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Core Web Vitals – O que é? | Google Update | WordPress

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Conversaremos sobre os Core Web Vitals e como eles afetam a classificação orgânica.

O Google começou a levar em conta os famosos “Core Web Vitals” (ou principais métricas da web) ao fornecer resultados no SERP.

O Google nos habituou a transmitir de tempos em tempos informações sobre possíveis mudanças ou novas implementações que influenciarão o posicionamento. Isso gera grandes convulsões no mundo do SEO, produzindo debates e muitos rios de tinta em blogs especializados em posicionamento.

O protagonismo da versão mobile de um site, a segurança da página, o protocolo https… e agora os “Core Web Vitals”.

A situação atual é semelhante à de 2010, quando a empresa de Mountain View passou a valorizar a velocidade de carregamento de uma página como fator de classificação. Todos os webmasters e SEOs da época se concentraram em otimizar o tempo de carregamento para não perder posicionamento, conseguindo uma notável melhora no carregamento de sites na Internet em geral. Talvez desta vez aconteça o mesmo e no final, graças aos esforços de adaptação aos valores padrão desses KPIs, os usuários descobrirão que a qualidade dos sites é melhor.

Mas antes de continuar, é importante que você tenha uma Consultoria de SEO de uma Agência especializada como a Webtrends, seja para comprar backlinks ou para obter um serviço de consultoria.

 

Índice do Conteúdo

O que são os Principais Core Web Vitals?

Os Core Web Vitals são três indicadores que nos dão uma imagem do desempenho e experiência do usuário de um site. Esses indicadores serão levados em consideração pelo algoritmo do Google (entre outros parâmetros) ao ordenar os resultados da pesquisa.

Quais são? LCP (Largest Contentful Paint), FID (First Input Delay) e CLS (Cumulative Layout Shift).

 

LCP (maior pintura de conteúdo) – Carregamento

O LCP está relacionado ao tempo de carregamento de uma página web e à velocidade com que os principais elementos visuais são exibidos ao usuário após o clique.

Qual valor estaria correto? De acordo com o Google, os sites que têm uma boa experiência do usuário são aqueles que possuem um valor de LCP inferior a 2,5 segundos desde o início do carregamento da página. Uma pontuação será considerada ruim se exceder 4 segundos.

 

O que você pode fazer para melhorar o PCL?

Melhore o tempo de resposta do servidor, e tenha uma hospedagem com TTFB reduzido. O Google recomenda um valor inferior a 200 ms para o TTFB. Para calcular seu TTFB você pode usar o KeyCDN.

  • Ative o cache do site.
  • Comprima e otimize as imagens em seu site.
  • Otimize as fontes da web.
  • Otimize ou bloqueie a renderização de JavaScript e CSS do seu site durante o carregamento.
  • Implemente o carregamento lento de imagens.
  • Otimize o carregamento de recursos estáticos com um serviço CDN.

 

Interatividade FID (First Input Delay)

Este indicador refere-se ao tempo de interação, ou seja, o que é necessário para uma página da web permitir que o usuário interaja com ela.

Qual valor estaria correto? Uma página oferecerá uma boa experiência ao usuário se o FID (First Input Delay) for inferior a 100 milissegundos. A pontuação será ruim se exceder 300 milissegundos.

 

O que você pode fazer para melhorar o FID?

  • Reduza o tempo de execução do código javascript.
  • Reduza os elementos javascript.
  • Reduza o volume de transferência para o servidor.
  • Reduza as solicitações ao servidor.
  • Reduza o código de serviços externos ou de terceiros.
  • Além disso, todas as recomendações mencionadas para otimizar o LCP também se aplicam ao FID.

 

CLS (Mudança de layout cumulativa)

Esse KPI mede a estabilidade dos elementos da página, no sentido de que um usuário clica em um local onde não deseja, devido a um movimento fugaz de um elemento da página.

Qual valor estaria correto? O Google considera um bom valor de CLS abaixo de 0,1. Maior que 0,25 seria considerado uma pontuação CLS ruim.

 

O que você pode fazer para melhorar o CLS?

  • Especifique no código HTML as dimensões dos objetos visuais (atributos de imagem e vídeo).
  • Evite injetar ou modificar conteúdo dinamicamente.
  • Evite animações que modifiquem a posição dos objetos.
  • Não insira conteúdo acima do conteúdo existente.
  • Especifique tamanhos de anúncio e iframes.

 

Quanto peso esses KPIs terão no posicionamento?

O posicionamento orgânico de um site é calculado levando em consideração mais de 200 fatores, portanto, espera-se que essas principais métricas da web atuem em conjunto com outras e não tenham, por si só, um peso significativo.

Em linha com isso, John Mueller, do Google, expressou em uma recente sessão de perguntas e respostas que “só porque seu site é mais rápido no Core Web Vitals do que alguns de seus concorrentes não significa necessariamente que, em maio, salte para a posição número um na pesquisa resultados.” Ele então acrescentou que se os resultados não forem os esperados, ele também não vai “destruir seu site e removê-lo do índice”.

No entanto, como o próprio Mueller diz mais tarde, os Core Web Vitals medem algo tangível que pode afetar a experiência de navegação dos usuários, por isso é importante mantê-los em mente e trabalhar para manter os sites nos valores corretos.

 

Ferramentas gratuitas para medir os principais pontos vitais da Web

Page Speed ​​Insights: a conhecida ferramenta para saber o desempenho do nosso site mostra desde dezembro de 2020 os dados do Core Web Vitals.

Search Console: você pode encontrar os principais elementos vitais da Web na seção Melhorias 🡪 Principais métricas da Web. Se você tem seu site cadastrado no Search Console e tem alertas ativados, é possível que já receba avisos caso haja problemas nos valores.

Chrome DevTools: Se no navegador Chrome você pressionar F12 (habilitar DevTools) e depois mudar para a aba “Desempenho”, você pode ativar a verificação “web vitals” para obter resultados detalhados da análise de desempenho do site.

 

Mais informação

Os Core Web Vitals são indicadores básicos para avaliar o desempenho de um site e a experiência do usuário ao acessá-lo. Se um site carrega rápido e permite que o usuário interaja de forma rápida e estável com ele, ainda é algo positivo, por isso é importante trabalhar neles.

Espero que este post tenha ajudado você a valorizá-los e que você possa usá-los para melhorar o desempenho de seus sites.

Precisa de ajuda? Conheça hoje nosso serviço de Consultoria SEO para que possamos auxiliar em seu projeto.

Adriano Luz


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