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Google Search Console: Como usar de maneira estratégica para sua empresa

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Primeiramente, vamos apresentar o papel da plataforma Google em relação ao marketing e principalmente ao crescimento e engajamento de empresas. 

Que o Google é a mais utilizada, maior, e mais referencial em relação a pesquisas e resultados orgânicos correlacionados todos já sabem, entretanto, está sempre se atualizando e inovando para atender demandas e incluir ferramentas e funcionalidades em suas disponibilidades.  

Criado em 1997,  e vem se desenvolvendo desde então, o Google é um site é caracterizado como sendo uma plataforma de busca no qual é possível fazer qualquer tipo de pesquisa que geram quaisquer tipos de resultados a partir de palavras-chaves, que sejam relacionados ao assunto ou conteúdo ou já inseridas no site, mas que também podem ser impulsionadas de maneira estratégica.  

É acessível a qualquer indivíduo que possua acesso à internet e também vantajoso para empreendedores que procuram canais digitais para engajar e estimular o contato direto com o público que busca por orientação e respostas no Google. 

Os orçamentos para gerar estratégias são flexíveis e os resultados são feitos a curto prazo, sendo benéfico principalmente para empresas iniciantes. 

E neste artigo, você aprenderá sobre a ferramenta Google Search Console e a partir dele saberá mais uma oportunidade de investimento e resultados, mas primeiro vamos contextualizar. 

 

Índice do Conteúdo

Importância de possuir um site 

Para uma empresa que pretende se estabelecer no mercado e gerar constantes resultados efetivos, a criação de um site é um passo considerado básico, sendo importante para iniciar e ser estável no mercado. 

É uma das funcionalidades que a internet gerou e é muito benéfico e necessário para o marketing digital da empresa. É possível compartilhar conteúdos pessoais e voltados para o interesse próprio, mas principalmente visuais, páginas que incluem textos, fotos, vídeos, conteúdo informacional, entretenimento, conteúdo educacional, e também um dos mais utilizados, um site de vendas (E-commerce).  

Na maioria dos casos, os sites que são feitos por empresas são sites de vendas, loja virtual. 

Denominado E-commerce, basicamente o termo foi criado para significar um modelo de comércio que a internet é o canal de propagação, compra e finalização geral da venda. 

Mas, existem regras para ser considerado um E-commerce, a principal delas é que todo o processo, desde o anúncio até a emissão do pagamento deve ser através da internet. 

Ou seja, o consumidor acessa a plataforma (o site), “passeia” pelas ofertas, escolhe seu produto, finaliza a compra e paga através de métodos onlines disponíveis.  

  Para um empreendedor, é muito importante estabelece um projeto de parceria do site da sua empresa, com o Google. 

O Google oferece inúmeras ferramentas, gratuitas ou não, para investir em um posicionamento melhor e assim gerar mais engajamento, Google Adwords, Google Adsense, e a principal para esse artigo, Google Search Console. 

 

Google Search Console 

Anteriormente denominada de Google Webmaster Tools, é uma ferramenta disponibilizada pelo Google gratuitamente, para ter a funcionalidade de analisar o tráfego do seu site, conferir as métricas de desempenho do seu site (conteúdos, acessos, impressões), mas, atualmente sua nova versão alterasse da antiga, entretanto, a função permanece a mesma. 

  O Google Search Console é capaz de analisar a situação do seu site, seu posicionamento, as métricas do mesmo e a partir disso caso necessário, oferece maneiras de destacar seu site em posicionamentos maiores, mas sempre de acordo com as suas opções e necessidades. 

São formas de corrigir performances do seu site que estão a baixo do esperado, baseando-se em dados, público e mercado.  

  Há algumas funcionalidades definidas por segmentos no Google Search, sendo elas: 

*Search Appearence (Aparência) é a maneira como o Google está lendo todo o visual página; 

*Search Traffic (Tráfego de Pesquisa) é referente a pesquisa relacionadas, ou não, com o seu site; 

*Google Index (Índice do Google) referente ao desempenho de palavras-chave e pesquisa para posicionar seu site no Google; 

*Problemas de segurança que são problemas detectados no seu site e ainda há alguns recursos adicionais disponíveis. 

  Com uma pesquisa de campo, e resultados que são extraídos pelo próprio Google, sua empresa possui uma noção efetiva, relevante e confiável dos erros que comete e de como fazer para resolvê-los. 

É um conjunto de dados sobre todos as ações feitas e passos dados em seu site, para gerar uma estratégia de um melhor posicionamento. 

Algumas mudanças referentes ao modelo antigo, foram: dados de tráfego feitos para os últimos 16 meses, novos fluxos de rastreamentos, informações mais detalhadas, relatórios mais aprimorados competentes e relevantes, e o principal que agora é um método compatível com dispositivos móveis. 

Tudo idealizado para melhorar o funcionamento e assim beneficiar seus usuários e seus crescimentos.  

 

Página inicial de métricas do seu site 

 

 

Vantagens de se posicionar no Google 

  • Aproximadamente 100 bilhões de pesquisas são realizadas no Google mensalmente e cerca de 58% da população utiliza para procurar referencias para realizar uma compra;  
  • Contato direto com o público; 
  • Acessível e é uma plataforma que é utilizada por qualquer indivíduo que possua acesso à internet e a utilize como entretenimento, informações, entre outros;  
  • Informações de contato e endereço acessíveis diretamente da primeira busca referente a marca; 
  • Localização e rotas de caminho do endereço da sua marca/empresa estarão inseridas no Google Maps; 
  • Referências de outras experiências e opiniões mais relevantes de clientes para facilitar o cliente na hora da escolha, e se positiva, garante uma confiança dos próximos usuários;    
  • Para investir no Google Search Console, o mesmo é gratuito, e possui uma função de orientação para que sua empresa atinja um posicionamento desejado e a partir daí cresça em acessos e vendas, indicado principalmente para iniciantes que procuram investir em alternativas acessíveis; 
  • A partir da funcionalidade de métricas dos resultados, há um maior controle da empresa para que a mesma chegue onde deseja, e um constante fluxo de informações para auxiliar no desenvolvimento, até mesmo baseando-se no segmento de procura do público. 

 

Conclusão 

 O Google Search Console pode parecer um pouco complexo, mas com uma orientação e auxílio, o mesmo será muito benéfico para o posicionamento da sua empresa nas pesquisas do Google. 

É muito importante dar relevância ao Google, atualmente é o maior canal de procura e devido a isso as empresas devem estar preparadas para gerar aos consumidores aquilo que procuram.  

   

 

Adriano Luz


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