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10 benefícios do marketing de conteúdo que você não pode ignorar

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Então você está interessado em marketing de conteúdo, mas ainda não está totalmente vendido?

Talvez você tenha visto seus concorrentes dominarem as SERPs da noite para o dia ou talvez tenha acabado de abrir uma empresa e não sabe por onde começar.

Podemos garantir que marketing de conteúdo não é apenas uma palavra da moda. É mais do que apenas pressionar publicar repetidamente. É uma parte estratégica e fundamental do crescimento da sua marca online.

OK, mas por que isso é importante? O marketing de conteúdo orientado para SEO garante que sua marca não se perca no meio do barulho. O conteúdo, quando bem feito, pode fazer você se destacar em mais de 1,5 bilhão de sites online. Na Siege, conseguimos aumentar o tráfego em 413% e construir uma agência com 110 pessoas, tudo baseado nos benefícios do marketing de conteúdo focado em SEO.

Ainda não está convencido? Aqui estão 10 dos maiores benefícios do marketing de conteúdo que você não pode ignorar.

Índice do Conteúdo

1. Isso coloca os olhos no seu negócio

O marketing de conteúdo é uma das maneiras mais fáceis de alcançar um grande número de pessoas. Embora os banners possam chamar a atenção para o seu negócio, o marketing de conteúdo baseado em SEO permite que você exiba sua marca para um grande público de uma forma que seja útil para eles.

Mas como? O Google adora conteúdo e recompensará conteúdo de qualidade aumentando sua classificação. Se você estiver criando conteúdo consistente e de qualidade que seja classificado, mais atenção estará voltada para o seu negócio.

Por exemplo, digamos que você crie um blog sobre as melhores ideias de estilo para quartos com um infográfico e um vídeo para acompanhá-lo. Você pode então promover esse blog e compartilhá-lo por meio de mídia social, marketing por e-mail, YouTube e divulgação. Esse único conteúdo falará para uma infinidade de públicos em todas as suas diferentes plataformas.

Infográficos e vídeos são apenas a ponta do iceberg. Se você está procurando mais inspiração de conteúdo, visite nossa postagem sobre exemplos de marketing de conteúdo em ação.

2. Posiciona você como uma autoridade

A autoridade da marca pode ser o motivo pelo qual alguém decide comprar ou não seu produto. Você pode começar a construir a autoridade da sua marca por meio do marketing de conteúdo. Pergunte a si mesmo quais dúvidas seu público-alvo tem e por quê. Em seguida, crie conteúdo em torno disso.

Por exemplo, se você estiver na área de carreira, provavelmente desejará se posicionar como um líder inovador e um recurso para as questões relacionadas à carreira de seus clientes. Na verdade, faz um ótimo trabalho nisso.

Imediatamente eles se posicionam como um “Guia de Carreira”. Isso permite que os leitores saibam o que esperar ao visitar seu blog. Eles então dividem seu conteúdo em cinco seções proeminentes que contêm palavras-chave importantes em seu espaço. A partir daí, eles criam conteúdo proposital em torno disso.

Quando feito corretamente, o marketing de conteúdo pode ajudá-lo a dominar o espaço da sua indústria. Quando a arquitetura do site de uma marca é inteligente e as informações que eles fornecem são feitas de maneira eficiente, é mais provável que os usuários os procurem em busca de informações e é mais provável que o Google recompense o conteúdo que seja relevante para a marca e seu público.

3. Constrói confiança com o seu público

Quando seus clientes têm uma dúvida, você deseja que eles consultem você. O marketing de conteúdo pode ajudá-lo a fazer isso, criando conteúdo em torno de perguntas comuns dos clientes.

Vamos dar uma olhada no blog do Mint. Eles fazem um ótimo trabalho ao criar conteúdo relevante e digitalizável em torno de questões comuns no setor de crédito.

Ao usar o marketing de conteúdo para criar uma ampla variedade de postagens de resposta bem elaboradas que realmente atendam às necessidades do usuário, o Mint provavelmente será percebido como mais competente em geral.

Com uma linha de conteúdo fácil de entender que resolve problemas, os usuários provavelmente confiarão neles para entregar seu produto ou serviço com a mesma eficácia, especialmente em comparação com um concorrente cujas tentativas de resolver essas dúvidas são desleixadas ou mal projetadas.

4. Educa seus clientes

Se você tem um produto ou serviço confuso, que melhor maneira de educar seus clientes em potencial do que criar um blog sobre isso? Nas sábias palavras de Francis Bacon, “conhecimento é poder”. Dar aos seus clientes um pouco desse conhecimento é um enorme valor agregado – ou como gostamos de chamar na Siege, um momento de “café e bolo”.

O marketing de conteúdo é uma forma de conhecer pessoas em um nível comum. Qualquer oportunidade que você tenha de educar seus clientes sobre seu tópico ou setor os empurra cada vez mais para baixo no funil de compra.

Gosto de pensar no marketing de conteúdo como um acompanhamento de seus clientes pela jornada do comprador. Se você vende vestidos de noiva, pode trazer reconhecimento para sua marca criando primeiro uma postagem no blog do funil superior sobre as tendências do casamento em 2020. Você pode acompanhar esse blog com um artigo sobre diferentes estilos de vestidos de noiva para cada tema (com links para vestidos relevantes em seu site).

E, por fim, você pode atender seus clientes na fase de decisão, criando uma postagem no blog sobre como escolher o vestido de noiva perfeito. Este tópico do funil inferior fornece ao cliente os insights necessários para tomar uma decisão de compra informada.

Este conteúdo não apenas educa os clientes existentes, mas também novos. E assim você tem mais um cliente satisfeito.

5. Direciona tráfego para páginas de alto valor

Ao conduzir pesquisas de palavras-chave, o ideal é segmentar palavras-chave que apoiem as páginas de produtos de alto valor em seu site – ou como gostamos de chamá-las no Siege, “páginas de dinheiro”.

Estas são as páginas de produtos em seu site que geram muito dinheiro. O marketing de conteúdo pode ajudá-lo a direcionar tráfego para essas páginas.

Por exemplo, digamos que você seja uma empresa de entrega de flores. Se você criar uma postagem no blog sobre os melhores arranjos de flores para o Dia das Mães e criar links para diferentes produtos em seu site, você não apenas estará divulgando essas páginas, mas também é provável que seus clientes as visitem.

Criar links para suas páginas de dinheiro em conteúdo relevante também é uma ótima maneira de informar aos mecanismos de pesquisa do que se tratam suas páginas de produtos. Os mecanismos de pesquisa veem os links como um bom sinal de que seu conteúdo foi útil. Também pode ajudar a impulsionar sua classificação se o texto âncora for usado corretamente.

6. Impulsiona conversões

Sim, o marketing de conteúdo pode aumentar o seu tráfego, mas esse tráfego significará muito mais para o seu negócio se for convertido. Apenas criar um conteúdo perene não vai resolver isso. A publicação consistente de conteúdo relevante pode gerar muito mais conversões do que qualquer posicionamento de anúncio.

Por que? Esse conteúdo não desaparece. Ele fica no seu site e é muito mais útil para o leitor do que um anúncio pop-up.

Quanto mais consistente você for, mais atenção estará voltada para o seu negócio, melhor será sua classificação e mais conversões verá.

7. Abre canais de comunicação

Depois de publicar um blog, você poderá promovê-lo em uma infinidade de canais sociais. À medida que sua postagem ganha força e as pessoas compartilham seu conteúdo on-line, você pode começar a se conectar com os leitores que se envolveram com sua postagem. Isso lhe dá a oportunidade de ter conversas reais com seus clientes. Também permite que você dê uma olhada em suas mentes e realmente entenda quem eles são.

Dê uma olhada nos comentários em sua postagem. Houve perguntas adicionais? Feedback positivo? Você pode usar essas informações para moldar seus seguintes conteúdos.

Se um conteúdo que você criou levantou questões, crie um blog de acompanhamento respondendo a essas perguntas. Se você recebeu muitos elogios por um artigo recente, considere seguir um formato de conteúdo semelhante daqui para frente.

O marketing de conteúdo cria uma linha direta de comunicação com seus clientes, por meio de diversos meios. Quando seus clientes têm uma dúvida, você está lá para respondê-la imediatamente.

O marketing de conteúdo também ajuda você a controlar a conversa. Ser capaz de educar seu cliente sobre seu produto ou serviço antes que ele tome uma decisão de compra é inestimável.

8. É econômico

Se você tem investido dinheiro em busca paga e marketing de mídia social, é hora de mudar sua estratégia. De acordo com o relatório PaigeFair Adblock de 2020 da Blockthrough, mais de 763 milhões de dispositivos bloqueiam anúncios globalmente. Os dias dos anúncios pop-up e do marketing tradicional acabaram. Os consumidores querem sentir uma conexão com uma marca e é aí que entra o marketing de conteúdo.

A melhor coisa sobre marketing de conteúdo? Custa muito menos do que pagar pela colocação de anúncios. Na verdade, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing externo (ao mesmo tempo que gera três vezes mais leads). Assim, você não apenas obtém mais retorno do seu investimento, mas também ajuda seus clientes e, ao mesmo tempo, cultiva a confiança.

9. Funciona para todos os setores

Uma das melhores coisas sobre o marketing de conteúdo é o quão inclusivo ele é. Muitos presumem que o marketing de conteúdo só funcionará para grandes marcas ou publicações de estilo de vida. No entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade. Não importa o quão desinteressante ou complicado você considere seu produto ou empresa, prometo que o marketing de conteúdo pode ajudar.

Veja como conseguimos aumentar o tráfego orgânico de um serviço de entrega de flores em 200% em mais de 4 anos.

captura de tela dos AHREFs mostrando como aumentamos o tráfego orgânico em 200% em mais de 4 anos.

Ao criar conteúdo de alta qualidade e interessante para os usuários, conseguimos gerar mais de 1.150 domínios referentes ao seu site. Também criamos conteúdo de funil intermediário e inferior que a marca conseguiu classificar facilmente para gerar tráfego e conversões.

Portanto, quer você possua uma empresa de transporte de caminhões ou apenas tenha iniciado seu próprio serviço de entrega de cookies online, o marketing de conteúdo é relevante para qualquer setor e fundamental para ajudá-lo a se destacar online.

10. Fornece ROI contínuo

Minha coisa favorita sobre marketing de conteúdo é o sucesso que você verá no longo prazo. No ano passado, a Hubspot descobriu que os profissionais de marketing que priorizam os esforços de marketing de conteúdo têm 13 vezes mais probabilidade de obter um ROI positivo.

Cada conteúdo valioso que você publica tem o potencial de trazer centenas de milhares de visitantes todos os meses.

Digamos que você escreva uma postagem no blog sobre diferentes tamanhos de cama. A palavra-chave “tamanhos de cama” tem um volume de pesquisa mensal de 100.000. Se você garantir o primeiro lugar para essa palavra-chave e o SERP tiver pouca volatilidade, poderá esperar milhares de pessoas adicionais visualizando seu site mês após mês.

Além do aumento no tráfego que você verá, você também verá o crescimento do seu perfil de backlink.

Por exemplo, dê uma olhada nesta peça que criamos para Nextiva. Ao segmentar a palavra-chave “estatísticas de atendimento ao cliente”, conseguimos aumentar seu perfil de backlink em mais de 700 links.

captura de tela de AHREFs mostrando mais de 700 backlinks

Conseguimos isso identificando uma palavra-chave de alto valor com uma alta “proporção de link para visualização”. Em outras palavras, direcionar um termo de pesquisa para o qual as pessoas procuram explicitamente criar um link. Cada um desses links tem o potencial de direcionar mais tráfego para o seu site e esses links continuarão a acumular-se com o tempo.

Desvantagens do marketing de conteúdo

Apesar dos benefícios do marketing de conteúdo listados acima, existem algumas desvantagens que você deve considerar.

  • Custo inicial: Inicialmente, o marketing de conteúdo pode parecer uma grande despesa – especialmente se você não tiver uma equipe. Sem uma equipe, você precisará considerar a contratação de uma agência de marketing de conteúdo ou de um grupo qualificado de designers, redatores, cinegrafistas e muito mais.
  • Gastos de longo prazo: Uma das maiores quedas do marketing de conteúdo é o tempo que leva para ver os resultados. O marketing de conteúdo é um jogo longo e às vezes pode levar meses para ver os resultados que você procura.
  • Pode ser demorado: para criar um conteúdo de qualidade que seja classificado, você precisa trabalhar. Isso significa realmente entender as dúvidas e necessidades do seu cliente. Você precisará coletar dados, fazer pesquisas, ser criativo e estratégico ao mesmo tempo em que apresenta seu conteúdo de uma forma que seja facilmente digerível.

Moral da história: o marketing de conteúdo é eficaz

O marketing de conteúdo é uma das formas mais fortes de marketing digital que existe. Desde a construção da confiança do seu público online até o fornecimento de ROI contínuo, há tantas vantagens no marketing de conteúdo que não podem ser ignoradas.

Como eu disse antes, marketing de conteúdo é mais do que publicar simplesmente. Você precisa criar consistentemente um ótimo conteúdo que funcione em conjunto com uma estratégia sólida de marketing de conteúdo. Com uma campanha de marketing de conteúdo sólida, você começará a construir relacionamentos com os clientes e verá o tráfego do seu site e a taxa de conversão crescerem.

Redação


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