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Como vender no Instagram? Aprenda a alavancar seu negócio por meio da rede social

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Para todo empreendedor que começa um novo negócio, ou procura novos métodos de alancar seu negócio já existente, existem inúmeras maneiras no qual você pode investir seu tempo e dinheiro e obter resultados reais. Um desses recursos atuais e diversificado, é a internet.

A Internet é considerada um excelente exemplo de um canal de marketing que atinge vários segmentos, é acessível e utilizada por grande parte população.

Os locais que os usuários mais são alvos de se tornarem consumidores são as redes sociais, plataformas que os mesmos são bombardeados a todo momento por informações, fotos, vídeos, entre outros, no qual há um contato direto com os consumidores e números sempre atualizados.

O Instagram é uma rede social online que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, sendo considerada entre as mais populares e mais acessadas redes sociais da atualidade.

A própria plataforma já está apta para receber perfis de intuito comercial e oferece inúmeras ferramentas e funcionalidades para benefício da sua empresa e investimento, a fim de gerar popularidade, visibilidade e novos consumidores.

A rede social possui números estrondosos quando se tem uma visão de marketing, lucro e crescimento empresarial.

Quais as vantagens de criar um perfil no Instagram?

A rede conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, e dentre eles, cerca de 80% tende a seguir perfis de empresas e marcas;

Variedades de recursos para interação com seus seguidores: Você pode aproveitar desde uma enquete sobre os produtos favoritos, até uma caixa de perguntas para opiniões, críticas e assim cria-se laços de conexão com os seguidores,

Conteúdos visuais: o Instagram se dispõe de inúmeras ferramentas para elaborar postagens chamativas e marcantes para os seus seguidores. Lembre-se que para promover sua empresa na rede é necessário que inclua esses conteúdos, o conteúdo visual tem 40 vezes mais chance de ser compartilhado;

Controle de público alvo e Feedbacks pela própria rede;

“Arraste para cima!”: A ferramenta que se tornou um bordão para os usuários da rede, na verdade é uma funcionalidade que você insere junto das publicações no Stories um link de acesso instantâneo para sites, tornando prático para os clientes principalmente quando o seu objetivo é venda, no qual você apresenta o site para a compra rápida de algum produto, promoção ou para uma simples visita;

Publicações: Atualmente há uma funcionalidade que em fotos de publicidade de produtos ou serviços, pode ser incluído o preço e informações básicas direto na foto, sem que a legenda fique cheia e poluída. Os seguidores terão acesso às informações básicas direto no clique da foto.


Instagram Business

Para o melhor desempenho das empresas na rede social, o Instagram desenvolveu uma categoria de perfil específica para perfis comerciais.

O Instagram Business foi elaborado com o intuito de facilitar na hora de implementar estratégias de marketing mais assertivas, vendas, e relações comerciais no geral, direcionando os anúncios e monitoramento da rede.

Anteriormente, o Instagram apenas possibilitava que as marcas se cadastrassem como “Perfil pessoal”, o que limitava nas ações de marketing e dificultava as vendas diretas, além de não gerar os resultados referentes a seus investimentos que a rede oferece atualmente.

As métricas de alcance são através das suas publicações e stories, as impressões (ou seja, o número de visualizações que teve seu perfil, publicações ou stories), as visualizações no seu perfil, cliques no site através do link inserido na biografia, publicações que possuem mais destaque (gênero de publicação), seguidores ativos e participativos e principalmente, vendas geradas através da rede.

 

9 dicas para alavancar seu negócio

Após definir sua conta como Instagram Business, siga essas 9 dicas valiosas e invista fielmente para obter resultados reais de engajamento e vendas.

1. Persona: Primeiramente defina sua persona em relação a sua empresa, produtos ou serviços. A partir disso, estude seu público alvo, os desejos, carências, preferências e invista em conquista-los;

2. Organize seu cronograma de postagens: Saiba horários e postagens estratégicas para ser algo proveitoso e não ser saturado para os usuários;

3. Conteúdo relevante: A fim de obter feedbacks positivos dos seus seguidores e assim engajar em vendas, lembre-se de manter as publicações do seu Instagram sempre ativas, mas além disso, certificar que os conteúdos serão aproveitados, ou seja, trabalhe conteúdos interessantes, que causem a permanência e interação dos seus seguidores, fotos legais, interações através de perguntas e comentários, seguir um padrão no design das publicações e aproveitar as ferramentas que a própria rede oferece;

4. Fotos: Para o Instagram, uma das principais maneiras de engajar o público a adquirir o seu produto ou serviço, é através das fotos publicadas. Principalmente quando se trata de vendas, é importante que as fotos tenham qualidade e impulsione o desejo de compra pelos seus seguidores.

A fim disso utilize nas suas fotos: qualidade, garanta uma iluminação que favoreça o produto ou o foco da imagem (se possível sempre utilize a luz natural), utilize a “regra dos terços” que nada mais é do que garantir um enquadramento perfeito (duas linhas verticais e duas linhas horizontais alinhadas na imagem), aproveite os efeitos e correções que estão dentre as ferramentas disponibilizadas pela rede social;

5. Explore sensações: Uma das principais técnicas utilizadas pelos publicitários e designers para obter engajamento da empresa, é investir em publicações que estimulem o desejo e a impulso de compra.

Fotos com pessoas felizes e satisfeitas com o produto, o produto demonstrando o melhor uso, e também o truque da “Psicologia de cores” que são as cores que estimulam o subconsciente;

6. Legenda: As legendas são partes fundamentais das postagens. Seja objetivo e aproveite de técnicas para conquistar e estimular interesse de compra pelo público através de frases de efeitos, não exagere em textos ou parágrafos longos pois o leitor ficará “cansado” ao ler.

Utilize também as Hashtags (#) para engajar outros públicos, divulgar e aproveitar a movimentação das tags que estão em alta;

7. Faça Stories: Os Stories é uma ferramenta do Instagram que permite inúmeras opções de interação com os seguidores: enquetes, perguntas, menções, testes, bate-papo, além dos gifs e músicas disponíveis;

8. Invista em “Influenciadores Digitais”: São pessoas que possuem algum tipo de destaque na rede e que sejam referência, para muitos usuários é como ter a base de o que usar, comprar e adquirir. Invista em pessoas que são relacionadas à sua persona e que se identificam com sua empresa, produtos e que poderão ser sinceras para seus usuários sobre como seu produto é de qualidade.

É como ter um(a) Garoto (a) propaganda;

9 Promoções e ofertas: Crie promoções e ofertas personalizadas para seus seguidores mais participativos, isso fará com que eles se sintam parte da empresa e de alguma forma especiais. Além de estimular que outros seguidores se tornem ativos, a fim de conseguir os “benefícios”;

Conclusão

Apesar de ser acessível para ambas as partes, para que o Instagram gere feedbacks positivos a sua empresa é necessário investimento em técnicas básicas, mas que farão toda a diferença.

Lembre-se que o marketing é uma maneira de trazer um engajamento maior e consequentemente o crescimento da empresa.

Se possível contrate profissionais da área ou treine uma equipe especializada, e com bastante trabalho e foco, verá o crescimento do seu negócio.

Adriano Luz


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