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Como encontrar perspectivas para o seu negócio

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Encontrar perspectivas para o seu negócio e alimentá-las em leads são os elementos básicos de um ciclo de vendas. Sem perspectivas, não haveria leads e, sem que os leads entrem no topo do seu pipeline de vendas, você não pode esperar vendas no fundo.

As perspectivas são o primeiro ingrediente-chave para o sucesso nos negócios e aqui está como acumular mais delas. Mas primeiro…

O que é uma perspectiva?

Uma perspectiva é alguém (seja uma pessoa, um departamento de uma empresa ou uma empresa inteira) que tenha interesse nos seus negócios e no seu produto. Um cliente em potencial é alguém que tem uma necessidade, desejo e / ou interesse no que você oferece.

Como encontrar perspectivas para o seu negócio?

As perspectivas podem ser obtidas de várias maneiras, como on-line (por exemplo, mídias sociais), no mundo físico (em uma feira comercial, por exemplo) ou podem abordá-lo primeiro (visite seu site ou preencha um formulário da web). Aqui estão 10 maneiras comprovadas de adquirir novos leads para seu pipeline de vendas:

Mídia social

As plataformas de rede são o maná do mundo dos negócios. Eles não apenas oferecem uma ótima maneira de se conectar com os clientes, mas também um novo local para você aumentar sua lista de clientes em potencial.

É uma ótima maneira de começar a criar e cultivar relacionamentos por meio de conversas, compartilhamento de conteúdo relevante e, geralmente, conhecendo as pessoas que são seguidores afiados de sua marca.

Influenciadores

Conecte-se com influenciadores no Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+ e comunique-se com eles. Compartilhe parte do conteúdo e, pela lei da reciprocidade, eles compartilharão parte da sua. Dessa forma, eles mostrarão seus negócios e, finalmente, recomendarão sua marca e seu produto para todo o público.

Assim que sua mensagem tiver o selo de aprovação de um influenciador especialista em seu setor, o cliente em potencial se sentiria muito mais confiante em seguir em frente e segui-lo, compartilhar seu conteúdo, assinar o boletim de notícias e comprar potencialmente você.

Prova social

Poste estudos de caso e histórias de sucesso de pessoas e empresas que obtiveram sucesso graças a você e ao seu produto. Faça uso de feedback positivo e aprenda com comentários negativos. Essa prova social daria às pessoas a confiança para conferir seu site, como você no Facebook, talvez se inscrevam para uma avaliação gratuita e elas se tornarão leads em seu pipeline de vendas.

Conteúdo

Um bom conteúdo é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de encontrar clientes em potencial para seus negócios. Um bom conteúdo relevante para o seu mercado-alvo é a chave para as pessoas assinarem suas comunicações, compartilharem seu conteúdo com outras pessoas e, finalmente, ajudarem a construir um público fiel. E esse público leal são seus futuros clientes em potencial que podem ser alimentados para se tornarem seus clientes fiéis.

Veja algo tão simples como uma postagem no blog ou um infográfico; eles são compartilhados uma tonelada! Por quê? Porque compartilhar conhecimento e informações é algo que todos fazemos e a empresa que compartilha seu conteúdo se torna um especialista. E quem não quer fazer negócios com um especialista?

Eventos de networking e feiras

Mingle! Por mais eficazes e práticas que sejam algumas das abordagens digitais para encontrar clientes em potencial, as boas e antigas redes ainda devem ser uma parte essencial da sua rotina semanal.

Interaja com as pessoas pessoalmente, fale sobre você, sua empresa e seu produto e pergunte sobre elas. Troque detalhes de contato, adicione-os ao seu banco de dados e mantenha contato. Há outra perspectiva nos livros.

Referências de clientes

Faça dos clientes existentes seus embaixadores da marca! O custo de reter um cliente é muito menor do que o de adquirir um novo, pois os clientes fiéis tendem a comprar mais e gastar mais. Portanto, trate-os bem e eles o recomendarão.

O boca a boca é sem dúvida uma das ferramentas mais poderosas que qualquer empresa pode empregar para atrair clientes em potencial, portanto, garanta que seus clientes tenham algo a dizer sobre você.

Email

Use e-mails, acompanhamentos e comunicações automatizadas para manter contato com seus clientes potenciais e transformá-los em leads sólidos. Expanda seu público e transmita sua mensagem para mais e mais pessoas; nutrir leads e navegá-los pelo funil de vendas usando conteúdo direcionado distribuído por email.

A melhor coisa do email é que ele pode ser usado junto com outras ferramentas, como mídia social (adicione um formulário de inscrição à sua página do Facebook, por exemplo) ou eventos de rede (colete e-mails e adicione-os ao seu banco de dados).

Otimize seu site

As chances são de que seu site seja o primeiro ponto de contato entre um cliente em potencial e sua empresa. Portanto, verifique se o seu site (e eu quero dizer todas as páginas, não apenas a página de destino) cumpre a tarefa. Faça com que toda a experiência seja amigável, verifique se é fácil encontrar informações e se a navegação no site é boa, use palavras-chave e não se esqueça do formulário de inscrição! Verifique se todas as páginas oferecem a opção de o visitante se inscrever para receber seu conteúdo.

Não ignore as coisas pequenas

Algumas das maneiras pelas quais você pode encontrar clientes em potencial são tão pequenas que costumamos omití-los, mas não devemos. Por exemplo, você tem um aquário em seu balcão, onde as pessoas podem colocar seus cartões de visita se quiserem receber comunicações de você?

Você tem um plano de ação como Ligue para nós agora ou visite nosso site hoje em sua assinatura de e-mail? Talvez você deva reconsiderar.

Foco em relacionamentos de longo prazo

É fácil se concentrar na origem da sua próxima venda, mas, a menos que você tenha uma visão e orientação de longo prazo, estará condenado. Você está encontrando perspectivas que potencialmente se transformariam em leads e, em seguida, em vendas, mas não se esqueça de que durante esse período você também estão cultivando um relacionamento.

Um relacionamento entre você e um cliente em potencial e, idealmente, você gostaria que ele ficasse com você a longo prazo, não apenas comprando e pronto.

Se bem alimentado, uma grande proporção de seus clientes potenciais pode se transformar em leads valiosos. Mas como você faz isso? Como você encontra clientes em potencial e alimenta leads?

 

Adriano Luz


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