Dicas de marketing para mobile
Quantos de vocês acessam a Internet através de dispositivos portáteis? A maioria dos sites por aí é totalmente responsiva, permitindo que os usuários leiam artigos, façam compras, transfiram dinheiro, assistam a vídeos, acessem várias plataformas de aprendizado ou façam qualquer outra coisa diretamente de seus dispositivos móveis.
Com o aumento do uso de smartphones nesta era digital, os empresários começaram a apreciar a importância do marketing móvel. Mas o que é e como exatamente as empresas podem otimizá-lo? Não perca seu tempo tentando descobrir. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre marketing móvel!
Índice do Conteúdo
Mobile Marketing
Todos sabemos que o marketing é uma parte essencial das operações da empresa. Devidamente estruturado e implementado, ele pode impulsionar as vendas transformando leads em clientes fiéis. O marketing móvel oferece um meio adicional para alcançar seu cliente conforme sua conveniência.
O objetivo fundamental do marketing móvel permanece o mesmo: aumentar o reconhecimento da marca, aumentar as vendas, atrair visitantes mais bem direcionados e convertê-los em clientes. O marketing móvel se concentra em alcançar clientes por meio de telefones celulares, tablets e outros dispositivos portáteis. Isso significa que agora as empresas podem entrar em contato com os clientes, mesmo que existam.
O público-alvo pode ser alcançado através de várias plataformas, por exemplo, através de aplicativos ou textos. Os usuários da Internet encontram exemplos de marketing móvel diariamente, seja quando abrem um boletim informativo, recebem uma notificação por push ou veem um anúncio enquanto assistem a um vídeo. Os meios são infinitos. Mas a noção de marketing móvel é um pouco mais complicada do que isso.
O aumento do uso de dispositivos portáteis criou a necessidade de as empresas se envolverem em novas estratégias de marketing. As empresas estão tentando se superar para conseguir mais clientes e aumentar as vendas. É preciso prestar muita atenção ao fato de que a tecnologia está mudando em um ritmo extremamente rápido e é essencial acompanhar as tendências e estratégias emergentes.
Como você pode se beneficiar do marketing móvel
O marketing móvel tornou-se recentemente o centro do sucesso de todas as empresas. Muitos, no entanto, ainda desconhecem os inúmeros benefícios que isso pode trazer. O maior deles, obviamente, é o melhor direcionamento. Como a maioria dos usuários da Internet acessa a Web por meio de seus dispositivos móveis, os dados podem ser facilmente coletados e usados para melhorar a segmentação.
Se o seu conteúdo for atraente, informativo e útil, é mais provável que outras pessoas o compartilhem. Lá – a maneira mais barata e fácil de aumentar o reconhecimento da sua marca. Lembre-se de que o conteúdo deve ser favorável ao SEO, o que deve ser otimizado para celulares. Os mecanismos de pesquisa favorecem a boa experiência móvel e o curto tempo de carregamento.
Parece também que os anúncios para celular são mais personalizados do que qualquer outro tipo. Diferente do conteúdo produzido para um público amplo, como viajantes, amantes de animais, pessoas que moram em uma área específica etc., o marketing móvel é muito orientado ao usuário. Tirar vantagem disso pode ajudá-lo a se relacionar melhor com seus visitantes e convertê-los em clientes.
Além disso, a simplicidade dos anúncios para celular destaca-se. Como os profissionais de marketing se limitam a ajustar os anúncios a uma tela minúscula, eles não podem exagerar. Está provado que o conteúdo direto e simples funciona melhor, sem mencionar todo o tempo economizado.
Como aumentar as vendas com o Mobile Marketing
É fundamental compreender o que é marketing móvel e como as empresas podem se beneficiar dele. Depois de entender, é necessário entender as várias estratégias que podem ajudá-lo a impulsionar as vendas. Vamos analisá-los.
O básico
O primeiro passo de toda estratégia de marketing é identificar seu público-alvo. Você tem um produto ou serviço que deve ser vendido para um grupo específico de pessoas. Escolha o segmento de pessoas nas quais você deseja direcionar seu marketing.
O próximo passo fundamental é estabelecer seus objetivos de marketing. Crie KPIs detalhados que ajudarão você a gerenciar suas campanhas e estratégias de uma maneira mais precisa. Se o objetivo é aumentar as vendas, as empresas precisam decidir como desejam atingir esse objetivo. Com base nessas informações, você poderá otimizar suas táticas para dispositivos móveis.
Site Responsivo
Os PCs vão se divertir criando espaço para usuários móveis. Isso significa uma coisa para a sua empresa: crie um site responsivo ou ajuste o antigo para que ele seja compatível com dispositivos móveis. Sabemos que não é uma estratégia particularmente nova, mas como ainda existem empresas com páginas muito desatualizadas, concluímos que isso deve ser mencionado. Lembre-se de facilitar também a navegação no seu site e teste-o várias vezes antes do lançamento.
Aplicativos móveis
A criação de um aplicativo para o seu negócio pode realmente aumentar as vendas. A julgar pelo número de aplicativos disponíveis no AppStore e no Google Play, é fácil deduzir que há uma razão para isso. Encontre um bom desenvolvedor, verifique seu portfólio e não hesite em gastar algum dinheiro extra, principalmente se o aplicativo puder ser usado para criar seu produto ou serviço.
Todo mundo já ouviu falar da Starbucks, mas você sabia que eles introduziram um aplicativo ‘Starbucks Mobile Payments’ para facilitar o processo de compra da sua dose diária de café? Tudo o que você precisa fazer é carregar algum dinheiro no aplicativo e digitalizar um código no balcão da Starbucks. Inteligente!
Notificações
Se você tem um aplicativo, é bom trabalhar um pouco nas notificações. Existem dois tipos: notificações por push e notificações no aplicativo. O primeiro precisa ser ativado pelo usuário móvel, mas, felizmente, a maioria dos usuários opta por ele. Isso significa que eles receberão mensagens mesmo se não estiverem usando seu aplicativo
As notificações no aplicativo são exibidas enquanto o cliente está usando seu aplicativo. Os dois tipos de notificação podem aumentar a retenção de aplicativos, a taxa de conversão e envolver ainda mais os clientes com sua marca. Tornar essas mensagens mais personalizadas criará uma experiência única para seus clientes.
Conteúdo
A otimização do seu conteúdo móvel para os mecanismos de pesquisa também é crucial. Especialistas apontam que, enquanto outras estratégias de marketing desempenham um papel fundamental na promoção de vendas. Tudo o que você precisa fazer é ajustar seu conteúdo para que ele seja amigável ao SEO.
SMS Marketing
Com que frequência você checa seu telefone celular? Provavelmente mais do que você pensa. Mesmo quando as pessoas estão trabalhando, o som de uma nova mensagem ou notificação é muito tentador para simplesmente ignorar. Tirar proveito desse vício tecnológico não é apenas inteligente, mas necessário. A entrega de uma mensagem de marketing diretamente ao seu cliente não pode ser desperdiçada.
A Ford Motors é um ótimo exemplo quando se trata de usar essa estratégia com sucesso. Os clientes foram solicitados a enviar um texto ‘FORD’ para um determinado número premium. Em troca, a empresa ligou para eles e perguntou quais informações eles gostariam de receber. Com base nisso, a Ford Motors recebeu dados úteis sobre seus nomes e códigos postais. Eles entraram em contato com revendedores locais da Ford para fazer várias ligações de acompanhamento. O resultado? Uma taxa de conversão resultou em 15,4%!
Você pode não estar ciente disso, mas a maior parte do envolvimento nas mídias sociais vem de pessoas que usam telefones celulares. O Facebook está entre as plataformas mais populares, então temos o Instagram, Twitter e até o LinkedIn. Um dos principais benefícios de existir nas mídias sociais é que seus clientes estão usando a mesma plataforma regularmente. Portanto, você não pode entrar em contato com eles em uma plataforma de sua escolha. Um perfil criativo com conteúdo de alta qualidade é o que você precisa para começar.
Plataforma de reservas O Airbnb lançou uma campanha bem-sucedida para o Super Bowl. Foi bastante arriscado, porque indiretamente levantaram uma questão da proibição de viajar nos EUA. Mas o Airbnb usou a estratégia para alcançar o máximo de pessoas. A campanha #WeAccept apareceu na TV e nas redes sociais, atraindo muita atenção e foi um sucesso.
Lista de discussão
Não há dúvida de que os e-mails podem fazer maravilhas. A maioria dos usuários da Internet verifica seus e-mails logo de manhã. Você acha que eles se levantam, iniciam um laptop, efetuam login e navegam pela caixa de correio? São três etapas adicionais e completamente desnecessárias. Com apenas um clique de um botão, você pode abrir o aplicativo de email e verificar sua caixa de entrada.
Criar conteúdo de e-mail visualmente atraente, informativo e envolvente é o seu caminho para chamar a atenção dos seus clientes logo após eles acordarem. Peça ao seu profissional de marketing para ajudá-lo a criar uma lista de endereçamento e não se esqueça das opções de inclusão e exclusão para não acabar em uma pasta de spam.
QR Codes
Os códigos QR se originaram no Japão há um tempo atrás, mas também estão começando a ser apreciados na parte ocidental do mundo. Ao criar um código QR, você pode direcionar os usuários para o seu site, onde eles podem encontrar mais informações. Isso cria eficiência e aumenta o tráfego nas páginas do seu site.
Um ótimo exemplo de uso criativo de códigos QR foi introduzido em uma campanha de jogos para celular. Angry Birds criou um código QR que parecia uma captura de tela do jogo. Quando você o digitalizou, foi direcionado para a loja de aplicativos do sistema operacional do seu telefone. Uma maneira rápida de baixar Angry Birds e um exemplo incrível de criatividade.
O surgimento de telefones celulares deu origem a toda uma nova forma de marketing. O celular está atrapalhando a maneira como as pessoas se envolvem com as marcas. Essa tendência em relação aos dispositivos móveis chegou para ficar e as empresas precisam garantir um plano conclusivo de marketing móvel para poder se conectar com um público digital mais amplo. As empresas têm a oportunidade de ouro de colocar suas mensagens de marketing nas mãos de seus clientes. Eles devem aproveitar ao máximo e se adaptar às tecnologias mais recentes, a fim de criar a experiência ideal para o cliente e permanecer à frente da concorrência.