5 passos para contratar a melhor Agência de Marketing Digital
A maioria das agências de marketing digital terá uma ampla lista de clientes atendidos pelas mesmas equipes. Entenda como funcionam seus processos internos. Isso também envolverá fazer algumas perguntas iniciais.
Se há uma coisa que está claramente estabelecida hoje, é o fato de que o marketing digital não é mais visto como um componente opcional de uma estratégia de marketing mais ampla.
O digital muitas vezes desempenha um papel importante em mais de uma maneira – desde o contato e envolvimento com os clientes em potencial certos, comunicação interna e externa com eles, geração de leads e coleta de dados.
As estatísticas detalhadas que oferece também desempenham um papel importante na orientação de nossa estratégia futura. Portanto, não é surpreendente que a maioria das empresas iniciantes hoje olhe para o marketing digital como o primeiro passo para estabelecer seus negócios.
Ao considerar o marketing digital, há uma confusão muito comum sobre se é necessário gerenciar o marketing digital internamente ou contratar uma agência. Contratar uma agência de marketing digital é uma boa opção do ponto de vista de escalabilidade de longo prazo.
Tendo em vista que há tanta conversa digital online hoje, e também o fato de que há uma agência digital em cada segunda rua, pode ser confuso escolher a certa para você.
Como estamos no meio do marketing digital há um tempo, gostaríamos de compartilhar alguns pontos como um guia para todas as start-ups que procuram contratar uma agência digital.
Índice do Conteúdo
Em primeiro lugar, identifique o que você quer do digital
Este é o ponto de partida para todo o resto, pois decidirá como você avaliará sua futura agência digital. Isso pode exigir alguma pesquisa, retrabalho e até mesmo um pouco de busca interior para alguns, mas, uma vez que você tenha clareza sobre isso, torna-se muito mais fácil conversar com agências de marketing digital interessadas.
Guia de 5 pontos para contratação de uma agência digital
1 – Veja suas credenciais, experiência e certificação
Existem algumas perguntas básicas que você precisa fazer aqui:
– Há quanto tempo a agência está no mercado?
– Quem é a equipe por trás disso e qual é sua credibilidade?
– Possui certificação do Google e do Facebook?
– Para que tipo de clientes trabalharam?
– E outro ponto importante, quanto tempo duram as relações médias com os clientes?
Este último ponto costuma ser muito revelador não só sobre a qualidade do trabalho, mas também sobre a qualidade do serviço da agência em questão.
2 – Compreenda a leitura dos serviços oferecidos
Neste tempo de especialização e superespecialização, haverá muitas agências que estarão focadas em um nicho de marketing digital – ou seja, desenvolvimento de sites e aplicativos, plataformas de comércio eletrônico, geração de leads, criativo digital, vídeo, mídia social, criação de conteúdo e assim em.
Embora haja vantagens óbvias em contratar esses especialistas de nicho, será muito mais fácil sua vida como um chefe de start-up ter um ponto de contato responsável para todas as suas necessidades digitais.
Isso pode exigir uma parte aparentemente maior do orçamento inicialmente, mas a experiência multifuncional adquirida mais do que compensará os custos mais altos no longo prazo.
3 – Confira seus trabalhos anteriores
Haverá muitas agências que retratarão ter trabalhado para grandes marcas e clientes. Mas nem todas as agências serão muito diretas sobre o tipo de trabalho que fizeram por elas.
Verificar suas campanhas anteriores em diferentes verticais de categoria é um bom barômetro para a qualidade que você pode esperar para suas próprias necessidades. Aqui, eu recomendo fortemente que você verifique seu trabalho recente em todo o espectro de serviços de marketing digital que eles oferecem – incluindo Estratégia Digital, Site e Aplicativos, SEO, SEM, SMO, marketing de influenciadores e assim por diante.
Haverá algumas agências que serão melhores em algumas coisas do que outras e, dependendo de seus objetivos de marketing digital, você pode listar sua agência de acordo.
Também pode ser útil ficar de olho em qualquer trabalho que eles possam ter feito em sua categoria, para ver se eles podem entendê-lo bem. Mas as equipes estão sempre mudando, e este não deve ser o seu principal fator de decisão.
4 – Conhecer os sistemas e processos que eles seguem
A maioria das agências terá uma ampla lista de clientes atendidos pelas mesmas equipes. Entenda como funcionam seus processos internos. Isso também envolverá fazer algumas perguntas iniciais, como:
- A estrutura da equipe atualmente em vigor
- A sua empresa terá uma equipe dedicada e um ponto de contato?
- Como eles gerenciarão qualquer conflito de interesse com clientes concorrentes, se houver
- Haverá mais reuniões presenciais ou será principalmente por meio de comunicação online / telefone?
- Os processos de relatório e revisão estão alinhados com o que você deseja?
5 – Transparência e integridade
Nem sempre isso é fácil de julgar, mas entender como eles funcionam e cobram por seus serviços nos dará uma ideia sobre isso. Se seus KPIs consistirem em métricas que parecem boas no papel – como impressões ou curtidas no Facebook, por exemplo – então isso pode não significar muito para o seu negócio.
No entanto, se eles estão baseando sua remuneração e prometendo um certo nível de desempenho ou aumento em seus leads / vendas, então é isso que você realmente deve estar atento.
Além disso, eles devem estar abertos para compartilhar detalhes reais de como usam seus orçamentos de marketing digital, com um relatório diário / semanal ou um painel ao vivo ao qual você pode ter acesso.
Dito e feito, escolher sua agência digital não é diferente de escolher um parceiro de negócios de longo prazo. E como em todos os relacionamentos, você precisa confiar em sua intuição.
Portanto, mesmo se uma agência verificar todas essas caixas, mas não parecer certo, espere. Não tenha pressa em embarcar em uma agência, porque escolher a certa pode valer a pena esperar.
E se deseja conhecer mais sobre a melhor Agência de Marketing Digital, entre em contato com um de nossos consultores pois iremos proporcionar o que de melhor existe para sua empresa.