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Como atrair clientes para barbearia | Guia completo

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Como atrair clientes para barbearia é algo que quase todo dono se pergunta em algum momento, e por um bom motivo: você precisa de um fluxo constante de clientes para manter seu negócio em movimento. 

Então, como exatamente você pode obter mais clientes? Cada negócio é diferente, mas há várias estratégias que funcionam para os seus serviços na indústria de beleza.

Neste artigo, vamos mostrar a você algumas dessas estratégias importantes para ajudá-lo em como atrair clientes para barbearia. Embora você não precise implementar todas as estratégias de uma vez, este artigo ajudará a determinar os esforços corretos.

Como atrair clientes para barbearia

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1. Ofereça serviços e experiências incomparáveis

Frequentemente, a melhor estratégia de como atrair clientes para barbearia é fornecer serviços e experiências de negócios que as pessoas não encontrarão em nenhum outro lugar.

Os serviços de alta qualidade de sua barbearia são a base do seu negócio. A experiência de cada cliente começa quando eles entram pela porta, portanto, mantenha suas instalações sempre limpas e o tempo todo. 

Ofereça aos seus clientes os melhores tratamentos disponíveis e, em seguida, certifique-se de que seus barbeiros vão além para que se sintam em casa. Talvez você possa se concentrar em experiências ultrapersonalizadas e em agregar valor. Descubra a experiência que se alinha com sua marca e comece a partir daí. É uma ótima maneira em como atrair clientes para barbearia. 

2. Incentive as referências

As referências são ouro porque permitem que você amplie sua base de clientes com o mínimo de esforço e custos financeiros de sua parte. É por isso que você deve encorajar seus clientes existentes a exaltar sua marca e atrair pessoas. 

Crie um programa de incentivo que recompensa as pessoas por contar a seus familiares, amigos e colegas sobre os excelentes serviços de sua barbearia. Por exemplo, na estrutura do programa, um cliente pode receber um serviço gratuito ou desconto para cada amigo que enviar para você. 

3. Execute promoções

Uma boa promoção de vendas leva efetivamente os clientes a sua barbearia. Pense em maneiras de fazer descontos ou ofertas sem diminuir sua marca ou lucros. 

Você pode, por exemplo, oferecer descontos para clientes novos ou promoções de última hora para preencher vagas em sua barbearia. Outra ideia? Faça promoções sazonais por tempo limitado. 

Por exemplo, lance uma promoção de verão que oferece 20% de desconto no tratamento para barbas. Além de ser pontual (a barba tende a ressecar durante o verão), Você irá gerar um senso de urgência ao oferecer a promoção apenas durante a temporada.

4. Aumente sua presença no Google

Quando clientes em potencial fazem uma pesquisa no Google por uma barbearia, eles geralmente clicam no primeiro resultado disponível. Uma pesquisa diz que 33% dos usuários clicam no primeiro resultado de busca do Google e apenas 18% dos usuários se preocupam em selecionar o segundo resultado. 

Se sua empresa estiver classificada abaixo da 2ª posição, a maioria dos clientes em potencial nunca verá seu site. Para melhorar suas classificações no mecanismo de pesquisa e tornar seu site um ímã de reservas, redesenhe seu site para ser simples, atraente e compatível com dispositivos móveis. 

Certifique-se de que seu horário de funcionamento e guia de preços sejam fáceis de localizar. Se você tem orçamento para isso, estabeleça parceria com um web designer que já tenha alcançado bons resultados para empresas em seu setor.

Além do design, você precisará de um bom conteúdo otimizado para pesquisa. Certifique-se de que seu site tenha um conteúdo excelente e exclusivo que fale com sua clientela-alvo e incorpore palavras-chave relevantes. 

Além de otimizar seu site, também é importante fortalecer seu perfil do Google Meu Negócio. Você deseja que sua listagem de empresas apareça sempre que alguém pesquisar uma barbearia em sua área. 

Isso exige que você reivindique sua listagem do Google e insira o máximo possível de detalhes comerciais – ou seja, informações de contato, horário de funcionamento, serviços oferecidos e muito mais. 

Além de ter todos os detalhes comerciais importantes em seu perfil, adicione várias fotos e comentários em sua listagem, tornando o negócio muito mais atraente para clientes em potencial. 

Além disso, há um botão “Reservar online” em sua lista para que os clientes possam agendar um serviço imediatamente, sem ter que sair do mecanismo de pesquisa. 

5. Promova-se no Instagram

Embora existam várias redes sociais por aí, o Instagram é um dos favoritos na indústria das barbearias, principalmente por ser tão visual. O Instagram facilita a exibição de fotos e vídeos do seu trabalho, mas ele possui recursos que abrem o caminho para o envolvimento do público e construção de comunidade. 

É por isso que vale a pena ter o Instagram como parte de seus esforços em como atrair clientes para barbearia. Use a plataforma para destacar seus serviços, mostrar seu trabalho e promover as ofertas que você está apresentando. 

Certifique-se de que sua página de perfil tenha uma combinação saudável de conteúdo e postagens que colocam sua barbearia da melhor forma possível. Por exemplo, mantenha seu feed do Instagram atualizado com uma variedade de conteúdo, incluindo fotos de clientes, postagens de bem-estar, depoimentos de clientes, fotos de produtos e muito mais. 

6. Invista em RP (relações públicas)

Estabeleça um programa consistente de relações públicas que mantenha sua barbearia sob os olhos do público. Por exemplo, crie comunicados de imprensa oportunos sobre novas linhas de produtos. 

Mostre os membros da equipe que receberam recentemente a certificação em técnicas muito procuradas. Se a sua barbearia fez grandes mudanças no negócio, certifique-se de anunciá-lo. 

Distribua um comunicado à imprensa para jornais locais, estações de rádio e revistas especializadas regionais para aumentar as chances de suas notícias serem publicadas.

7. Use classificações e avaliações para atrair clientes para barbearia

Os consumidores frequentemente consultam sites de avaliação de produtos e negócios antes de tomar uma decisão de compra. Colocar seu negócio no Reclame Aqui e em outros sites de avaliação é fundamental para atrair novos clientes, especialmente a geração Y.

Você receberá dois benefícios notáveis ​​ao manter uma presença nesses sites. Primeiro, você pode compartilhar comentários positivos com clientes em potencial, aumentando assim suas chances de conversão. 

Se você receber uma avaliação negativa, acompanhar esse cliente demonstra a preocupação de sua empresa e pode levar a taxas de retenção de clientes mais altas.

Outra maneira de alavancar as avaliações na construção de clientes é apresentar suas principais avaliações na página de reservas. Os clientes em potencial podem ler sobre todas as coisas boas que seus clientes estão dizendo sobre você, o que aumenta a confiança na decisão de contratá-lo como barbeiro. 

Tenha uma guia “Avaliações” em sua página de reservas, que permite aos usuários navegar pelas avaliações da barbearia. O melhor de tudo é que essas avaliações serão de clientes verificados, então clientes em potencial podem ficar tranquilos sabendo que são legítimos. 

8. Estabeleça-se como um especialista em seu nicho

Estabeleça-se como um especialista. Ofereça-se para escrever uma coluna para o jornal local ou seja citado em sites e blogs de renome em seu setor. Embora essas táticas exijam algum esforço, você aumentará sua credibilidade na comunidade, e por fim, atrairá clientes.

Ideias de promoção para barbearia

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1. Compartilhe a inspiração via Pinterest

Se você acha que o Pinterest é apenas para mulheres, pense novamente. O Pinterest registrou um aumento de 73% no número de usuários masculinos desde 2014. Além disso, mais de 50% das novas inscrições no Pinterest são homens. 

Como os homens provavelmente são a maioria de seus clientes, o Pinterest definitivamente vale o esforço. O Pinterest simplifica o compartilhamento de ideias relevantes e acionáveis ​​com clientes em potencial. 

O melhor de tudo – não custa nada abrir uma conta comercial no Pinterest. Você pode configurar a conta, criar CTAs e publicar fotos, independentemente do tamanho do seu orçamento de publicidade. 

2. Inicie conversas no Facebook

Você pode publicar postagens em blogs, compartilhar informações sobre eventos especiais que está realizando e responder às perguntas dos clientes por meio de sua página comercial do Facebook.

Você pode até usar sua página para aprender mais sobre seu público e como atrair clientes para barbearia. Você pode ver quantas vezes eles curtiram, comentaram e compartilharam suas postagens. O Facebook for Business ainda fornece informações sobre o sexo, localização e idade do seu público.

Se precisar de leads imediatos para sua barbearia, você pode contratar uma agência de marketing no Facebook para veicular anúncios. Com os anúncios do Facebook, você pode segmentar públicos de idades e sexos em diferentes locais perto de você.

3. Fornece cortes de cabelo grátis para sessões de fotos

Os fotógrafos locais estão sempre procurando barbeiros para ajudar com suas sessões de fotos. Peça ao fotógrafo para lhe dar crédito pelas fotos publicadas. Peça permissão para postar as fotos online. 

Ou peça ao fotógrafo para marcar sua barbearia quando postar fotos online. A exposição que você obterá das imagens compensará o tempo que você dedica aos cortes de cabelo.

4. Compartilhe dicas em seu blog

Um blog é obrigatório para qualquer negócio e as barbearias não são exceção. Um blog ajudará clientes em potencial a conhecê-lo. Irá fornecer-lhes informações úteis. 

O blog também o estabelece como um especialista. É fácil e gratuito começar a fazer blogs. Precisa de algumas ideias para suas postagens no blog? Experimente estes tópicos:

  • Penteados populares para homens;
  • Os melhores produtos de penteado masculino;
  • Tendências do outono que todo homem deve conhecer;
  • Melhor corte de cabelo para formato de rosto;
  • X dicas para ajudá-lo a cuidar de sua barba.

Certifique-se de compartilhar também as postagens do seu blog em suas redes de mídia social para um alcance mais amplo.

5. Divirta os clientes com vídeos

O YouTube é o lugar para onde o mundo vai para assistir os vídeos, por isso sua barbearia precisa de um canal próprio. O YouTube tem mais de 1,9 bilhão de usuários por mês. 

Todos os dias, as pessoas assistem a mais de um bilhão de horas de vídeo na plataforma. Aproveite essas estatísticas para te ajudar em como atrair clientes para barbearia.

O YouTube é ótimo para empresas de qualquer tamanho e é gratuito. Basta reivindicar seu canal gratuito e começar a compartilhar vídeos. Depois de configurar seu canal no YouTube, use vídeos curtos para chamar a atenção, lembrar as pessoas sobre seus serviços e apresentar novos produtos.

6. Recompense clientes leais

A fidelidade do cliente é algo que toda empresa deve se esforçar para alcançar. Oferecer benefícios adicionais e exclusivos aos clientes que gastam seus suados fundos em sua barbearia é o que os fará voltar. 

Isso também os incentivará a compartilhar suas experiências positivas em sua barbearia com outras pessoas. Felizmente, é fácil começar com um programa de fidelidade. 

Há uma variedade de coisas que você pode oferecer – como uma xícara de café grátis após tantos cortes de cabelo ou um desconto no corte de cabelo para membros em um determinado dia da semana.

Considere também a criação de um vídeo no YouTube para apresentar seu programa de fidelidade. Isso pode ser usado para explicar os benefícios com mais detalhes e incentivar novos clientes a virem à sua barbearia em busca de recompensas.

Como fidelizar um cliente em uma barbearia

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A fidelização de clientes é o fator mais importante para o crescimento da sua barbearia. A indústria da beleza é extremamente competitiva, então encontrar novos clientes pode ser difícil e às vezes caro. 

A boa notícia é que, ao implementar as estratégias de fidelização de clientes para sua barbearia será discutidas neste artigo, você aumentará a retenção de clientes e garantirá o crescimento do negócio a longo prazo. 

1. Sempre remarque seus clientes

Remarcar seus clientes é sempre uma ótima maneira de garantir que seu cliente volte depois de uma boa experiência em sua barbearia, mas, infelizmente, essa estratégia fácil é frequentemente esquecida.  

Boas habilidades de remarcação devem começar antes mesmo de o cliente deixar a área de tratamento. Aborde o assunto enquanto estiver prestando seu serviço e plante a semente.

Desenvolva um roteiro de nova reserva para você e sua equipe seguirem. Usar frases no ponto de venda, como “vamos marcar você agora para o próximo mês para que possamos garantir uma reserva” ou “Uau, essa cor parece tão boa. Vamos reservar você para um retoque de 6 semanas para mantê-lo com aparência renovada”. 

Essas táticas de introdução fornecem melhores taxas de reserva, ao contrário de “Quer marcar sua próxima consulta agora? Além disso, ajuda se você remarcar seu cliente antes de iniciar o processo de pagamento.

2. A pré-reserva também é importante

A pré-reserva também é uma ótima maneira de aumentar a fidelização de clientes. É aqui que você faz várias reservas com antecedência. Isso quase sempre garante um relacionamento de longo prazo com seu cliente. 

Aproveite essa tática durante a preparação para horários de pico. Diga aos seus clientes que você estará muito ocupado na época do Natal, por isso é aconselhável que eles reservem todos os seus compromissos até o Natal. 

Ao mostrar ao seu cliente que você está zelando por ele, incentiva a pré-reserva e, assim, aumenta a confiança e a fidelização do cliente.

3. Fornece a melhor consulta ao cliente

Fornecer ao seu cliente uma consulta completa é absolutamente vital para garantir que seu serviço seja de primeira qualidade. Seu trabalho pode ser espetacular, mas se não for o que seu cliente queria ou pediu, ele não ficará feliz com o resultado e é provável que não volte.

Portanto, dedique um tempo para realmente ouvir seus clientes. Não entender as suas necessidades e desejos é uma maneira infalível de perder um cliente para seu concorrente. 

4. As primeiras impressões realmente importam

As primeiras impressões positivas são o primeiro passo para construir um relacionamento positivo com seu cliente. Quer sua primeira interação seja por telefone, por meio de seu site, nas redes sociais ou cara a cara, a impressão inicial pode fazer ou quebrar uma relação cliente-negócio.

Considere melhorar esses fatores ao fazer o primeiro contato. Você só tem uma chance, então dê o seu melhor para causar uma ótima impressão.

  • Certifique-se de que seu site seja amigável e visualmente atraente;
  • Certifique-se de que suas mídias sociais sejam atraentes e atualizadas;
  • Sempre atenda o telefone com uma saudação agradável;
  • Decore o sua barbearia de acordo com o seu nicho-alvo;
  • Verifique se sua barbearia está limpa e arrumada;
  • Certifique-se de que os funcionários estão limpos e arrumados;
  • Cumprimente seus clientes com uma atitude amigável e genuína.

5. Desenrole o tapete vermelho

Proporcionar uma ótima experiência ao cliente é outra estratégia fundamental para aumentar a fidelização de clientes. Os clientes vão a uma barbearia não apenas para receber um serviço, mas também para relaxar e se sentir mimados.  

Não cometa o erro de fornecer uma experiência de tratamento maravilhosa para um cliente pela primeira vez, então deixe seu serviço deslizar a cada visita subsequente ou seus números de clientes irão realmente cair.

Uma dica útil é registrar todos os detalhes que você considera relevantes para o seu cliente no cartão do cliente. Mostre que você está interessado em seus clientes registrando como eles tomam o chá e o café. 

Grave coisas como: quantos filhos tem, são casados, qual a ocupação etc. Uma rápida olhada nos detalhes de seus clientes antes da visita lhe dará um estímulo para uma conversa e realmente fará com que seu cliente se sinta valorizado.

6. Coloque sua equipe a bordo

Equipe feliz, clientes felizes! Ao incentivar uma cultura de trabalho positiva em sua barbearia, você cria uma atmosfera que é propícia para experiências positivas do cliente. 

Se você estiver enfrentando alguma discórdia entre seus funcionários, é importante que resolva esse problema rapidamente. Certifique-se de que sua equipe seja informada sobre a importância da fidelização de clientes e certifique-se de passar por todas as estratégias que você aprendeu aqui para que todos estejam envolvidos.  

7. Ofereça de pacotes de ofertas

Ao oferecer pacotes de negócios, você garante visitas repetidas de seus clientes. Não apenas seus clientes sentem que estão recebendo um grande desconto, mas você está se dando o benefício extra de realmente consolidar seu relacionamento a cada visita. 

Consistência é a chave aqui. Mostrar a seus clientes como cada visita é tão boa quanto a última pode realmente contar para aumentar a fidelização de clientes. Você também pode querer considerar a oferta de pacotes de produtos também. 

Educar seu cliente e recomendar produtos para levar para casa que tratam de seus problemas de barba ou cabelo pode realmente ajudar a aumentar a confiança do cliente. 

Aproveite todas as oportunidades para fazer vendas adicionais ou cruzadas, mas esteja ciente de que as recomendações devem sempre ser benéficas para o seu cliente, ou eles ficarão ressentidos se acharem que você está vendendo demais ou tentando enganá-los. Construir confiança é fundamental para aumentar a retenção de clientes da sua barbearia.

Conclusão 

Não existe uma resposta única para a questão de como atrair clientes para barbeira. Cada negócio é único, então você precisa encontrar a abordagem certa para sua barbearia. 

Teste várias estratégias e canais e acompanhe seus resultados. Ao fazer essas coisas de forma consistente, você começará a entender melhor seu mercado e atrair mais clientes ficará mais fácil. 

Lembre-se de que aumentar a fidelização de clientes da sua barbearia em apenas 5% pode ter um grande impacto no crescimento do seu negócio. Portanto, não deixe a retenção de clientes ao acaso. Você e sua equipe realmente devem estar cientes de todas essas estratégias de e como implementá-las.

Adriano Luz


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