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A importância da identidade visual nos meios de comunicação

janeiro 24, 2020 by Adriano Luz0
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Criar e desenvolver uma empresa é um investimento complexo, trabalhoso e requer muita atenção e foco do empreendedor e da sua equipe, para que a finalidade de alcançar seus objetivos e atingir sucesso aconteça.

Entretanto, não é impossível atingir o topo, ou pelo menos possuir destaque no mercado e ser referência, mas é necessário tratar todos os passos como relevantes, dar atenção e investir em cada detalhe que se é estabelecido, desde a definição do nome, a produção dos serviços e produtos, até as estratégias de marketing mais avançadas.

Antes de você entender o que é uma identidade visual, e a importância que a mesma possui quando se trata da comunicação da empresa com o cliente, entenda que ela está presente no que é denominado Marketing.

O marketing é uma ação dentro da publicidade que engloba inúmeras técnicas, termos e métodos, de diferentes maneiras em diferentes canais.

Além de trabalhar a atenção e impulsão do público através do visual, o marketing também utiliza o estudo a partir da psicologia das cores (que influenciam as sensações), design que estimula a necessidade, estudo do público-alvo (trazendo para a empresa uma ideia de persona), avanços mercadológicos, estudo de campo, e também de estratégias.

Sua empresa pode optar por qualquer segmento do marketing, de acordo com o que será o seu mercado, cada um é melhor indicado para determinados negócios, mas, os mais conhecidos são, Marketing Tradicional e o Marketing Digital.

O determinado Marketing Tradicional, é nada mais que um termo designado para os segmentos de marketing que utilizam canais tradicionais de contato com o público, ou seja, marketing a partir de mídias exteriores (outdoor, busdoor, totem, entre outros) e também inclui jornais, revistas, folhetos, banners e mais.

Já o Marketing Digital, como o próprio nome já diz, é o marketing que utiliza o canal digital e virtual para se comunicar com o público, através da internet, televisão, redes sociais, tecnologias, sites e mais.

Para qualquer segmento de marketing que sua empresa pretenda ter, anterior a qualquer um é necessário primeiramente definir uma identidade visual para sua empresa ou marca.


O que é uma identidade visual?

Pode ser considerada uma identidade visual um conjunto de elementos visuais e técnicas elaboradas a partir de estudos que formam a identidade da empresa, ou uma identidade corporativa, ou seja, o que será marcado para o público como um reconhecimento, uma referência visual da sua marca, do seu nome, dos seus serviços ou produtos e até mesmo será o primeiro contato visual do consumidor com a marca.

A elaboração de uma identidade visual é advinda de algumas técnicas específicas e com embasamento, sendo elas: o nome da marca, cores, logotipo, tipografia, vetores, desenhos, formatos, slogan, efeitos visuais, entre outros.

A utilização dos elementos é feita de forma à preferência dos empreendedores, mas, como maior importância, basear-se em uma análise profissional para desenvolve-los, um estudo feito sob um todo e projetado por profissionais da área, os Designers.

A identidade visual é aplicada em qualquer manifestação visual da empresa perante o público, ou seja, todo o contato que o público possui para conhecer, adquirir e propagar a marca. Ela está presente em: bannes, cartões de visita, outdoors, folders, totem, sites, blogs, redes sociais, folhetos, triedos, caixas, entre muitos outros.

Importância da Identidade Visual

Muitas empresas e marcas tendem a achar o investimento em identidade visual desnecessários e procuram poupar dinheiro afim de utilizá-lo em outras categorias presentes na estrutura e organização de uma empresa, porém isso é um erro gravíssimo que se você almeja sucesso e estabilidade, não pode cometer.

A identidade visual é o primeiro contato visual que o público possui com a sua marca, é como se fosse uma maneira dela chamar a atenção e trazê-lo para a sua empresa como um cliente.

Por isso a primeira razão de desenvolver uma identidade é que ela será um meio de atração e primeira impressão do cliente para então comprar o seu produto. Se não for atrativo e não transparecer confiança e segurança, os próximos passos não serão feitos.

Sua empresa possuir uma identidade significa uma consolidação no mercado e uma segurança perante seus concorrentes, é trazer uma sensação de primordial e referência. As pessoas tendem a preferir uma melhor apresentação, organização e isso irá desbancar sua concorrência.

Com o investimento em técnicas de marketing avançadas e feitas estrategicamente, sua identidade será reconhecida, e se feita de uma maneira criativa, referencial dos seus produtos ou serviços, e elementos de cores e tipografias trabalhados, há grandes chances de marcar a mente dos consumidores.

Todos conhecem o “M” mais famoso do mundo, não é necessário apresentar o nome, a própria letra e suas cores marcantes já remetem a lanchonete McDonalds. Essa é uma das funções de possuir a sua própria identidade visual.

Mas lembre-se, essas são importâncias a partir de uma criação de uma identidade bem desenvolvida, com os elementos, cores, legibilidade, vetores corretos.

Não tente criar e desenvolver sem antes possuir um conhecimento básico referente a esses elementos tão importantes e que serão a marca da sua empresa em alguns casos, para sempre.

Em caso de insegurança, contrate um profissional na área e a partir do seu conceito, missão, valores e principalmente segmento do mercado, ele irá criar uma identidade que seja coerente e encante o público.

Adriano Luz


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