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5 maneiras para criar um e-book profissional sem esforço

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Se você deseja obter mais leads de qualidade e clientes fiéis, compartilhar seu conhecimento com o mundo, aumentar suas listas de e-mail e acompanhar como seu público interage com seu conteúdo, um e-book é a melhor maneira para você.

Criar um e-book pode parecer um pouco assustador, mas é mais fácil do que você pensa e, definitivamente, você pode criar sozinho do começo ao fim. Não será um documento amador que ninguém queira ler, mas um belo e-book atraente que chama a atenção dos leitores.

Criamos uma estratégia para você e diretrizes passo a passo sobre como criar um e-book. A propósito, se você ainda não possui PDFs, leia sobre ferramentas fáceis de usar que ajudam a criar PDFs do zero rapidamente. E se você tiver PDFs prontos, poderá transformá-los facilmente em e-books digitais que envolvem e vendem.

Índice do Conteúdo

Escolha um tema 

Para criar conteúdo atraente, você deve escolher um tema relevante. Você pode pesquisar o que seus potenciais leitores estão interessados ​​nesta semana ou mês e quais problemas eles estão enfrentando. 

Caso contrário, você poderá compartilhar sua própria pesquisa e conhecimento em questões relacionadas ao setor. Tente abordagens diferentes e não duvide da relevância e valor do seu e-book.

  • Use o Ahrefs , um conjunto de ferramentas de processamento de dados para SEO e marketing. Com a ajuda do recurso Content Explorer, você pode encontrar o conteúdo mais popular sobre qualquer tema e ver sua relevância, domínios de referência, tráfego de pesquisa e número de compartilhamentos;
  • As principais notícias da mídia de pesquisa, navegue nas tags de artigos populares para ver o que as pessoas mais amam no momento;
  • Use o recurso Explorar do Pocket para ver quantas vezes uma postagem do blog foi salva. Mostra se muitas pessoas encontram um tópico ou uma manchete que vale a pena conferir;
  • Leia fóruns de nicho, comunidades, grupos. Que perguntas as pessoas estão fazendo? Que problemas eles discutem? A sua experiência única é relevante e você pode compartilhá-la com outras pessoas?

Faça um esboço

Um esboço é simplesmente uma estrutura para apresentar as idéias principais e de suporte para um determinado assunto ou tópico. Fazer um esboço pode ajudá-lo a estruturar suas idéias e distribuí-las pelo livro. Ele permite que você veja a imagem inteira e se livre de trechos extraviados ou irrelevantes.

Um e-book, como qualquer livro convencional, tem um formato padrão: introdução, corpo principal e conclusão. Também é dividido em capítulos. Se todos os capítulos seguirem a mesma estrutura, o leitor poderá entender o que esperar.

Existem muitas abordagens diferentes para fazer contornos. Você pode escolher o que for melhor para você: escrever uma lista, traçar um mapa mental, trabalhar de trás para frente (comece no final: qual é o impacto do seu e-book? Quais são os objetivos que você deseja que seus leitores alcancem?)

Não se esqueça de examinar outros e-books e livros. Examine vários livros e seus índices para ver quais tópicos aparecem em quase todos os livros. Há algo que você possa adicionar ao seu esboço? 

Conteúdo

Depois de fazer o esboço, você alcança o maior passo, a própria escrita. E qual é a coisa mais importante e muitas vezes difícil sobre a escrita? Para realmente começar a fazê-lo.

Para transformar a escrita em um hábito, você deve organizar sua rotina de escrita. Abaixo estão algumas dicas úteis sobre como alcançá-lo. Também seguimos essas dicas todos os dias, ou pelo menos tentamos.

  • Comprometa-se a escrever um certo número de palavras por dia. Tente estimar a duração do seu futuro e-book e defina um prazo para sua escrita, a fim de entender quantas palavras você deve escrever diariamente;
  • Concentre-se e verifique se nada o distrai quando você está escrevendo. Ouça música, se isso ajudar você a se concentrar. Use aplicativos que evitam distrações;
  • Não edite enquanto escreve. Você está escrevendo seu primeiro rascunho , cujo principal objetivo é colocar seus pensamentos no papel ou na tela. Você pode voltar ao rascunho em alguns dias e depois novamente na fase de edição (você pode achar que não precisa de edição, afinal).

 Projeto

Todas as etapas anteriores provavelmente eram mais ou menos familiares para você, mas projetar um e-book pode ser um conceito totalmente estranho. No entanto, essa etapa não pode ser ignorada, seu trabalho deve ser ótimo para atrair a atenção de seus leitores.

Não se preocupe, você pode criar seu e-book, mesmo que não seja um profissional de design. Primeiro de tudo, você pode criar um guia de estilo para o seu e-book e mantê-lo:

  • Escolha fontes: não use muitos tipos de letra e cores diferentes. Uma recomendação comum é usar no máximo três tipos de letra diferentes, no máximo em três tamanhos e cores diferentes;
  • Escolha a cor: use 2-3 cores primárias que sejam consistentes com o estilo da sua marca para itens como cor de fundo e fonte. Selecione 3-4 cores secundárias que podem ser usadas para destacar certos elementos (por exemplo, botões, links, formulários);
  • Escolha recursos para fotos: esses podem ser os sites que você costuma usar como banco de imagens (por exemplo, Shutterstock, Pixar Here , FreePik, entre outros);
  • Decida que tipo de imagem você precisa (paisagens, retratos, objetos, esquemas de cores etc.) e quais devem ser seus tamanhos.

Veja como as imagens e os textos são atraentes nessa capa de e-book. Tudo é tão gostoso:

 

Lançamento e promoção

Viva! Você criou seu e-book. Agora é hora de lançá-lo e promovê-lo. Você já deve ter decidido como promovê-lo e compartilhá-lo para atingir suas metas de marketing, portanto, abordaremos apenas os principais métodos aqui:

  • Crie uma página de destino no seu site para anunciar seu novo e-book. Não se esqueça de destacar um CTA ou um link para sua página de destino em uma página de recurso ou até mesmo em uma página inicial;
  • Promova seu e-book através do seu blog, se você tiver um. Poderá publicar um trecho do seu e-livro como postagem no blog ou escrever um novo artigo sobre o tópico relacionado ao seu e-book. Em seguida, você pode criar um link para o e-book no final de sua postagem, incentivando os leitores a continuar aprendendo;
  • Inclua o e-book em seus e-mails para compartilhá-lo com seus clientes ativos;
  • Aproveite as parcerias pagas de publicidade e co-marketing que ajudarão você a promover seu e-book para um novo público;
  • Anuncie o lançamento do seu e-book nas mídias sociais e insira um link para ele nas suas postagens.

Também há uma maneira de distribuir seu e-book sem criar nenhuma página de destino. Com a ajuda do FlippingBook Online, você pode adicionar um formulário de captura de leads diretamente ao seu e-book e começar a promovê-lo imediatamente. Isso permite que você faça o seguinte:

  • Para analisar estatísticas e qualificar leads: Se um lead deixar suas informações, você poderá ver quantas vezes eles visualizaram seu e-book e quando deixaram seus e-mails. Isso pode ajudá-lo a determinar a qualidade do lead mais facilmente e entrar em contato com eles no momento certo;
  • Para obter o envolvimento do conteúdo: O formulário de captura de leads do FlippingBook reduz o atrito associado ao acesso ao conteúdo fechado, seus leitores simplesmente inserem o endereço de e-mail e o nome e podem ler o seu e-book de uma só vez. Não há necessidade de páginas de destino complexas;
  • Para fazer uma visualização do e-book: Isso pode ajudar a criar confiança entre você e seu público. É uma maneira de garantir que seu e-book valha suas informações valiosas e pessoais.

Conclusão

Agora você está totalmente equipado para configurar seu processo de criação de e-books. Sim, é preciso tempo, esforço e energia, mas escrever e publicar seu primeiro e-book será uma ótima experiência. 

Você obterá uma incrível peça de conteúdo promocional e gerador de leads que trará muitos benefícios e funcionará para você por dias e até meses. Vale totalmente a pena tentar.

Este artigo deu a você a confiança necessária para criar e-books? Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialista.

Adriano Luz


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