Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

Alcance Do Instagram: Como Alcançar Mais Usuários Em 2021

alcance-do-instagram.jpg

O Instagram é a rede social que mais cresce no planeta, detém a maior taxa de engajamento (de qualquer plataforma social) e está ajudando marcas a prosperar em todo o planeta.

Ou seja, simplesmente ter um perfil no Instagram de sua marca não é suficiente, você precisa analisar, otimizar e aumentar seu público.

A melhor maneira de fazer isso é postando regularmente e, alcançar o maior número de pessoas com suas postagens é uma consequência.

Mas antes de dar algumas dicas matadoras para atingir seu alcance máximo no Instagram, é absolutamente crucial que todos vocês tenham contas comerciais no Instagram.

Ao atualizar sua conta (gratuitamente) para uma conta empresarial, você é capaz de rastrear e analisar o sucesso de suas postagens, Stories e perfil, permitindo que você analise seu sucesso, implemente as táticas que funcionaram e elimine aquelas que falharam.

O Algoritmo do Instagram | Alcance do Instagram

O alcance de suas postagens no Instagram é 100% dependente do algoritmo, então é muito importante que você saiba como funciona.

O Algoritmo do Instagram determina onde suas postagens aparecerão no feed de notícias. Se você publicar algo que não goste, dificilmente alguém verá.

Há toda uma série de sinais que afetam a colocação de classificação do algoritmo, mas há 3 que todos vocês devem saber:

Engajamento: denota quantas pessoas interagiram com sua postagem salvando, comentando, compartilhando e curtindo. Quanto mais alto for o seu engajamento, mais alta será sua classificação e mais chances você terá de aparecer na página de exploração.

Velocidade de engajamento: Ter alto engajamento em suas postagens é o primeiro sinal de sucesso, mas se você receber esse engajamento rapidamente, você terá uma classificação ainda mais alta e terá muito mais exposição.

Recência: Posts recentes tendem a classificação mais elevada do que os antigos.

Existem outros fatores que apelam ao algoritmo do Instagram, incluindo ‘tempo que os usuários passam vendo suas postagens’, ‘com que frequência os usuários se envolvem com suas postagens’ e ‘localização, se marcado’. Conforme trabalhamos com as táticas, vamos explicar isso com mais detalhes.

Mas por agora, realmente pense em como você pode preparar suas postagens para os três primeiros (eu listei acima).

Vamos nos aprofundar nas táticas de aumento de alcance do Instagram:

Postagens de aumento de engajamento

Se o algoritmo do Instagram prefere postagens com alto nível de engajamento, é seu trabalho fazer tudo o que puder para obtê-lo!

Tenho visto tantas marcas no Insta que postam (perto o suficiente) a mesma coisa repetidamente. Isso pode ser atraente para os usuários inicialmente, mas depois de um tempo, eles se tornam desinteressados ​​pelo mesmo tipo de postagem e isso faz com que os níveis de engajamento caiam.

Existem várias pós-táticas que você pode usar que irão aumentar instantaneamente sua taxa de engajamento. Vou listar alguns em um momento, mas antes disso, você precisa entender a importância da variedade.

Quando digo ‘variedade’, não estou sugerindo que você troque regularmente sua estratégia de postagem.

Sim, você encontrará táticas vencedoras para as quais sua estratégia de postagem deve definitivamente se inclinar, mas lembre-se sempre de manter a variedade em mente.

Aqui estão alguns tipos de postagem que geram toneladas de engajamento:

Concursos: as marcas costumam fazer concursos no Insta e, como requisito de inscrição, os usuários devem comentar, curtir e compartilhar a postagem. Esse tipo de postagem pede que os usuários se envolvam e, se você escolher um bom concurso, terá uma alta taxa de engajamento garantida.

Perguntas / escolhas: Fazer uma pergunta aos usuários em sua postagem solicita que os seguidores respondam com suas respostas nos comentários. Você também pode usar imagens divididas de duas opções e pedir a opinião de seus seguidores.

A grande coisa é que, depois que um usuário passa muito tempo se engajando com uma dessas postagens, sua próxima postagem provavelmente terá uma classificação elevada em seu feed de notícias (porque o algoritmo do Instagram acha que eles gostam das suas).

Antes de sair e começar a postar concursos e perguntas todos os dias, lembre-se da importância da variedade. Use esses tipos de postagem quando quiser aumentar seus níveis de engajamento. Não abuse de concursos ou perguntas, o sucesso do Instagram não pode ser construído apenas neles (e eles irão irritar seu público eventualmente).

1. Hora do dia

Como mencionei antes, a velocidade de engajamento e o tempo para retorno são dois sinais de classificação muito importantes..

A melhor maneira de otimizar suas postagens para esses fatores é postar na hora certa do dia.

E ao contrário das crenças de muitas marcas, o melhor momento para postar não é quando você encontra tempo para clicar no botão publicar.

Existem várias maneiras de fazer isso. A primeira coisa a considerar é o quão bem você conhece seu público-alvo. Sempre que trabalhamos com um cliente (ou comercializamos nós mesmos), o início de nossos esforços de marketing começa com a criação de uma imagem de nosso cliente ideal.

Este ‘cliente ideal’ não é feito de uma ampla demografia (por exemplo, 20-30 anos), todas as características são definitivas. É a pessoa com quem nossos clientes realmente querem trabalhar (como seus clientes) e, ao construir um avatar muito específico deles, somos capazes de atingi-los com muito mais eficácia.

Quando você tem um entendimento completo de seu público-alvo, é hora de testar, analisar e otimizar. Isso significa aperfeiçoar 3-5 vezes ao dia para publicar. Espalhe seu teste por algumas semanas, variando o tempo de postagem a cada dia da semana.

O dia da semana também fará uma grande diferença no alcance do seu Instagram, então certifique-se de testar horários diferentes para cada dia!

Depois de passar algum tempo testando, vá para o Instagram Business Manager e analise o alcance de suas postagens. Deve haver pelo menos um casal acima do resto.

Use-os como uma estimativa e continue a testar em torno deles até encontrar os tempos ideais.

2. Vídeo

O vídeo é o meio de conteúdo que mais cresce na Internet e sua popularidade continua a crescer ano após ano.

Existem vários estudos sobre a taxa de engajamento de fotos versus vídeos no Instagram. E embora muitos deles afirmem que as fotos geram mais engajamento, nem todas estão estritamente corretas.

As fotos são conhecidas por receberem mais curtidas, pois permitem que os usuários do Insta voem por seu feed de notícias, tocando no botão de coração em qualquer coisa que os atrai. Porém, acredita-se que os vídeos tenham mais de 2x o número de comentários.

Comentários são envolvimento REAL e embora eu não possa ter certeza (porque o Instagram não vai compartilhar as informações conosco!), Eu não ficaria surpreso se o algoritmo do Instagram preferisse comentários a curtir quando se trata de classificações de postagens.

Outra coisa incrível que o vídeo força os usuários a fazer é passar mais tempo olhando sua postagem. Por exemplo, se você vir uma foto bonita, pode passar de 5 a 10 segundos para capturá-la, mas se você se deparar com um vídeo de 1 minuto que chame sua atenção, você passará 60 segundos inteiros olhando para ele.

Quanto mais você pode manter as pessoas olhando para o seu conteúdo e, portanto, na rede Instagram, mais o algoritmo Insta gostará de você! Se for bom para eles, eles mostrarão para mais pessoas.

3. Cross Post

Essa tática é tão ridiculamente simples que não vou me alongar muito sobre ela, mas se você espera aumentar o alcance da postagem, com certeza vai conseguir.

Ao postar algo no Instagram, você também deve publicar essa mesma imagem / vídeo em suas outras redes sociais.

O Instagram permite que você faça isso automaticamente no Twitter, Tumblr e Facebook. Postagem cruzada no Instagram e no Facebook é uma tática comumente usada.

Eu recomendo veementemente a postagem cruzada do seu melhor conteúdo, mas não faça isso para tudo.

Se você postar tudo cruzado, seus feeds sociais parecerão todos iguais e você descobrirá que alguns seguidores não se juntarão ao seu público no Insta porque eles já o seguem em outros lugares (e recebem exatamente o mesmo conteúdo!).

4. Hashtags

O conteúdo marcado com hashtags atinge mais pessoas do que aqueles sem. Simples.

O Instagram permite até 30 hashtags por postagem. É importante que você use o máximo possível (pelo menos 10), focando em uma mistura de três tipos de hashtag:

As hashtags mais populares em seu nicho: use uma ferramenta gratuita como all-hashtag.com para descobrir as principais hashtags em seu setor. Eles têm o maior número de seguidores, alcance e visualizações, mas são altamente competitivos.

Hashtags de tendências relevantes: as hashtags de tendências têm vida curta, mas recebem altos níveis de engajamento, visualizações e certamente aumentarão seu alcance no Instagram. Use a seção ‘ao vivo’ em all-hashtag.com para encontrar as hashtags mais quentes do momento.

Hashtags de marca: são tags que incluem sua marca, produto ou nome de conteúdo. Quando você começa a postar com hashtags de marca, elas têm pouco ou nenhum efeito em seu alcance, mas conforme você cresce, desenvolve uma comunidade e incentiva seus seguidores a contribuir, elas podem ajudar a construir uma tribo intensamente leal de seguidores obstinados.

Postagens com hashtags podem ser descobertas nos recursos de ‘explorar’ e ‘pesquisar’ do Instagram, então é crucial que você as use em todas as suas postagens, incluindo suas histórias (mais sobre isso em breve!).

Para colocar uma hashtag em seus Stories, basta adicionar texto à sua imagem e hashtag como você faria normalmente. Isso aumentará suas chances de ser visto por mais pessoas, do que apenas colocar hashtags apenas em suas postagens.

5. Conteúdo gerado por usuários

Conteúdo gerado pelo usuário refere-se a postagens criadas por outras pessoas (geralmente seus seguidores) e publicadas em seu perfil ou sob suas hashtags de marca.

Eles fazem coisas incríveis para seus seguidores, alcance no Instagram e conexão com o público.

Ao fazer a curadoria e postar o melhor do conteúdo de seus seguidores, você aumenta imediatamente suas chances de engajamento, particularmente a inestimável ‘contagem de compartilhamento’.

Quando você publica o conteúdo de outra pessoa na página da sua marca, na maioria das vezes, esse usuário marca, compartilha e gosta da postagem, e seus seguidores farão o mesmo. Isso pode ser o início de um efeito bola de neve.

Além disso, cria laços fortes com seus seguidores, provando confiança, relacionamento e conexão. Mostra você como uma marca que realmente se preocupa com seu público e isso pode ter efeitos poderosos em seu alcance e contagem de seguidores.

Mas tome cuidado ao usar essa tática. Certifique-se de que cada postagem que você curar seja de alta qualidade e relevante para sua página. Se você já tem uma hashtag de marca que é usada regularmente por outras pessoas, escolha o melhor conteúdo aqui.

6. Anúncios Instagram

O Instagram é propriedade do Facebook (os reis da publicidade nas redes sociais) e eles investiram muito do seu conhecimento no aplicativo de compartilhamento de fotos.

Um anúncio do Instagram coloca sua postagem no feed de notícias de pessoas que não fazem parte de seus seguidores, aumentando instantaneamente o alcance de sua postagem. Esse aumento nas impressões gerará mais engajamento e também aumentará o alcance orgânico de sua postagem e suas chances de aparecer na página ‘explorar’.

Existem duas maneiras de exibir um anúncio do Instagram:

  • Clicando no botão ‘Promover’ que aparece ao lado do botão ‘visualizar insights’ abaixo de sua postagem.
  • Usando o Facebook Business Manager e editando as colocações de seu conteúdo otimizado.

Qualquer uma das opções aumentará seu alcance no Instagram, mas se você usar o Facebook Business Manager, poderá ser muito mais direcionado ao alcance de público do seu anúncio no Instagram.

Se você gostaria de colocar algum dinheiro em uma postagem para aumentar sua exposição, eu recomendo usar a guia de insights em sua conta do Instagram Business e escolher a postagem com o maior engajamento nos últimos 7 dias.

7. Stories

Mais de 500 milhões de contas usam Instagram Stories todos os dias.

Os stories aparecem no topo do feed de notícias e são o recurso que mais cresce no Instagram. Eles atingirão uma grande porcentagem de seu público no Instagram e podem ser usados ​​para manter seu público envolvido com sua marca.

Os Stories desaparecem após 24 horas, mas podem ser salvas e fixadas em seu perfil.

Além de envolver seu público e permanecer atualizado em sua mente, você pode colocar uma hashtag em seus Stories, o que, se você tiver sorte, poderá aumentar seu alcance.

Uma grande parte do aumento do seu alcance no Instagram é nutrir o seu público existente; os Stories são uma maneira incrível de fazer isso!

8. Qualidade acima de quantidade

Postar muito conteúdo todos os dias é um erro comum. Muitas marcas presumem que quanto mais postarem, maior será seu alcance no Instagram.

Este não é o caso.

O algoritmo do Instagram trabalha com os fatores listados no início deste guia tático, portanto, se você publicar toneladas e toneladas de postagens, irá exaurir seu público, garantindo baixo engajamento para quem utiliza dessa prática.

Se você já seguiu uma marca que envia spam para seu feed de notícias do Instagram com um monte de postagens todos os dias (e depois deixa de segui-los como resultado), você entenderá por que isso é tão importante.

Criar inúmeros conteúdos leva tempo, então, se você está usando essa estratégia, gaste esse tempo criando conteúdo de qualidade.

Realmente analise suas postagens antes de publicá-las. Eles se encaixam na sua marca? Eles são bons o suficiente para o seu público? Eles vão gerar engajamento?

Quando se trata de conteúdo, a qualidade sempre vence a quantidade. Por exemplo, eu poderia ter escrito este post em dois minutos, movendo esses subtítulos em uma lista de pontos sem qualquer explicação sobre cada um…

… Mas não fiz, porque me concentro em aumentar meu público, fornecendo-lhes conteúdo de qualidade e detalhado.

Você deve adotar a mesma mentalidade para sua conta do Instagram. Não poste por causa disso e não publique nada que seja insatisfatório porque falta conteúdo. Crie algo que as pessoas realmente queiram seguir.

Conclusão

Essas são minhas principais dicas para aumentar seu alcance no Instagram.

À medida que a rede social cresce, a competição continua a crescer e a melhor maneira de ficar à frente de todos é realmente entender a plataforma e como ela funciona.

Quando você entender completamente o que o algoritmo do Instagram prefere classificar no feed de notícias, você será capaz de criar uma estratégia de postagem no Instagram que funciona a seu favor.

Adriano Luz


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Este site utiliza cookies para armazenamentos de dados de visitação para melhorar sua experiência.
Open chat
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
+357 biografias
PRONTAS para o Instagram
Resgatar o meu E-BOOK
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK