Google Ads | O que é, como funciona e estratégias avançadas
O funcionamento do Google Ads (antigo Google Adwords) é bastante simples e foi pensado para que pessoas sem grandes conhecimentos em marketing possam lançar campanhas publicitárias eficazes na Internet através do Google Ads.
Basicamente, trata-se de escolher uma série de palavras-chave e segmentar os usuários com base no perfil que mais nos interessa com o objetivo de que, quando uma pessoa faça uma pesquisa no Google com palavras-chave relacionadas ao nosso site, marca, empresa, negócio, produtos ou serviços que oferecemos, nosso anúncio aparece.
Os anúncios do Google Ads, geralmente de texto, aparecem na página de resultados de pesquisa do Google (SERP) de forma diferente dos resultados naturais ou orgânicos na parte superior, direita ou inferior da tela. Eles também podem aparecer na forma de imagens, banners, vídeos ou textos em páginas da web associadas ao Google, em uma área chamada Rede de Display.
O mais recomendável é que tenha sempre uma Agência especialista em Google Ads como a Webtrends para auxiliar nas vendas e conversões.
A chave está no Índice de qualidade, que é determinado por alguns aspectos:
- A taxa de cliques esperada: a probabilidade de a pessoa clicar no anúncio.
- Relevância do anúncio: o Google Ads mede a concordância das palavras que um usuário procura com aquelas que compõem o anúncio. Se o anúncio contiver as palavras que o usuário usou para a pesquisa, é mais provável que ele encontre a resposta para o que está procurando e o Google Ads a leve em consideração positivamente.
- CTR : Este é o percentual de cliques e sua sigla vem do inglês “ Click Through Rate ”. A CTR no Google Ads é a porcentagem de cliques que um anúncio obtém dependendo das impressões em que aparece no mecanismo de busca. Corresponde à porcentagem de cliques que um anúncio recebe com base no número de vezes que ele aparece nos resultados do Google. Ou seja, se um anúncio tiver uma CTR de 10%, esse anúncio recebeu 10 cliques a cada 100 vezes que apareceu.
- Página de destino: a página de destino no Google Ads refere-se à página da Web para a qual o usuário é direcionado após clicar em um anúncio. Recomenda-se que a página de destino não seja a página principal do site, mas a página do site que contém os produtos ou serviços que o cliente procura.
- Histórico da conta: o Google Ads recompensa os anunciantes que realizam campanhas de qualidade para seus usuários e que obtêm bons resultados com sua plataforma. O histórico de contas com bom desempenho beneficia os anunciantes na hora de qualificar seus anúncios futuros.
Há outros fatores que o Google Ads leva em consideração ao calcular seu Índice de qualidade, como extensões, experiência do usuário na página de destino ou URL de visualização do anúncio.
Em outras palavras, obter um Índice de qualidade alto dependerá de o algoritmo do Google determinar se o anúncio e a página de destino a que ele leva são relevantes e úteis para a pessoa que está vendo esse anúncio.
Sempre que uma pessoa faz uma pesquisa no Google, é criado um leilão do Ads. Todo anunciante que tiver uma palavra-chave que corresponda à pesquisa concorre neste leilão.
O desempenho de um anunciante depende da classificação ou do posicionamento do anúncio, que será determinado em relação direta ao Índice de qualidade e à correspondência de palavras-chave.
Os anúncios são publicados na ordem do posicionamento, então uma marca paga por duas coisas: a) vencer o posicionamento da marca que está um degrau abaixo e; b) para cada vez que alguém clica no anúncio.
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Principais vantagens de anunciar no Google
- O anunciante pode muito bem limitar as palavras-chave para as quais deseja que seu anúncio seja exibido, bem como o perfil do usuário. Ou seja, permite uma segmentação precisa do nosso público-alvo e do tempo de aparecimento dos anúncios.
- Normalmente, o anunciante só paga quando o usuário clica no anúncio, o que é conhecido como pagamento por clique (PPC) ou custo por clique. Você também pode contratar um pagamento por impressões ou outros métodos.
- O alcance dos anúncios do Google costuma ser bastante alto.
- Permite um acompanhamento muito detalhado das campanhas em tempo real: cálculo eficaz do retorno do investimento (RI), saber quais são os anúncios com maior alcance, quando são mais eficazes, de onde os utilizadores clicam nos nossos anúncios etc.
Tipos de campanha do Google Ads | Google Adwords
O Google Ads permite que os anunciantes criem 5 tipos de campanhas, pesquisa, display, compras, vídeo e aplicativos. A princípio podem parecer grandes incógnitas, mas os internautas estão muito familiarizados e acostumados a ver os anúncios pertencentes a essas campanhas.
Campanhas de pesquisa do Google Ads
São provavelmente as campanhas mais utilizadas. São anúncios que aparecem principalmente nos resultados do buscador Google. Eles têm vários títulos (até 3) e duas descrições, além de várias extensões. Eles podem aparecer acima dos resultados de pesquisa orgânica ou na parte inferior da página. Eles têm uma taxa de conversão de meta bastante alta porque aparecem quando um usuário mostra interesse no produto ou serviço que queremos promover. Na versão mobile, o Google acaba de redesenhar a página e agora esses anúncios estão mais difíceis de identificar.
Campanhas de Display de Google Ads
As campanhas da Rede de Display são campanhas que usam anúncios no inventário do Google. Os anúncios podem ser criados em vários formatos e os lances geralmente são baseados em impressões, e não no custo por clique. Os anúncios na rede de display são mais invasivos do que os da rede de pesquisa porque não são iniciados com as pesquisas ativas do usuário. Por causa disso, eles tendem a ter taxas de conversão piores e CPC ou CPM mais baixos.
Campanhas de Shopping de Google Ads
As campanhas do Shopping são as campanhas que aparecem com uma página de produto e uma imagem de produto nas pesquisas do Google. São campanhas 100% orientadas para vender um produto específico onde é muito importante ter um preço muito competitivo. Atualmente eles aparecem acima dos resultados da busca orgânica na parte superior, podem aparecer na área à direita e também na aba de compras.
Campanhas de Video de Google Ads
Campanhas de vídeo são campanhas que usam vídeos para anunciar principalmente no YouTube, embora possam aparecer em toda a rede de display do Google. Existem vários formatos de vídeo disponíveis e são pagos por impressões ou por visualizações . Os formatos de vídeo disponíveis são anúncios in-stream, anúncios de vídeo discovery, anúncios out-stream, anúncios in-stream não puláveis e anúncios bumper.
Campanhas de aplicativos móveis do Google Ads
Campanhas de aplicativos para dispositivos móveis são campanhas para promover downloads ou interação do usuário com aplicativos . Esses anúncios são exibidos nas redes de anúncios da Rede de Pesquisa, Display, YouTube e Google Play. Os principais objetivos para os quais eles são usados são obter mais downloads, incentivar ações no aplicativo e melhorar o valor das ações dentro do aplicativo.
Como fazer remarketing com o Google Ads
Além das vantagens mencionadas acima, uma das funções mais poderosas do Google Ads é permitir o remarketing ou retargeting, um sistema que consiste na criação de anúncios personalizados voltados para aquelas pessoas que já visitaram nosso site ou conteúdo similar.
A ferramenta Google Ads permite o lançamento de campanhas com 3 tipos diferentes de remarketing:
- Exibir remarketing. É o sistema mais usado e trata-se daqueles banners que podemos ver na parte superior, inferior ou nas laterais das páginas da web.
- Remarketing de pesquisa. Permite o remarketing dentro das próprias buscas do Google.
- Remarketing no YouTube. Anúncios publicitários inseridos no YouTube que aparecem antes do vídeo que o usuário deseja assistir e que podem ser pulados após 5 segundos de transmissão, mas não antes, o que “obriga” o espectador a assistir pelo menos o início do mesmo.
Embora, como mencionamos, a publicidade no Google por meio do Ads seja simples de implementar, na prática é necessário escolher muito bem as palavras-chave e segmentar nosso público-alvo para garantir rentabilidade. Por isso, às vezes pode ser interessante contar com a assessoria de um consultor especializado .
Por outro lado, para alcançar a máxima eficiência e visibilidade do nosso site, produtos ou serviços, devemos considerar os sistemas de pagamento (SEM) não como substitutos das ações de posicionamento orgânico (SEO), mas sim como uma estratégia complementar.