Além disso, é claro que é crucial que você, com base no seu grupo-alvo, saiba quais são as necessidades de informação que eles têm hoje em comparação com apenas há um ano. Eles sabem mais e, portanto, pesquisam de forma diferente, e geralmente surgem novas necessidades das quais você precisa estar ciente?
Tudo isso é relevante, você aborda no seu conteúdo, para que o público-alvo se sinta levado pela mão. Desta forma, você também poderá aumentar o valor do conteúdo, que assim poderá levar o tráfego para mais perto de uma conversão.
Índice do Conteúdo
Do tráfego às conversões: entenda o valor e defina KPIs
Entenda a diferença entre SEO ‘focado no tráfego’ e SEO ‘focado na conversão’ e descubra o valor por trás disso.
Embora aumentar o tráfego seja muito importante para o reconhecimento da sua marca, é fundamental para os negócios orientar os usuários através do funil de conversão – ou jornada do usuário, se preferir.
Portanto, é recomendável que você reveja a sua estratégia atual. Você está apenas gerando tráfego ou o tráfego também está contribuindo para atingir seus objetivos?
No SEO, o objetivo inicial é criar visibilidade e tráfego por meio de rankings. Mas se o tráfego não cria valor – que converte – deve-se examinar se é por causa das palavras-chave ou do conteúdo. Se forem as palavras-chave, trata-se de traçar a estratégia certa, e se for o conteúdo, pode-se trabalhar ainda mais o engajamento adicionando sprints direcionados que aumentam a taxa de conversão.
Portanto, otimize seu plano atual se necessário com sprints e otimize o site não apenas para atrair usuários, mas também para orientá-los a realizar as ações desejadas em seu site.
Analise e estabeleça uma estratégia de SEO focada na conversão
Com o SEO, você já pode estabelecer desde o início uma estratégia de SEO focada na conversão que corresponda a palavras-chave que podem levar às ações desejadas. Ações que resultam em transações, mais formulários de contato ou algo completamente diferente.
Portanto, recomendamos que você, já em sua pesquisa de palavras-chave, pense especialmente em como pode atrair tráfego do ‘topo do funil’, buscando palavras-chave que tenham um alto valor comercial.
Aqui você possivelmente já conhece uma série de palavras-chave que são relevantes e que correspondem a produtos de grande interesse para você.
Além disso, pode ser uma boa ideia usar dados de CPC (custo por clique) para entender o valor e a intenção por trás das pesquisas. O CPC indica o preço de uma palavra-chave no Google Ads e, quanto maior o preço, mais as pessoas pagarão para aparecer nos resultados patrocinados. Muitas vezes podemos usar isso como um indicador para encontrar pesquisas relevantes que correspondam ao tráfego comercial – algo que também chamamos de “valor do tráfego”.
À medida que os usuários passam pelo funil, é importante que cada etapa do seu conteúdo ajude a facilitar a jornada do usuário em direção às conversões.
Crie páginas de destino otimizadas para conversões
Otimize suas landing pages para que cada uma se torne um catalisador que ajude a converter seu tráfego em clientes. Isso envolve que as páginas sejam adaptadas para atender às intenções e necessidades de pesquisa do seu público-alvo e orientá-los para a ação.
Isso requer que seja feita uma análise e um plano de conteúdo completos, a partir dos quais você constrói e otimiza continuamente o conteúdo. Com uma estratégia de conteúdo otimizada – que é executada – você conseguirá alcançar os melhores posicionamentos e também converter.
Aqui não basta apenas entregar conteúdo com muito texto. Muitas vezes você tem que trabalhar com diversos formatos de conteúdo, incluindo imagens, infográficos e principalmente vídeo, o que pode ajudar a aumentar significativamente a taxa de conversão.
Crie uma experiência de usuário simplificada
Uma coisa são as páginas de destino otimizadas – outra é que elas fornecem uma boa experiência ao usuário.
Portanto, você deve garantir a criação de uma página amigável que tenha estrutura, design e funcionalidade em mente. Isso se baseia em tudo, desde a navegação até a velocidade da página. As áreas que hoje são voltadas para SEO são vistas de forma holística e estão entre algumas das mais importantes para mecanismos de busca como o Google e as pessoas.
Portanto, é recomendável que você utilize ferramentas e competências experientes para otimizar a experiência dos usuários. Competências que podem ajudar a fortalecer a experiência técnica do usuário, bem como otimizar a estrutura do conteúdo com base nos princípios do CRO (Conversion Rate Optimization).
Rastreamento contínuo e otimização baseada em dados
Certifique-se de implementar ferramentas de rastreamento eficazes para monitorar o desempenho contínuo resultante da otimização de tudo, desde a estrutura técnica até o conteúdo.
O acompanhamento contínuo lhe dará uma compreensão do que funciona bem e do que funciona menos bem. Isso faz com que você tome decisões com base nas informações necessárias.
Há uma série de ferramentas que podem ser usadas – inclusive a do próprio Google – onde você encontra impressões, tráfego e taxa de conversão. Analise-os continuamente para manter uma visão geral dos KPIs e do desempenho.
Lembre-se, por extensão, de que o desempenho não vem de projetos completos – mas de sua otimização contínua. Como o próprio Google diz; “consistência é a chave”. Portanto, também recomendamos que você tenha pelo menos uma estratégia básica que otimize todas as áreas essenciais de uma estratégia.