Como criar uma página no Linkedin em 6 etapas
Viver e ser ativo na atualidade pode ser considerado difícil, principalmente para as gerações mais “antigas” que estão em um constante processo de adaptação.
São novas tecnologias, novas funcionalidades, novos métodos de realizar tarefas que antes levavam outros meios para serem executadas, substituição de mãos de obra e matéria, e assim por diante.
Ser um empreendedor, ou fazer parte de um desenvolvimento de uma empresa, ou ser simplesmente um profissional, vem sendo um desafio quando falamos também dessa adaptação.
A tecnologia muitas vezes é um aliado de muitas pessoas e principalmente profissionais, ela vem tornando situações mais rápidas, práticas, além de tornar acessíveis muitas questões que anteriormente, necessitavam de muito tempo, atenção e principalmente investimento.
Os aplicativos e redes sociais são um vasto exemplo, atualmente são capazes de fornecer muita assistência, principalmente para empresas e novos profissionais. Um deles é o Linkedin.
Índice do Conteúdo
O que é Linkedin?
O Linkedin é uma rede social (aplicativo) lançada em maio de 2003 e comprada em 2016 pela Microsoft, tem como fundamento a área de negócios e empreendedorismo, atingindo no mínimo 550 milhões de usuários distribuídos em 200 países em todo o mundo, gratuitamente.
O principal proposito e funcionalidade que a plataforma oferece é que usuários se cadastrem e a partir disso integrem relacionamentos através de contatos de pessoas conhecidas (ou não) que permitem relações de primeiro, segundo e terceiro grau.
Esse contato tende a ser profissional, no seu cadastro você inclui informações pessoais, acadêmicas e profissionais e com isso você pode receber oportunidades e recomendações também pela sua rede de contato, assim como você pode escolher profissionais.
A plataforma de negócios possui semelhança a outras plataformas como o Google Answers e Yahoo! Answers, principalmente por possibilitar a comunicação através de perguntas e respostas da própria comunidade.
O Linkedin é um caminho acessível, especialmente para novos profissionais, no qual podem apresentar suas características e aptidões profissionais e obter a chance de conseguir uma oportunidade.
E até mesmo, se você necessitar dos serviços e ser o contratante, é mais prático e objetivo para a procura, sendo direta e benéfica para ambas as partes.
É uma ótima alternativa para conectar profissionais, criar amizades profissionais, filtrar relações por interesses e áreas em comum, e ser um aliado para o marketing digital pessoal de cada profissional.
Como criar uma página no Linkedin?
Agora que você conhece as principais informações e vantagens sobre a rede social para negócios e empreendedorismo, Linkedin, saiba em 6 etapas, o passo a passo de como se cadastrar e criar um perfil comercial da maneira mais correta para o engajamento e posteriormente, as etapas de engajamento.
1. Primeiramente, baixe o aplicativo em seu smartphone ou através do próprio site (https://br.linkedin.com/), e a partir daí, clique em cadastre-se e siga em “Soluções” no canto superior direito da página;
2. Em seguida, clique em Clique em Criar uma Company Page;
3. Nesse momento, selecione o segmento de página que deseja criar, podendo ser Pequenas Empresas, Showcase Page, Instituição de Ensino;
4. A partir daí, insira as principais informações necessárias e detalhes da empresa;
5. Marque a caixa de verificação para firmar seu perfil como um perfil empresarial;
6. Por fim, selecione, “criar página”.
Esse passo a passo é a parte teórica da criação de um perfil no Linkedin, além de todos esses, é necessário que você saiba que apenas o cadastro não basta para que haja benefícios e engajamento da sua empresa através do Linkedin.
Quais as principais vantagens de estar conectado no Linkedin?
Quando se trata de qualquer rede social ou plataforma que possui finalidade profissional e principalmente voltada para o marketing, já possui a oportunidade de conexão e interação como maior vantagem, sendo como uma vitrine gratuita. Entretanto, listamos algumas vantagens que pode interessar os profissionais:
Promover: Atribuir a sua empresa, funcionários ou mesmo você como profissional, um cadastro no Linkedin é uma grande oportunidade de promover e engajar novos contatos e clientes para contratar seus serviços, é uma maneira acessível e prática de compartilhar e divulgar o que você oferece e desbancar a concorrência;
Novos clientes: A todo momento existem novas buscas, procuras, compartilhamentos e recomendações na rede, então com uma divulgação e promoção para seu perfil, há grandes chances de você se encaixar nas procuras, ser contratado e assim por diante, se integrar nas recomendações;
Relacionamentos profissionais: Por ser considerada uma rede social que abrange em sua maioria, profissionais, há um vasto número de cadastros na rede que podem atingir seus interesses, nicho de mercado e área de atuação, sendo então uma excelente oportunidade de conhecer novos profissionais, adquirir relações e contatos de maneira acessível e direta.
Uma grande vantagem principalmente quando se trata de novos profissionais e empreendedores, para então adquirirem contatos e espaço no mercado;
Espaço na internet: Como já dito anteriormente, a internet e principalmente as redes sociais e plataformas são uma grande oportunidade para as empresas e profissionais de garantirem seu espaço, que antigamente, requeria altos investimentos e contatos.
Com um cadastro ativo e trabalhando na comunicação, divulgação e engajamento da sua conta na rede, você garante reconhecimento e seu espaço como uma empresa séria, competente e relevante;
Análise do mercado: O Linkedin oferece uma ferramenta que disponibiliza uma análise sobre os seus concorrentes de acordo com o nicho que você estabelece no seu cadastro, e a partir daí possui uma média do que está sendo aplicado para seu segmento de mercado e pode competir de forma correta com seus concorrentes;
Contratar funcionários e serviços: Assim como é benéfico para você promover sua empresa, ou mesmo seus serviços, o Linkedin pode ser uma oportunidade perfeita para facilitar sua procura por profissionais e serviços para contratar, é mais rápido e prático, além de obter todas as informações necessárias logo de cara;
Conclusão
Lembre-se sempre de manter seu perfil ativo, seja comunicativo e mantenha relações profissionais na rede, se conecte com grupos do seu segmento de mercado e a partir disso adquira experiência, conheça novas tendências, informações, contatos e propagação da sua marca.
É importante manter atualizado frequentemente com fotos, informações, certificados de cursos e especialização no geral, para que outros conheçam suas qualificações e sua empresa cresça e torne-se relevante na rede.
Personalize sua URL e trabalhe com palavras-chave para maior engajamento em buscas e resultados no Google, a maior plataforma de buscas da internet. Com isso, facilitará a resposta com sua empresa na parte orgânica de resultados e futuramente, você pode investir em anúncios através da ferramenta Google Adwords.
Faça uma descrição precisa de todos os campos e lembre-se de preencher todos as lacunas disponíveis na rede, quanto mais informações precisas e legíveis, além de noção profissional, seu perfil obtiver, melhor será para quem está à procura dos seus serviços e produtos.
Como uma última dica, se você pretende focar no Linkedin, invista seu tempo e se possíveis profissionais para cuidar especificamente da rede, seja constante e trabalhe em publicações e posts focados na rede, que atendam e conectem a demanda daquela rede e daquele público específico.