Como captar alunos para escola particular: 8 estratégias de marketing digital
Como captar alunos para escola particular é tão importante quanto encontrar clientes. Mas o problema é que muitas escolas ainda dependem fortemente da mídia local tradicional, como jornais, mala direta e outdoors.
Portanto, vamos discutir uma série de estratégias de marketing digital para as escolas aumentarem as matrículas. As estratégias de marketing online podem atingir seu público, são mensuráveis e são consideravelmente mais baratas e sustentáveis do que a mídia tradicional.
Índice do Conteúdo
8 estratégias de como captar alunos para escola particular
1. Melhore a sua experiência no site
Como a maioria dos sites de negócios, você tem uma grande oportunidade de proporcionar uma boa experiência, deixando os pais com uma impressão positiva. Seu site precisa ter muitas coisas, incluindo:
Deve ser responsivo
Se os pais visitarem o site em seus dispositivos móveis e for difícil navegar eles provavelmente não perderão tempo para encontrar o que estão procurando e, eventualmente, sairão insatisfeitos.
Deve ser rápido
Se você deseja deixar uma impressão positiva nos pais em potencial e existentes, então deseja que suas páginas carreguem rápido. Nada nos incomoda mais do que um site lento.
Esteja um visitante procurando por um formulário específico, política ou procurando contatos de departamento, por exemplo, ele não quer gastar 5 minutos para encontrá-lo. Certifique-se de que seu site seja de fácil navegação, garantindo que o usuário possa atingir seus objetivos com o menor tempo e cliques possível.
Profissional
Se o seu site ainda está exibindo sons, ícones giratórios ou imagens de banco de imagens, então ele não está fazendo justiça a você. Não é preciso muito para o pai de um aluno em potencial fazer uma conexão entre um site ruim e a educação que seu filho receberá.
2. Melhore a visibilidade da sua pesquisa orgânica com SEO
Os pais estão conduzindo pesquisas muito antes de virem até você para fazer perguntas. É por isso que ter uma presença em um mecanismo de busca é vital em seus esforços para captar alunos para escola particular.
Digamos que você seja um pai que está se mudando para uma nova área e está procurando escolas particulares para seus filhos, o que você procura no Google? Posso dizer que 1.830.000 pessoas em todo o mundo e a cada ano pesquisam uma frase de palavra-chave que começa com “A melhor escola de…?”
Como sua escola se classifica nos motores de busca quando você procura a melhor escola em sua área? Ela fica na primeira página? Se não, então você tem um trabalho sério a fazer.
3. Obtenha mais tráfego de pesquisa com o Google Adwords
O Google Adwords é onde talvez se encontre a sua maior e mais imediata oportunidade em como captar alunos para escola particular. Com o Adwords, você pode anunciar para os pais no momento em que eles estiverem pesquisando.
Mas é fácil deixar dinheiro na mesa se você não sabe o que está fazendo. O planejamento de uma campanha online de sucesso com o Google, Bing ou até mesmo o Facebook requer algum conhecimento da plataforma, bem como identificar como seu público interage com eles. O mais ideal seria contratar uma agência especialista em Google Ads.
Identifique seus objetivos. Deve ser algo simples, como obter detalhes de contato para chamá-los de volta. Confie na sua equipe para fechar o negócio. Em seguida, pergunte a si mesmo algumas perguntas, incluindo:
- É apropriado anunciar durante todo o ano?
- Quem é seu alvo de publicidade?
- Se forem os pais, em que faixa etária?
- Pais que estão pesquisando primeiro ou que precisam tomar uma decisão rápida?
Cada uma dessas questões deve direcionar seus objetivos e abordagem. Como você medirá as conversões? Provavelmente um envio de formulário.
4. Construa uma comunidade no Facebook
O Facebook é ótimo para empresas e marcas criarem uma comunidade online e gerar conversas. Para uma escola particular ou faculdade, pode ser outro meio de fornecer informações aos pais, famílias e alunos.
Faça upload de vídeos, publique eventos, faça pesquisas, faça perguntas e melhore a comunicação em geral. O objetivo neste caso é criar uma comunidade para pais e alunos.
Além de criar uma página no Facebook para envolver sua comunidade, a publicidade tem uma enorme flexibilidade e pode ser usada para anunciar a alunos em potencial e pais adequados ao público-alvo.
As táticas devem depender de seus objetivos. Você tem um Open Day chegando? Identifique seu público. São pais de alunos do ensino fundamental que procuram opções de ensino médio?
Você pode conquistar esse público e muito mais com a publicidade no Facebook. Apenas certifique-se novamente de saber como irá medir o sucesso da campanha. Se for uma simples exposição, então você pode pagar pelas impressões e avaliá-lo dessa forma.
Saiba que o Facebook tem alguns produtos de publicidade mais avançados, incluindo remarketing e públicos personalizados. O remarketing permite que você anuncie para pais que visitaram seu site. Públicos-alvo personalizados permitem que você promova para sua lista de e-mail.
Tem uma lista de e-mail dos pais atuais? Faça upload para o Facebook e eles usarão muitos identificadores para encontrar um ‘público-alvo semelhante’ com características semelhantes, que estará pronto para você anunciar.
5. Comunique-se regularmente com boletins informativos por e-mail
Os boletins informativos por email são ferramentas promocionais e de comunicação de baixo custo. Você pode adotar uma abordagem básica e enviar um boletim informativo por e-mail semanal ou mensal para os pais existentes. Isso é fácil.
Ou você pode usar seu site e outros ativos para construir um banco de dados, usar segmentação para entregar mensagens personalizadas e mais sob medida, implementar automação de marketing para fornecer uma melhor experiência online e muito mais.
6. Comece a produzir vídeo online
O vídeo online é uma das ferramentas de comunicação e promoção mais poderosas disponíveis. Embora os custos iniciais de produção e edição estejam envolvidos na produção de um vídeo profissional, você pode distribuí-lo para um público em massa sem despesas contínuas.
Quando comparado com os custos envolvidos com um anúncio impresso (incluindo arte) e o fato de que a impressão tem uma vida útil curta, um vídeo é uma alternativa mais econômica e eficaz.
Envie seu vídeo para o YouTube e comece seu próprio canal no YouTube. Envie-o para suas páginas do Facebook e LinkedIn.
7. Melhore sua reputação online
As táticas mais tradicionais ajudam a adquirir exposição online em sites influentes e por pessoas influentes. Mas, como ponto de entrada, você deve procurar melhorar suas avaliações online.
Alguns relatórios destacaram que as análises online são tão importantes quanto as recomendações pessoais. Portanto, ao incentivar ativamente as avaliações online, você tem a oportunidade de influenciar a tomada de decisão dos pais em potencial antes mesmo de eles entrarem em contato com você.
Haverá muitos lugares onde você deseja publicar avaliações/depoimentos.
O primeiro lugar que você deve olhar é no seu site. É muito provável que você já esteja fazendo isso, mas saiba que você pode marcar esses depoimentos com o que é chamado de ‘Esquema de revisão’.
Se você fizer isso, o Google poderá usar as informações para adicionar um snippet estruturado ao resultado da pesquisa – destacando-o da concorrência. Este pequeno recurso fantástico atrairá mais cliques para o resultado da pesquisa.
A próxima prioridade para seus comentários on-line é sua ficha do Google Meu Negócio. Procure no Google o nome da sua escola e, do lado direito dos resultados de pesquisa do Google, você verá o que é chamado de ‘Mapa do conhecimento’.
Entre as informações estão ‘Comentários’. Seu gráfico de conhecimento oferece uma oportunidade de demonstrar uma posição forte com um grande número de avaliações e, claro, quando o pai de um aluno em potencial verifica as avaliações, o sentimento geral é positivo.
Obter avaliações consistentemente será um grande bônus para você, não apenas pelo seu desempenho no Google, mas também por ajudar a influenciar os pais em potencial. Devo avisá-lo, porém, tome cuidado com a forma como incentiva as avaliações.
8. Manter um blog e continuar a produzir conteúdo valioso e envolvente
O blog é a ferramenta perfeita para estabelecer conhecimento no mercado e fornece uma ferramenta valiosa para melhorar o desempenho do mecanismo de pesquisa.
O diretor pode contribuir com postagens específicas para vários tópicos educacionais. Lembre-se de que o objetivo deve ser fornecer informações valiosas para os pais, sejam eles os pais que estão começando a pesquisar, estão prontos para matricular seus alunos ou com alunos já matriculados.
Funcionários e alunos podem ser contratados para escrever mensagens de convidados. Imagine a oportunidade de ajudar no desenvolvimento das perspectivas de jornalismo dos alunos e o valor promocional de publicar os alunos.
Idealmente, você não iria parar apenas no blog. Compreenda as informações que os pais estão procurando para preencher a lacuna. Os exemplos podem incluir infográficos, apresentações de Slideshare, listas de verificação ou mais.
Conclusão
Se você pretende administrar sua escola como um negócio, deve entender seu consumidor. Saber como eles buscam e consomem informações é a melhor forma de engaja-los.