Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

Como medir o ROI do marketing de conteúdo [calculadora gratuita]

ROI-do-marketing.jpg

Não jogue dinheiro bom atrás de dinheiro ruim (marketing de conteúdo).

De acordo com a Cision, espera-se que a indústria de marketing de conteúdo cresça mais de US$ 417 bilhão entre 2021 e 2025. Isso significa que literalmente bilhões de dólares estão sendo aplicados em marketing de conteúdo este ano e espera-se que haja um retorno desse investimento em um futuro próximo.

Além disso, 21% dos profissionais de marketing de conteúdo relatam que medir o ROI é o maior desafio no desenvolvimento de conteúdo (Siege Media + Clearscope).

Quer você seja um veterano consolidado no marketing de conteúdo ou um novo player contribuindo para o crescimento da indústria, compreender o ROI do seu marketing de conteúdo é essencial e o assunto deste post.

Índice do Conteúdo

Calculadora de estimativa de ROI de marketing de conteúdo

Em nossa calculadora de ROI de marketing de conteúdo, usamos SEO como o canal principal para direcionar visitantes orgânicos e resultados porque é, de longe, o canal com o maior ROI em conteúdo.

Também oferecemos aos usuários a capacidade de calcular o ROI com base em seu modelo de negócios e métricas de desempenho reais ou estimativas de ferramentas como Ahrefs e Semrush.

Isenção de responsabilidade: esta calculadora pode ser usada para estimar o ROI, mas não é garantia de que você terá sucesso em seus esforços de marketing de conteúdo. Se você deseja uma avaliação mais precisa de suas necessidades e ROI, entre em contato com os profissionais.

O que é ROI de marketing de conteúdo?

O retorno sobre o investimento (ROI) em marketing de conteúdo é como você pode medir a receita líquida positiva de seus investimentos em marketing de conteúdo após as despesas, expressa como uma porcentagem.

A fórmula básica para ROI é:

Fórmula de ROI de marketing de conteúdo

Vamos esclarecer com um exemplo:

Se você gastou US$ 200.000 em marketing de conteúdo no ano passado e seu conteúdo gerou US$ 1.000.000 em receita, seu ROI seria:

O que é um bom ROI em marketing de conteúdo?

Um bom ROI em marketing de conteúdo depende do seu setor, da classificação e autoridade do seu domínio e muito mais. Mas, se o seu cálculo de ROI resultar em um número maior que zero, você pelo menos empatou com seu investimento.

Quando avaliamos um cliente potencial, gostamos de ver nossas estimativas de ROI entre 300-400% (3x a 4x), se não mais, para ter confiança de que nosso trabalho agrega valor.

Uma consideração que não é incluída em muitas estimativas de ROI, mas deveria estar em cálculos reais de ROI, é o valor vitalício de um conteúdo em seu setor. Se o seu conteúdo estiver gerando tráfego e conversões de forma consistente por mais de três anos, seu ROI será, portanto, muito maior do que o estimado em um cronograma de 12 meses.

Como calcular o ROI do marketing de conteúdo?

Dependendo do seu modelo de negócios, o método para estimar e calcular o ROI pode ser um pouco diferente. Existem algumas nuances a serem consideradas antes de modelar o retorno do conteúdo:

Quanto vale o conteúdo em seu setor?

Uma maneira simples de estimar o valor de um conteúdo em seu setor é pegar o valor do tráfego de um concorrente importante e dividi-lo pelo número de conteúdos em seu site.

O valor do tráfego é uma métrica do Ahrefs que é o valor monetário colocado no tráfego orgânico por meio de palavras-chave nas quais as pessoas dariam lances em anúncios PPC.

Se você tiver uma avaliação precisa de quanto vale um conteúdo com base em seu próprio conteúdo existente, isso é ótimo – mas se não tiver, você deve identificar o valor do conteúdo em seu mercado analisando seus principais concorrentes.

Na Siege, fazemos isso para os clientes analisando alguns dos principais concorrentes e calculando a média do valor do tráfego para os 50 principais conteúdos. Acreditamos que usar o valor do tráfego das 50 principais páginas do blog ou centro de aprendizagem de um concorrente é comparável aos tipos de conteúdo que criaríamos para eles.

valor de tráfego superior para ROI de marketing de conteúdo na visualização das páginas principais do ahrefs

Vale a pena notar que se suas iniciativas incluem mais do que conteúdo da página de destino, você pode ampliar essa análise para o domínio raiz em vez de apenas rotas /blog/, /learn/ ou /resources/.

Também é importante notar que o processo de projeção do ROI do marketing de conteúdo é, na melhor das hipóteses, opaco. Usamos o valor do tráfego do Ahrefs como uma métrica direcionalmente precisa, mas com total compreensão de que não está exatamente correlacionado com a receita e o ROI.

Se o conteúdo não parecer muito valioso à primeira vista, você pode considerar pesquisar quanto vale um link em seu mercado.

Quanto vale o tráfego orgânico para o seu negócio?

Se você não confia no valor do tráfego relatado pelo Ahrefs, ou simplesmente não parece ser a métrica certa para o seu negócio (isso é justo!), há outra maneira, contanto que você tenha uma compreensão firme do tráfego orgânico significa para você em termos de conversões e receita.

Nesse caso, você pode identificar a média tráfego orgânico ao conteúdo em seu setor e gere os números com base em sua taxa de conversão e no valor médio do pedido (AOV) ou valor médio do contrato (ACV).

Digamos que o conteúdo médio em seu mercado atrai 500 visitantes orgânicos por mês e você converteu consistentemente 2% dos visitantes em clientes com um AOV de US$ 100. Isso significaria que a postagem média gera US$ 1.000 por mês. Se você publicasse cinco postagens por mês, ao final de 12 meses você teria 60 postagens publicadas e geraria, em média, US$ 60.000 por mês em receita de conteúdo.

Qual é o seu horizonte temporal?

Conteúdo e SEO são um jogo longo.

Pode levar de nove a 18 meses ou mais para você atingir o ponto de equilíbrio e começar a ver o retorno de seus investimentos. Uma coisa a ter em mente é que, embora suas despesas provavelmente aumentem mês após mês, assumindo que cada vez mais alta qualidade o conteúdo é publicado. Os resultados devem começar a aumentar nos meses posteriores para compensar e superar as despesas.

Isso significa que você provavelmente não verá os resultados começarem a dar frutos antes dos seis meses ou mais e começará a se aproximar do ponto de equilíbrio por volta do mês 12 ou superior:

Estimando ROI: Análise da Concorrência em Conteúdo

A primeira e mais acessível maneira de estimar o ROI do seu conteúdo é identificar o valor médio do conteúdo usando o seu principal concorrente.

Um ponto de partida natural é comparar maçãs com maçãs em termos do tipo de conteúdo que você planeja produzir ao longo de sua campanha de marketing de conteúdo. Pegue o tráfego médio mensal e o valor do tráfego, conforme relatado pelo Ahrefs. Em seguida, inclua o número de peças de conteúdo que você planeja executar por mês, bem como seu orçamento/gasto mensal para projetar o crescimento do tráfego e do valor do tráfego.

Também é importante entender que um concorrente importante pode ter autoridade estabelecida no espaço e pode se classificar mais facilmente para palavras-chave altamente competitivas e, portanto, obter mais valor em média.

Se for esse o caso, você pode pegar o desempenho atual do seu concorrente e descontá-lo de acordo para chegar a um ROI esperado razoável com base na classificação atual do seu domínio.

Calculando o ROI: específico para o seu modelo de negócios

No marketing de conteúdo, normalmente enfrentamos dois modelos de negócios amplos:

  1. Monetização de tráfego direto
  2. Monetização de conversão de tráfego

O primeiro, que chamaremos de “monetização direta do tráfego”, é qualquer negócio cuja receita esteja linearmente correlacionada com o tráfego – geralmente um modelo de publicidade.

A segunda é uma empresa que deve converter o tráfego em um lead ou cliente, de modo que a receita esteja apenas vagamente correlacionada com o tráfego. Se você está medindo o ROI do marketing de conteúdo para empresas B2B, por exemplo, é importante entender como seu tráfego se converte em leads e sua taxa de vitória para transformar leads em clientes. Depois de ter essas informações, você pode calcular o ROI com base no valor médio do contrato (ACV).

Um site de comércio eletrônico, por outro lado, simplesmente usa sua taxa de conversão combinada com seu AOV para identificar o valor do tráfego e gerar um cálculo de ROI.

Aumentando o ROI do marketing de conteúdo

Existem algumas estratégias que recomendamos fortemente que nossos clientes implementem para aumentar o ROI do marketing de conteúdo:

  • Aproveite as práticas recomendadas de SEO e design de blog.
  • Conduza uma análise KOB para priorizar palavras-chave de alto valor e baixa dificuldade.
  • Execute conteúdo de alta qualidade alinhado à intenção de pesquisa.
  • Audite o desempenho do conteúdo e atualize-o anualmente ou semestralmente para atualização.

Em última análise, acreditamos que o marketing de conteúdo é muito mais do que simplesmente conteúdo escrito. Deve proporcionar uma ótima experiência do usuário para aumentar a confiança percebida e, ao mesmo tempo, aumentar as chances de seu conteúdo gerar conversões.

Se você deseja uma análise de ROI mais aprofundada para seus esforços de marketing de conteúdo ou precisa aumentar o nível de sua estratégia e qualidade geral de conteúdo, teremos o maior prazer em identificar as estratégias que proporcionarão o maior ROI para o seu negócio. Entre em contato conosco aqui!

Ariel


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Enviar uma mensagem!
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK
+357 biografias
PRONTAS para o Instagram
Resgatar o meu E-BOOK
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK