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O que é Buzz Marketing e por que é tão importante para sua estratégia

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A internet tornou o marketing muito mais competitivo nos últimos anos. As marcas buscam “se tornar virais” para gerar entusiasmo sobre seus produtos e criar campanhas com base na interação social online. Isso é chamado de buzz marketing e seu objetivo é alavancar o público social para gerar muita conversa sobre o mais novo produto ou serviço. 

Para isso, as marcas procuram influenciadores sociais para transmitir sua mensagem para elas na esperança de que isso crie um sentimento de expectativa entusiasmada em torno do produto para que ele seja vendido. 


O que é buzz marketing?

Buzz marketing é uma técnica na qual os profissionais de marketing usam propaganda boca a boca para criar expectativa entre os consumidores sobre um novo produto ou serviço futuro. 

Ele gera entusiasmo viral ao fazer com que os consumidores promovam um produto ou serviço de forma inteligente por meio de conversas com familiares, amigos ou comunidades de mídia social. 

Essa técnica cria consciência antes mesmo de o produto ou serviço estar disponível para o público, criando um “burburinho” ou uma empolgação com a ideia de escassez de um produto tão cobiçado. 

O objetivo final desse tipo de marketing é a venda do produto e a aquisição de novos consumidores, enquanto os objetivos colaterais incluem o crescimento do tráfego online e o aumento das vendas do produto.

Buzz marketing é conhecido por ser conduzido principalmente por influenciadores online que recebem o produto antes do lançamento público e passam a falar sobre o produto, compartilhar suas opiniões e experiências com o produto e gerar conversas em torno dele. 

A presença online estabelecida do influenciador e o número impressionante de seguidores nas redes sociais dá ao influenciador o poder de influenciar as decisões de compra de seus seguidores. 

A opinião dos influenciadores tem grande alcance, por isso eles são notados rapidamente e podem criar um consenso preliminar em torno do produto, o que pode ter um grande impacto nas vendas do produto.


Diferença entre Buzz Marketing e Marketing Viral

O buzz marketing, pode ser um evento ou atividade que gera publicidade e emoção ao mesmo tempo que fornece informações aos consumidores. Geralmente combina um evento ou experiência emocionante e de cair o queixo com puro branding

O marketing viral, por outro lado, se refere a uma tentativa de entregar uma mensagem de marketing que se espalha de forma rápida e exponencial entre os consumidores. Geralmente envolve o uso de canais de mídia social ou marketing por email para espalhar um ação. 

Ambas as formas de marketing aplicam o mesmo princípio para serem notados. No entanto, ao contrário do marketing viral, o buzz é mais baseado em eventos. Hoje, os anunciantes combinam buzz com elementos de marketing viral para espalhar a ação sobre um produto ou serviço.

Buzz Marketing é uma ótima maneira de comercializar e promover um produto específico. É fácil de realizar e não leva muito tempo. É também uma das maneiras mais rápidas de divulgar sua mensagem para as massas.

Se você está procurando uma nova maneira de promover um produto, experimente. Você pode até usar o Buzz Marketing com outras estratégias de marketing, se desejar. Apenas certifique-se de que está anunciando para o grupo demográfico correto antes de fazer isso.


Como funciona o Buzz Marketing

Como dito anteriormente, o buzz marketing se concentra em maximizar a estratégia de propaganda boca a boca de uma campanha. Muitas vezes começa com os influenciadores ou os primeiros a adotar um produto que estão ansiosos para compartilhar suas ideias. 

Esses conjuntos de pessoas geralmente têm uma forte presença nas mídias sociais e iniciam conversas sobre um produto ou serviço de forma proativa. Como a opinião desses influenciadores pode atingir um público amplo rapidamente, os profissionais de marketing costumam confiar neles ao tentar criar um buzz.

Outras estratégias incluem o uso de blogueiros influenciadores e fóruns de sites para criar agitação.


Como usar o Buzz Marketing na sua estratégia

O componente mais crítico ao criar buzz em torno de sua empresa é o boca a boca. Você pode fazer isso de várias maneiras, como encontrar e usar os serviços de uma empresa de SEO local. 

Outra opção é escrever e enviar artigos para jornais e revistas locais. Observe que o material só pode se tornar viral se você incluir informações valiosas ou apresentar uma oferta notável. Quando você escreve um artigo que atrai leitores, é capaz de gerar um burburinho em torno do seu negócio.

Dito isso, vários fatores podem ajudar a criar buzz em torno de sua empresa. Aqui estão alguns a serem considerados.


Deve haver algo para falar

Para que qualquer campanha de buzz marketing tenha sucesso, você deve dar ao seu público algo para falar. Seja sua marca, produto ou serviço, você precisa fazer as pessoas falarem para espalhar o buzz.

Por exemplo, uma empresa de fabricação de liquidificadores com sede em Utah, a Blendtec, queria que as pessoas divulgassem seus poderosos liquidificadores.

Então, a empresa fez um vídeo que mostra os liquidificadores transformando mármores, iPhones e bolas de golfe em vitaminas. Foi um sucesso instantâneo, obtendo mais de 12 milhões de visualizações no YouTube. Embora o conteúdo fosse ultrajante, estava conectado à marca e próximo do que ela faz.


Trabalhe com influenciadores

Criar buzz envolve espalhar o conhecimento sobre uma marca ou sua mensagem. E é aí que entra um influenciador. Os promotores da marca Dettol, Reckitt Benckiser, queriam atingir um público maior, então tiveram uma ideia inteligente.

A empresa distribuiu 48.000 amostras de seu produto para 4.000 influenciadores. Depois de experimentar a amostra, os influenciadores tiveram que compartilhar os dez restantes com outras pessoas.

E funcionou! A empresa não apenas atingiu 46% de seu público, mas as vendas também aumentaram surpreendentes 86%. A Reckitt Benckiser criou com sucesso um buzz em torno de sua marca.


Faça a oferta notável

Hoje, você encontrará toneladas de ofertas atraentes na Internet, seja “garantia vitalícia” ou “compre uma, ganhe outra grátis”. Embora essas ofertas possam gerar vendas, elas não são tão notáveis ​​quanto você pode imaginar.

Então, o que torna uma oferta notável? Para se destacar da concorrência, a empresa de roupas Zappos ofereceu uma política de devolução de “365 dias”, bem como um atendimento ao cliente incomparável.

O CEO, Tony Hseih, teria criado um orçamento para essa finalidade. Como você deve ter adivinhado, o esforço valeu a pena no longo prazo. As pessoas logo começaram a falar sobre o impressionante atendimento ao cliente da Zappos e isso, entre outras coisas, ajudou a empresa a atingir US $ 2 bilhões.


Como gerar Buzz Marketing

Desenvolver uma estratégia de buzz marketing bem-sucedida não é fácil, mas ter uma estratégia antes do lançamento do produto pode ajudar a prepará-lo quando chegar a hora. 

Criar conteúdo memorável e compartilhável é a chave para gerar buzz online. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao preparar uma estratégia de buzz marketing para o próximo lançamento de produto.


Pesquisa de conteúdo viral

Pesquisar conteúdo viral é o primeiro passo para preparar uma estratégia de buzz marketing. Por que as pessoas falariam sobre sua marca se não estivessem interessadas nela? Eles provavelmente não iriam. O objetivo é envolvê-los com um conteúdo interessante e único, diferente de tudo que eles já viram antes.

Algumas maneiras de descobrir no que seu público pode estar interessado são os tópicos que são mais vistos/compartilhados, ler comentários/perguntas que seu público pode ter, clicar no botão “tendências” no Twitter ou Facebook e interagir com sua comunidade. 

A página “explorar” no Instagram deve ser sua nova melhor amiga. Certifique-se de olhar o conteúdo que se tornou viral no passado e por que as pessoas o adoraram. 

Também é importante pesquisar que tipo de conteúdo é visto de forma negativa ou fora do estilo, para que você saiba evitá-lo ao criar sua própria campanha.


Crie conteúdo compartilhável

Tornar seu conteúdo compartilhável deve ser sempre o objetivo de sua marca, sendo consistente e identificável. A mídia social é uma forma de as pessoas se conectarem com outras pessoas que compartilham interesses e estilos de vida semelhantes – abordar e discutir tópicos importantes que podem estimular ou interessar seu público é importante para que seus seguidores compartilhem seu conteúdo.

A aparência visual do seu conteúdo, seja texto, vídeo ou fotografia, determinará se ele é compartilhável ou não. Algumas dicas para tornar seu conteúdo mais atraente seriam criar manchetes estelares, resumos e listas divertidas, evitar texto grosso usando marcadores e ser o mais visual possível. Manter seu conteúdo organizado e fácil de entender é sempre obrigatório.


Por que o Buzz Marketing funciona

O buzz marketing funciona devido à maneira como faz com que as pessoas se interessem pela marca. Imagine usar comunicados à imprensa, ofertas gratuitas e negócios para divulgar informações sobre o seu negócio. 

O público-alvo não apenas notará sua marca, mas também compartilhará rapidamente as informações com sua família e amigos. Isso resultaria em mais interesse em sua marca a partir do momento em que eles a virem e expandirá ainda mais sua campanha de boca a boca.


Conclusão

Você deve usar essa técnica de marketing com a menor moderação possível e aqui está o porquê. As primeiras formas de agitação online, como anúncios pop-up, marketing por e-mail e anúncios em banner, para citar alguns, foram inicialmente bem-sucedidas. 

Mas os consumidores ficaram melhores na identificação do buzz marketing ao longo dos anos. Portanto, não gera mais o entusiasmo de que você precisa para criar esse buzz. 

Em vez disso, os consumidores tratam essa forma de marketing como um aborrecimento menor, enquanto ignoram a mensagem. Além disso, é essencial conectar sua campanha à marca ou ao próprio produto. Não é suficiente criar um conteúdo se seu público não consegue identificar sua marca.

Adriano Luz


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