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Como criar o Instagram de uma empresa?

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Para todo empreendedor, sendo iniciante ou já possuindo experiência, é sempre importante se manter atualizado sobre as novidades e principalmente conhecer os “instrumentos” da internet e como aproveitá-los para o benefício da empresa.

Apesar de cada segmento de mercado possuir divergências em relação a qual método de marketing é mais eficaz para cada um, existem alguns em que todos podem desfrutar naturalmente (sem competição direta) e que se feito de maneira correta, será um gerador de lucros.

A Internet é um excelente exemplo de um canal de marketing que atinge vários segmentos. Acessível e utilizada por grande parte população, a internet sustenta inúmeros “subcanais” de comunicação direta e indireta com os consumidores. Os locais que os usuários mais são alvos de se tornarem consumidores são as redes sociais, plataformas que os mesmos são bombardeados a todo momento por informações, fotos, vídeos, entre outros.

Dentre essas redes sociais, encontra-se o Instagram. O Instagram foi criado em 2010 e popularizados nos anos seguintes (principalmente após 2015), sua funcionalidade é ser uma rede social online que permite compartilhamento de fotos, vídeos, “lives”, criação de filtros e Gifs, além do próprio “Instagram Stories” opção disponível para publicar vídeos, mensagens e fotos que duram 24 horas, no qual podem ser usadas interações como: filtros, gifs, músicas, localização, entre outros, para seus seguidores e também selecionar algumas publicações para a opção “melhores amigos”.


Quais as vantagens de uma empresa em possuir um Instagram?

  • O Instagram se dispõe de conteúdos visuais para os seus usuários, então, para promover sua empresa na rede é necessário que inclua esses conteúdos, saiba que o conteúdo visual tem 40 vezes mais chance de ser compartilhado. A vantagem principal é que o Instagram é 100% visual e se dispõe de textos apenas nas legendas e quando utilizado na ferramenta “Instagram Stories”;
  • A rede conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, e dentre eles, cerca de 80% tende a seguir perfis de empresas e marcas;
  • Controle de público alvo e Feedbacks pela própria rede;
  • Conexão direta com o público através de comentários e mensagens diretas;
  • Anúncios feitos diretamente por uma ferramenta no Instagram denominada “Gerenciador de Anúncios do Facebook” disponível até mesmo para o Instagram Stories, ou também feita de forma tradicional através de publicações no perfil.


Instagram Business

Para auxílio dos perfis empresariais, o Instagram criou um tipo de cadastro de perfil denominado “Instagram for Business”. Criado com intuito de facilitar na hora de implementar estratégias de marketing mais assertivas, facilitando e direcionando os anúncios e monitoramento da rede.

Anteriormente, o Instagram apenas possibilitava que as marcas se cadastrassem como “Perfil pessoal”, o que limitava nas ações de marketing e de resultados referentes a seus investimentos, após perceber que poderia ser benéfico para a rede, criaram o método de cadastro para empresas e marcas. No qual foi benéfico para ambos.

Com o Instagram Business, é possível trazer informações de contato diretamente na “Bio” do perfil, facilitando para os consumidores e tornando (mais uma vez) o visual destacado.

As métricas de performance da sua empresa também são medidas pela plataforma e pode auxiliar na otimização das estratégias utilizadas.

Dentre essas métricas estão o alcance que suas publicações e stories possuem, as impressões (ou seja, o número de visualizações que teve seu perfil, publicações ou stories), as visualizações no seu perfil, cliques no site através do link inserido na biografia, publicações que possuem mais destaque (gênero de publicação) e principalmente, seguidores ativos e participativos.


Confira os passos para criar um Instagram para sua empresa:

  1. Baixe o aplicativo e abra a tela inicial, nela, selecione a opção “Cadastre-se”;
  2. Para dar continuidade, utilize um e-mail ou telefone para confirmação de cadastro e defina seus dados pessoais (usuário, senha, nome);

  1. Com seu perfil criado, hora de alterar para torna-lo um perfil comercial. Em seu perfil, clique em “Opções de conta” e selecione em “Mudar para o perfil comercial”;
  2. Em “Configure seu Perfil Comercial” inclua ou altere informações que deseja serem utilizadas em seu perfil e finalize em “Concluir”;
  3. Altere sua foto de perfil com sua logomarca ou o que preferir, e inicie suas publicações e investimentos.

 

Agora que possui seu perfil criado, é o momento de investir e tornar-se ativo na rede. Lembre-se que inatividade gera desinteresse de seus seguidores, levando à perda de seguidores e queda do seu perfil nas popularidades.

Fique atento e se possível contrate profissionais para mantê-lo sempre visível para os usuários que te acompanham além de promove-lo.

Siga algumas dicas para que seu Instagram não se torne sem graça e desinteressante, mentalize sempre que o Instagram é uma forma de contato direto com o seu público e futuro consumidores, haja de forma ética, mas também divertida, atraente e principalmente interativa.

  • Faça Stories. Os Stories é uma ferramenta do Instagram que permite inúmeras opções de interação com os seguidores: enquetes, perguntas, menções, testes, bate-papo, além dos gifs e músicas disponíveis;
  • Demonstre e comemore conquistas da sua empresa, informe seus seguidores da sua qualidade e crescimento;
  • Faça seus seguidores identificarem-se com sua empresa através de publicações humanizadas, como se fossem parte da família ou do círculo de amizade dos mesmos;
  • Invista em “Influenciadores Digitais”, são pessoas que possuem algum tipo de destaque na rede e que sejam referência para os usuários, torne-o parte da sua empresa e faça com que aqueles seguidores se tornem seus também, lembre-se que as pessoas também vivem de impressões;
  • Use imagens e design atraentes e de qualidade;
  • Padronize suas publicações e faça com que até juntas, sejam conectadas visualmente;
  • Use funcionalidades disponíveis para seu perfil comercial, invista e aproveite.


Conclusão

Não existe uma receita mágica, existe muito estudo, pesquisa e trabalho para que todas essas dicas sejam aproveitadas e gerem feedbacks. Não atropele os estágios de crescimento e os gerencie de forma correta. Com foco e atenção os engajamentos construirão um relacionamento com os clientes, que irão almejar seu perfil, suas publicações e stories. Sempre conheça, defina e ouça seu público, serão o alvo de todo seu investimento.

Adriano Luz


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