Como aumentar o tráfego do site e atrair visitantes organicamente
Aumentar o tráfego do site em mais de 250.000 visitas mensais – mesmo 2.500 visitas mensais no início – pode parecer impossível. Não é. O crescimento do tráfego do site está no topo dos KPIs de qualquer empresa porque sabemos que o crescimento do tráfego leva a:
- Reconhecimento de marca
- Crescimento da receita
- Clientes recorrentes
Com isto em mente, desenvolvemos métodos testados e comprovados para um crescimento sustentável e de longo prazo na casa dos milhares (e centenas de milhares).
Na Webtrends, ajudamos nossos clientes a aumentar o tráfego do site. Conseguimos isso não uma, nem duas vezes, mas diversas vezes nos últimos anos. O tráfego sustentável do site na casa dos milhões é possível com uma estratégia repetível e alcançável.
Então, qual é o processo e como você pode replicá-lo para ver as visitas ao seu site crescerem a taxas surpreendentes? Nesta postagem, exploramos nossos métodos comprovados e confiáveis.
Índice do Conteúdo
Como aumentar o tráfego do site
Não existe um método perfeito para aumentar o tráfego do site, mas temos uma estratégia que funciona – e a prova para apoiá-la.
Ao criar repetidamente conteúdo exclusivo e bem pesquisado no funil superior ou intermediário, promover seu trabalho e usar as práticas recomendadas de SEO, você também pode esperar um crescimento.
Semelhante à técnica Skyscraper, acreditamos que é importante encontrar conteúdo digno de link para escrever, mas nossa estratégia não para por aí – sabemos que é necessária uma mistura de tópicos dignos de conteúdo, autoridade de domínio, links e repetição para criar conteúdo verdadeiramente insubstituível.
Índice
- Estabeleça a adequação do produto ao mercado
- Execute e use análise KOB
- Prepare um plano de projeto
- Priorize tópicos de links orgânicos
- Crie ótimo conteúdo
- Otimize links internos
- Mantenha seu site com aparência atualizada
- Atualize o conteúdo regularmente
- Repetir, Repetir, Repetir
1. Estabeleça a adequação produto-mercado
Antes mesmo de considerar a implementação de uma nova estratégia de tráfego do site, você precisa estabelecer a adequação do produto ao mercado.
A adequação do produto ao mercado refere-se à ideia de que os produtos ou serviços da sua empresa estão sendo comprados, usados e elogiados pelo seu público-alvo.
Se você conseguir criar um produto que satisfaça os desejos e necessidades do seu público, você já deu um passo gigantesco em direção ao crescimento do tráfego e dos negócios.
Se você já está vendo tração e tem uma autoridade crescente no setor, seu tráfego o seguirá. Além disso, até que você crie um produto ou serviço que satisfaça a adequação do produto ao mercado, você não deve concentrar seus esforços em nenhum outro lugar.
2. Execute e use análise KOB
A análise KOB, ou análise de oposição de palavras-chave a benefícios, é a próxima etapa crucial para aumentar as visitas ao seu site.
Sua análise KOB considera seu potencial de receita e ROI em combinação com os da concorrência. Priorizar primeiro o conteúdo mais benéfico e classificável pode impulsioná-lo para tópicos mais difíceis no futuro.
Depois de bastante tempo, esforço e classificações subsequentes, o tráfego do seu site deve crescer e permitir que você se concentre em outros aspectos do seu negócio.
A equação KOB para conteúdo
Originalmente popularizada por Todd Malicoat, a análise KOB tem muitas formas e níveis de complexidade diferentes.
Para fins desta análise e de sua própria implementação, manteremos tudo relativamente simples.
O valor do tráfego é o valor estimado da receita que uma página obtém e é calculado multiplicando a taxa de cliques (CTR) por todas as suas posições de classificação.
A partir daí, cada ferramenta usa o CPC do Google AdWords para ver quanto outras pessoas estariam dispostas a pagar pelo mesmo tráfego.
Usamos o valor do tráfego aqui porque:
- É uma forte estimativa do valor real de uma página
- Ajuda a aproximar o valor monetário ao classificar um tópico
- Concentra-se nas páginas em vez de palavras-chave individuais
Como o valor do tráfego se concentra na avaliação da página, é importante usar a classificação de conteúdo nº 1 para sua palavra-chave ou tópico alvo em sua equação KOB.
Além disso, precisamos saber a dificuldade das palavras-chave do nosso tópico alvo.
Essa pontuação nos dá um rápido panorama da concorrência em um determinado conjunto de palavras-chave, o que nos permite determinar com que rapidez e facilidade podemos classificar um tópico específico.
Incluímos a pontuação de dificuldade em nosso KOB porque:
- Implica o quão competitiva é uma palavra-chave ou tópico
- Alude à força dos backlinks do concorrente
- Indica a autoridade do conteúdo do concorrente
Como seu potencial de receita pode ser compensado pela dificuldade da palavra-chave, esses dois números são usados em uma equação para determinar a pontuação KOB para uma palavra-chave alvo ou conjunto de tópicos.
Para determinar se o conteúdo se adapta ao seu site, você pode multiplicar a pontuação KOB por uma pontuação de relevância em uma escala de 1 a 3. Caso o conteúdo tenha baixa relevância, multiplique por 1; se for altamente relevante, multiplique por 3 – use 2 para conteúdo moderadamente relevante.
Adicionar relevância à sua pontuação KOB não significa nada por si só. No entanto, quando colocado lado a lado com outras pontuações calculadas de forma semelhante, fornece uma indicação mais forte do potencial de palavras-chave especificamente para o seu site.
Agora que você entende o que significam valor e dificuldade do tráfego, encontrar sua pontuação KOB requer algumas etapas simples:
- Insira os dados necessários: Ferramentas populares de SEO – como Semrush, Moz e Ahrefs – são ótimas para encontrar e calcular o valor e a dificuldade do tráfego.
- Divida o valor do tráfego pela pontuação de dificuldade: Isso produzirá uma pontuação KOB inicial para ajudá-lo a priorizar palavras-chave e tópicos.
- Repita o processo.
Exemplo de análise KOB
Superficialmente, podemos ver que essa palavra-chave é extremamente competitiva e tem um volume de pesquisa mensal bastante alto.
É importante observar que a ferramenta de pesquisa de palavras-chave que você utiliza afetará seus resultados. Por exemplo, se utilizarmos o Keysearch em vez do Ahref, descobriremos que o serviço oferece uma dificuldade de 66% para a mesma palavra-chave. Experimente para ver qual ferramenta de pesquisa de palavras-chave oferece os melhores resultados para o seu conteúdo.
Mas, se mergulharmos abaixo da superfície, poderemos encontrar outras informações úteis – nomeadamente, o valor potencial de cada visita mensal e palavras-chave longtail dignas de segmentação.
Primeiro, insira “marketing de conteúdo” em seu mecanismo de pesquisa preferido e copie o URL do resultado de classificação mais alta que você acha mais semelhante ao conteúdo que você espera criar.
Para este exemplo, usamos a seção “O que é marketing de conteúdo?” página do Content Marketing Institute (CMI).
A seguir, inserimos este URL no Ahrefs para analisar as oportunidades de receita e tráfego disponíveis para nós.
No nosso caso, o tráfego estimado da página é de 25.000 visitas por mês, com base em 9.700 palavras-chave. Além disso, o Ahrefs também calcula o valor estimado do tráfego, que é de US$ 280.000 por mês para a palavra-chave “marketing de conteúdo”.
Para encontrar nossa pontuação KOB, precisamos dividir o valor do tráfego pela dificuldade da palavra-chave. Fora do contexto, uma pontuação KOB não significa nada, mas pesquisas adicionais e um banco de dados de tópicos construído podem nos ajudar a usar essa pontuação para priorizar como e quando incluímos conteúdo específico em nossa estratégia.
Lembre-se de que podemos adicionar significado à nossa pontuação KOB incluindo relevância – isso nos ajudará a entender melhor como a relevância para nosso site específico afeta o potencial. Multiplique sua pontuação KOB por sua relevância (1-3), com 1 representando pouca ou nenhuma relevância e 3 representando uma palavra-chave altamente relevante para nosso site.
Depois de calcular sua pontuação inicial, é hora de definir o escopo do seu conteúdo. Quanto tempo você precisará para criar cada conteúdo de forma eficaz? Adicione isso à sua planilha e divida a pontuação KOB pelas horas estimadas; utilizar a pontuação KOB de relevância fornecerá um KOB revisado que é mais relevante para o seu site.
Agora, você pode priorizar novamente suas palavras-chave e tópicos. Agrupar ideias ou serviços semelhantes pode diminuir o conteúdo que você precisa criar e, ao mesmo tempo, fortalecer o conteúdo estratégico.
Antes de criar um plano de projeto, confira nossa planilha de análise KOB para obter nosso documento pronto para uso.
3. Prepare um plano de projeto
Com sua pesquisa em mãos, é hora de começar a pensar no plano do seu projeto.
Embora sua análise KOB seja ótima para encontrar palavras-chave de baixa concorrência e alto benefício, você ainda precisa priorizar tópicos e palavras-chave alvo para ter certeza de que está capitalizando o conteúdo que pode classificar.
Pergunte a si mesmo estas três coisas ao preparar sua estratégia:
- Qual é a sua Autoridade de Domínio (DA)?
- Que recursos internos você possui?
- Você está criando conteúdo de funil superior, intermediário ou inferior?
Por exemplo, se o seu DA for inferior a 70, sua melhor aposta para uma criação de conteúdo forte é priorizar tópicos ou palavras-chave com classificação de dificuldade inferior a 60 ou 70.
Por outro lado, se a autoridade do seu domínio for superior a 70, sua priorização deve considerar o que você pode classificar sem promoção.
Compreender os pontos fortes e fracos do seu próprio domínio o ajudará a determinar o conteúdo que é melhor para o seu negócio.
Resumindo, investir em sua estratégia de conteúdo SEO e em uma equipe de criadores de conteúdo permitirá que você cresça e priorize mais projetos, invista tempo e energia na renovação de postagens antigas e crie novos conteúdos excelentes na primeira vez.
4. Priorize tópicos de links orgânicos
Focar em tópicos orientados para pesquisa que enfatizam os serviços, produtos e experiência de uma marca levou a um aumento substancial no desempenho do conteúdo por meio de link building orgânico.
Em vez de alocar o dobro de tempo e recursos para uma postagem que precisará de divulgação manual para ser classificada, aprendemos que concentrar nossos talentos na criação de conteúdo amigável para pesquisa pode trazer centenas de links para uma única postagem.
Além disso, o Google prioriza o conteúdo de marca, então nosso foco em aspectos compartilháveis e promovíveis não foi suficiente.
Embora não valha a pena jogar fora a divulgação manual – o que chamamos de RP digital – pela janela, você pode considerar reavaliar como seu conteúdo está ganhando links.
Se você quiser se concentrar em oportunidades de links orgânicos, observe mais de perto a dificuldade da palavra-chave Ahrefs, o que chamamos de pontuação de link orgânico, para ter uma ideia de como seu domínio precisa ser classificado para ter sucesso.
Em geral, descobrimos que essas classificações de domínio e pontuações de dificuldade do Ahref funcionam bem:
Pontuação de dificuldade de palavras-chave do Ahrefs | Domínios necessários para classificação |
---|---|
1-2 0 | 1-20 |
20-30 | 20-40 |
30-40 | 40-60 |
40-50 | 60-80 |
50-60 | 80-120 |
60-70 | 120-200 |
70-80 | 200-350 |
80+ | 350+ |
Reduzir o seu alcance para incluir simplesmente a recuperação de links e nada mais pode parecer contra-intuitivo – mas acredite em nós, o conteúdo baseado em pesquisa é tão valioso (se não mais valioso) para o tráfego do seu site quanto o conteúdo promovível.
Veja qualquer postagem de estatísticas, por exemplo. Para a maioria dessas postagens, as pessoas que procuram uma estatística provavelmente desejam incluí-la em seu próprio conteúdo e vincular ao criador original. Este é o link building orgânico.
Este gráfico sobre estatísticas de experiência do cliente da Smith.ai atrai a atenção porque é fácil de ler, tem recursos visuais intrigantes e oferece aos leitores muitos dados brutos.
Outras postagens com conteúdo interativo – como calculadoras, páginas de custos, tendências e questionários ou páginas – são tópicos de alta pesquisa que podem ganhar centenas de links orgânicos.
Semelhante às ofertas de serviços ou produtos, o conteúdo que prioriza tópicos de links orgânicos responde à necessidade e à intenção por trás de uma pesquisa.
Quem não gostaria de criar um link para uma postagem que respondesse a uma pergunta importante ou resolvesse um problema difícil?
5. Crie ótimo conteúdo
Agora vem a parte difícil – realmente criar o conteúdo (ótimo conteúdo, claro).
É óbvio que você deve sempre se concentrar na criação de bom conteúdo, mas você sabe o que precisa para criar um conteúdo 10 vezes melhor que o da concorrência?
Ser duas ou três vezes melhor pode não ser suficiente para que suas peças sejam classificadas.
Não aposte na sua peça semi-melhor vencendo a corrida. Implemente mudanças simples em sua estratégia de criação de conteúdo para impulsionar seu conteúdo de bom para excelente.
- URLs curtos: Seus URLs devem ser simples e identificáveis. Use tags de uma única palavra sempre que possível e tente manter a palavra-chave como tópico do URL.
- Títulos intrigantes: Os títulos e tags de título devem ser curtos, contundentes e clicáveis. Não estamos procurando clickbait, mas eles precisam ser interessantes.
- Apresentações do PPB: A melhor estratégia para apresentando sua postagem é usar a estrutura PPB – ou Prova, Visualização, Benefício – para atrair o leitor para o seu conteúdo.
- Conteúdo escaneável: Usar marcadores, frases curtas e parágrafos e dividir o conteúdo com recursos visuais pode ajudar seus leitores a digitalizar e compreender seu conteúdo.
- Fonte maior e margens menores: Pode ser difícil para os olhos rastrear fontes muito pequenas ou margens muito grandes. Recomendamos usar uma fonte de pelo menos 16 pt e manter as margens de uma polegada.
- Cópia diferenciada: Não tenha medo de agitar seu conteúdo usando nosso método VINES-ou um de nossos outros dicas práticas de redação de SEO-inclua vídeos, imagens, gráficos ilustrados, notícias, especialistas e pesquisas de mídia social para fazer seu conteúdo se destacar da multidão.
- Vídeo: para identificar quaisquer lacunas na intenção de pesquisa, insira sua frase no YouTube. Quais tópicos as pessoas estão discutindo no YouTube que não são abordados em artigos? Você consegue encontrar alguma pergunta nova na seção de comentários?
- Imagens: Examine a aba “imagens” do Google. As fotos são ornamentais ou ilustrativas? Eles ajudam na visualização conceitual?
- Notícias: Confira a aba “notícias” do Google. Existem estudos de dados ou pesquisas que você possa usar? Este é um assunto quente no momento?
- Especialistas: Leia blogs comerciais, assine boletins informativos e siga profissionais do setor nas redes sociais para obter ideias de liderança inovadora. Isto é mais útil nos setores comerciais ou B2B.
- Social: pesquise seu termo no X (formalmente Twitter) ou Reddit para ver quais resultados correspondem à intenção do usuário. Lembre-se de que os setores de estilo de vida ou B2C são os que mais se beneficiam com isso.
Embora possam parecer pequenos ajustes, implementá-los de forma consistente pode melhorar seu conteúdo e levar ao crescimento do tráfego.
Nosso infográfico ajuda a explicar e resumir todos os dados de práticas recomendadas que podem ajudá-lo a criar conteúdo 10 vezes melhor que o de seus concorrentes.
Se você conseguir criar um conteúdo forte e executar bem sua estratégia, é possível que você supere todos os seus concorrentes.
6. Otimize links internos
Links internos otimizados são importantes para qualquer estratégia de conteúdo porque ajudam seus visitantes – e rastreadores de mecanismos de pesquisa – a navegar em seu conteúdo e site.
Links internos referem-se a links dentro do corpo do seu conteúdo que vinculam sua postagem a outras páginas do seu site. Existem dois tipos de links internos:
- Links internos de entrada: Links que direcionam os leitores de volta à sua postagem a partir de uma página diferente do site.
- Links internos de saída: Links que direcionam os leitores da sua postagem para uma página diferente do site.
Fornecer aos leitores (e ao Google) recursos internos para pesquisar ainda mais um tópico ajuda a aumentar os ativos de links orgânicos, mantém os leitores em seu site por mais tempo e determina a hierarquia do site.
Além disso, os links internos são ótimos para divulgar o valor do link.
Saber o que vincular e o que não vincular pode ser difícil, especialmente se você tiver muito conteúdo em seu site. Como regra geral, incluir entre cinco e dez links por postagem é uma aposta segura para links internos otimizados.
Nossas melhores dicas para otimizar links internos incluem:
- Mantendo tudo conteúdo a dois cliques da página inicial
- Garantindo o seu blog ou centro de aprendizagem está na barra de navegação do seu site
- Exibindo Mais de 15 postagens na página inicial do seu blog
- Vinculando com moderação e estrategicamente
- Usando limpar texto âncora
Os links internos podem ser assustadores, então os SEOs recorrem a soluções automatizadas para obter assistência. Desenvolvemos o Rise, uma solução de links internos que se conecta diretamente à instalação do WordPress. Esqueça a auditoria de seus links uma vez por ano; Rise protege você em tempo real.
7. Mantenha seu site com aparência atualizada
A estrutura e o design geral do seu site são partes essenciais do seu conteúdo; não importa o conteúdo incrível que você crie, ele precisará contar com o seu site para se manter firme. Ninguém quer esperar que um site carregue ou se perder entre montes de texto e um fluxo interminável de postagens de blog.
Pense nisso: quanto tempo você passa em um site quando não consegue encontrar o que deseja? Próximo site, por favor!
Ótimos sites também são interativos. Os visitantes podem se inscrever para receber um boletim informativo, utilizar uma calculadora na página ou interagir com gráficos que ajustam os movimentos do mouse. Isso os mantém entretidos e, ao mesmo tempo, fornece os recursos de que precisam.
Esta calculadora de conversão interativa na página Conversor de Gramas em Xícaras da Instacart ajuda os visitantes a converter unidades de ingredientes entre si; é uma solução interativa que é tão útil quanto bonita.
A equipe da Webtrends oferece serviços de design de blogs e sites para quem precisa de ajuda para levar seu conteúdo para o próximo nível. Quer seja o seu centro de conteúdo, uma página de destino específica ou uma atualização completa do CMS, estamos aqui para ajudar.
8. Atualize o conteúdo regularmente
Depois de pesquisar, criar conteúdo e focar no link building, é hora de considerar a sustentabilidade de suas postagens.
Não há garantia de que sua classificação se manterá, mesmo que você tenha conquistado o primeiro lugar.
A flutuação é normal e o conteúdo fica desatualizado, mas você pode evitar a perda de todo o seu progresso com um método simples: atualizações de conteúdo.
Criar e publicar uma ótima postagem no blog não significa que você está proibido de atualizá-la novamente. Na verdade, a manutenção e as atualizações de seu conteúdo devem ser conceitos estratégicos em seu mix de marketing de conteúdo.
Se suas postagens não fornecerem fatos e estatísticas atualizados, os visitantes do seu site ficarão fartos e irão embora. As atualizações anuais de conteúdo são uma ótima maneira de garantir que seus leitores recebam as informações de que precisam, sem sobrecarregar o plano do projeto ou a equipe de conteúdo.
Quem vai clicar em “Estatísticas de marketing de conteúdo para 2022” quando sua concorrência criou uma postagem “Estatísticas de marketing de conteúdo para 2024”?
Também sugerimos ficar de olho nas SERPs para algo que chamamos de distância de atualização, ou a distância entre o carimbo de data/hora mais antigo e o mais novo. Se você estiver consistentemente entre os 25% melhores, há uma boa chance de ter uma boa classificação.
Acompanhe suas atualizações de conteúdo com um rastreador de projeto. Isso ajudará a manter sua equipe organizada e ao mesmo tempo alcançar vitórias de alto valor com pouco esforço.
Se você continuar atualizando seu conteúdo em um ritmo adequado para o seu negócio, verá um grande crescimento do tráfego do site ao longo do tempo. Talvez até um crescimento de mais de 250.000 por mês, de forma sustentável.
9. Repita, repita, repita
A estratégia em si não é tão complicada. É a execução – e a repetição dessa execução – que aumentará o tráfego do seu site e melhorará a sua presença online geral.
Sua melhor aposta para o crescimento do tráfego é nossa estratégia comprovada e testada:
- Análise de palavras-chave
- Execução de conteúdo
- Vinculação estratégica
- Atualizações de conteúdo
- Repetição
Não acredite em nós? Depois de implementar nossas técnicas, você pode comparar seu ROI pré-estratégia com seu ROI pós-estratégia ou até mesmo estimar a mudança potencial em seu tráfego com nossa calculadora de ROI de marketing.
Atualizando Seu Processo
Se você acha esse método complexo e difícil de implementar, confira nossos serviços de marketing de conteúdo. Com mais de 10 anos de experiência e 100 membros de equipe, podemos ajudá-lo em todo o processo.
Procurando uma análise aprofundada do nosso método? Considere fazer nosso curso SiegeLearn, que inclui acesso a mais de 25 vídeos de marketing de conteúdo com dicas sobre criação de conteúdo, SEO e divulgação.
Em breve, você poderá aproveitar os benefícios de receber mais de 250.000 visitas ao site com nossa estratégia e experiência.