Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

Como falar em público – 10 técnicas não desmaiar tentando

como-falar-em-publico.jpg

Eu sou uma daquelas pessoas que falar em público sempre foi fatal. Em uma conversa pessoal ou em uma apresentação com quorum baixo, a ideia de enfrentar uma plateia me deixa de cabelos em pé. Recentemente decidimos compartilhar os pequenos conselhos que podem fazer toda a diferença na hora de suas apresentações.

De qualquer forma, vou deixar uma recomendação para que assista esse vídeo sobre falar em público è ==>> Como falar em público.

 

Como falar em público – Uma seleção das 10 melhores técnicas para falar em público

Pense que uma boa apresentação é fundamental na hora de vender, seja uma ideia, um estilo de vida, um produto ou até você mesmo. Na verdade, a comunicação, como tal, é uma base muito importante, pois através dela mostramos a nossa imagem ao mundo. Então aqui estão as 10 técnicas de falar em público que irão facilitar sua vida no palco.

 

1 – Mostre naturalidade

Uma das melhores técnicas para falar em público é sempre ser você mesmo e não desempenhar nenhum papel, pois isso nos faria perder a credibilidade sobre o que estamos dizendo. Se você é uma pessoa feliz, não precisa conter seu caráter, porque é uma conferência séria. Se você é tímido, não precisa se tornar uma pessoa extrovertida para fazer sua apresentação.

Você não precisa se vestir sentindo-se desconfortável; Você não precisa usar terno, gravata e sapatos para falar em público. Se você não gosta deles, não use! É melhor se vestir um pouco casual e não se preocupar durante toda a conversa sobre suas roupas.

Claro, seja você mesmo, mas respeitando o público que vai te ouvir.

 

2 – Conheça o seu público

É nisso que você mais deve pensar. Eles são as pessoas que irão ouvi-lo e você não deve permitir que eles fiquem entediados . Antes de começar a se perguntar como vai dizer as coisas, como se vestir, como se mover no espaço… você deve se colocar no lugar do “ouvinte”.

Por que você está aqui? O que você precisa? O que você espera de mim? Quanto tempo você tem? É importante que você se atenha ao que eles irão obter com a sua apresentação, e não o contrário.

Cuidado com o pedantismo ou a superestimação. Às vezes pecamos ao pensar que o público sabe tudo sobre o que vamos falar. Cuidado com isso! O público não é onisciente, por isso explique as coisas de forma ordenada e clara, sem deixar pormenores. Mas tente não exagerar, seu público não é estúpido, nem você quer que eles se sintam assim.

 

3 – O melhor no início

Use uma boa frase no início. Com isso você vai criar mais expectativa e uma maior predisposição do seu público para ouvi-lo. Você pode usar frases famosas, algumas ideias malucas ou uma piadinha. Embora tenha cuidado com o uso do humor , já que é uma das técnicas poderosas de falar em público, mas muito difícil de usar com sucesso. Nem todo mundo é feito para rir pelas mesmas coisas.

Comece de forma positiva, a atitude com que você fala também é transmitida para o público. E um sorrisinho não faz mal, pois o público ficará mais afável com você.

 

4 – Controle seus nervos

O grande dilema! O medo de falar em público é uma das fobias mais difundidas. Mais de 80% da população admite ter pânico de falar na frente de grandes concentrações de pessoas. Portanto, acalme-se, se você é um deles, você não está sozinho. Por mais que tenha lido sobre o assunto, ainda acho que não existe um remédio perfeito . Além do mais, muitos dos conselhos em artigos e livros se contradizem. Então eu acho que cada pessoa tem que encontrar os truques com os quais se sente confortável.

Embora o que você sempre tenha que ter em mente é que se você se preparou bem e conscienciosamente, as chances de algo dar errado são mínimas. Se em algum momento você congelar, respire fundo, conte até 5, beba água e retome sua fala. E se nada disso for suficiente, você pode recorrer ao típico “imagine seu público nu”.

 

5 – Prepare a apresentação

Cartas, um vídeo, material de apoio, diagramas … e acima de tudo prática, muita, muita prática. Falar em público pode ser uma dádiva, mas também é algo que se aprende, não se engane. Portanto, você sempre pode melhorar, e isso fica melhor com a preparação e a prática.

Há pessoas que praticam em frente ao espelho, outras preferem gravar-se para poderem observar e analisar-se mais tarde e outras simplesmente apresentam a sua apresentação perante amigos ou familiares. Em um ambiente mais amigável, geralmente é mais fácil sermos nós mesmos e isso nos ajuda a alcançar a segurança.

Chama tanto a atenção que até nós mesmos olhamos para ele excessivamente. Não quero dizer com isso que nos livremos completamente dos materiais, pois eles ajudam a dar pontos de inflexão, pausas, chamar a atenção ou mesmo dar um toque de humor.

Lembro-me de um professor de minha universidade que, no meio de uma aula de história da Internet , colocou a fotografia de um macaco sorridente no Power Point. Estávamos todos tomando notas como um louco, sem prestar muita atenção ao que ele dizia. E de repente, com aquela foto, todos paramos e nos olhamos sem entender nada. Ele disse: “Eu coloquei isso, bem … porque eu gosto de macacos, e queria ver um macaco” e continuou com a aula. Isso nos fez sorrir a todos, tivemos um momento de pausa que nos ajudou a voltar a nos concentrar em ouvir e assimilar o que ele nos dizia. Foi uma pausa, um toque de despertar, um toque de humor … Serviu-lhe um pouco para tudo.

 

6 – Olhe para todo o seu público

Falando em não focar no material de apoio … não se concentre em uma pessoa também! Não importa o quão importante seja, ou não importa o quão interessado o vejamos. Você está na frente de um público inteiro, seu público quer ser tratado de forma igual, então faça isso.

Use o “olhar de farol” e observe cada pessoa em sua audiência. Se for um espaço muito grande, faça por setores. O contato visual é uma arma muito poderosa, que fará o seu público prestar ainda mais atenção se pensar que você está se dirigindo a ele diretamente.

 

7 – A importância do ritmo

Não use cânticos. Quando fazemos palestras longas e altamente ensaiadas, tendemos a memorizar as palavras, bem como o ritmo e o tom. Esse é um grande erro de falar em público.

Varie sua velocidade, tom e força durante a fala. Marque bem os pontos mais importantes com força e passo lento. Deixe pausas se o que você disse exigir um tempo de reflexão por parte do público. Dê ritmo, dê vida ao discurso!

 

8 – Aponte sobre o que você está falando

Como já disse, o seu público não sabe tudo e, por mais que o título da sua apresentação dê uma ideia do que eles vão ouvir, é sempre melhor deixar bem claro. E se necessário, repita.

Se você perceber que está começando a contornar o arbusto, volte ao início. Repita o seu tema e volte daí. Para isso, será muito útil ter um esboço da apresentação completa, que você poderá mostrar ao seu público ou não.

 

9 – Falar em público = contar histórias

A narrativa é útil. Já faz algum tempo que é usado em publicidade e marketing devido ao poder de convicção que possui. Todo mundo gosta de uma boa história. Fazem com que o público se identifique com os personagens e que tudo se torne pessoal. É importante que as histórias sejam:

  • Pessoal, quanto mais melhor, porque será mais fácil para você explicá-los com naturalidade.
  • Original e extraordinário.
  • Que eles destacam algum valor do nosso discurso
  • Para que se encaixem, não faria sentido colocar histórias no meio porque são divertidas, ponto final.

 

10 – Guarde o segundo melhor para o fim

Ao iniciar a apresentação você precisa chamar a atenção para ser atendido, mas tão importante é chamá-la no final para que seja lembrado. Pense bem na sua última frase, porque é a primeira coisa que o público se lembrará ao sair da sala. Portanto, uma boa estratégia é guardar a segunda coisa mais importante do seu discurso para o final do seu discurso.

Adriano Luz


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Este site utiliza cookies para armazenamentos de dados de visitação para melhorar sua experiência.
Enviar uma mensagem!
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK
+357 biografias
PRONTAS para o Instagram
Resgatar o meu E-BOOK
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK