5 dicas de como empresas estão vendendo mais usando o INSTAGRAM
A maneira com que os consumidores passaram a adquirir seus produtos e serviços mudou. Hoje pode-se contar com o apoio da internet para comprar qualquer coisa, de modo que antes de fechar negócio, os usuários já tenham feito diversas pesquisas.
Muito provavelmente estes consumidores já passaram pelo Google, fóruns de reclamação e até mesmo redes sociais, para verificarem se é uma boa aquisição.
E é em meio a este cenário que algumas empresas vem se destacando por realizar vendas a partir do Instagram. Quer saber como estas empresas tem aumentado o número de suas vendas com a ajuda do Instagram, é só continuar lendo este post!
Índice do Conteúdo
#1 – Crie um perfil comercial
Para as empresas que buscam melhores resultados através do uso da rede social, é fundamental que no momento de criação do perfil da empresa, seja escolhido a criação e uso de um perfil Comercial.
Caso a empresa possua um perfil pessoal destinado a anúncios, há a possibilidade de transformar este perfil em uma conta comercial. Será necessário apenas alterar o tipo de perfil.
Este recurso possibilita que o administrador da página tenha acesso a mais informações a publicação de seus anúncios, de modo que se tenha a disposição análise de dados, métrica, impulsionamentos e possibilidade de link no stories.
Para se ter uma conta comercial (ou de negócios) no Instagram, será preciso criar uma fanpage no Facebook, afinal, as suas atividades de anúncios serão feitas a partir do Facebook (as plataformas são integradas).
#2 – Use a BIO (descrição)
É muito comum que a BIO (ou descrição) passe despercebido por alguns usuários ou até mesmo pelos administradores. Porém, ela é fundamental para a identificação do seu negócio.
O propósito da descrição é apresentar a sua empresa ao usuário que está indo conhecer seu perfil, logo, ela apresenta informações iniciais sobre o seu negócio.
Sendo assim, para que sua BIO seja eficaz para conquistar este usuário, deve-se levar em consideração algumas informações, tais como: foto de perfil, descrição do seu negócio, endereço e link do seu site (caso tenha).
– Foto de Perfil: A sua foto de perfil é a cara da empresa no Instagram, sendo assim, busque colocar como foto de perfil algo que represente a sua empresa e que seja a primeira lembrança da mesma.
Caso tenha uma logo já pronta, é interessante colocar como foto de perfil, caso não tenha, aposte em uma foto de boa qualidade da fachada do mesmo. Os usuários precisam ter uma referência visual do seu negócio.
– Descrição do seu negócio: Não é necessária muita coisa para criar a descrição da sua empresa, pelo contrário, deve ser sucinto e de fácil entendimento. Busque informar qual a atividade que exerce e também o telefone de contato.
– Endereço: O Instagram possui um campo destinado a inserção de endereços, portanto, caso trata-se de uma empresa física, coloque o seu endereço para que os usurários saibam a localidade da mesma.
– Link na BIO: O único local que o Instagram permite inserir um link clicável, é na descrição. Sabendo disso, é muito interessante inserir o link do site da sua empresa neste espaço, para já direcionar a pessoa ao destino correto.
Basta ir nas configurações de edição do seu perfil e adicionar o link que desejar. Isso é muito eficaz, pois evita a falta de interesse do usuário de ter que copiar um link, ir para o navegador e colar o link para conhecer o site.
#3 – Conteúdos de qualidade
O Instagram é uma rede social que preza pela boa estética visual, ou seja, imagens bem trabalhadas, harmonia entre os conteúdos, uma contemplação muito mais visual pelos usuários.
Deste modo, busque montar um feed harmonioso e com boa qualidade de imagem, sem adição de muitos filtros ou edições exageradas nas fotos.
O ideal é tirar as fotos em boa qualidade – lembrando que não é necessário dispor de uma câmera fotográfica de última geração para isso, um celular já ajuda muito – e aos poucos ir editando as imagens, apenas para não deixar com um aspecto de “cru”.
Realce um pouco as cores, trabalhe desfoque caso seja necessário, o brilho, contraste e sombras também podem fazer a diferença. Tenha em mente que menos, é mais.
Além disso, faça descrições sobre o que está sendo postado, conte quais as qualidades do produto, envolva o seu cliente apenas breves descrições do produto ou serviço apresentado. Mas não mencione preço neste contexto, isso inibe os usuários.
As hashtags são essenciais para divulgar organicamente o seu negócio. E o que isso significa?
É muito comum que se veja várias publicações com um grande número de hashtags, isso contribui para uma divulgação orgânica do seu perfil, uma vez que ao clicar em determinada hashtag, ela irá direcionar o usuário a uma página com uma infinidade de publicações que usam a mesma hashtag.
Além de contribuir para que o seu perfil seja encontrado por mais pessoas (as quais não chegaram até o perfil do seu negócio por meio de anúncios), isso irá contribuir para o engajamento do mesmo e também para que ele esteja junto a uma seção que aborda os mesmos assuntos que você em seu feed.
#5 – Faça stories!
Os stories se tornaram uma febre entre os usuários da rede social. Implementado ao Instagram em 2016, os stories se tornou uma sensação, a qual reúne inúmeros olhares todos os dias.
O fato é que apenas os perfis com mais de 10 mil seguidores podem inserir um link em seus stories, para que o usuário possa se dirigir a página mencionada por determinado perfil, sem que tenha que sair da rede social e ir até um navegador.
Deste modo, os stories são uma ferramenta muito eficiente para as empresas, podendo ser utilizadas tanto por aqueles que possuem mais de 10 mil seguidores quanto para os que ainda não atingiram este número.
A ferramenta pode ser utilizada para divulgação de produtos, serviços, novidades, tendências, recados, parcerias… Tem-se uma infinidade de possibilidades para se utilizar os stories, promovendo o seu negócio, de forma que ele seja apresentado e memorizado pelos usuários.
O único ponto que se deve evitar nos stories, é ter excesso dos mesmos, ou seja, muitas publicações em único dia, deixando muita informação para os seguidores.