidades seriam reveladas por meio de um vídeo feito anteriormente. O ápice da campanha é que após a exibição do vídeo, eles deveriam tomar uma decisão: sentar e conversar tomando uma cerveja, ou ir embora.

O curta foi veiculado no Facebook, o qual se tornou um viral em poucos dias. Foram obtidos mais de 138.000 compartilhamentos e mais de 324.000 ações de interação. O impacto foi tão grande com este viral, que mais de 17,7 milhões de pessoas visualizaram o vídeo, sendo 3 milhões destas visualizações, feitas em apenas 8 dias.

Junto com o vídeo da campanha, foi lançada também a hashtag #OpenYourWorld, onde rapidamente foram feitos 22.000 tweets com teor positivo, parabenizando e apoiando a campanha da cervejaria.

Apesar de ser uma campanha arriscada, pois estão lidando com opiniões agressivas e que não se misturam, a iniciativa era romper essa barreira e propor uma reflexão, onde não só os envolvidos na campanha, mas todos que vivenciavam esta polarização de ideias, pudessem enxergar que pensamentos diferentes não tornam as pessoas ruins.

A partir da identificação de como as pessoas estavam se portando e a existência de pessoas que buscavam resolver as coisas na base da conversa, a Heineken produziu uma campanha excelente que demonstrava que não é só a venda de cerveja que importa para eles, mas sim, mostrar que também abordam e se identificam com seus consumidores.

Confia a seguir a proposta da campanha:

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