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Agência de Marketing Digital ou Equipe de Marketing (in-House)? O que é melhor?

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Optar entre uma Agência de Marketing Digital ou uma equipe de marketing in-house não é uma dúvida que acontece somente na sua empresa.

Os profissionais de marketing são continuamente solicitados a fazer mais (mídia social / publicidade digital / marketing por e-mail) com menos (investimento/ recursos / pessoas). À medida que as marcas estão observando suas necessidades de marketing, essa dicotomia traz à tona um debate antigo – você, como executivo de marketing ou empresário, contrata membros da equipe de marketing interna para cuidar de todas as suas necessidades, ou pretende contratar uma agência de marketing digital?

Dependendo do tamanho, das necessidades de marketing e do alcance de sua empresa, a resposta pode ser uma ou outra ou ambas. Esta decisão é importante no roteiro de crescimento e financeiro de sua instituição, e com dezenas de profissionais de marketing talentosos procurando empregos e centenas de agências digitais para escolher, por onde começar? Identificamos as quatro perguntas a seguir para ajudar a esclarecer a direção que você deve tomar para sua marca.

 

1 – Tenho um orçamento para construir um departamento de marketing?

O salário médio de um gerente de marketing pode chegar a R$ 127.000,00 por ano, enquanto uma agência digital vai custar-lhe uma mensalidade que pode variar de acordo com o escopo do projeto que irá contratar. De qualquer maneira, você deve investir – mas considere onde seu dinheiro é mais bem gasto (especialmente se eles forem limitados).

Para empresas que buscam construir um departamento de marketing, capacitar internamente algumas pessoas especializadas para lidar com as principais tarefas de marketing, como desenvolver o posicionamento da marca e mensagens, pode funcionar bem.

Ao mesmo tempo, contratar uma agência de marketing digital para fazer as tarefas do dia a dia, como relações com a mídia ou publicidade digital, pode ser a jogada certa para você. Essa abordagem pode reduzir os custos adicionais que vêm com a contratação de funcionários (encargos, treinamento, desenvolvimento profissional ou contratação de alguém para substituir uma pessoa que não dá certo) enquanto garante que você ainda tenha especialistas trabalhando no marketing de sua empresa.

 

2 – Tenho infraestrutura e recursos financeiros adequados para manter minha equipe atualizada com as tendências de treinamento e do setor?

Ter colaboradores que estão na vanguarda das técnicas e conhecimentos de seu setor é fundamental para o sucesso. Há atualizações de regulamentação e conformidade, novas tendências de desenvolvimento e inúmeras mudanças no espaço de marketing digital específico para o segmento de sua empresa.

As mídias digitais o modelo de negócios de muitas empresas, aquelas que são reativas versus proativas com as tendências do setor ficam muito atrás de seus concorrentes. Embora haja sempre treinamento que acompanha a integração de um novo funcionário, retendo esse funcionário e sua reputação de liderança depende de treinamento e desenvolvimento profissional contínuo – tudo isso consome os investimentos de Marketing de sua empresa.

Embora todo o tempo e o dinheiro sejam bem gastos, pode ser um fator estressante para os departamentos de marketing que estão funcionando de forma enxuta. As agências digitais, por outro lado, não precisam ser treinadas – sua razão de ser é ter expertise em uma área para que você não precise.

Eles estão financeiramente motivados para apresentar continuamente as tendências emergentes nas estratégias de marketing, experimentar novas ferramentas, participar de conferências e fornecer ideias para mantê-lo à frente de seus concorrentes.

Para os profissionais de marketing, as agências digitais podem servir como uma extensão de sua equipe, preenchendo lacunas de conhecimento e mão de obra para as quais você não tem recursos e, se forem um bom parceiro, produzindo resultados com pouca orientação sua.

 

3 – Posso ser objetivo sobre as estratégias e táticas que minha equipe está utilizando?

Todos nós sabemos o que é estar perto demais de algo – uma ideia, uma tarefa, uma ferramenta ou plataforma. Isso pode atrapalhar o julgamento e dificultar a tomada de decisões corretas para um projeto, e não para nós mesmos.

Como profissionais de marketing, esse conceito pode chegar perto de você – como administradores da face externa da sua empresa, pode ser difícil abandonar as mensagens, estratégias e táticas que você passou horas aprimorando e desenvolvendo.

Isso é especialmente verdadeiro se você estiver trabalhando em uma equipe pequena ou em uma equipe que está na empresa há muito tempo e está menos disposta a perturbar a maneira como as coisas eram feitas no passado.

Tanto os novos funcionários quanto sua agência de marketing digital podem ajudar a trazer uma nova vida para sua equipe de marketing e fornecer objetividade sobre sua direção como departamento. Ao injetar novas ideias e perspectivas, sejam de contratação interna ou de agência digital, você garante que não está apenas mantendo o status quo, mas continua inovando para sua empresa.

Como as opções parecem ser infinitas e em constante mudança para apresentar sua mensagem ao mundo, ser capaz de ter uma visão crítica de todos os esforços de marketing é a chave para manter uma vantagem competitiva.

 

4 – Ao examinar todas as minhas funções, quanto tempo eu / minha equipe posso dedicar exclusivamente aos esforços de marketing?

No mundo de equipes integradas e ambiente de trabalho enxuto, raramente os profissionais de marketing se concentram apenas em marketing, especialmente em níveis executivos. Sem contar a infinidade de reuniões, conferências e webinars, você também costuma ter uma função com outras equipes, incluindo vendas, finanças e operações.

Ao observar quais são suas necessidades de marketing, você deve estimar criticamente quanto do seu tempo você tem para se concentrar de todo o coração na estratégia digital, táticas individuais e execução dos esforços de marketing.

Este mesmo exercício deve ser feito para sua equipe. Conforme você reflete, pode não ter orçamento adicional para contratar um profissional de marketing completo (ou pode ter mais trabalho do que pode, mas não o suficiente para outra contratação em tempo integral). É aqui que uma agência de marketing digital pode ser a resposta.

Boas agências são ágeis – elas têm as habilidades para entrar em ação rapidamente e começar a preencher as lacunas em sua estratégia de marketing ou servir como outro membro da equipe enquanto você consegue uma nova contratação.

Com os orçamentos de marketing se estreitando e as empresas procurando gastar de forma mais inteligente, garantir que você tenha a equipe certa para executar estratégias criativas que produzam investigação e iniciem o crescimento é fundamental.

 

Outras considerações sobre ter uma Agência de Marketing Digital ou Equipe de Marketing in-house

Um outro fator importante, especialmente se a possibilidade de investimento de sua empresa é limitada, é que sua instituição não conseguirá obter um especialista em cada área em sua equipe. O Marketing Digital e suas estratégias são muito extensos e existem muitas áreas de atuação para serem exploradas pela sua empresa.

Exatamente por conta disso, é impossível encontrar profissionais de marketing especialistas em todas as áreas. Em uma Agência de Marketing Digital sua empresa possuirá especialistas nas mais diversas áreas, como em Social Media, Google Ads, SEO, Estratégia e Planejamento, entre outros.

Quando pensamos em empresas maiores, com estrutura para de departamento de marketing em vários níveis, o melhor cenário normalmente é contar com ambas as possibilidades. O volume de demandas do departamento de marketing cresce consideravelmente e você notará que sua empresa precisará tanto de uma equipe de marketing in-house como também de uma Agência de Marketing Digital.

 

Em qualquer que seja o cenário de sua empresa, procure sempre uma Agência Digital que tenha resultados comprovados e que possa realmente maximizar os resultados do investimento de sua empresa. Fale hoje com um dos consultores da Webtrends, pois podemos apoiar sua empresa em todas as etapas de suas ações de markeitng.

Adriano Luz


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