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8 dicas de como engajar as redes sociais

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Para qualquer empreendedor que deseja investir e ver o crescimento da sua empresa em seu ramo e principalmente no mercado de concorrentes, é importante sempre manter-se atualizado em relação as novidades, aos métodos que são utilizados e os resultados benéficos que os mesmos podem fazer para a sua marca ou empresa.

O Marketing envolve muitos desses aspectos que devem receber atenção do empreendedor para aumentar o engajamento da empresa, e isso cresce quando se trata do Marketing Digital.

O Marketing Digital é um segmento dentro do marketing que envolve os meios digitais e virtuais, no qual existem inúmeras maneiras de envolver a atenção do público e gerar vendas, sendo gratuitas ou delimitando investimento financeiro.

As redes sociais atualmente são meios de extremo destaque e porcentagens altíssimas de resultados visíveis de forma mais rápida, acessível e em alguns casos, gratuito para o empreendedor e o próprio público que tem acesso ao conteúdo publicitário.

Segundo relatório de pesquisa feito em 2018 pela We are Social e Hootsuite, 62% da população brasileira possui acesso as redes sociais, dentre elas: Youtube (60%), Facebook (59%), Whatsapp (56%) e Instagram (40%), além de incluir a informação de que 58% das pessoas buscam por produtos na internet. Ou seja, são números de destaque para quem está em dúvida do marketing através das redes sociais.

 

Entretanto, não basta somente criar a rede social para sua empresa e sair postando de forma desenfreada, ou mesmo desleixando e deixando o perfil “morto”.

Acompanhe as dicas desse artigo de como engajar as redes sociais e receber resultados visíveis para sua empresa ou marca, além de se comunicar com os mais de 2 bilhões de usuários ativos em cada rede social.

Primeiramente, antes das dicas cruciais, conheça algumas das principais redes sociais que geram resultados e funcionalidades voltadas para o crescimento da sua marca.

Índice do Conteúdo

Instagram

O Instagram é uma rede social online que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo, sendo considerada entre as mais principais e mais utilizadas redes sociais da atualidade.

A própria plataforma já está adaptada para as empresas com a opção de perfis comerciais e a partir do seu cadastro oferece inúmeras ferramentas para benefício e para investimento dessas empresas, a fim de gerar popularidade, visibilidade e novos consumidores.

Com o Instagram Business, é possível obter as métricas de performance da sua empresa através das medidas pela plataforma, além de poder auxiliar na otimização das estratégias utilizadas.

Dentre essas métricas estão o alcance que suas publicações e stories possuem, as impressões (ou seja, o número de visualizações que teve seu perfil, publicações ou stories), as visualizações no seu perfil, cliques no site através do link inserido na biografia, publicações que possuem mais destaque (gênero de publicação) e principalmente, seguidores ativos e participativos.

Aproveitando as inúmeras funcionalidades no Instagram (Instagram Stories, Lives, Filtros, Publicações no Feed), e também investimento em inovação, diferencial e frequência nas postagens, sua empresa terá destaque na rede e irá trazer os resultados esperados em relação ao marketing investido por você!

Facebook

Assim como o Instagram, o Facebook também possui disponível uma funcionalidade voltada para as empresas, a fanpage (perfil para fãs).

A fanpage é uma página criada para ser um canal de comunicação com os fãs e interessados, uma vez que pode ser verificada, não necessita de “aprovação de amizade” do público, ou seja, é um número ilimitado de seguidores, ou clientes.

O Facebook também possui um método de oferecer relatório sobre informações demográficas dos seus visitantes e de outros usuários, são apresentados: faixa etária, localização, gênero, educação, informações de lazer, informações de visitas e interações, preferência dos usuários e muitas outras.

Com o investimento em conteúdo, acompanhamento do público, e frequência em postagens e interações, pode tornar sua empresa mundialmente conhecida.

Youtube

O Youtube é uma rede social voltada para a publicação e criação de conteúdos audiovisuais, ou seja, vídeos e em alguns casos áudio em formato de vídeo e também possibilita transmissões ao vivo.

A rede assim como as demais, disponibiliza a criação de uma conta pessoal, no qual é um pouco mais limitada principalmente relacionada a moderações. Por isso é um detalhe a se atentar.

Entretanto, com uma conta pessoal criada, você pode criar segmentos de canais profissionais a partir dela, permitindo moderadores diferentes e até uma equipe.

Para gerar o engajamento desejado, crie um design trabalhado na identidade visual da sua empresa, e o mantenha nos vídeos e demais publicações, a partir daí conheça seu público, poste conteúdos baseados no mesmo e seja criativo para manter a atenção.

Lembre-se de aproveitar o engajamento com anúncios e assim monetizar também seus vídeos.

Confira as 8 dicas de como engajar as redes sociais

1. Público alvo: Para melhor desempenho de engajamento e das próprias criações dos conteúdos, é necessário definir um público alvo para ser o foco, e a partir dele conquistar novos visitantes para seus serviços ou produtos.

Para que o público alvo seja definido, é indicado primeiramente fazer um estudo de campo e definir a persona que representa sua empresa ou marca, a partir daí, estudá-la e focar como se fossem os seus espectadores.

Conhecendo seu público alvo torna-se mais fácil de saber seu foco, onde e como criar e qual serão seus conteúdos;

2. Organize seu cronograma de postagens: Saiba horários estratégicos para determinadas publicações e assim ser algo proveitoso e não ser saturado para os usuários que tem acesso ao seu conteúdo;

3. Métricas: Seja sempre atento as métricas que a maioria das redes sociais (principalmente as que possuem perfis voltados para empresas) geram sobre suas publicações, posts, interações e demais.

Veja a resposta do público para cada ação e assim saiba o que está ou não funcionando pra sua empresa e crie a partir daí novas ideias para conquistar a atenção do público, evitando perda de tempo e investimento;

4. Diversifique o conteúdo: Mesmo que você tenha um público alvo e saiba exatamente onde agir e como, lembre-se que não são seus únicos públicos e por saturação podem deixar de te acompanhar com apenas um clique.

Então é importante diversificar nas criações e trazer sempre conteúdos sobre temas e assuntos variados e assim conquistar outros nichos, mas ainda mantendo seu público fiel;

5. Estimule interação: Existem inúmeras maneiras de gerar interação com seu público, cursos, sorteios, comentários, compartilhamentos, entre outros, então abuse dessas ferramentas para trazer uma proximidade com quem te acompanha e garantir que se sentiam íntimos e integrados a sua marca ou empresa;

6. Invista em parcerias: Os Influenciadores Digitais é um exemplo de pessoas da mídia que possuem altos números de seguidores (e fiéis) nas redes que os acompanham diariamente e que na maioria dos casos, utiliza a opinião dos mesmos como parâmetro para adquirir um serviço ou compra, ou até mesmo apenas para divulgar seu serviço ou produto.

Faça uma parceria com um Influenciador que seja referente a sua persona, para que o sentimento de recomendação e divulgação seja sincero e espire confiança ao público, gerando então a venda;

7. Hashtags: Atualize-se diariamente sobre as “Hashtags” que estão dentre as mais procuradas e utilizadas e tenta obter alguma publicação ou interação com o seu público e com os seguidores da Hashtag.

Como por exemplo: “#Sextou” em publicações relacionadas a estabelecimentos de lazer, restaurantes, hotéis, entre outros para estimular a divulgação para aqueles que pretendem sair na sexta-feira e utilizam a hashtag para parâmetro do que está em alta;

8. Poste de forma recorrente: Não deixe que seu perfil “morra” e que seus seguidores deixem de te acompanhar por desinteresse. Gere conteúdo criativo, interessante e necessário e seja constante;

Conclusão

Não existe uma receita mágica para seguir quando se trata de marketing através redes sociais e principalmente de um público constante, como os que estão localizados na internet.

Essas são dicas que são comprovadas como funcionais, mas é necessário muito foco, trabalho e investimento, para que assim a resposta que você procura venha e sua empresa possua destaque dentre os concorrentes.

Adriano Luz


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