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Como diminuir o custo por clique no Google Ads

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Custo por clique ou CPC é o valor que você paga para o Google ou qualquer mecanismo de busca quando o visitante clica em seu anúncio ou campanha.

Ele mede quanto custa um clique nos seus anúncios. É uma das métricas fundamentais das campanhas do Google Ads e atua como um bloco de construção para um melhor entendimento das campanhas do Google Ads.

O custo por clique varia de acordo com as palavras-chave, campanhas, anúncios e etc., portanto, você precisa entender bem a estratégia de lances do Google Ads para otimizar seu CPC.

Normalmente, o CPC é determinado pela concorrência. É um leilão onde as palavras-chave que possuem a maior concorrência normalmente tem preços mais elevados por cada clique.

É a grande métrica para entender o nível básico dos custos da campanha e o sucesso financeiro das suas campanhas de publicidade no Google.

Da mesma forma, em qualquer outra empresa, os custos devem ser reduzidos, o mesmo ocorre com o Google Ads. Como o nome sugere, o custo por clique é o custo que você incorre quando alguém clica no seu anúncio. Portanto, como regra geral, ele deve ser mantido baixo.

Dada a seguir, algumas dicas que você precisa aplicar para reduzir seu custo por clique no Google Ads atuando de maneira estratégica.

 

Índice do Conteúdo

1. Adicione palavras-chave Long Tails (Cauda longa)

As famosas palavras-chave long tail são aquelas que têm baixo volume de pesquisa e uma intenção de pesquisa muito fácil de identificar.

Quanto mais abrangente for uma palavra-chave, mais pessoas fazem lances e, portanto, maior é a oferta e custo.

De outra forma, as long tails são palavras-chave normalmente específicas com baixo volume de pesquisa e na maioria das vezes remete a consumidores que estão mais pertos do estágio da compra, o que é melhor para o resultado final de suas campanhas.

Em outras palavras, elas não são propensas a consultas irrelevantes e abrangentes e, portanto, não desperdiçam dinheiro com anúncios que não vão gerar resultados para sua empresa.

As long tails tendem a ter um Índice de qualidade mais alto e ter um Índice de qualidade mais alto é a maneira mais eficaz de diminuir o CPC.

 

2. Segmente as palavras-chave com lances baixos

Ao segmentar as palavras-chave, descubra palavras-chave com lances comparativamente baixos, pois essas palavras-chave provavelmente terão um CPC mais baixo. Custo por clique das palavras-chave também depende da competitividade do seu setor. Algumas palavras-chave são extremamente competitivas e, portanto, têm alto CPC. Tente evitar o uso de palavras-chave competitivas e quando estiver ansioso para diminuir seu CPC.

Além disso, mude estratégia de lances de acordo com a necessidade de suas campanhas. O Google possui uma estratégia de lance que se adapta a cada uma das necessidades dos anunciantes.

 

3. Use palavras-chave negativas

Utilizar o recurso de negativar palavras também é uma forte estratégia de redução de CPC. A medida com que você identifica as palavras irrelevantes que alguns usuários tem clicado, você pode marca-las para que o Google não exiba seus anúncios para estas palavras.

Isso vai aumentar consideravelmente o resultado de suas campanhas, especialmente o de conversões.

Um CTR saudável é importante porque um CTR mais baixo reduziria seu Índice de qualidade, aumentando assim seu CPC.

Eles permitem que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas que procuram seu anúncio e estão interessadas em seu produto / serviço.

Portanto, ao evitar todas as consultas de termos irrelevantes, as palavras negativadas ajudam a aumentar sua CTR, melhorando seu Índice de qualidade e diminuindo seu CPC.

 

4. Focar em posições inferiores (3ª ou 4ª posição)

O Google Ads possui um algoritmo para posicionar os anúncios de acordo com os critérios de qualidade e o valor de lance ofertado por cada anunciante.

Como anunciante on-line, em muitos casos é conveniente que seus anúncios não estejam na primeira posição, ocupando assim posições como terceira ou quarta posição.

Para atingir a 3ª ou a 4ª posição dos anúncios, você terá que trabalhar com a relevância de suas palavras-chave, copy do anúncio e página de destino.

A classificação eu seu anúncio deverá ficar dependerá diretamente do índice de qualidade e, estas modificações, afetam no índice que suas campanhas recebem.

Aqui, você está concentrado na redução do seu CPC. Para melhorar a classificação do seu anúncio, primeiro é necessário melhorar o Índice de qualidade.

Quanto mais você conseguir elevar o índice de qualidade de suas campanhas, menor será o seu CPC de cada palavra.

A ranqueamento do anúncio e o Índice de qualidade estão interconectados. Um aumento no Índice de qualidade leva a um aumento na classificação do anúncio e vice-versa.

 

5. Foco no Índice de qualidade

O Índice de qualidade é a classificação do Google para a relevância de suas palavras-chave, página de destino e anúncios.

Ele determina a posição dos seus anúncios e quanto você pagará por cada clique.

Quando você começa a criar anúncios altamente segmentados que são mais relevantes para as consultas de pesquisa, sua CTR aumenta.

O aumento da CTR leva a um Índice de qualidade aprimorado, aumentando assim a classificação do seu anúncio e diminuindo o custo por clique.

 

6. Crie grupos de anúncios com temas bem definidos

Quanto mais relevantes forem suas palavras-chave, anúncios e páginas de destino, maior será seu Índice de qualidade, que reduzirá ainda mais seu custo por clique.

Uma das práticas mais recomendadas para alcançar um alto Índice de qualidade e um baixo custo por clique é criar grupos de anúncios com temas bem definidos .

Para fazer isso, você deve estruturar suas palavras-chave e grupos de anúncios com base em diferentes produtos e serviços que você vende e deseja promover on-line.

Depois de separar o grupo de anúncios para cada tipo de produto / serviço, crie palavras-chave relevantes e escolha a melhor página de destino possível para cada um de seus grupos de anúncios.

Como você criou grupos de anúncios com temas bem definidos, tornando suas palavras-chave, anúncios e páginas de destino altamente relevantes, o Google o recompensará com um alto Índice de qualidade, reduzindo assim o custo por clique.

 

7. Use a programação de anúncios

A programação de anúncios é outro recurso da publicidade PPC. Geralmente, este é um recurso que os anunciantes negligenciam e possui um potencial enorme para diminuir o custo por clique no Google Ads.

Através deste recurso é possível escolher dias e horas da semana específicos para veicular suas campanhas.

Na maioria dos casos, exibir os anúncios durante as 24 horas do dia e os 7 dias da semana é um grande desperdício de dinheiro. Especialmente se isso impacta por não haver um atendimento comercial no horário da exibição dos anúncios.

Com o passar de 30 dias ou mais de campanhas, é possível saber os dias e horas da semana onde os resultados de seus anúncios são mais efetivos. Estes dias e horários são os recomendados para você agendar seus anúcios.

Desse modo, suas campanhas serão exibidas nos dias e horas onde há a maior probabilidade de sua empresa conseguir atingir o objetivo central das campanhas. Assim reduz-se o volume de cliques que não são relevantes, o que reduz o custo por cada clique / venda de suas campanhas no Google Ads.

 

8. Utilizar a segmentação geográfica

Assim como ocorre com os dias e horas da semana que mais dão resultados, você precisa trabalhar as regiões onde suas conversões e êxito nas campanhas são melhores.

Em todas suas campanhas no Google Ads é recomendado que selecione a região geográfica na qual elas serão exibidas.

Existem vários locais de destino possíveis. Existe o recurso de segmentar por país, estado, cidade, cep e um raio de distância desse endereçamento postal.

A segmentação geográfica tem o potencial de levar suas campanhas do Google Ads para um novo nível.

Para segmentar pesquisadores específicos com uma campanha de PPC, os profissionais de marketing atribuem a segmentação geográfica como sua tática mais eficaz.

A segmentação de campanhas PPC para um grupo de pesquisadores em uma cidade, região metropolitana ou estado é útil para profissionais de marketing com uma localização física nessa área.

Com a segmentação geográfica, seus anúncios serão exibidos apenas nas áreas em que residem seus clientes em potencial. Isso aumentará sua CTR, o que acabará por melhorar seu Índice de qualidade, reduzindo assim o custo por clique.

 

Como saber o preço do clique no Google Ads

Especialmente anunciantes inexperientes, muitos procuram por como saber o preço do clique no Google Ads.

Existem duas formas, buscar uma previsão do custo dos cliques antes de começar a executar uma campanha e buscar o custo do clique depois que uma campanha já está em andamento.

Para ter uma previsão do custo do clique, a melhor forma é utilizar o Google Keyword Planner, que é uma ferramenta gratuita que você consegue acessar dentro de sua própria conta do Google Ads.

Ela mostra estimativas (faixas) de custo por clique de cada palavra-chave.

E a outra forma de saber o preço do clique no Google Ads, quando uma campanha já esta em andamento, é através dos relatórios que a plataforma oferece. Lá você encontra a coluna CPC onde é possível ter acesso ao custo do clique de cada palavra-chave, anúncio, grupo de anúncios e campanha.

 

Como diminuir o Custo por resultado no Google Ads

O custo por resultado no Google Ads esta muito atrelado ao CPC, embora nem sempre estejam caminhando juntos.

O custo por resultado normalmente é a geração de um lead, a venda em um e-commerce ou a instalação de um aplicativo.

Para diminuir o custo por resultado no Google Ads, você precisa:

  • Configurar corretamente o pixel do Google Ads: Isso torna possível que a plataforma consiga mensurar quantos resultados estão acontecendo em cada campanha. A partir deste momento, dependendo do objetivo selecionado para campanha, o Google irá otimizar seus anúncios para elevar resultados. Ele usará a inteligência artificial para tentar buscar clientes que tem mais chances de converter;
  • Estabelecer metas e remuneração por resultado: Quando você estabelece a meta da campanha e muda a forma de remuneração do Google Ads por resultado, você começa a fazer o algoritmo do Google trabalhar a seu favor. Ele ajustará a entrega de seus anúncios de forma a priorizar entregar para visitantes que tenham mais chances de gerar um resultado para sua empresa;

 

Custo por clique ideal das Campanhas

Não existe custo por clique ideal para campanhas. Eles não são uma receita de bolo na qual é possível afirmar qual o custo por clique ideal para ter sucesso no Google Ads.

Existem segmentos onde pagar R$0,10 por clique pode gerar um ROI negativo sobre as campanhas e outro onde pagar R$10,00 por clique pode gerar um ROI extremamente positivo.

O que sua empresa precisa medir, ao invés de focar no custo por clique ideal, é quantos cliques e qual o valor total é necessário para realizar cada venda.

A partir deste momento, confrontando o custo para gerar cada venda com o ticket médio de seus produtos e serviços, será possível se suas campanhas estão sendo viáveis ou não.

Então, esqueça tentar saber qual o custo por clique ideal no Google Ads!

 

Resumindo…

Os 8 pontos descritos acima são apenas algumas dicas para diminuir seu CPC. Existem outras maneiras de reduzir o CPC, como acompanhamento de conversões, usar como extensões, ajustar lances de acordo com o local, dispositivos, dia e horário do dia.

A redução do seu CPC é apenas uma parte do seu objetivo geral de reduzir os gastos com anúncios, mas não é o objetivo final. Portanto, você deve tentar melhorar outros aspectos de suas campanhas para tornar suas campanhas do Ads mais eficazes.

Adriano Luz


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