O que é branding? Minha empresa precisa?
A marca é o processo de atribuir características e propriedades dentro e fora de uma oferta para dar a essa oferta genérica uma identidade que a ajude a ser reconhecida e diferenciada no mercado.
Três pontos que devem ser observados nessa definição de marca são:
Designando características e propriedades dentro e fora de uma oferta: mesmo que as características e propriedades sejam específicas da oferta, elas não estão limitadas à oferta. Um post no Facebook da empresa também representa a marca.
Para dar uma identidade: O principal objetivo da branding é dar uma identidade ao produto genérico. A identidade é muito parecida com a humana; com um nome, voz, tonalidade, cor e, às vezes, até som.
Para ajudá-lo a ser reconhecido e diferenciado: outro papel da marca é ser único. Uma marca única faz com que o produto seja mais reconhecido e diferenciado no pool de competição.
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Importância da Branding
“Brand é a soma total de como alguém percebe uma organização específica. Branding está moldando essa percepção. ” – Ashley Freidlin, CEO e fundadora da Guild
Não se deve ignorar a importância da marca. Tornou-se uma necessidade para produtos, organizações e até humanos hoje em dia. Não há escassez de ofertas com propriedades semelhantes e, nesse caso, a única coisa que separa a oferta específica da concorrência é a marca.
Marcar a sua oferta deve ser uma das suas prioridades antes de lançar seu produto no mercado, pois ajuda a:
Crie uma identidade para a oferta: a marca é o que o produto é conhecido, além das propriedades genéricas. É o nome único, a cor, o design e até a experiência psicológica que torna o produto identificável no mercado.
Crie preferência do consumidor em relação à oferta: o mercado está cheio de ofertas com as mesmas propriedades que frequentemente confundem o consumidor com o que ele deve comprar. Uma maneira pela qual os consumidores podem enfrentar esse problema é inclinando-se para marcas que eles conhecem e confiam. As marcas populares são conhecidas por serem investimentos mais seguros em comparação com as de risco e proporcionam satisfação ao consumidor pela utilidade que ela lhes proporciona.
Crie um novo ativo e crie valor: uma marca em si, é um ativo que pode ser vendido separadamente. Gostaria de saber por que os produtos Apple custam o dobro da concorrência que vende o produto com a mesma configuração? É o efeito da marca.
Criar confiança: marcar uma oferta resulta na aparência profissional da oferta. Inclui etiquetas e embalagens bem estratégicas, de acordo com os requisitos legais e o posicionamento Isso aumenta seu apelo, pois os consumidores confiam nas ofertas com uma perspectiva profissional.
Melhora o orgulho e a satisfação: marcar a sua empresa ou sua oferta melhora o orgulho e a satisfação de seus clientes e funcionários. Personifica a empresa, suas ofertas e ajuda todos os associados a criar uma conexão mais profunda com a marca.
Desenvolva estratégias de marketing: as estratégias de marketing sem marca não serão nada além de fúteis, pois não haverá nada com o que identificar a oferta. A marca é uma parte essencial do marketing, pois todas as estratégias de marketing têm suas raízes na marca.
Elementos da Branding
A marca não se limita apenas ao nome e ao logotipo. É uma combinação de características e propriedades que afetam quase todos os sentidos, resultando em uma experiência uniforme toda vez que temos contato com ela.
Marca do produto
A marca do produto é um dos tipos mais comuns de marca, onde a oferta recebe uma identidade e uma personalidade para torná-la identificável e diferenciada no mercado. Embora seja chamado de marca do produto, não se limita apenas a produtos. A marca do produto refere-se à marca de qualquer oferta, seja ele produto ou serviço.
Um exemplo de marca do produto pode ser Mountain Dew. Mountain Dew tem seu próprio nome, cor, voz e personalidade. Você pode reconhecer a marca mesmo quando o produto genérico não está lá.
Branding pessoal
A branding pessoal é muito comum entre políticos, celebridades, atletas e outras pessoas que possuem seguidores de nicho. Esse tipo de marca facilita a criação de uma imagem para essas pessoas entre seus seguidores. Essa imagem de marca não apenas a ajuda a criar novas oportunidades de negócios para si mesmos, mas também beneficia a marca associada a eles.
É um exemplo perfeito de marca pessoal que, por causa de seu nicho de seguidores, não só foi capaz de se beneficiar ao lançar sua própria linha de roupas, mas também beneficiou a Nike, que fez parceria com ele para lançar a mesma.
Branding corporativo
Marcar a organização é tão importante quanto marcar a oferta que está vendendo. A marca corporativa dá uma identidade ao fornecedor da oferta e abre novas oportunidades para ele estender seu portfólio de ofertas com facilidade.
A marca corporativa também é de vital importância quando se trata de contratação, pois os funcionários sempre desejam trabalhar com uma empresa com uma marca conhecida.
A PepsiCo é um bom exemplo de marca corporativa. A empresa possui várias linhas de produtos em seu mix de produtos, incluindo Pepsi, Pepsi Diet, Mountain Dew, Lay’s, Gatorade, Tropicana, etc. todos pertencentes e operados pela marca-mãe – PepsiCo.
Exemplos de marca
Há uma grande possibilidade de você estar lendo este artigo em um dispositivo de marca, vestindo roupas de marca e vivendo em uma área de marca. Concordamos que as marcas estão em toda parte. Você, como pessoa, também é uma marca.
Mas o que faz uma ótima marca? O que separa uma boa marca de uma má?
Bem, aqui estão três exemplos para ajudar você a entender ainda mais o conceito de marca.
Coca-Cola
Com um valor estimado da marca de US $73,1 bilhões, a Coca-Cola é o não. 3 marca mais valiosa do mundo. A empresa usou a marca tão bem que a palavra Coca-Cola é a segunda palavra mais compreendida no mundo, depois da palavra OK.
A empresa começou com a marca do produto, nomeando seu refrigerante Coca-Cola, dando-lhe um sabor único, cor, formato de garrafa e, finalmente, transformando o produto em uma experiência e marca do produto em marca corporativa.
McDonald’s
O McDonald’s se destaca não apenas pelo seu logotipo, mas também por outras características, como a mascote Ronald McDonald, a sonora, o mesmo design de lojas em todo o mundo e a uniformidade de serviço prestado nessas lojas.
Maçã
Se o prefixo’ i’ for de qualquer categoria genérica, é provável que as pessoas o considerem um produto da Apple. Essa é uma incrível estratégia de marca da Apple. A empresa se posicionou como uma marca premium, que vem com altos padrões e tem uma abordagem de marketing minimalista.
A definição, planejamento e estratégia de branding é essencial para qualquer empresa que deseja conectar-se com o consumidor a fim de despertar sensações conscientes e inconscientes que serão o fator de decisão para obtenção do produto, principalmente quando se trata da concorrência.
Construir a personalidade de uma marca é uma atitude branding na mente do consumidor, e em diante, estratégias de marketing são definidas.
Em um cenário de globalização, no qual a competitividade, concorrência, e principalmente chuva de anúncios e publicidades em diferentes canais de comunicação, estão em constante contato com o consumidor, uma empresa que define seu branding é uma empresa preparada para atender e conquistar o público.