Sandbox | Google Sandbox – O que é e como evitar?
Se você está aqui, talvez seja porque publicou recentemente um site usando um novo domínio e percebeu que parece que você não existe para o Google, apesar de oferecer conteúdo de qualidade para o usuário e, aparentemente, não cometer qualquer erro sobre isso, para o grande buscador.
Se você já conversou com alguém sobre isso, eles podem ter lhe dito que talvez você tenha caído Sandbox e não tenha ideia do que seja, o que é muito comum. Por isso, neste artigo queremos dar a conhecer o que é o Sandbox e como tomar medidas para tentar evitá-lo, embora o ideal seja sempre recorrer a uma Consultoria SEO especializada como a da Agência Webtrends.
Índice do Conteúdo
A Sandbox existe no Google?
O Sandbox ou “Sandbox” é usado no mundo do SEO para definir o tempo que o Google leva para verificar a qualidade de um novo domínio . De acordo com isso, o mais normal é que, ao lançar uma nova página, demore para ser indexada enquanto o Google valida seu conteúdo, como se estivesse em uma espécie de quarentena.
Dessa forma, o Google garante que uma página sem interesse para os usuários se posicione rapidamente por meio de técnicas pouco amigáveis, evitando assim “golpes” e a facilidade de indexação de sites cheios de spam.
A Sandbox não é uma penalidade, mas um algoritmo de análise
No entanto, existem algumas dúvidas sobre a real existência deste Sandbox, não só pelas declarações que o pessoal da Google fez sobre ele, mas também pela experiência de alguns utilizadores a este respeito.
John Mueller negou que houvesse um Sandbox no Google, mas, em vez disso, afirmou que existe um certo algoritmo dedicado a entender o que é uma página da web e quais palavras-chave devem ou não posicionar . Ou seja, parece que existe esse período de tempo em que o Google analisa seu novo domínio, mas não é algo tão retumbante e definitivo quanto um Sandbox.
Como saber se você está sob a caixa de areia
O processo pelo qual passam as páginas da web que aparentemente estão sob os efeitos do Sandbox se baseia principalmente em três etapas:
- O site é lançado e seu conteúdo começa a se classificar aos poucos.
- Após um curto período de tempo, talvez alguns dias, esse ranking não apenas para, mas parece desaparecer por um período de tempo que pode ser de um mês a um ano nos casos mais extremos.
- A web começa a ranquear novamente e a se posicionar para suas principais palavras-chave.
Como dizemos, não sabemos se esse processo realmente implica na existência de um Sandbox ou se é apenas, como disse John Mueller, um algoritmo que analisa novos domínios para decidir seu posicionamento.
Outra forma de saber se você está na Sandbox é quando você verificou que seu domínio está indexado, mas, mesmo assim, ele não aparece nos resultados da pesquisa. Além disso, no Google Search Console, você pode obter pistas se perceber que seu site não está classificado para suas principais palavras-chave.
O que é a ferramenta Google Sandbox Checker?
O Google Sandbox Checker Tool é uma ferramenta na qual apenas digitando sua URL você saberá em que estado seu site está atualmente em relação à indexação e posicionamento do Google para uma palavra-chave específica.
Dessa forma, você saberá se os dados ruins em seu site são devidos a fatores externos, desta vez, ao algoritmo do Google, ou se você precisa apenas melhorar sua estratégia de SEO para melhorar a situação do seu domínio.
Outras ferramentas com as quais você pode verificar se seu site está na Sandbox são Search Engine Genie e Amazing SEO Tools , embora a melhor maneira de saber se seu domínio está em quarentena seja observando os dados de tráfego que você verá no Google Analytics e Consola de Pesquisa Google.
Quanto tempo dura a Sandbox do Google?
O tempo específico que um novo domínio pode levar para analisar uma nova página da web e decidir seu posicionamento não pode ser confirmado, pois depende do que é considerado fora do Sandbox.
- Índice. O Google leva cerca de 5 dias para indexar uma página da web.
- Posição. Para isso, você terá que esperar entre um e dois meses pelo menos, embora existam usuários que excederam em muito esse tempo. Abaixo explicamos como agilizar o processo.
Passados esses dois processos, tudo vai depender das suas ações de SEO em geral: link building, autoridade de domínio, nível de competição de palavras-chave…
O que posso fazer para evitar ou evitar o efeito Sandbox?
Existem algumas medidas que podem ser tomadas quando se trata de evitar ou evitar que sites criados recentemente caiam na Sandbox do Google.
Se você está com pressa de sair do Sandbox ou simplesmente não quer ficar de braços cruzados, você pode seguir essas dicas para tentar minimizar os efeitos do Sandbox. Eles não são definitivos, mas podem ajudá-lo.
- Links de entrada de qualidade. Essa ação fará com que o Google comece a olhar favoravelmente para o seu domínio, mas lembre-se de ser prudente e discreto, pois não é normal que um site recém-criado comece a receber muitos links externos, portanto, se você for longe demais, a solução poderá ser pior do que a doença.
- Conteúdo de qualidade. O ideal é que você lance seu domínio com conteúdo bastante trabalhado e de qualidade para que o Google não tenha dificuldade em entender do que se trata seu site e quais são as palavras-chave que devem posicionar.
- Redes sociais. Outra forma de fazer o Google confiar no seu site é criar perfis nas redes sociais e obter tráfego por meio dessas contas. Se você achar difícil no início, recomendamos investir um pouco em publicidade para promover suas postagens.
- Compre um domínio antigo ou expirado. Essa técnica é relativa, pois alguns usuários com domínios nunca usados antes se classificaram de forma relativamente rápida e outros que compraram domínios há muito tempo tiveram que passar por esse tempo de espera.
Conclusões
Como você pode ver, não há certeza quanto à existência e funcionamento do Sandbox do Google, embora a maioria dos usuários concorde que, ao lançar um novo domínio, demora um pouco para iniciar o posicionamento a partir do momento em que é indexado.
Por esse motivo, costuma haver um debate não apenas sobre o possível Sandbox, mas também sobre os termos e condições que o compõem, algo muito complicado, pois não temos declarações oficiais do Google a esse respeito, exceto as palavras de John Mueller que mencionamos. mais acima
De qualquer forma, é fácil concluir que, existindo ou não esse Sandbox, é claro que o Google gasta tempo analisando as páginas da web que são lançadas na Internet todos os dias e que não é um processo muito rápido, pois existem centenas de milhares de domínios que são lançados diariamente no mundo.
Para acelerar o processo, basta seguir os conselhos que deixamos acima, que, afinal, são apenas algumas das ações básicas que você deve realizar para que o Google veja seu site com bons olhos.
Precisa de Ajuda? A Agência de SEO Webtrends pode te ajudar.