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O que é um funil de marketing?

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O modelo ilustra uma realidade onde marketing omnicanal, influenciado por algoritmos, dá impressões diferentes. As diferentes impressões seguem mais do que apenas o processo linear que a AIDA oferece.

Exemplo: depois de comprar uma bicicleta em uma loja virtual, você entra no fluxo de e-mail da loja virtual. Você está agora em pós-compra e mudando para avaliação ativa ao receber um e-mail sobre como limpar e manter a corrente da sua bicicleta. O e-mail funciona como um gatilho para sua próxima compra de uma escova de limpeza para a corrente da sua bicicleta.

O modelo é uma das muitas tentativas notáveis ​​de ilustrar as jornadas de compra atuais. A mensagem crucial aqui é que a mentalidade do funil comunica com eficácia qual canal ou atividade de marketing deve atrair as diferentes fases do funil de marketing. No entanto, você deve ter cuidado ao considerar apenas seu processo de compra como linear, pois as jornadas do usuário podem variar enormemente, seja você B2B, B2C, fortemente orientado por omnicanal ou algo totalmente diferente.

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Onde o funil de vendas se encaixa nessa conversa?

Você pode seguir aproximadamente esta regra: quanto mais alto o preço, mais vendas pessoais. É também por isso que normalmente há mais vendas diretas envolvidas no B2B.

Os produtos para empresas normalmente são mais caros. A margem costuma também justificar gastar mais tempo no negócio, sem contar que uma compra mais cara muitas vezes exige mais consideração e orientação, que se consegue na venda. O mesmo se aplica à compra de casa e carro para particulares.

Os funis de marketing e vendas normalmente funcionam juntos se sua compra exigir vendas. Para seguir a terminologia AIDA, seu lead se torna um lead qualificado para vendas (também chamado de SQL) assim que o lead indicar interesse ou desejo. Assim, o lead transita do funil de marketing para o funil de vendas quando você considera relevante gastar tempo na venda.

Conclusão

Seu funil de marketing é uma ferramenta útil para criar uma visão geral de suas atividades de marketing. Considere se sua atividade está gerando mais reconhecimento (funil superior) ou se seu esforço está aumentando o número de compradores (funil inferior). As otimizações exigirão ações diferentes dependendo da situação do seu negócio.

No entanto, tenha cuidado ao se apegar a visões normativas sobre como seu marketing deve funcionar. Quanto mais canais você tiver em jogo, mais difícil será rastrear o que levou a uma conversão. Portanto, você pode visualizar com vantagem a jornada do usuário como uma série de pontos de contato que têm outros propósitos além de apenas conduzir o usuário linearmente através do funil.

A jornada do usuário é mais complexa, principalmente se você trabalha com compras de alta consideração – ou marketing B2B; isso forçará você a trabalhar mais com a interação entre o funil de marketing e vendas.


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