SEO na página: o guia completo
Corresponder à intenção do usuário deve sempre estar em primeiro lugar, mas se você estiver lutando para classificar uma página, o SEO na página é realmente o que você precisa prestar atenção.
Felizmente, a maioria das melhorias de SEO na página podem ser feitas exatamente como parecem – diretamente na página.
Índice do Conteúdo
O que é SEO na página?
SEO na página é o ato de seguir as práticas recomendadas que o Google definiu como afetando diretamente os fatores de classificação, na própria página. Isso difere do SEO fora da página ou do link building, que pode ajudar a classificar melhor um site, construindo a autoridade geral do site.
Se esses fatores ajudam você ou não, nem sempre fica claro. Alguns são fatores diretos de classificação e outros são indiretos.
Nós os dividimos nesses grupos para ajudar a esclarecer isso com base no fato de o Google os ter definido explicitamente ou não como algo que pode melhorar sua classificação.
Nós os dividimos em dois tipos de recomendações, diretas e indiretas.
- Efeito direto no SEO: Estas recomendações podem ter um efeito imediato na classificação da sua página.
- Efeito indireto no SEO: Essas recomendações têm a capacidade de melhorar a classificação da sua página ao longo do tempo.
Tenha em mente que em todos os casos listados abaixo, há exceções à regra. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato e teremos prazer em ajudar a explicar como isso pode afetar seu site.
Garantir que o título, a tag do título e o URL da postagem estejam otimizados terá um grande impacto em como os usuários entendem sua página e na classificação de sua postagem.
H1 ou título da postagem
Palavra-chave perto da frente
O título do post (não deve ser confundido com a tag de título) é uma das partes mais importantes do seu post tanto para o leitor quanto para o Google. Portanto, você deve certificar-se de colocar a palavra-chave próximo ao início.
Não é novidade que as melhores práticas de SEO na página são questões de UX de bom senso que muitas vezes são respondidas simplesmente perguntando a si mesmo: “isso parece bom?”
Enrole em H1 Tags
No código do seu site, o título do seu post deve ser colocado entre
Tag.
Isso o torna o maior texto da página, garantindo que o foco do seu artigo seja óbvio.
Embora o agrupamento em tags H1 não afete diretamente o SEO, o tamanho do seu título é importante. O Google disse que não se importa se você tiver várias tags H1, mas, realisticamente, ter várias tags definidas com o mesmo tamanho não ajudará o leitor a entender o foco da sua postagem.
Embora não seja tão importante que o título do seu post seja tão digno de clique quanto a tag do título, se você puder combiná-los, você deve.
Etiqueta de título
Mantenha-o alinhado com o título da postagem
A tag de título da sua postagem é o que aparecerá na SERP (Search Engine Results Page). Você desejará combinar isso com as práticas recomendadas para o título da postagem, como manter a palavra-chave o mais próximo possível do início.
Mantenha-se dentro do limite de 600 pixels
Não tenha medo de combinar o título do post, mas saiba que o Google tem um limite de largura de pixels para tags de título. Use uma ferramenta como a da postagem da tag de título do Moz para verificar seu comprimento.
Torne-o digno de clique
A outra coisa a observar é que você está disputando a atenção no SERP com todos os outros resultados de pesquisa, então você deseja tentar se destacar e motivar os usuários a clicar.
Como você faz isso?
Temos um post completo sobre tags de título que descreve nossa ideologia sobre o que gera cliques.
Aqui estão algumas maneiras de conseguir isso:
- Apoie-se na sua marca. Se você é uma marca bem conhecida, usar o nome de sua marca pode ajudar a atrair um clique porque sinaliza confiança. (Mas lembre-se de mantê-lo dentro do limite de pixels para que não seja cortado!)
- Adicione sinais de frescor. A atualidade da postagem é algo que abordaremos mais tarde, mas para tópicos oportunos, exibir o ano com destaque na tag de título também pode ajudar na taxa de cliques.
- Forneça uma alternativa.Se todas as postagens no SERP seguem um formato, você pode ser o estranho? Você pode fornecer uma nova visão que o ajudará a se destacar? Por exemplo, para a palavra-chave “mudar para San Diego”, a maioria das marcas se concentra em por que você deveria se mudar para San Diego. Mas a segunda parte da classificação se destaca por fornecer uma visão alternativa com uma postagem sobre por que você não deveria mudar para San Diego. (Observe que você não deseja fornecer um ângulo alternativo que esteja tão distante da intenção do usuário que não faça sentido classificar.)
- Velocidade.Explique aos usuários com que rapidez eles conseguirão alcançar tudo o que você está escrevendo. Você encontrará gatilhos de clique como “em menos de um minuto” ou “em 4 etapas simples” em consultas “como fazer”, como “como ganhar dinheiro”.
- Guias completos. Os usuários gostam de saber que estão aprendendo tudo o que precisam saber. Portanto, uma forma mais específica de mostrar o volume sem usar números é usar palavras como “Guia Completo” ou “Guia Definitivo”. Dessa forma, você garante ao usuário que ele só precisa clicar na sua postagem e na de mais ninguém.
- Superando a concorrência.Outra maneira de pensar em adicionar volume é superar a concorrência, fornecendo um número maior do que a classificação atual. Como criadores de conteúdo, você sempre quer tentar fazer algo melhor do que a classificação atual. Isso ajudará você a se destacar. De uma forma muito básica, este é o princípio por trás da “técnica do arranha-céu” popularizada por Brian Dean. Tenha em mente, porém, que nem todas as consultas merecem um número maior. Às vezes, ficar abaixo da classificação atual também pode ajudar sua postagem a se destacar e até mesmo a responder melhor à consulta. Ross aborda isso em seu post sobre quando a técnica do arranha-céu pode falhar.
- Menor preço. Isso não se aplica a todas as consultas existentes, mas em alguns mercados onde o preço em si é fundamental para o produto (como taxas de hipotecas), exiba seus preços baixos para motivar os usuários a clicar.
Mas espere, a taxa de cliques é um fator de classificação?!
Esta é uma batalha que trava na comunidade SEO. A resposta clara do Google é não, mas talvez sim em alguns casos. O fato é que se sua postagem está sendo clicada, significa que o tráfego está indo para o seu site, o que deve ser seu objetivo final, não importa o que aconteça.
URL da postagem
Mantenha o URL o mais curto possível
O URL deve ser o mais curto possível e ainda conter a palavra-chave, mas ainda assim fornecer ao usuário (e ao Google) contexto sobre onde ele está em seu site.
Inclua a palavra-chave, mas evite duplicá-la
A escolha do URL é uma das primeiras áreas em que os usuários enfrentam problemas devido ao excesso de otimização. Este é um termo vago, mas um tanto confirmado pelo Google, onde você pode prejudicar sua classificação ao tentar fazer muito.
Usar sua palavra-chave principal várias vezes em um URL é uma maneira flagrante de fazer isso. Por exemplo, se você escrever uma página para classificar “tipos de flores”, não deveria dizer:
site.com/flowers/types-of-flowers/
Em vez disso, você deveria dizer:
site.com/flowers/types
Nem todo URL precisa corresponder exatamente ao título da postagem e/ou palavra-chave, mas ainda deve conter as mesmas palavras-chave.
Use subpastas para evitar otimização excessiva
Use a arquitetura do seu site a seu favor para fornecer contexto a uma página.
Por exemplo (seguindo nosso exemplo de flores), se sua página é sobre orquídeas e faz parte de uma coleção de flores, você pode usar uma estrutura de URL como site.com/flowers/orchids. O usuário saberá imediatamente que está acessando uma página sobre orquídeas.
Rand Fishkin tem uma boa postagem no Moz sobre as melhores práticas de URL que descreve o equilíbrio entre URLs legíveis e URLs não legíveis.
Eu sei exatamente o que esperar!
site.com/10-easy-to-grow-lillies
Eu tenho uma ideia do que esperar
site.com/pub/post?ID=32&nm=easy-lillies
Não me sinto bem em clicar neste!
jkn98.site.cc/7432erf/i?/HXID=54alm0934721r&qry=l#loaddelay
Remova palavras irrelevantes como -e, -o
Nossa última observação é que você não precisa incluir palavras irrelevantes como “o” ou “e”, desde quejá que a intenção da sua peça permanece a mesma.
Acima da dobra
Todo o conteúdo no terço superior da página (antes de o usuário rolar) é conhecido como conteúdo “acima da dobra” em um desktop. Otimize esta seção, pois ela será visualizada primeiro!
Imagem de cabeçalho
O cabeçalho ou herói é a primeira imagem em sua postagem e pode ser a primeira imagem que um usuário verá de sua marca, então você quer ter certeza de começar com o pé direito.
Mantenha o estilo consistente com sua marca
Certifique-se de que essas imagens sejam consistentes com o resto do seu site do ponto de vista do design. Tente usar as mesmas cores e estilos.
Considere adicionar elementos animados para destacá-lo
Uma maneira fácil de aumentar o nível de seus cabeçalhos e destacá-los é adicionar animações, assim como nossa postagem de estatísticas de marketing de conteúdo.
Se você precisar usar imagens de banco de imagens, escolha imagens exclusivas e de alta qualidade. Embora usar fotos de sites de fotos gratuitas como Pexels ou Unsplash possa parecer uma opção excelente e de baixo custo para sua startup, você terá dificuldade em distinguir sua postagem e marca de outras startups que também usam as mesmas imagens gratuitas.
O Google se preocupa com o uso de imagens de banco de dados?
Não, eles foram diretos e disseram que não preferem um ao outro (embora tenham dito que no futuro poderiam considerar isso!).
No entanto, tem havido muitos estudos que mostram que os usuários podem distinguir facilmente fotos de banco de imagens de fotos reais. Se um cliente achar que você está sendo falso desde o início, ele sairá rapidamente do seu site.
Minimize os tamanhos dos arquivos de imagem
Qualquer que seja o caminho que você escolher, você desejará manter o tamanho do arquivo baixo. Imagens de cabeçalho grandes podem facilmente diminuir a velocidade de carregamento da página, o que, como veremos a seguir, é um fator de classificação.
Autor
Use autores confiáveis para o tópico e nome do autor da lista
Listar um autor não é necessário em todas as páginas. Para postagens em blogs ou artigos de notícias em que um nome carrega algum nível de confiança, os autores são um sinal positivo.
Mais importante ainda, há alguns relatos de sites que se recuperaram da atualização do Google Medic após criarem biografias de autores, porque ajudam a ilustrar um nível de especialização.
(Nota: O nome do autor por si só pode não ser suficiente se for uma pessoa desconhecida. É importante mostrar também ao usuário por que o autor específico é um especialista. Para fazer isso, crie seções de biografia como fazemos na parte inferior de nossas postagens ou crie um link para a página de biografia de um autor.)
Esta é uma grande parte dos três grandes princípios de classificação do Google, conhecidos como EAT ou Expertise, Authority and Trust. Marie Haynes faz um ótimo trabalho ao explicar o EAT, mas também por que e como empregar biografias de autores.
Link para ou listar biografia sempre que possível
Essas biografias normalmente podem ter um link para uma página de biografia, como a Forbes faz, ou você pode listar a biografia completa na parte inferior da página, como fazemos nas postagens do Siege.
Data de postagem
As datas podem ajudar a mostrar frescor
Mencionamos anteriormente como colocar o ano na tag de título faz com que as pessoas cliquem. O mesmo acontece com a data de postagem. Nem toda postagem de blog precisa de uma data, mas em alguns setores, como o de notícias, ela é muito importante.
Parte do algoritmo do Google inclui um trecho que explica Query Deserves Freshness, que essencialmente diz que existem alguns setores onde conteúdo “fresco” ou novo é importante.
Temos um vídeo sobre a importância de manter seu conteúdo atualizado. Resumindo, você deve usar o SERP como guia para saber quão recente sua postagem deve ser para classificação. Se todos os seus concorrentes produzem conteúdo novo, você também deveria.
Em geral, conteúdo antigo e desatualizado pode facilmente derrubar seu site e suas classificações se ninguém ler essas postagens.
Além de ter a data de postagem em sua página, o Google também exibe a data no SERP, portanto, ter uma data atualizada é igualmente importante – especialmente se as datas de todos os outros forem mais recentes que as suas.
E aquele estudo que mostrou que adicionar datas de postagem levou a uma queda nas classificações? Vamos mergulhar nisso a seguir.
Certifique-se de que o conteúdo esteja atualizado
Bem, se você for exibir datas, você precisa ter certeza de que seu o conteúdo está realmente atualizado. Destacar repentinamente todo o seu conteúdo de 2013 para o Google e seus usuários não vai adiantar nada.
Não manipule
Uma última observação aqui é que, no passado, os usuários tentaram manipular essas datas atualizando-as automaticamente. O Google disse que isso irá prejudicá-lo no longo prazo. Essencialmente, o Google simplesmente deixará de acreditar que suas datas sinalizam novidade.
Eles também disseram em uma patente de 2011 que, ao alterar uma data e atualizar o conteúdo, você precisa atualizar uma quantidade considerável para que reconheçam sua postagem como “fresca”.
Embora isso tenha sido um tanto refutado pela Moz em 2015, não adianta simplesmente alterar a data de uma postagem. Que valor isso fornece ao usuário?
Breadcrumb / Categoria
Permite que o usuário clique em outras áreas
Simplificando, a exibição de categorias pode motivar os usuários a clicar em mais postagens se quiserem ver mais do que você escreveu sobre um determinado tópico.
Exibir para que o Google possa entender a estrutura do site
Há uma pequena diferença entre a categoria e a localização atual, mas essencialmente elas têm o mesmo propósito, que é orientar o usuário. Também ajuda a explicar ao Google como seu site está estruturado.
A localização atual é normalmente usada em sites de comércio eletrônico para designar coisas como histórico de navegação (em qual página você clicou antes), categorização de produtos e hierarquia do site (mostrando sua posição na estrutura do site).
Cópia de introdução
A introdução deve chamar a atenção
Neste ponto da peça, você deve pegue o usuário atenção.
Uma das piores coisas que um usuário pode fazer é entrar no seu site e sair imediatamente sem clicar em nada. Isso diz ao Google que os usuários acham que seu site não é uma boa resposta para suas dúvidas.
Não se preocupe – você não precisa ser Ernest Hemingway ou Malcolm Gladwell para manter um usuário em sua página.
Apenas mantenha-os lendo. Temos uma postagem inteira com dicas de redação para SEO para ajudá-lo a começar.
Incluir a palavra-chave principal
Uma das coisas principais é certificar-se de usar a palavra-chave principal no parágrafo do título. Isso ajuda a garantir que tanto o Google quanto o usuário vejam isso mais cedo. Normalmente, quanto mais informações houver na página, mais importância o Google dará a elas.
Contente
É aqui que você precisa colocar a essência da sua postagem. Concentre-se em corresponder à intenção do usuário e ao mesmo tempo fazer um trabalho melhor do que a classificação atual.
Intenção de pesquisa correspondente
A primeira coisa a considerar é que você corresponda à intenção de pesquisa. Sua “intenção” pode ser inferida a partir da palavra-chave, mas também dos resultados no SERP.
Use o SERP como seu guia
Use o SERP como um guia sobre o que incluir em sua postagem e como organizá-la. Se você vir muitos anúncios e páginas de produtos classificados para uma palavra-chave específica, é provável que o usuário esteja querendo comprar.
Mas se você vir uma SERP que lista “11 maneiras principais de fazer X” ou “O guia definitivo para X”, o usuário provavelmente tem um objetivo muito diferente em mente.
Não corresponder à intenção da sua palavra-chave é um dos principais motivos pelos quais uma postagem não será classificada.
Combine a intenção do usuário
Outra maneira de pensar sobre isso é determinando a intenção de pesquisa. Existem 3-4 intenções de pesquisa principais (dependendo de para quem você pergunta).
Informativo – O usuário deseja informações sobre algo, como a capital do Texas, ou quanto custa ter um barco.
De navegação – O usuário sabe para onde quer ir e pesquisa o nome daquele site/loja/loja específico e provavelmente clicará na página inicial desse site.
Transacional – São usuários que querem comprar algo agora.
Você também pode rolar comercial intenção ali, onde o usuário está pensando em comprar algo, mas primeiro deseja mais informações sobre isso. Seria uma palavra-chave como “avaliações de velas” ou “Samsung TV vs Vizio TV”.
Mas, em essência, você quer descobrir se o seu usuário deseja navegar, aprender ou comprar. Então você pode construir sua página para corresponder a essa intenção.
Então, depois de corresponder à intenção de pesquisa, é hora de fazer uma postagem melhor.
Fazendo uma postagem melhor
Melhor nem sempre significa mais
Você deve sempre pensar em como pode aumentar o nível das informações disponíveis. Isso nem sempre significa fazer uma postagem mais longa. Pense na qualidade das suas informações, não na quantidade.
Como mencionamos antes, às vezes você pode fazer uma postagem mais recente. Outras vezes, você pode superar seus concorrentes listando mais resultados do que eles.
Supere a competição
Mas, novamente, você nem sempre precisa fazer algo mais longo apenas para superar alguém. Em alguns casos, você pode atualizar o tipo de conteúdo.
Se o seu concorrente usou gráficos, deixe os seus animados. Se eles incluíram um podcast, inclua um vídeo.
Tudo se resume ao que seus clientes desejam e a responder a essa consulta da melhor e mais exclusiva maneira possível para atender o usuário.
Texto na página
O conteúdo real da postagem é onde você precisa se concentrar em coisas como o uso de palavras-chave e manter o usuário engajado.
Usando subcabeçalhos
Incluir palavras-chave e palavras-chave relacionadas em H2
Ao escrever sua postagem, use seus subtítulos para incluir palavras-chave e tópicos principais e relacionados ao tópico principal da postagem.
Tente antecipar as próximas perguntas
Responda às perguntas conforme os usuários as fizerem. Uma maneira fácil de determinar essas questões é consultar a caixa People Also Ask do Google no SERP.
Sempre que for relevante, você pode incluí-las sem forçá-los. Se os usuários também fizerem essas perguntas e você puder fornecer respostas sem que eles tenham que sair do site, você os manterá na página por mais tempo.
E se as perguntas que vejo em People Also Ask não fizerem sentido ou forem repetitivas?
Se você tem certeza de que já atacou essas questões, não há necessidade de abordá-las mais de uma vez. Você deve atender primeiro o usuário, não o Google.
Às vezes, pode não fazer sentido incluir uma pergunta em sua postagem. Tudo bem – não tente forçar um ataque onde não há nenhum. Ocasionalmente, o Google também pode errar. *GASP* Nesse caso, apenas ignore.
Adicione palavras-chave ao longo
Adicione palavras-chave na postagem onde elas cabem
Em qualquer postagem centrada em uma palavra-chave, você deve garantir que essas palavras-chave também apareçam em toda a postagem.
Existe um número ideal de vezes que sua palavra-chave deve aparecer em sua postagem?
Infelizmente, não existe um número mágico para o Google. Em posts mais longos, você deve usá-los com mais frequência do que em posts mais curtos.
Use palavras-chave principais e palavras-chave relacionadas semanticamente
Além da palavra-chave principal, você também deseja adicionar palavras-chave semanticamente relacionadas. Estas são palavras-chave que têm a ver com a sua palavra-chave principal, o que ajudará a fortalecer o sinal da palavra-chave para o Google e a explicar do que se trata a sua postagem.
Então, se você escrever um post sobre jeans, você deve incluir termos como “jeans” ou “calças”.
Como você pode encontrar essas palavras-chave?
Existem ferramentas, como o Clearscope, para esse tipo de análise que analisam todos os posts de uma SERP e identificam as palavras-chave que aparecem com mais frequência.
Além dessas ferramentas, use as palavras-chave relacionadas e as caixas People Also Ask no Google.
Essas são palavras-chave que os usuários também procuram em conjunto com as palavras-chave principais.
Encaixe-os naturalmente onde quer que você possa. Provavelmente, se você estiver pesquisando uma postagem tão minuciosamente quanto deveria, naturalmente atingirá todos esses tópicos de qualquer maneira.
O que são palavras-chave LSI?
Ao adicionar palavras-chave semanticamente relacionadas a um artigo, as pessoas geralmente se referem a isso como Indexação Semântica Latente ou usam palavras-chave LSI em seus artigos. No entanto, o termo LSI é um pouco impróprio de acordo com SEO By the Sea. EnquantoO Google gosta de tópicos semanticamente relacionados nas postagens, eles não usam exatamente LSI em seus algoritmos.
Independentemente de como você decidir analisar, você deve incluir esses tópicos semelhantes em seu artigo. Mas você vai querer ter certeza de não usar essas palavras-chave em excesso a ponto de “enviar spam” para o usuário.
O que constitui spam?
O Google tem algumas diretrizes bastante óbvias que apresentam nesta postagem, usando um exemplo de um site falso de venda de charutos.
Embora essas diretrizes sejam úteis, você deve ser capaz de fazer o teste do globo ocular.
Sua postagem (incluindo os cabeçalhos) deve ser lida da forma mais natural possível. Se você está forçando uma palavra-chave em uma frase onde normalmente não a colocaria, isso é ruim para a experiência do usuário.
Nível de compreensão de leitura
Entenda os níveis de compreensão
Existem muitos testes de nível de leitura por aí e alguns plug-ins como o Yoast até avaliam o nível de compreensão de leitura da sua cópia. Isso pode ajudá-lo a atender melhor ao seu público.
Um estudo de sites online relacionados à saúde mostrou que qualquer coisa acima do nível de leitura da 7ª série acrescenta “compreensão comprometida”.
Escreva de forma simples, mas não escreva para os usuários
Escrever para o seu público não significa emburrecê-lo. Uma citação do livro de Ann Handley Todo mundo escreve diz: “Suponha que o leitor não saiba nada. Mas não presuma que o leitor é estúpido.”
Em outras palavras, fale de forma simples e clara e diga exatamente o que você precisa dizer – nada mais.
Evite jargão
Você também deve evitar usar jargões, chavões e qualquer outra coisa que possa afastar os leitores e fazê-los sair mais cedo da sua página.
Simplificando, você deseja aumentar o tempo que cada usuário passa em seu site para que eventualmente se tornem clientes.
Escaneabilidade
Quanto desta página você realmente leu, e não apenas digitalizou?
Use quebras de parágrafo frequentes
O leitor médio quase não lê nada na página. De acordo com um estudo do Nielsen Norman Group, apenas 16% dos usuários leem cada palavra da sua postagem.
Você pode contornar isso tornando sua postagem mais digitalizável. Isso significa fazer coisas como:
Use marcadores
- Dividir o conteúdo em seções menores
- Usando parágrafos menores
- Usando marcadores
Esta postagem analisa a legibilidade de muitos editores populares como The Verge e The Outline e, em seguida, compara suas práticas do ponto de vista técnico, como tamanho da fonte e quebras de parágrafo.
Há também um recurso útil de Usabilidade.gov que descreve muitas das melhores práticas em legibilidade.
Todos eles dizem essencialmente a mesma coisa: existem melhorias e ajustes que você pode fazer no design de sua postagem e página que ajudarão o usuário a digitalizar a página de uma forma mais organizada e eficiente.
Isso os ajuda a digerir as informações e lembrá-las, fazendo com que a visita à sua postagem valha mais a pena.
Divida em subtítulos
Dividir as informações em seções menores ajuda o usuário a entendê-las melhor, mas também as torna mais digitalizáveis. Isso os ajuda a digerir as informações e lembrá-las.
Imagens
O uso da imagem é uma parte tão importante de uma postagem que ganha sua própria seção. Mas é mais do que apenas escolher as fotos ou designs certos; há algumas coisas importantes no back-end que você também precisa considerar.
Postar imagens
Postar imagens é uma ótima maneira de dividir seu conteúdo e evitar aquelas paredes de texto. Certifique-se de que suas imagens estejam compactadas para que fiquem o menor possível, sem sacrificar a qualidade da imagem (mais sobre isso abaixo).
Use texto alternativo descritivo
O texto alternativo também é importante com imagens. Isso não apenas ajuda o Google a entender do que se trata sua postagem, tornando-a um fator de classificação, mas também é fundamental para a acessibilidade.
(Só porque é um fator de classificação, você não quer colocar palavras-chave em suas tags alt. Você pode ser penalizado com a mesma facilidade.)
A acessibilidade na Web, conforme estabelecido pela Web Accessibility Initiative (WAI), visa tornar as informações do seu site acessíveis a todos na web.
A maneira mais fácil e direta de fazer isso é fornecendo um texto alternativo descritivo.
Para realmente entender como o texto alternativo é usado e ter certeza de que você está fazendo tudo certo, tente usar um leitor de tela. O Google Docs tem um integrado. Os Macs também têm um em seus recursos de acessibilidade chamado VoiceOver.
Compactar arquivos de imagem
O tamanho do arquivo de suas imagens também é muito importante porque pode impactar negativamente a velocidade de carregamento da página, o que, como você verá, também pode prejudicar a classificação.
Se você usa WordPress, recomendamos plugins como:
Ao decidir sobre o tipo de arquivo a ser usado para as imagens de sua postagem, aqui está um resumo rápido:
- Para fotografias: .jpg
- Para gráficos complexos: .png
- Para gráficos simples com apenas algumas cores: .png de 8 bits
Alguns conselhos não técnicos sobre imagem
Abordamos isso na seção de imagens de cabeçalho, mas é importante reiterar que se você precisar usar fotos de banco de imagens, escolha-as com sabedoria. É melhor investir em fotografia e/ou design gráfico de alta qualidade sempre que possível.
Evite imagens de banco de imagens usadas em excesso
Você também deve considerar a capacidade de compartilhamento de suas imagens. Dependendo do tipo de postagem e se você criar imagens personalizadas (como fotografias ou gráficos), os usuários podem querer reutilizar, compartilhar e/ou criar links para suas imagens. Portanto, é importante planejar isso no design.
Para aproveitar ao máximo suas imagens de postagem personalizadas, você deve:
- Inclua um URL para seu site para que os usuários possam encontrar sua postagem original ao vincular
- Adicione seu logotipo
Nota rápida sobre infográficos
Se nosso objetivo é direcionar links para uma postagem, consideramos essas imagens de postagem personalizadas como “ativos compartilháveis”. Incluir ativos como esses pode ajudar a facilitar a criação de links, pois dá à pessoa que cria o link algo para compartilhar em seu site.
Aqui estão alguns dos melhores infográficos da web que reunimos e que ajudam a inspirar nosso trabalho. E embora os infográficos possam ser usados em demasia, eles ainda são muito eficaz.
Na verdade, fizemos um vídeo sobre como e por que eles ainda funcionam.
Largura e tamanho
Cada conteúdo do seu site deve ser otimizado para o leitor.
Largura da postagem
Até mesmo a largura de uma página pode ter impacto na forma como o usuário interage com ela. Geralmente, mais fino é melhor.
Mantenha a largura de 700 a 800 pixels de largura
Existem várias teorias sobre a largura ideal da postagem, mas gravitamos em torno de 700–800px de largura. De acordo com o Google, “a teoria clássica da legibilidade sugere que uma coluna ideal deve conter de 70 a 80 caracteres por linha (cerca de 8 a 10 palavras em inglês)”. Então, você vai querer uma quebra de linha a cada 10 palavras.
Ou tente usar de 50 a 65 caracteres
Outros dizem que 50 a 65 caracteres é o comprimento de linha ideal. A questão é que quanto mais longa a linha, mais difícil será para o usuário rastrear sua posição ao pular para a próxima linha.
Tamanho da fonte
Use tamanho de fonte de 18 a 22 px para facilitar a leitura
De acordo com estudos, a capacidade de leitura e a compreensão aumentam nos tamanhos 18–22 pontos.
Se você está curioso, o nosso tem 22px.
Você pode verificar o seu usando o elemento Inspecionar no Google Chrome ou usando um plugin como WhatFont.
Quebras de parágrafo
Inserir quebras de linha a cada 4-5 linhas no máximo
Com páginas da web repletas de anúncios, o espaço em branco pode parecer uma lufada de ar fresco. Quando escrevemos postagens, limitamo-las a quatro ou cinco linhas, no máximo. Resumindo, parágrafos grandes ficam enfadonhos.
Por que?
Porque os usuários online ficam entediados ao ler parágrafos grandes.
Não há nada pior do que clicar em uma postagem e ser atingido por uma parede de texto. Nem todos os parágrafos precisam ser uniformes, mas mantê-los curtos ajuda a orientar o usuário na página.
Variar o tamanho do parágrafo
Você também pode variar o tamanho de um parágrafo para ajudar a destacar determinadas informações.
Velocidade e links
Preste muita atenção na rapidez com que sua página carrega, bem como nas opções de links internos e externos.
Velocidade da página
As páginas devem carregar em menos de 3 segundos
Você deve se lembrar que em 2010 o Google nos disse abertamente que a velocidade da página era um fator de classificação. Em 2018 eles enfatizaram a importância da velocidade da página em dispositivos móveis. Na verdade, em uma postagem do blog Think With Google, eles dizem que a diferença entre a probabilidade da taxa de rejeição em páginas que levam um segundo para carregar e cinco segundos para carregar é de 90%!
Use um site como o Pingdom para entender a rapidez com que sua página carrega e como ela se compara ao resto do mundo. O Google também possui sua própria ferramenta Pagespeed Insights.
Existem várias táticas que você pode usar para garantir que sua página carregue mais rápido:
- Minimize o código. Remova o código excessivo do seu HTML, CSS ou JavaScript usando algo como HTMLMinifier ou CSSNano. O Google lista alguns recursos aqui.
- Compactar arquivos.Mantenha o tamanho de todos os seus arquivos o menor possível, incluindo HTML, CSS e JavaScript, usando software de compactação recomendado pelo Google.
- Otimize suas imagens. As imagens devem ser tão grandes quanto precisam ser, nem mais nem menos. Use .PNGs para gráficos vetoriais e .JPG para fotografia. Em seguida, certifique-se de que eles estejam compactados quando você ou seu designer os salvar.
- Reduza os redirecionamentos. Vários redirecionamentos podem causar solicitações HTTP excessivas, o que fará com que sua página fique lenta até parar.
- Melhore o tempo de resposta do seu servidor. Para solucionar problemas de resposta do servidor, o Google recomenda identificar os pontos problemáticos prestando atenção ao “Tempo até o primeiro byte”, que “representa o tempo que leva para o navegador do usuário receber o primeiro byte do conteúdo da página”.
Principais sinais vitais da Web
Os Core Web Vitals do Google são um conjunto específico de métricas que medem diferentes elementos da experiência do usuário em seu site.
Embora o Google analise uma variedade de métricas para avaliar a usabilidade do seu site, elas são as que eles consideram mais importantes.
Você pode verificar suas pontuações do Web Vital para cada um no Google Search Console em “Melhorias”. O Google tem uma ótima visão geral de como interpretar o relatório Core Vitals.
Como os Core Vitals impactarão as classificações (quanto isso impactará está em debate), é importante entender o que são e como corrigi-los.
Eles são:
LCP – Pintura com Maior Conteúdo
Simplificando, este é o tempo que leva para a maior parte da sua página carregar na visualização principal.
De acordo com o Google, o LCP precisa ocorrer dentro de 2,5 segundos ou menos quando o usuário começa a carregar a página.
FID – Atraso na primeira entrada
É assim que você pode clicar rapidamente nas coisas e fazer o navegador reagir. Para obter uma boa pontuação aqui, suas páginas precisam de um FID de 100 milissegundos ou menos.
CLS – Mudança Cumulativa de Layout
Isso analisa a quantidade de conteúdo que se move na página durante o carregamento. As páginas precisam ter um CLS de 0,1 ou menos.
Embora não existam soluções mágicas para nenhum desses problemas, existem algumas práticas recomendadas e soluções para problemas comuns. Além das muitas dicas na seção Page Speed acima, aqui estão algumas outras maneiras de solucionar seus problemas de Core Vitals:
- Configure o carregamento lento para suas imagens – Se sua página tiver muitas imagens, você pode considerar configurar um plug-in de carregamento lento para que as imagens sejam carregadas conforme o usuário rola até elas.
- Especifique a largura, altura e proporção da imagem – Esta correção simples para CLS garantirá que sua imagem tenha um espaço na página para carregar, em vez de tê-lo mudança o texto depois de carregado.
- Limpe CSS ou Javascript de bloqueio de renderização – Um plugin como o WP Rocket ajudará a melhorar o tempo de carregamento do site, otimizando a entrega de CSS e evitando aqueles bloqueadores que podem fazer com que elementos importantes carreguem mais lentamente do que outros.
O site do desenvolvedor do Google tem inúmeras ferramentas e dicas para melhorar os Core Web Vitals do seu site.
Vinculação interna
Um dos fatores de classificação mais importantes são os links internos. Esta é a maneira mais fácil para o Google ver e indexar sua postagem. Você deseja vincular internamente de duas maneiras:
- Links para outras postagens internas
- Links de outras postagens internas
Procure pelo menos 2 a 3 links internos por 1.000 palavras
Não existe um número exato de links internos que você deve ter na página, mas quanto mais longa a postagem, mais links você deve usar. Você deve tentar criar links para pelo menos duas ou três outras postagens ou páginas do seu site.
Como você sabe a quais vincular?
A melhor maneira de pensar nisso é adicionar um link sempre que quiser fornecer aos usuários mais contexto sobre um tópico. Você pode encontrar as postagens mais relevantes que escreveu sobre um tópico pesquisando seu site no Google + a palavra-chave.
Link para outras postagens relevantes para o tópico
Para encontrar uma página interna para vincular o “texto âncora” nesta postagem, é melhor pesquisar:
Texto âncora do SITE:siegemedia.com
Este post que Ross fez sobre como variar seu texto âncora para SEO seria a escolha mais relevante.
O que é texto âncora?
Texto âncora é o texto sublinhado que você usa ao vincular a outras páginas (interna e externamente).
Você sempre deseja contextualizar seu texto âncora. O texto que você escolheu sublinhar deve ajudar a informar ao Google o que que recurso se trata.
Duas outras práticas recomendadas para seu texto âncora:
- Varie o texto âncora – Muito do mesmo texto âncora pode parecer spam para o Google.
- Cerque seu texto âncora – Adicione palavras ao redor do seu texto âncora que dêem contexto ao Google e os ajudem a entender onde você está vinculando.
Link de outras postagens internas relevantes
Da mesma forma, você desejará encontrar postagens nas quais vincular sua nova postagem, para que ela se torne parte da arquitetura do site.
Você pode fazer isso da mesma forma que encontrou postagens para vincular internamente. Encontre postagens em seu site onde faria sentido incluir sua nova postagem.
Mas, novamente, você deveria nunca forçar um link em uma postagem.
Outro lugar fácil para adicionar postagens internamente é em um mapa do site HTML. Se você tiver um link para o mapa do site em sua página inicial (comumente encontrado nos rodapés), isso fará com que sua nova postagem fique a um clique da página inicial.
Por exemplo, aqui está um exemplo de mapa do site HTML.
Essa profundidade de clique torna mais fácil para o Google encontrar/indexar e terá mais peso do que um link mais profundo em seu site.
Abrir na mesma janela
Nossa última dica profissional com links internos é garantir que você configure os links para abrirem na mesma janela. Dessa forma, você pode manter os usuários engajados com seu site, em vez de arriscar que eles saiam para uma nova guia.
Link externo
Na maioria das vezes, você desejará seguir os mesmos princípios para links externos que segue para links internos. Você desejará fornecer ao usuário o contexto da página que ele está prestes a visitar (isso também transmite valor de SEO, que é a coisa ética a fazer).
Por exemplo, aqui está como criar um link para a página da categoria do Moz sobre SEO na página, que contém muitos recursos excelentes.
Link para fontes relevantes e confiáveis
Foi demonstrado que vincular a páginas confiáveis ajuda na classificação em alguns casos, mas isso não significa que vincular a toneladas de páginas irá impulsioná-lo magicamente para a página um. Os links devem ser para fontes confiáveis na área, mas não os adicione apenas por adicioná-los.
Quantos são suficientes?
Procure pelo menos 2-3 links externos
Um estudo de Cara Bowles, de Northcutt, descobriu que cinco links externos por página é uma média.
Você vai querer configurá-los para abrir em uma nova janela para não perder tráfego.
Chamada para ação
Direcione o usuário para fazer algo a seguir
Os usuários precisam ser informados sobre o que fazer a seguir. Adicionar um CTA ou call to action em sua postagem ajudará a conduzi-los para a próxima tarefa relevante. Essas tarefas devem estar vinculadas à meta que você definiu para sua página.
Esses objetivos podem incluir:
- Levando-os a uma página de conversão
- Direcionando-os para uma postagem de blog relacionada
- Oferecendo a eles um recurso para download, como um white paper, em troca de suas informações
- Pedindo que eles se inscrevam em sua lista de e-mails
- Atraí-los a compartilhar nas redes sociais, fornecendo botões de compartilhamento social
Nota rápida sobre botões de compartilhamento social
Facilitar o compartilhamento de sua postagem é uma das melhores maneiras de aumentar a audiência. Embora o compartilhamento social não tenha impacto direto nas classificações, obter o aumento do tráfego e dos links provenientes do compartilhamento social pode ajudar indiretamente na classificação.
A regra de ouro: Construa para o usuário
Criar uma postagem otimizada para as práticas recomendadas de SEO na página pode parecer uma tarefa difícil. Mas no final das contas, tudo volta para o usuário. Se você estiver adicionando um recurso que é bom para SEO, mas prejudicará a experiência do usuário, priorize o usuário.
O objetivo é criar algo excelente para o usuário. Não tenha medo de experimentar e ultrapassar os limites. É assim que um ótimo conteúdo realmente é criado. Se sua postagem não estiver classificada, volte a esta lista e ajuste-a de acordo.
E lembre-se, sempre há exceções à regra. Isto é especialmente verdadeiro com todas as recomendações listadas acima.
Se você tiver alguma dúvida ou não tiver certeza de alguma das recomendações desta postagem, sinta-se à vontade para enviar um e-mail ou conectar-se nas redes sociais.
Também atualizaremos esta lista à medida que o Google lançar novas alterações no algoritmo. Boa otimização!