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Como criar conteúdo de alta conversão em 2024

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O tráfego é bom, mas as vendas são melhores.

Cansado de criar conteúdo que atrai muita atenção para sua marca, mas faz pouco para realmente gerar resultados? Você veio ao lugar certo para mudar isso.

Neste guia, orientaremos você no processo passo a passo de criação de conteúdo de alta conversão. Veremos o CRO para conteúdo do blog (o que constitui uma ótima postagem no blog), estratégia de conteúdo ideal e como medir e iterar para gerar ainda mais conversões.

Prometemos que você sairá com mais alguns dólares (de conhecimento) no bolso para implementar.

Índice do Conteúdo

Melhores práticas de CRO para blogs

Muitas empresas atrapalham sua taxa de conversão simplesmente tratando seu blog como uma revista. Seu blog não é uma revista, seu objetivo é impulsionar as vendas.

Com essa mudança de mentalidade em vigor, você está pronto para realmente gerar resultados e conversões reais a partir do conteúdo que criar.

1. Navegação fixa com CTA contrastante

O equilíbrio cuidadoso que temos que ter em nosso blog está impulsionando as vendas, mas não ser tão agressivo a ponto de fazer os usuários desistirem.

Uma navegação estreita e fixa com um botão de call to action (CTA) elegante e contrastante é um equilíbrio perfeito, pois os usuários podem converter a qualquer momento, mas a experiência não afeta sua leitura. No celular, é recomendável que seja aderente, mas também minimalista.

O que é o CTA depende do seu tipo de negócio. Frequentemente, um botão de teste gratuito, venda ou compre agora pode ser usado. Definitivamente, isso é mais natural para empresas de SaaS que têm uma única ação que você deseja que os usuários realizem (inscrever-se na ferramenta), mas também pode ser feito para empresas de comércio eletrônico.

2. O blog herda a navegação principal

Além de a navegação ser fixa, fazer com que o blog ou a seção de conteúdo compartilhe a navegação principal também é importante.

Isso oferece aos usuários uma experiência de compra natural com menor atrito, em comparação com a exibição apenas de categorias de blog. Além disso, essa estrutura oferece benefícios de links internos, já que seu blog geralmente será a seção com mais links no site.

Isso enviará um fluxo de patrimônio para suas páginas mais importantes, ajudando-as a se classificar melhor. Portanto, mesmo que o seu blog não impulsione as vendas diretamente, você pelo menos terá um argumento mais forte de que pelo menos fará isso indiretamente.

3. Botões elegantes “Comprar” no conteúdo do funil intermediário

Alguns conteúdos não fazem sentido ficar em uma landing page, mas estão próximos de uma conversão, como as páginas “como comprar X” da REI.

Nesses casos, botões elegantes de “comprar” no conteúdo fazem sentido. Eles não pressionam muito as vendas, mas chamam claramente a atenção do leitor e, por isso, têm maior probabilidade de gerar uma ação.

4. Incluir um CTA visual pós-mediato a tardio

Não faz mal, especialmente se for contextual, incluir uma frase de chamariz visual para o seu produto. Num mundo ideal, é como o botão comprar da REI – faz sentido e é customizado para o post, mas nem sempre é possível.

O exemplo acima de Gusto tem um bom equilíbrio, não sendo muito intrusivo, mas ainda assim chamando sua atenção. Fazer com que isso apareça 50% ou mais abaixo na página é o equilíbrio certo para ainda tentar atrair os usuários, mas não fazer com que eles abandonem, fazendo com que seu site pareça um anúncio.

5. Coloque CTAs de texto em uma ilha

Às vezes, um simples link de texto pode ser extremamente eficaz. O segredo é fazer com que esse link de texto fique em uma ilha, para que ainda se destaque para o usuário.

Muitos usuários examinarão as postagens e não prestarão atenção aos links dentro dos parágrafos, ou mesmo lerão os parágrafos. Usar uma frase simples com um link de texto, o CTA, se destacará. Para obter o máximo de pontos, inclua um destes no final de cada postagem e mais 1-2 no meio da postagem, onde fizer sentido.

Estratégia de conteúdo de alta conversão

O conteúdo de alta conversão não é apenas uma questão de preparar seu site para o sucesso das conversões. Também está criando conteúdo que mapeia a intenção real do comprador.

Profissionais de marketing de conteúdo iniciantes podem olhar para termos de alto volume de pesquisa com olhos brilhantes, mas a realidade é que nove em cada dez vezes esses termos não convertem. Você deseja ir na direção da conversão, que geralmente é um baixo volume de pesquisas.

1. Análise KOB

A primeira consideração a fazer é usar o valor do tráfego ou uma métrica equivalente como seu principal indicador de valor. Essas métricas analisam quais lances as pessoas estão dando no mesmo tráfego que você recebe da pesquisa. Portanto, se você sabe que é um verdadeiro concorrente e também pode se classificar para ele, há uma grande chance de conversão.

Vamos mais longe com isso por meio de nossa análise de oposição de palavras-chave ao benefício (KOB). Assista ao vídeo a seguir para obter uma análise mais detalhada de como usar isso a seu favor.

2. Estruturas de palavras-chave

Embora o valor do tráfego e a análise KOB sejam ótimas metodologias para gerar conversões, nem sempre capturam a intenção do comprador que existe com termos de baixo volume de pesquisa. Este é especialmente o caso em nichos verticais de B2B.

Por esse motivo, você deseja contar com estruturas de palavras-chave testadas e comprovadas que frequentemente convertem. Aqui estão alguns exemplos que impulsionam as vendas de forma consistente, pois mapeiam quando os usuários estão atrasados ​​em sua jornada de consideração de compra.

  • Custo do produto
  • PRODUTO vs. PRODUTO
  • Modelo de PALAVRA-CHAVE
  • JARGÃO DA INDÚSTRIA
  • CONCORRENTE vs. você
  • Alternativas do CONCORRENTE
  • O que é o jargão da indústria

Os dados na captura de tela acima são um exemplo dessas estruturas na prática. Ahrefs ou SEMRush não registraram volume de pesquisa, mas geraram intenção real do comprador.

3. Comece com pesquisa de público

Muitos profissionais de marketing cometem o erro de começar com ferramentas de pesquisa de palavras-chave para ter ideias de conteúdo. Como descreve o tweet acima, isso na verdade levará você a alguns dos piores resultados.

A razão para isso é que você está usando palavras, e não psicologia do consumidor, para orientar suas ações. Além disso, essas ferramentas apresentarão os termos de maior volume, e esses termos são os mesmos que todos veem. Isso leva a uma grande probabilidade de que esses tópicos tenham alta concorrência e baixa taxa de conversão.

Ao se colocar no lugar dos usuários antes de recorrer a uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, você pode replicar melhor o caminho de conversão real que eles podem seguir.

Conheça seus usuários com alguns dos seguintes processos:

  • Conheça profundamente o seu produto para entender quais problemas ele resolve.
  • Acesse ou desenvolva documentação da buyer persona.
  • Ouça ligações de vendas ou demonstrações e leia os envios de formulários por e-mail para saber como os clientes pensam e falam.
  • Peça e/ou registre perguntas comuns que você recebe no processo de vendas.
  • Use Sparktoro para pesquisas introdutórias. Sparktoro permite que você encontre rapidamente blogs, podcasts e influenciadores relevantes para o seu setor.
  • Pratique diversidade, equidade e inclusão (DEI) no desenvolvimento de seu conteúdo.

Use dados para ajustar a estratégia

Depois de configurar seu site para converter o conteúdo do blog e criar o conteúdo que você acha que será convertido, agora você pode ir mais longe e garantir que sua estratégia de conteúdo esteja realmente entregando o que você esperava.

A nossa recomendação geral é esperar cerca de seis meses antes de aprofundar o ajuste da estratégia. Você precisará de tempo para ver as coisas começarem a ser classificadas e também de tempo para obter significância estatística.

A seguir estão nossas etapas recomendadas para analisar seus dados:

1. Configure as metas corretamente no Analytics

Antes de analisar os dados, certifique-se de estar rastreando os dados corretos. Para o conteúdo do blog, nem sempre é tão simples quanto acompanhar as vendas diretas. O conteúdo do blog às vezes pode tocar os usuários dezenas de vezes antes de eles converterem. Como profissionais de marketing de conteúdo, devemos receber o crédito por isso.

A modelagem de atribuição complexa está fora do escopo desta postagem, mas, em geral, sugerimos rastrear intenções de vendas secundárias, como interações com páginas de vendas ou estudos de caso, downloads de e-books e inscrições por e-mail.

2. Observe um longo cronograma de dados

Com o conteúdo, é difícil chegar à verdadeira significância estatística, dados os intervalos de tempo variáveis. No entanto, você pode chegar perto de um tamanho de amostra sólido, mas que não seja muito longo.

Geralmente sugerimos tentar obter dados de três meses e meio. No geral, se o seu conteúdo estiver recebendo mais de 500 visitas, você poderá ter alguma confiança no que está vendo.

3. Avalie os dados de conversão de metas

Agora que você tem um bom tamanho de amostra, pode começar a analisar seus dados. Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo:

  • Qual conteúdo está convertendo fortemente, apesar do baixo número de visualizações?
  • Existem temas em tipos de conteúdo de sucesso?
  • Qual conteúdo *não* tem um bom desempenho que pensávamos que teria?
  • Existem estruturas de postagem semelhantes com dados de conversão significativamente diferentes?

Registrar esses insights pode ajudá-lo a criar melhor um plano de ação para a próxima etapa.

4. Ajuste a estratégia de conteúdo

Esses insights devem fornecer vários ajustes potenciais a serem feitos ou analisados ​​mais detalhadamente, incluindo, mas não se limitando a:

  • Que tipos de conteúdo devemos priorizar fazer mais ou menos?

Aqui, podemos ver que certos tipos de conteúdo estão realmente convertendo mal e não fazendo mais nada de positivo para nós. Por esse motivo, podemos querer colocar planos futuros de conteúdo desse tipo em uma posição inferior em nossa lista de prioridades.

  • Há alguma página que parece errada (ou ligada) em sua taxa de conversão?

Ao analisar os dados agregados, devemos ver vencedores e perdedores claros na taxa de conversão. Usando essas informações, vá mais fundo para ver se há algo que uma postagem está fazendo e a outra não. Este será um palpite fundamentado, mas é possível que, se você transferir a estrutura bem-sucedida de uma postagem para outra, veja resultados semelhantes.

Além disso, se você vir uma página com uma taxa de conversão superior a 10%, isso é na verdade um sinal sólido de que a página deve ser uma landing page, não uma postagem de blog.

Considere mover o conteúdo para uma experiência de página de destino, pois os dados dizem que os usuários *querem* converter, mas você não está proporcionando a eles uma experiência de alta conversão.

  • Qual conteúdo devemos priorizar na arquitetura do site?

Se você sabe que algum conteúdo tem um desempenho especialmente bom do ponto de vista de conversão, queremos apresentá-lo aos usuários com mais frequência. Para fazer isso de forma consistente, podemos colocá-lo em um nível mais alto ou mais consistente na arquitetura do site.

Isso permite que os usuários vejam com mais frequência, com o processo de pensamento de que mais visualizações equivalem a mais conversões. Além disso, melhores links internos para esse conteúdo também ajudam a ter uma classificação mais elevada, gerando mais visualizações por meio da pesquisa.

  • Algum dado na Análise KOB precisa ser ajustado?

Nosso processo inicial de análise KOB é ótimo para identificar tópicos de alto valor, mas no final das contas ainda é uma suposição fundamentada.

Devemos usar os dados de seis meses de trabalho para ajustar os números do valor do tráfego do conteúdo que planejamos criar para ficar mais próximo do que achamos que o valor real será, uma vez que tenhamos tamanho de amostra suficiente para ter confiança nesses ajustes.

Vendas acima de tudo

Não seja um profissional de marketing de conteúdo que apenas gera impressões. Gerar vendas. O processo acima é um método testado e comprovado para fazer isso repetidamente.

Prefere terceirizar o trabalho? Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços de marketing de conteúdo de alta conversão.

Adriano Luz


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