Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

Como fazer sorteio no Instagram em 9 etapas

Como-fazer-sorteio-pelo-instagram-em-9-etapas.png

Está pensando em como fazer sorteio no Instagram para aumentar seu público e promover sua marca? Você veio ao lugar certo.

Agora que a rede social de compartilhamento de fotos saiu da sombra do Facebook, o campo de jogo do Instagram é muito mais competitivo. 

A grande quantidade de pessoas usando o aplicativo prova que a promoção nas mídias sociais não é mais um canal obscuro para encontrar consumidores.

Todas as marcas, incluindo seus concorrentes, estão disputando a atenção do seu público no Instagram. Aumentar o engajamento no perfil do Instagram de zero para mil não é mais tão simples quanto postar uma bela foto todos os dias.

É aqui que como fazer sorteio no Instagram pode ajudá-lo a crescer.

Índice do Conteúdo

Como fazer sorteio no instagram em 9 etapas

Como fazer sorteio no instagram

1. Escolha onde hospedar e o tipo de sorteio

Quando você pensa em como fazer sorteio no Instagram, a primeira coisa a considerar é onde você deseja hospedar o sorteio. Embora estejamos falando sobre brindes do Instagram, você tem duas opções onde pode hospedar seu brinde ou sorteio do Instagram. 

Uma opção é hospedar o sorteio em sua conta do Instagram como um post e a forma alternativa é hospedar o sorteio fora de sua conta do Instagram, por exemplo, em seu site ou blog, em uma página de destino etc. 

Hospede seu sorteio no Instagram

Escolher hospedar seu sorteio em sua conta do Instagram é fácil e você pode obter um grande número de comentários, curtidas e aumentar o engajamento.

É importante estabelecer e enfatizar o que é necessário para o seu público entrar no sorteio do Instagram, portanto, delinear claramente os requisitos de entrada em seu sorteio. 

Existem várias maneiras de fazer com que os seguidores participem de seus sorteios e aumentar seu crescimento de seguidores. No entanto, quanto menos você pedir às pessoas para fazerem, mais participações você terá.

Fazer com que as pessoas realizem algum tipo de ação, como postar uma foto e marcar sua empresa, irá gerar mais engajamento e construir seguidores. Escolha entre diferentes tipos de sorteio e fique à vontade para ser criativo!

Aqui estão algumas ideias de como seu público pode participar do sorteio:

  • Seguir seu perfil:; 
  • Curta a foto oficial
  • Comentar na foto oficial;
  • Marcar 1 ou mais amigos
  • Compartilhar a foto oficial nos stories.

Para maximizar os resultados do seu sorteio, combine duas ou mais ideias acima. A beleza do Instagram é que ele não tem tantas limitações de promoção quanto outras plataformas. Isso significa que você tem a oportunidade de ser tão criativo quanto desejar com o conceito do sorteio.

Hospede seu sorteio em seu site, blog ou página de destino

Essa opção é mais poderosa porque você tem mais controle sobre seu sorteio. A única desvantagem é que você precisa levar seu público para fora do Instagram. Muitos usuários se sentem mais confortáveis ​​e familiares no Instagram. 

Além disso, o Instagram torna mais difícil levar os usuários para fora da plataforma por não permitir links nas postagens.

Aqui estão algumas vantagens se você optar por hospedar seu sorteio do Instagram em seu site, blog ou página de destino:

  • Aumenta o conhecimento da marca;
  • Direciona mais tráfego para seu site;
  • Permite que você colete e-mail e dados do usuário;
  • Os usuários são mais propensos a navegar em seu site e comprar após a entrada.

Aprenda como colocar link do whatsapp no instagram.

2. Defina os objetivos do seu sorteio no Instagram

Comece estabelecendo metas alcançáveis ​​para que você tenha algo pelo qual trabalhar. 

  1. Você quer obter mais seguidores?
  2. Construir consciência de marca ou criar fidelidade à marca?
  3. Você quer um número específico de menções ou uma certa quantidade de conteúdo enviado pelo usuário?

Quanto mais específico você for com seus objetivos, maior será a probabilidade de obter resultados positivos.

Não se esqueça de definir um prazo e um orçamento para seu sorteio, pois determinar esses detalhes com antecedência o ajudará a criar um sorteio mais eficaz. A melhor duração para realizar seu sorteio do Instagram é entre 20 e 60 dias.

3. Distribua um prêmio relevante para o seu público

O prêmio do sorteio é um dos fatores mais importantes para gerar melhores resultados. Concentre-se em distribuir prêmios que sejam relevantes para o seu público-alvo, relacionados à sua marca ou, pelo menos, ao seu setor.

Prêmios genéricos tendem a atrair candidatos que não estão interessados ​​em sua empresa ou produtos e apenas desejam ganhar algo de graça. 

Distribuir um prêmio “grande”, como um iPhone ou dinheiro, pode trazer muitas entradas e seguidores, e até mesmo engajamento, mas se o seu objetivo é construir uma base de clientes sólida, é melhor fazer sorteio pelo Instagram em torno de um prêmio que seja relevante para o seu negócio.

Os prêmios no valor de R$1.000 ou mais geralmente alcançam públicos maiores em comparação com prêmios de R$99 ou menos. Se você deseja doar um prêmio de alto valor, mas não tem fundos para investir em um, considere uma parceria com outra marca. 

Ao escolher os prêmios certos, você pode atrair com segurança os tipos certos de seguidores e gerar reconhecimento de marca entre os melhores grupos demográficos para sua empresa.

4. Parceria com empresas e influenciadores

Esta é uma das maneiras mais divertidas de obter mais seguidores e engajamento no Instagram. Escolha uma empresa com uma base de clientes semelhante à sua e faça parceria para um sorteio no Instagram. 

As promoções de parceria são uma maneira incrível de co-market para dois públicos com interesses semelhantes. Isso permite preencher seguidores com pessoas das bases de seguidores existentes umas das outras.

Basta dar uma olhada no Instagram e encontrar pessoas cujas sensibilidades combinam com as suas. Em seguida, reserve um tempo para alcançá-los e desenvolver uma parceria. 

Outro tipo de parceria são os patrocinadores. Trazer um patrocinador ou para o sorteio ajudará a expandir sua visibilidade. Também pode ajudá-lo a construir relacionamentos poderosos com colegas e influenciadores da indústria. 

Ao procurar um patrocinador para seu sorteio no Instagram, certifique-se de escolher alguém relevante para o seu público e que pode se beneficiar do sorteio tanto quanto você.

7. Defina regras e diretrizes para a sua oferta

Fazer sorteio pelo Instagram de forma eficaz precisa de regras básicas claras. Você quer ser claro sobre a elegibilidade dos participantes. 

Os competidores devem fazer parte de uma determinada faixa etária? O sorteio está aberto apenas para indivíduos em um estado ou país específico? Publique as regras para evitar qualquer confusão ou problemas potenciais quando os vencedores forem selecionados.

Aqui estão alguns termos comuns que você precisa determinar:

  • Requisitos para entrada;
  • Regras de privacidade e LGPD;
  • Quantos vencedores você planeja ter;
  • Uma data de início e de término claras;
  • Detalhes da marca promotora, parceiros e patrocinadores;
  • Quando você anunciará o vencedor e como o vencedor será informado;
  • Requisitos de elegibilidade, incluindo quaisquer requisitos de idade ou país;
  • Prêmio ou prêmios a serem concedidos e os detalhes de como serão entregues;
  • Deve-se reconhecer que a promoção não é de forma alguma afiliada ou patrocinada pelo Instagram.

Além disso, não se esqueça de verificar as diretrizes de promoção do Instagram e certifique-se de cumprir suas regras.

8. Promova e compartilhe sua competição no Instagram

Depois de definir um plano de como fazer sorteio no Instagram, é hora de pensar em uma estratégia de promoção. Obviamente, você deseja trazer mais exposição ao seu sorteio. Esta é a parte mais importante de todas, porque ninguém participará a menos que saiba sobre ele.

Para capturar mais seguidores e gerar mais envios ao compartilhar o sorteio em sua conta do Instagram, tente usar uma imagem de alta qualidade e cativante. Adicionar a palavra “Sorteio” em sua imagem também pode ajudar.

9. Escolha os vencedores e recompense todos os participantes

Finalmente, é hora de escolher um vencedor. Descobrir o vencedor dependerá do tipo e das regras que você decidiu serem as melhores para o sorteio. Lembre-se de seus termos e condições ao revisar os envios para garantir que está sendo 100% justo em sua avaliação.

Se você hospedar seu sorteio no Instagram pedindo curtidas, comentários, etc., você precisa usar uma ferramenta externa para sortear vencedores.

Para chegar ao vencedor, você pode se conectar por meio do recurso de mensagem direta do Instagram ou postar uma imagem anunciando o vencedor e pedir que ele entre em contato com você.

4 aplicativos para fazer sorteio no Instagram

aplicativos para fazer sorteio no Instagram

1. AppTuts

O AppTuts é bem simples de usar e permite definir qual será o número de sorteados. A ferramenta também oferece a opção de definir se apenas usuários que comentaram com uma palavra-chave específica participarão do sorteio.

2. Sorteiogram

O Sorteiogram gera uma lista com todas as pessoas que comentaram na sua publicação. E cada usuário da lista recebe um número. Para fazer o sorteio, basta clicar na opção indicada. Depois é só divulgar nas redes.

3. Wishpond

O Wishpond é completo e é possível utilizá-lo no Facebook, Pinterest ou em seu site pessoal. O aplicativo permite praticamente todo tipo de sorteio e até sorteios mais elaborados, como competições de fotos, vídeos, hashtags ou texto.

4. Sorteador

O Sorteador é bem simples, é só distribuir um número para cada participante, e a ferramenta faz o resto. É possível utilizar o Sorteador para realizar os sorteios no Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra rede social.

Conclusão

Quando feito corretamente, o sorteio no Instagram pode ser muito mais do que uma forma de as pessoas obterem coisas grátis. Pode ser uma ferramenta de marketing eficaz para expandir sua marca e construir uma comunidade forte no Instagram. 

Não importa em que tipo de negócio você esteja, fazer sorteios pelo Instagram são uma excelente maneira de alcançar novos fãs em potencial com seus produtos ou serviços, aumentar seu número de seguidores nas redes sociais e se envolver com seus fãs. 

Do simples ao elaborado, existem várias maneiras de como fazer sorteio no Instagram. E como são fáceis de gerenciar, você pode experimentar alguns tipos diferentes de sorteios com prêmios menores para descobrir a que seu público responde. 

Obviamente, alguns tipos de negócios serão mais adequados para brindes e promoções do Instagram do que outros, mas espero que este post tenha lhe dado algumas ideias de coisas para experimentar durante o seu próximo – ou primeiro – sorteio do Instagram.

Adriano Luz


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Enviar uma mensagem!
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK
+357 biografias
PRONTAS para o Instagram
Resgatar o meu E-BOOK
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK