Como trabalhar com marketing digital? Passo a passo + [BÔNUS]
Imagine ter a chance de aprender tudo sobre como trabalhar com marketing digital. Ter acesso às informações que ninguém te fala.
As vantagens de trabalhar nesta área são inúmeras. Imagina poder trabalhar em qualquer lugar do mundo, precisando apenas do seu laptop e de uma conexão com a internet.
Ou ainda se livrar daquele chefe chato que não reconhece seus esforços. Não precisa acordar cedo todo dia e encarar o trânsito por horas.
E o melhor de tudo, é saber que você pode ter acesso a todas essas mordomias ganhando um salário justo pelo seu trabalho.
Sabe aquele ditado “O céu é o limite”? Pois bem, com o Marketing Digital funciona exatamente assim.
Entretanto, ao analisar tudo o que citamos acima, esse cenário pode parecer um pouco surreal. Sendo assim, se:
- Você não sabe ou não tem ideia de como trabalhar com marketing digital.
- Fica perdido com a quantidade de material que tem na internet sobre marketing digital.
- Tem receio de mudar de área e acabar não dando certo.
Este artigo é para você! E está tudo bem, ter essas dúvidas é totalmente normal no início, mas não precisa ser assim.
Os segredos para você aprender a como trabalhar com marketing digital estão a algumas rolagens de distância.
Além disso, no final deste artigo traremos um bônus incrível que vai te surpreender.
Mas antes disso, precisamos reforçar o conceito de Marketing Digital.
Índice do Conteúdo
O que é Marketing Digital?
O Marketing Digital, ou Marketing de Internet, é basicamente um conjunto de estratégias utilizadas para promover uma marca, uma pessoa, um produto ou serviço na internet.
É importante ter bastante atenção à palavra internet, pois esta é a principal diferença entre o Marketing Digital e o Marketing Tradicional.
Por exemplo, pense na primeira marca que vem à sua mente. Certo, agora você possivelmente já viu anúncios dessa marca na televisão, né?
Essa foi uma estratégia realizada pelo time de Marketing da empresa, e foi utilizada a televisão como meio de comunicação. Ou seja, faz parte de uma estratégia do Marketing Tradicional.
Passo a passo de Como trabalhar com Marketing Digital
Agora que você já sabe o que é Marketing Digital, você precisa entender qual é de fato o seu objetivo com o Marketing Online.
PASSO 1 – Como trabalhar com Marketing Digital: Entenda seu Objetivo
Quando se trata do Marketing Digital, existem diversas áreas que você pode atuar. Mas fique tranquilo, pois iremos abordar elas com maiores detalhes.
Antes de tudo, você precisa ter clareza de como pretende usar o conhecimento que irá obter a seguir.
Ficou confuso? Deixa eu te explicar.
I – Você pretende trabalhar com Marketing Digital para o seu negócio, com o intuito de aprimorar ele?
II – Seu intuito é trabalhar como freelancer, prestando serviços ou consultoria para pessoas ou empresas?
III – Ou você pretende trabalhar para uma empresa de forma fixa, como CLT por exemplo?
Por que isso é importante? Porque com isso em mente, você conseguirá adaptar melhor a forma como você vai estudar e traçar os seus objetivos.
Agora que você já tem um objetivo claro em mente, você precisa conhecer quais são as principais áreas, para entender de uma vez por todas como trabalhar com marketing digital.
PASSO 2 – Como trabalhar com marketing online: Principais áreas de Atuação
Marketing de Afiliados
Apesar do Marketing Digital ser extremamente amplo, composto por diversas áreas de atuação, o Marketing de Afiliados ainda é provavelmente a área mais conhecida e uma das mais rentáveis atualmente.
Se você não sabe o que é Marketing de Afiliados, não tem problema, irei te explicar para que não reste dúvidas.
O Marketing de Afiliados é uma estratégia em que você se une a um produto e começa a promover ele na internet, e se alguém comprar de você, você recebe uma comissão.
Ainda não entendeu? Fique tranquilo. Segue uma analogia para deixar um pouco mais claro.
Você tem um tio que irá vender um Curso Online de Inglês. Através de plataformas online, seu tio irá se cadastrar nela e posteriormente, irá cadastrar o produto, neste caso o curso de inglês online.
Depois você irá preencher seus dados e também irá entrar na plataforma. Uma vez dentro, você pode se afiliar ou se unir ao produto do seu tio, e após se unir, você receberá um link.
Com esse link, você vai começar a divulgar esse produto na internet, e se alguém clicar nesse link e comprar, você receberá uma comissão sobre a venda.
Para trabalhar com Marketing de Afiliados, as duas principais estratégias são: Tráfego Pago e Tráfego Orgânico.
Tráfego Pago
Antes de entender o que é tráfego pago, você precisa entender o que é tráfego.
Imagine que você tem uma loja no Centro da cidade e ela quase não recebe visitas. Você então resolve comprar um anúncio na rádio local, e após alguns dias, começa a receber mais visitantes que o normal.
Na internet, essa sua loja no centro seria por exemplo, seu site, ou sua página no Facebook, Instagram etc.
Então, o tráfego pago é uma estratégia utilizada no Marketing Digital em que você paga uma determinada quantia, ou seja, anuncia em uma plataforma, com um objetivo em mente.
E você pode estar se perguntando, beleza, eu entendi, mas como eu faço essa compra de tráfego? A resposta é: Depende!
Você compra tráfego através de ferramentas que já existem no mercado. E mais importante do que aprender a mexer nessas ferramentas, é entender a estratégia, ou seja, o objetivo do anúncio que você quer fazer.
Quais as principais ferramentas de compra de tráfego?
Facebooks Ads: No Facebook Ads, você tem a oportunidade de criar anúncios com os mais diversos objetivos, seja por exemplo:
-
- Gerar mais engajamento no seu post
- Levar o público para o seu site
- Aumentar reconhecimento da sua empresa
Google Ads: Considerado o maior buscador do mundo, o Google também oferece a opção para você realizar anúncios na internet. No Google Ads, diferentemente do Facebook Ads por exemplo, você obrigatoriamente precisa ter um site. Para aprender mais sobre esse tipo de estratégia, uma boa recomendação é o curso gpa dominio estrategico, do Caio Calderaro.
LinkedIn Ads: Outra ferramenta que vem sendo mais utilizada nos últimos anos para compra de anúncios é o LinkedIn Ads, que apesar de ser uma rede social mais profissional, oferece a compra de anúncios com os mais diversos objetivos.
Tráfego Orgânico
Agora que você já entendeu o conceito de tráfego, consequentemente ficará mais fácil entender sobre tráfego orgânico.
Se o tráfego pago é você pagar para aparecer na internet, o tráfego orgânico é justamente o contrário, ou seja, você aparece para o público sem precisar pagar.
Você pode estar se perguntando, ué, mas então se as empresas podem aparecer de graça, por que elas iriam querer investir em tráfego pago?
Para aparecer de forma gratuita, ou seja, sem precisar anunciar, a empresa precisa entender muito bem sobre SEO.
Resumidamente, SEO ou Otimizações para Motores de Busca são um conjunto de técnicas que fazem com que seu site apareça nas primeiras posições do Google.
Mídias Sociais
Você é daquelas pessoas que sempre gostou de utilizar redes sociais? Aposto que não sabia que dava pra ganhar dinheiro com isso.
O profissional de mídias sociais faz todo o planejamento de conteúdo da marca. Você pode trabalhar gerenciando Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras.
Produtor de Conteúdo
Você sempre gostou de ler e escrever? Talvez atuar na área de produção de conteúdo seja exatamente o seu perfil.
Esse tipo de profissional escreve para posts em redes sociais, artigos de blog, textos institucionais, e-mails etc.
Copywriter
Essa é uma área do Marketing Digital pouco conhecida, mas muito rentável e com poucos profissionais.
O copywriter tem o perfil similar ao produtor de conteúdo, no entanto, este profissional tem o foco maior em escrever textos com o único objetivo de conversão, ou seja, vender, fazer com que a pessoa se cadastre no formulário etc.
Possui o conhecimento muito aprofundado em técnicas de persuasão.
SEO
Conforme já abordado neste artigo, SEO trata-se de um conjunto de otimizações para levar um site a ficar na primeira página do Google.
É uma área que envolve diversos conhecimentos, como:
I – Programação de Computadores
II – Marketing Digital e Dados
III- Análise de Dados
Email Marketing
Como profissional de e-mail marketing, você será responsável por criar estratégias que têm como objetivo gerar mais leads, mais vendas, entre outros.
Infoprodutor
Caso você já tenha seu produto, como por exemplo o curso de inglês online, o seu conhecimento em Marketing Digital pode fazer com que esse produto alcance o público correto e gere para você muitas vendas.
Youtuber
Como Youtuber, você produzirá conteúdo relevante para ganhar uma audiência fiel, e com isso, vender produtos por exemplo de afiliado.
Digamos que faça review de um produto da Amazon, grave um vídeo e poste no Youtube explicando quanto pagou, o que achou do produto…
E com isso, coloque um link de afiliado na descrição do vídeo, e todo mundo que comprar nesse link, você irá receber comissão. Neste caso, temos a união tanto do produtor de conteúdo para o Youtube, como o afiliado em si.
Blogueiro
Trabalhar como blogueiro também é uma opção como você queira aprender a trabalhar com marketing digital.
Se você curte muito viajar, por exemplo, você pode criar um blog relatando as suas experiências, e ganhar dinheiro com ele de diversas formas.
Com o blog, caso você atinja um número de pessoas ou visitantes considerável, você pode monetizá-lo colocando anúncios, como afiliado ou através de parcerias.
Analista de Marketing Digital
Você pode ser um profissional generalista, em que acabou não escolhendo uma área específica para seguir, e trabalhar com:
I – Gerenciamento de redes sociais
II – Criação de anúncios em Facebook Ads / Google Ads
III – SEO.
Growth Marketer
Caso você tenha um grande gosto por números, você pode considerar a carreira profissional de Growth Marketer.
É um profissional que utiliza de forma estratégica os dados para acelerar o crescimento de empresas. Startups costumam procurar bastante profissionais que têm interesse por essa área.
Drop Shipping
No dropshipping, você tem o seu site, mais especificamente um e-commerce, e começa a vender produtos pela internet.
A grande diferença entre o dropshipping e um e-commerce “normal” é que no dropshipping, você não tem estoque do produto.
Como assim?
Você vende, por exemplo, um tênis da nike preto, e a pessoa entra no seu site e compra esse tênis.
Ou seja, no dropshipping, o dono da loja, no caso você, tem um site que vende tênis da nike, mas você não tem estes produtos em estoque.
A partir do momento em que o usuário comprar, você é que vai atrás do fornecedor, vai comprar o produto (mais barato) e colocar o endereço do usuário que comprou de você.
PASSO 3 – Como trabalhar com marketing digital: Aprimore seu conhecimento
Agora que você já sabe o que é o Marketing Digital e quais suas principais áreas de atuação, você precisa buscar formas de aprender um pouco mais sobre o Marketing Digital como um todo.
Como você pode ter percebido, Marketing Digital é um mundo, com diversas outras áreas, em que cada uma aborda uma coisa diferente.
Se você gosta de mídias sociais, você pode conhecer o básico de todas as redes sociais, mas busque se especializar em uma ou duas, como Facebook e Instagram, por exemplo.
Caso tenha gostado do mercado de afiliados, você vai precisar estudar muito sobre tráfego pago, especialmente Facebook Ads e Google Ads.
E se por exemplo você acabou gostando de SEO? Como já mencionado, Marketing Digital é um mundo, e dentro deste mundo existem outros, um deles é o SEO.
Só no SEO, você tem várias disciplinas relacionadas, como Ciência da Computação, Marketing Digital, Estratégia, Copywriting, User Experience, CRO, conhecimento em Dados e muito mais.
Por isso, talvez a lição mais importante que você deva tirar deste artigo é: Estude o básico do Marketing Digital, escolha a área que você mais gostou e foque nela. Vire um profissional especialista.
Quanto mais cedo você encontrar a área que mais se identifica, mais rápido você conseguirá se aprimorar, ou seja, vai estudar apenas sobre essa área e consequentemente, mais rápido terá resultados.
Dicas para você começar a aprender a trabalhar com Marketing Digital:
I – Faça Cursos
II – Crie um perfil no LinkedIn (caso não tenha)
III – Faça Networking
IV – Participe de grupos, fóruns, palestras e congressos
V – Leia Livros
VI – Seja Curioso
VII – Tenha mentores
PASSO 4 – Como trabalhar com marketing digital: Pratique muito e Teste
Após ter visto o básico do Marketing Digital, você já deve estar estudando de forma mais aprofundada a área escolhida, certo?
Porém não basta apenas estudar. O ser humano não aprende apenas com a teoria, é preciso praticar.
Somente praticando que você vai conseguir absorver mais o conhecimento. E se possível, depois ensine. É ensinando que você vai perceber que vai reter de fato todo o conhecimento.
Mais uma vez, se você gostou de mídias sociais, não apenas estude, escolha um nicho de mercado, por exemplo emagrecimento, crie um perfil no Instagram, comece a produzir conteúdo e postar dicas de como emagrecer, melhores alimentos para emagrecer, enfim, todo tipo de conteúdo relacionado com o seu nicho.
Caso você opte pelo Mercado de Afiliados e queira entender como trabalhar com marketing digital, não apenas estude sobre Facebook Ads e Google Ads, conforme já mencionado.
I – Crie sua conta na Hotmart (plataforma que vende produtos digitais e permite você se afiliar a um produto)
II – Escolha um nicho
III – Se afilie a um produto
IV – Pratique o que você está aprendendo no curso de Google Ads por exemplo e vá anunciando.
V – Acompanhe os resultados dos seus anúncios
Se você gostou do SEO, não apenas estude as ferramentas.
I – Crie um site ou BLOG
II – Produza conteúdo
III – Teste as otimizações e veja se a sua página vai subir para a primeira página do Google etc.
IV – Aprenda mais sobre SEO Técnico, SEO On Page e SEO Off Page.
Ao praticar, você vai ver ao vivo as coisas funcionando, entender o que dá certo e o que não dá. E naturalmente ao praticar, você vai acabar testando.
Uma das diferenças entre o Marketing Digital e o Marketing Tradicional que conhecemos é que no Marketing Online tudo é medido.
Então testar é sempre importante, pois através de dados, você consegue entender qual anúncio foi melhor no Google Ads, por exemplo.
PASSO 5 – BÔNUS para te ajudar a entender melhor como trabalhar com marketing digital
Já falamos sobre a importância do estudo no Marketing Digital, visto que é uma área que está sempre em constante mudança.
Existe muito conteúdo gratuito de qualidade na internet, e alguns que deixam a desejar, seja por apresentar material de baixa qualidade, seja por ser conteúdos que não agregam tanto valor.
Trabalhar com Marketing Digital não é um bicho de sete cabeças
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma.Tenho certeza que você deve ter absorvido bastante informação útil neste post, mas uma delas é importante reforçar.
Lembre-se, o marketing digital é enorme! Quanto mais rápido você encontrar uma área com a qual você se identifique e aprofundar seus estudos sobre ela, mais rápidos os primeiros resultados surgirão.
Já conhecia ou seguia algumas destas dicas? E qual destas você vai seguir para crescer no marketing digital?
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