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SEO para Youtube | Guia completo

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SEO para Youtube torna a busca do seu canal de negócios amigável para usuários no aplicativo e usuários que chegam por meio de mecanismos de pesquisa regulares. 

Atrás do Google, o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca, portanto, otimizar a presença de seu vídeo traz benefícios diretos para suas classificações SERP.

Identificamos as principais formas de SEO para youtube, para que você possa direcionar o máximo de tráfego possível por meio de vídeos.

Índice do Conteúdo

YouTube é um motor de busca

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O YouTube é um dos motores de busca mais populares. E, se o seu vídeo no YouTube cobre um tópico / palavra-chave popular, pode ser uma mina de ouro para direcionar o tráfego para o seu site, criando o reconhecimento da marca, aumentando as vendas, e a lista é infinita.

Isso se estiver devidamente otimizado (SEO). Você precisa pensar no YouTube separadamente do Google. Muitas pessoas têm uma percepção um pouco errada sobre o SEO do YouTube.

Eles tentam e/ou querem ter uma classificação elevada na busca orgânica do Google por seus vídeos no YouTube. Essa é a maneira errada de otimizar seus vídeos. Ao utilizar o SEO para YouTube, você deseja se concentrar em otimizá-los para a pesquisa do YouTube.

Você tem que pensar no YouTube como um mecanismo de pesquisa separado do Google. Os vídeos e canais do YouTube não geram muito tráfego das pesquisas orgânicas do Google.

O que significa que é improvável que seu vídeo tenha uma classificação elevada na Pesquisa Google como seria no YouTube. O Google simplesmente não exibe tantos vídeos nas primeiras posições, enquanto o YouTube exibe apenas vídeos. Portanto, pense neles separadamente.

Como o YouTube classifica os vídeos?

O YouTube declara abertamente: 

“Os vídeos são classificados de acordo com uma variedade de fatores, incluindo o quão bem o título, a descrição e o conteúdo do vídeo correspondem à consulta do espectador e certifique-se de que seja fácil para os espectadores encontrarem. 

Os resultados da pesquisa não são uma lista dos vídeos mais vistos para uma determinada consulta. Além disso, verificamos quais vídeos geraram mais engajamento para uma consulta e garantimos que seja fácil para as visualizações encontrá-los.”

Para ser claro, o SEO para Youtube é super importante, mas o engajamento é fundamental. Se seus usuários não acharem seu vídeo envolvente, não importa o quanto você se esforce para otimizá-lo, o YouTube deixará de exibi-lo.

SEO para YouTube 

SEO-para-YouTube-1

Existem três fases principais de SEO do YouTube:

  • Otimizando antes de carregar seu vídeo;
  • Carregando seu vídeo e otimizando as configurações do YouTube corretamente;
  • Promover o seu vídeo.

Todos os três estágios desempenham um papel vital em seu sucesso de marketing no YouTube.

1. Encontre a palavra-chave ideal

Você precisa encontrar a palavra-chave ideal para cada um de seus vídeos. Se você estiver apenas começando, reúna uma lista de ideias de palavras-chave. Digite suas palavras-chave na pesquisa do YouTube para ver o que aparece. 

O YouTube começará a preencher automaticamente e fornecerá a você várias palavras-chave relacionadas às suas. Isso ajudará você a gerar uma lista de ideias de palavras-chave.

O YouTube tende a classificar melhor os vídeos que incluem estes tipos de palavras-chave:

  • Como fazer (preencha o espaço em branco);
  • Avaliações;
  • Tutoriais;
  • Vídeos engraçados;
  • Vídeos relacionados a esportes e fitness.

Segmente palavras-chave de cauda longa. Você também deve aproveitar as vantagens do relatório “Fonte de tráfego: pesquisa do YouTube”, que mostra todas as palavras-chave usadas pelos pesquisadores para localizar seus vídeos. 

É claro que alguns deles não serão uma surpresa, mas outros o iluminarão e permitirão que você adicione à sua lista de palavras-chave de sucesso.

Espie seus concorrentes em busca de qualquer termo de pesquisa que você encontre com uma boa classificação no YouTube e que seja apropriado para o seu vídeo. Veja quais títulos, descrições e tags eles estão usando.

Lembre-se de palavras-chave de baixa concorrência são as melhores. Eles fazem você se destacar. Se você estiver usando as mesmas palavras-chave que todo mundo, provavelmente ficará enterrado no esmagador universo do YouTube.

Isso significa que a palavra-chave se enquadra na categoria de um ponto ideal de palavra-chave para você, deixando muito espaço para classificação (para canais que têm muitos assinantes).

2. Foco na criação de vídeos mais longos e retenção de público

Existem alguns fatores de classificação do YouTube que precisamos levar em consideração quando se trata de retenção e duração do vídeo:

  • Duração do vídeo;
  • Retenção de público;
  • Tempo total de exibição;
  • Tempo de sessão.

A retenção de público, que é um fator significativo de classificação, é a porcentagem do vídeo que um espectador assiste. Quanto mais tempo alguém assistir ao seu vídeo, melhor.

Vamos fazer algumas contas de retenção de público: A pessoa A cria um vídeo de dois minutos. A pessoa B cria um vídeo de cinco minutos. Cada vídeo tem a mesma retenção de público de 50%.

Qual vídeo o YouTube promoverá mais ou eles são iguais? A resposta é: o vídeo da pessoa B superará o vídeo da pessoa A. Por quê? 50% do vídeo da pessoa A é igual a um minuto. 50% do vídeo da pessoa B é igual a dois minutos e meio. Dois minutos e meio são mais longos do que um minuto.

O YouTube quer promover vídeos que as pessoas assistam por um período mais longo. Ou seja, quanto mais minutos as pessoas assistem ao seu vídeo, maior é a probabilidade de o YouTube impulsionar sua classificação.

E sim, todos nós ouvimos que tanto o YouTube quanto seus usuários querem vídeos curtos. Não acredite nisso, as métricas dizem diferente. Muitos testes concluíram que os vídeos mais longos superam os vídeos mais curtos.

Observe que isso não significa que você deve arrastar seu vídeo para ficar mais longo apenas para tentar aumentar sua classificação no YouTube. Seja sempre informativo e pare quando fizer sentido.

Se o seu vídeo fede, ninguém vai assisti-lo, não importa a quantidade de SEO para Youtube que você coloque nele. Além disso, ao criar seu vídeo, esteja preparado. Sem rodeios, sem gagueira, fique no alvo e se envolva com seu público.

O tempo total de exibição também é um fator de classificação. O tempo total de exibição é o número acumulado de minutos que as pessoas assistiram ao seu vídeo ao longo de sua vida.

Como você desenvolve um vídeo de alta retenção para o YouTube que aumentará o tempo total de exibição? Aqui estão algumas dicas:

  • Inclua um resumo do que seu vídeo cobre (incluindo sua frase de palavra-chave) no início;
  • Vá direto ao conteúdo – mantenha a introdução curta;
  • Faça os espectadores quererem ficar até o final, visualizando o que está por vir (no final do seu vídeo) no início do seu vídeo. Dê-lhes um motivo para ficarem por perto;
  • Inclua sua palavra-chave em todo o vídeo;
  • Inclua palavras-chave associadas à palavra-chave para que os algoritmos possam identificar a intenção;
  • Mencione a localização no vídeo para ajudar com seu SEO local.

Há também outro fator de classificação que muitos não levam em consideração: o tempo da sessão. O tempo da sessão é o tempo total que uma pessoa passa no YouTube depois de começar a assistir ao seu vídeo.

Se uma pessoa assiste seu vídeo (parcial ou totalmente) e depois sai do YouTube, isso é uma perda para o YouTube. Agora, se alguém assistir ao seu vídeo e depois ficar no YouTube para assistir outro vídeo, é uma vitória para o YouTube.

Se eles permanecerem no YouTube e assistirem a outro de seus vídeos, será uma vitória dupla para você, pois o YouTube aumentará sua classificação e fará com que você apareça na seção de vídeos sugeridos.

O que você faz para garantir que alguém permaneça em seu canal do YouTube por um período prolongado de sessão? Otimize sua lista de reprodução.

Por enquanto, apenas observe que se alguém assistir a um de seus vídeos em uma lista de reprodução, o próximo será reproduzido automaticamente. Lembre-se de que você não precisa de todo o jazz e despesas com equipamentos para fazer seus vídeos. 

Na verdade, você pode criar facilmente um vídeo sozinho com seu smartphone, se desejar. Isso não quer dizer que a apresentação não importa. Faça com que tenha a melhor aparência possível, sem contratar uma equipe inteira. 

Contanto que você forneça as informações pertinentes que eles desejam, seu público ficará mais do que satisfeito. Eles ficam para as informações, não para a qualidade da iluminação.

3. Otimize seu canal

Otimize seu canal para mais visualizações e assinantes. Como? Concentre-se no cabeçalho, nas listas de reprodução e na seção sobre. Você pode encontrar as dimensões exatas aqui. 

Imagem de cabeçalho

Certifique-se de que a imagem do cabeçalho tenha o tamanho adequado e seja visualmente atraente. Além disso, adicione links para seus outros sites sociais e website.

Ícone do canal

Tão necessário quanto a imagem do cabeçalho, certifique-se de que seu ícone tenha uma aparência profissional.

Vídeo Trailer

Crie um vídeo de introdução de trailer que dê as boas-vindas às pessoas e lhes diga resumidamente do que se trata seu canal e por que elas devem se inscrever. Fale para quem seu canal foi criado no início do vídeo. Termine o trailer com um CTA (call to action) para se inscrever.

Seção Sobre

Se você não otimizou sua seção sobre para as principais palavras-chave que deseja classificar, você está perdendo. Preencha a seção sobre.

Uma página sobre bem otimizada também pode classificar no YouTube para palavras-chave populares. Use as palavras-chave que você deseja classificar.

Playlists

Configure listas de reprodução e adicione-as à sua página geral. Use títulos de listas de reprodução ricos em benefícios. Dê à sua lista de reprodução um nome atraente que incentive alguém a clicar.

Também recomendamos ter pelo menos quatro vídeos em cada lista de reprodução. Como depois que o YouTube reproduz o primeiro vídeo, uma pessoa acessa, ele reproduz o próximo na lista de reprodução. Se o espectador continuar assistindo aos vídeos a seguir na lista de reprodução, isso aumentará o tempo da sessão.

Agora que cobrimos as melhores práticas de SEO para Youtube, vamos mergulhar em como otimizar seu vídeo ao carregá-lo.

SEO para YouTube

O YouTube permite que os usuários insiram manualmente o título do vídeo, descrição, tags, etc. Todos esses itens tornam mais fácil para o seu público ideal encontrá-lo. Todos esses itens e os listados abaixo devem ser otimizados de maneira ideal desde o início.

Mude o nome do seu vídeo antes de carregar. Antes de enviar seu vídeo, altere o nome dele para incluir sua palavra-chave.

Escreva um título descritivo rico em palavras-chave

Você já fez sua pesquisa de palavras-chave antes, então isso deve ser fácil. Certifique-se de obter a palavra-chave para a qual deseja classificar o mais cedo possível na descrição e torne o título interessante para motivar as pessoas a clicarem.

Crie uma descrição longa

A maioria das pessoas escreve uma breve descrição de poucas frases. A descrição do seu vídeo ajuda o YouTube e o Google a entender o contexto do seu vídeo. E quanto melhor eles entenderem seu vídeo, mais alta será sua classificação (e com mais frequência aparecerá na barra lateral de vídeos sugeridos).

  • Inclua sua palavra-chave nas primeiras 25 palavras;
  • Faça a descrição de pelo menos 250 palavras;
  • Use sua palavra-chave de 2 a 4 vezes;
  • Inclua links para materiais de referência em seu site.

Adicione carimbos de data/hora que correlacionam seu texto ao tempo no vídeo. Isso permite que os visualizadores pule para a seção que procuram, ajudando a um melhor envolvimento.

Adicionar CTA (call to action). Sugira que eles se inscrevam em seu canal ou alerta de spoiler: continue lendo, temos o CTA final um pouco mais adiante neste post, quando nos aprofundarmos em como aumentar a interação do público.    

Faça o que fizer, não escreva uma descrição simples, nem mesmo se estiver copiando do seu próprio site. Quanto mais exclusivo, melhor. Você deseja que sua descrição chame a atenção do usuário, então pense como seus usuários ao escrevê-la. 

Adicione Tags

Essas marcas não são tão importantes quanto o título e a descrição, mas se você tentar usar sua primeira marca como a palavra-chave exata, então algumas variações e palavras-chave que descrevem o tópico geral.

Suas tags são apenas para o YouTube, seus usuários não as veem, então fique à vontade para usar quantas tags fizerem sentido. Use uma ferramenta como o TubeBuddy para ajudá-lo a escolher as tags que chamam sua atenção. 

Escreva um Script

Não estamos dizendo para simplesmente ler um pedaço de papel enquanto você grava seu vídeo. Mas ter um roteiro vai ajudá-lo a ser mais conciso, acabar com aqueles ‘hums’ desconfortáveis ​​e ajudá-lo a permanecer no ponto.

Pratique seu script de antemão e trabalhe para ser natural com ele. Você conhece essas coisas. Você escreveu. É o seu negócio. Portanto, torne-o envolvente e orgânico. Vá direto ao ponto e torne-o pessoal.

Adicionar transcrições

Adicionar transcrições fornece ao YouTube mais informações sobre o conteúdo do seu vídeo. Você precisa carregar sua transcrição manualmente.

Eu sempre sugiro que aqueles que estão se concentrando em SEO local inclua suas palavras de variável de localização no conteúdo dos vídeos. Não faça suposições no YouTube.

Sim, o YouTube pode detectar tópicos e palavras-chave de seu vídeo, mas você precisa enviar uma transcrição manualmente para otimizá-lo. 

Crie uma miniatura personalizada incrível

Se você não criar sua própria miniatura (o que os usuários veem antes de clicarem em seu vídeo), o YouTube escolherá uma seção aleatória de seu vídeo e é isso que está acontecendo no mundo.

Então, você definitivamente deveria criar sua própria miniatura. Seja o mais único possível para se destacar. Use um texto que inspire um clique. Torne isso divertido, se for o caso. Torne-o pessoal, se for o caso. Faça você.

Você é o único aspecto da sua empresa que nenhuma outra empresa possui. Portanto, conheça seus usuários, mas permitindo que eles conheçam você. 

Aumente a interação do público

Os sinais de interação do público são um grande fator de classificação para o YouTube. Isso significa que quanto mais curtidas, comentários e assinantes, mais o YouTube mostrará seu vídeo para mais pessoas.

Como obter mais sinais interativos do público?

Em vez de pedir aos espectadores que compartilhem suas ideias, dê a eles perguntas de múltipla escolha fáceis de responder. Isso torna muito simples para eles comentarem. E as pessoas adoram dar sua opinião.

Quando alguém comenta no seu vídeo, é fundamental que você responda pessoalmente. Isso aumenta a probabilidade deles comentarem novamente e ajuda a construir um relacionamento, posicionando você.

Além disso, quanto mais interação positiva alguém tiver com seu vídeo, maior será a probabilidade de compartilhar e recomendar seus vídeos.

Ótimo, você carregou e otimizou seu vídeo, e agora?

As primeiras 24 horas são importantes

Ao contrário do SEO tradicional para sites, onde você continua a ganhar impulso com o tempo prolongado de seu conteúdo, o YouTube é diferente. Se o seu vídeo tiver um bom desempenho nas primeiras 24 horas, é um vencedor.

Caso contrário, você deve enviar seus melhores esforços para melhorar as classificações, mas é provável que você não veja um grande salto nas classificações.

Então, o que você pode fazer para ganhar tráfego e impulso nesse primeiro período de tempo crucial? Compartilhe seus vídeos e responda a esses comentários.

Promova mais o seu vídeo

Você pode estar sob o equívoco muito comum de que quanto mais vídeos houver, melhor. Simplesmente não é verdade. Não se trata do número de vídeos no YouTube, mas da qualidade e relevância deles. O YouTube não está procurando mais vídeos, está procurando os melhores.

Assim que tiver um vídeo excelente em seu currículo, promova-o. E continue promovendo. As pessoas vão assistir por anos. Literalmente. Certifique-se de enviar seu vídeo do YouTube por meio de todos os canais de mídia social e envie por e-mail para seu banco de dados.

Outras maneiras de promover seu vídeo

Escreva uma postagem no blog sobre o mesmo tópico e incorpore o vídeo a ela. Você pode usar uma variação de sua transcrição. Se você não quiser digitar tudo, procure alguém para transcrever para você.

Use um link em todos os e-mails enviados por sua equipe na assinatura do e-mail. Adicione uma linha como “Confira nosso último vídeo do YouTube” com o link.

Aumente as postagens de mídia social que incluem o vídeo. Execute uma campanha do AdWords. Anuncie no YouTube. Eles têm uma variedade de opções de publicidade. Geralmente, basta criar um vídeo vencedor, fazer a otimização adequada, promovê-lo e ele cuidará do resto.

Adriano Luz


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