O que é DM nas redes sociais? Guia completo
O que é DM? Uma mensagem direta (DM) é uma comunicação instantânea privada nas redes sociais, visível apenas para o remetente e o destinatário. Todas as principais plataformas de mídia social têm um recurso de mensagem direta, mas suas regras variam em como as empresas podem usar DMs.
O marketing de DM é uma forma de usar esses recursos de mensagens para desenvolver relacionamentos com clientes e seguidores de uma maneira individual. Esses tipos de conversas pessoais oferecem um modo mais íntimo do que o estilo de comunicação um para muitos normalmente usado pelas marcas.
Embora os DMs representam uma enorme oportunidade para as empresas, essa oportunidade não é a mesma em todas as plataformas. Você pode descobrir que um canal é ótimo para compartilhar conteúdo gerado pelo usuário, enquanto outro é mais adequado para solução de problemas e atendimento ao cliente.
Índice do Conteúdo
Como enviar um DM
Se você pode enviar um texto, você pode enviar um DM. É fácil, mas lembre-se de que cada plataforma funciona de maneira um pouco diferente.
Existem algumas maneiras de enviar um DM no Instagram. O pequeno avião de papel no canto superior direito o levará para suas mensagens, onde você pode rascunhar uma nova.
Quando você está assistindo a um story, há um campo em formato balão no botão onde você pode responder com uma mensagem. O avião de papel ao lado dessa bolha permite que você envie o story para outra pessoa.
Você também pode clicar no botão “mensagem” no perfil de alguém ou clicar no logotipo do avião de papel abaixo das postagens.
Para enviar um DM do Twitter, clique no envelope no perfil de alguém. Se você não consegue ver o envelope, não pode enviar mensagens diretas para essa pessoa (o Twitter permite que os usuários optem por não permitir mensagens diretas).
Há outro envelope em sua barra de ferramentas onde você pode ver seus chats em andamento e enviar um novo.
Use o balão de mensagens na barra superior do site ou baixe o aplicativo do Facebook Messenger, que funciona como qualquer outro aplicativo de mensagens de texto.
Melhores práticas para enviar um DM
O maior erro que você pode cometer é agir como um spammer. Você vai irritar as pessoas e pode acabar sendo chutado dessa plataforma. Aqui estão algumas dicas para se destacar das mensagens irritantes que frequentemente infestam os DMs das pessoas.
1. Agregar valor
Se você agregar valor em suas mensagens, as pessoas que se alinham a você ficarão gratas por você ter entrado em contato. Entregue conteúdo e conversas valiosas para seus clientes. Pense no que eles desejam obter com a interação, não apenas no que você deseja.
2. Ouça os usuários
DMs vão para os dois lados. É uma ótima maneira de falar com seus seguidores e também é uma ótima maneira de ouvi-los e deixá-los saber que você está ouvindo.
Certifique-se de coletar seus comentários em um local que você possa acessar facilmente mais tarde. O registro do bate-papo não é um ótimo lugar para armazenar informações vitais, portanto, faça backup em algum lugar seguro.
3. Responda o mais rápido possível
As pessoas esperam respostas instantâneas. De acordo com um relatório de 2020, 40% dos clientes esperam uma resposta dentro de uma hora nas redes sociais e 79% esperam uma resposta nas primeiras 24 horas.
Em poucos minutos é o ideal. Qualquer coisa acima de 24 horas pode deixar os destinatários insatisfeitos e pode fazer com que você seja penalizado em algumas plataformas.
4. Mantenha-o casual e amigável
Seus clientes estão usando mensagens diretas para bater papo com seus amigos. Não apareça na caixa de entrada deles com um som abafado, frio e profissional. Fale como se fosse um amigo. E também não envie mensagens com o tamanho de um romance. Grandes blocos de texto parecem ruins e são difíceis de ler em uma sequência de mensagens. Além disso, eles parecem bastante agressivos.
5. Solicitar e compartilhar conteúdo gerado pelo usuário (UGC)
DMs são uma ótima maneira de solicitar conteúdo gerado pelo usuário e distribuí-lo para seus fãs. Por exemplo: Se você vir uma postagem de alguém usando seu produto, envie um DM pedindo permissão para publicá-la novamente. (Certifique-se de tirar uma captura de tela da permissão, caso a mensagem desapareça.)
6. Use chatbots
Você vai receber muitas das mesmas perguntas repetidamente. Responder a todas elas pode ser irritante para você, mas um bot não se importa. Configure respostas automatizadas corretamente e você irá economizar muito tempo no futuro.
7. Resolva os problemas
Certifique-se de deixar seus seguidores saberem que você está disponível para responder a perguntas, responder a consultas de atendimento ao cliente e explicar como obter o máximo de seu produto.
8. Basta dizer “Ei”
Uma das jogadas de DM mais subestimadas e subutilizadas disponíveis para sua empresa é apenas dizer “olá”, fazer check-in e falar com seu cliente como um ser humano normal .
Esta é uma área em que as pequenas empresas têm vantagem sobre as empresas, pois podem fornecer um toque pessoal. Não tenha medo de parecer autêntico e ter conversas individuais.
9. Conheça seu público, conheça a plataforma
Falamos sobre como as diretrizes da comunidade variam de uma plataforma para outra e a cultura nas plataformas também pode variar. As pessoas se comportam de maneira diferente no TikTok (apresentações de dança) do que no LinkedIn (currículos).
A mesma pessoa que está compartilhando pensamentos políticos sérios no Twitter pode postar fotos divertidas de cozimento no Instagram. Entenda seu público e comunique-se de acordo.
10. Seguir
DM é apenas o começo. Certifique-se de realmente acompanhar e cumprir suas promessas no mundo real.
11. Tenha um sistema
A mídia social pode ser uma distração, então ajuda ter uma estratégia, cronograma e abordagem definidos. Conforme você interage com mais seguidores, você precisará de uma estrutura em torno de suas atividades de DM para manter o controle de tudo.
Desenvolva um fluxo de trabalho para DM para estruturar suas mensagens em horários de pico. Você também pode economizar tempo mantendo citações e links usados com frequência em um só lugar.
Erros do DM para serem evitados
Quando o DM dá errado, ele pode desperdiçar oportunidades, manchar sua marca e até mesmo fazer com que você seja expulso de uma plataforma. Aqui está o que não fazer:
1. Não faça spam
A maioria das políticas e regras em torno do DM foram escritas em resposta a pessoas que abusam de mensagens diretas e assediam pessoas aleatórias. A mesma tecnologia que permite a mídia social também facilita a sinalização de spammers.
Simplesmente não vale o risco. As diretrizes variam, mas você não vai errar seguindo algumas práticas recomendadas de bom senso:
- Não mande mensagens a pessoas que não querem ouvir de você (ou provavelmente não querem).;
- Não envie explosões genéricas copiadas e coladas para centenas de contas;
- Não promova explicitamente o seu negócio e nem envie ofertas a pessoas que não pediram conteúdo promocional.
2. Não promova, fazer o valor das ações
Mensagens diretas não são um bom canal para publicidade tradicional. Você deve manter a autopromoção ao mínimo.
3. Não escolha seus seguidores, responda a todos
Ninguém é pequeno demais para merecer uma resposta, especialmente quando um pequeno reconhecimento é tudo o que desejam. Há uma vantagem incrível em ser uma empresa que responde imediatamente com um toque pessoal e amigável.
E fantasiar os clientes pode prejudicar sua reputação. Lembre-se: você nunca sabe quem pode estar do outro lado da janela de mensagem, portanto, deve tratá-los com respeito.
Exemplos de DM
1. A mensagem de boas-vindas e desconto
Ei! ( Apresentação amigável) Obrigado por nos seguir. Para mostrar o nosso agradecimento, gostaríamos de lhe oferecer um desconto de boas-vindas (detalhes do desconto e código promocional.) O desconto está disponível até (data), por isso, use-o agora. Obrigado novamente!
2. Atualizações e acompanhamento
Olá, acabamos de atualizar o horário de funcionamento da nossa loja em (cidade e endereço). Funciona das 9h às 22h durante a semana e das 11h às 20h aos sábados. Fechamos aos domingos. Espero vê-lo em breve!
3. Feedback e pesquisas
Ei! Esperamos que você esteja gostando (nome do produto). Gostaríamos muito de saber o que você pensa e seria muito importante para nos deixar uma avaliação (link para onde você deseja que eles deixem a avaliação). Obrigado!
4. Colaborações
Oi! Eu sou um (o que você faz e algo interessante/impressionante sobre o seu negócio). Estou entrando em contato porque adoraria colaborar no (projeto potencial). ( Diga algo específico e agradável sobre o trabalho deles e por que você acha que uma colaboração beneficiária vocês dois). Estou aberto a quaisquer outras ideias que também possam funcionar. Ansioso por saber sobre você. Tenha um bom dia! (Link para o seu trabalho.)
Conclusão
Agora que você aprendeu é hora de começar a se comunicar. O melhor caminho é a tentativa e erro, portanto, comece a procurar e ver os excelentes resultados que você pode obter com o DM de uma forma consciente.
One comment
IVAN CRUZ
at
Muito completo este conteúdo.
agradeço pela iniciativa.