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5 componentes principais de um plano estratégico poderoso

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Novos empreendedores têm muitos detalhes em que pensar, incluindo a elaboração de um plano estratégico.

Líderes empresariais experientes enfatizam frequentemente a importância de um plano estratégico forte e bem projetado. Sem um plano adequado, você pode perder novas oportunidades e até atrapalhar seu próprio crescimento.

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Seu plano estratégico é o documento que molda as atividades específicas que você realizará para superar os desafios que enfrenta no caminho para seus objetivos. Explica os passos lógicos que você tomará para levá-lo do início ao fim do seu esforço.

A palavra “estratégia” se originou no campo de batalha literal. Deriva de uma palavra grega antiga que se refere à arte de estabelecer recursos militares em preparação para a guerra.

Além disso, alguns especialistas em negócios compararam o planejamento estratégico a uma partida de xadrez, na medida em que geralmente exige que você se concentre não apenas no campo de jogo diante de você, mas em vários movimentos à frente.

Faça a si mesmo algumas perguntas importantes ao formular seu plano estratégico. Isso inclui perguntas sobre o estado e a posição atual da sua empresa, onde você deseja estar em um período de tempo especificado, como se vê chegando lá e os recursos de pessoas, ferramentas e finanças que são mais capazes de ajudá-lo a chegar lá.

As principais partes de um plano estratégico padrão incluem o seguinte:

Índice do Conteúdo

1. Missão, visão e aspirações

Uma declaração de missão é a sua formulação geral e duradoura do porquê da sua empresa existir e do que ela espera ser.

Inclui os objetivos que você deseja alcançar e um esboço de como pretende cumpri-los. Um plano estratégico precisa de uma declaração clara do objetivo da sua empresa, sua razão de existir em primeiro lugar.

Por que você formou esta empresa e o que espera realizar desenvolvendo-a e oferecendo seus produtos ou serviços ao público?

Sua declaração de visão será mais breve e concisa e mostrará como deve ser sua empresa em cinco anos ou em uma década, ou duas. Esses componentes do seu plano estratégico podem levar algum tempo para serem resolvidos, mas são os fundamentos necessários para a construção do plano.

Ao concretizar suas ideias sobre o objetivo e os valores da sua empresa, você dará um grande primeiro passo em direção à criação de um plano que possa levá-lo ao sucesso.

Ao criar esses aspectos do seu plano estratégico, pode ajudar a considerar o maior e mais ousado objetivo principal da sua organização. Alguns escritores de negócios seguiram os autores Jim Collins e Jerry Porras, que memorizaram esses tipos de aspirações de “objetivos grandes e audaciosos” em seu livro de 1994, Built to Last.

A identificação desse grande objetivo pode ajudar a evitar a tendência de pensar muito pequeno, embora, para serem eficazes, esses objetivos precisem ser mensuráveis ​​e alcançáveis. Lembre-se de que os BHAGs normalmente levam uma ou duas décadas para serem concretizados. É exatamente por isso que eles podem ajudar a galvanizá-lo para a ação com um senso crescente de urgência, motivando-o a tomar decisões inteligentes e estratégicas a longo prazo para cumpri-las.

2. Valores fundamentais

Com suas declarações de missão e visão em vigor, você normalmente se concentrará na elaboração de declarações de valores essenciais.

Seus valores essenciais estabelecem os “pontos essenciais” e os “não-obrigatórios” da sua empresa-os princípios vitais que precisam orientar líderes e funcionários nas suas decisões diárias e de longo prazo.

Especialistas geralmente não recomendam impor esses valores de cima para baixo em uma empresa. Em vez disso, procure aprimorar os valores que já existem como parte da cultura da sua empresa. Você provavelmente já sabe quais são esses valores fundamentais. Adicionar o componente importante de articulá-los no papel ajuda a solidificá-los nas mentes de todas as partes interessadas.

3. Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças

Uma análise SWOT de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças é um resumo da situação atual da sua empresa, a partir dessas quatro perspectivas principais. Representa um instantâneo dos caminhos abertos para você e das armadilhas que você pode encontrar, bem como dos ativos que você pode usar para ajudá-lo ao longo do caminho.

Seu plano também deve incluir um exame de sua vantagem competitiva – seu ponto de venda exclusivo – que o coloca na frente do campo em seu mercado.

4. Objetivos, estratégias e táticas operacionais

Seus objetivos de longo alcance representam o que você precisa se concentrar para tornar sua visão uma realidade. Esses objetivos geralmente têm horizontes temporais de vários anos ou mais.

Em “estratégias gerais”, você agrupará os meios gerais que empregará para atingir seus objetivos e, portanto, sua visão. Com isso, você pode organizar as prioridades de curto prazo e as iniciativas de desempenho que detalham os recursos “quem, o que e quando” que você utilizará para alcançá-los. E, para ficar ainda mais específico com assuntos operacionais, você precisará detalhar e responder à pergunta de como pretende atingir seus objetivos.

5. Medições e fluxos de financiamento

Você precisará incorporar um meio de rastrear a produção e o desempenho da sua empresa em relação às metas programadas regularmente.

Você também precisará de uma análise financeira que leve em consideração o desempenho passado e projetado. Os números dos seus planos estratégicos não precisam ser elaborados, mas precisam ajudar você – e potenciais investidores – a obter uma visão geral de seus recursos financeiros.

Você também não precisa necessariamente de um plano complexo de várias páginas. Alguns empreendedores se deram bem com um documento curto, mas cuidadosamente elaborado, cuja concisão realmente ajuda a manter todos na empresa focados nos mesmos objetivos.

Esse tipo de plano mais curto permitirá que um empreendedor e sua equipe destilem a identidade e os objetivos básicos de sua empresa até os elementos acionáveis ​​mais facilmente compreendidos.

 

Adriano Luz


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