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SEO para Afiliados: 7 dicas para conseguir tráfego orgânico do Google

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Um dos principais desafios para quem deseja trabalhar como afiliado é conseguir atrair tráfego orgânico para o seu negócio. 

Porém, nem todo mundo aplica as estratégias mais adequadas para melhorar os seus resultados. 

Pensando nisso, vamos listar neste artigo as melhores dicas de SEO para afiliados. 

Após a leitura deste artigo, será mais fácil desenvolver as técnicas e potencializar os seus resultados orgânicos. E o mais importante: sem custos financeiros para o seu negócio. 

Continue a leitura deste artigo e veja o seu conteúdo nas primeiras páginas do Google. 

 

Índice do Conteúdo

Quais as melhores estratégias de SEO para afiliados visando crescer organicamente? 

O tráfego orgânico não cresce da noite para o dia. No entanto, existem algumas técnicas que ajudam a acelerar os resultados com o marketing de afiliados.

Conheça abaixo como funciona cada uma e quais são os impactos para a sua estratégia

 

1. Conteúdo de qualidade

A primeira dica se refere a qualidade do seu conteúdo. Ele não pode ser publicado com o intuito de vender um produto ou serviço. 

Para que a sua estratégia de SEO tenha resultados positivos, o ideal é fazer um conteúdo relevante para o leitor, que tenha informações valiosas para ajudá-los naquele exato momento. 

Portanto, evite anúncios em seu texto. Crie conteúdos que ajudam o leitor a resolver um determinado problema. Você também pode usar o seu espaço digital para que ele aprenda sobre algum tema referente aquele assunto. 

Um bom escritor sabe como incluir uma oferta de forma natural no conteúdo. Dessa forma, o cliente ficará mais confiante com a sua recomendação. 

Se você ainda não tem conhecimento sobre essas técnicas de escrita, recomendamos fazer alguns cursos de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e em especial em um curso de copywriting.

Na internet, você encontra vários cursos gratuitos que ajudam a potencializar o seu conhecimento. 

 

2. Palavras-chave

Outra dica interessante de SEO para afiliados é a busca de palavra-chave.

É muito frustrante quando um leitor pesquisa sobre algum termo no mecanismo de busca e não encontra o resultado que ele esperava para solucionar o problema. 

Por isso, você deve escolher a palavra-chave que tenha mais ligação com o conteúdo que produziu para a sua audiência.  

Dessa forma, terá mais chances de obter excelentes resultados com o tráfego orgânico. 

Na prática, há dois tipos de palavras-chave. Elas são conhecidas como head tail e long tail. 

As palavras Head tail são mais genéricas. Ou seja: os seus termos não direciona exatamente para aquilo que o usuário pesquisa na internet. 

Até mesmo para quem trabalha com tráfego pago, errar na escolha de palavras-chave é um dos motivos que te impedem de vender mais.

Vamos a um exemplo? 

Pense na palavra “marketing”. Imagine quantos leitores pesquisam sobre esse termo na internet. 

Ele pode ser encontrado de diversas formas: marketing digital, marketing para afiliados, marketing de conteúdo, marketing place, marketing pessoal, marketing  e marketing de relacionamento. 

Grande parte das palavras-chave genéricas são bastante pesquisadas no Google. Logo, o número de concorrentes também é maior. 

É importante deixar claro que a probabilidade de você conseguir um tráfego qualificado com as palavras-chave genéricas é menor, pois os consumidores não estão interessados no produto ou serviço comercializado pela sua empresa. 

 

3. Long Tails

As long tails também são usadas no marketing digital. Elas são palavras-chave mais específicas e reflete o que o usuário está buscando naquele momento. 

O volume de busca das palavras-chave long tail é menor. No entanto, você conseguirá visitantes que têm mais chances de virar um cliente do seu negócio. 

Você lembra do nosso exemplo com o termo “marketing”? 

Então, uma palavra-chave long tail poderia ser “como funciona o marketing para afiliados”. 

O detalhamento tem o poder de atrair os clientes certos, conversar com a audiência mais adequada para o seu negócio e entregar ao público exatamente o que ele precisa. 

As palavras-chave head tail e long tail não podem ser escolhidas de qualquer forma. Você deve trabalhar com dados para criar uma boa estratégia. 

Para facilitar o seu trabalho, o mercado tem algumas ferramentas que são consideradas essenciais para a pesquisa de palavra – chave: SEMRush, Keyword Tool e Ubersuggest.

 

4. Título

O profissional que trabalha com SEO para afiliados não pode ignorar as dicas relacionadas aos títulos. 

No ambiente digital, existem dois títulos: título de SEO e título interno. 

O título de SEO é o primeiro texto que o leitor visualiza ao fazer uma busca na internet. 

O título deve ser pensado com carinho para atrair a atenção do usuário que está pesquisando sobre o conteúdo. 

Um título de qualidade é aquele que consegue resumir qual é o tema central do artigo. Assim, o leitor saberá o assunto que estará presente e se vale continuar a leitura. 

O título deve seguir algumas regras para atender as exigências de SEO. 

  • Ser criativo; 
  • Ter entre 55 a 66 caracteres;
  • Adicionar a palavra-chave no início do título. 

O título interno é aquele que está localizado no interior da página. Ele não precisa ser igual ao título de SEO. No entanto, deve-se manter a criatividade para que o usuário prossiga com a leitura. 

O título interno deve ter ligação com os temas que estão presentes no texto. 

 

5. Experiência do usuário

A experiência do usuário é um dos assuntos mais importantes quando falamos de SEO. Afinal, um conteúdo desorganizado poderá afetar a forma com que o usuário visualize o seu conteúdo. 

Sendo assim, recomendamos investir na escaneabilidade da sua página para atrair o interesse do leitor. 

Para isso, basta incluir headings, intertítulos e marcadores. 

Outra dica interessante é evitar parágrafos muito longos. Além de cansar as nossas vistas, eles deixam a compreensão do tema mais complicada. 

Você também pode melhorar a qualidade do artigo com outros recursos como podcasts, vídeos, imagens, infográficos e gifs. 

 

6. Link Building

Para melhorar os seus resultados orgânicos, é interessante ter sites externos que citam os seus conteúdos, em um processo chamado de link building.

Na prática, isso se refere a textos e artigos que usam os links dos seus conteúdos para publicá-los na própria página e recomendá-los para a sua audiência. 

Essa simples atitude aumenta a sua credibilidade com o Google e potencializa os seus resultados no buscador, gerando novas posições para a página e tráfego orgânico. 

Os guest posts são uma ótima ferramenta para fortalecer o seu site, já que eles ajudam a facilitar o percurso do usuário até o seu site. 

Um cuidado que todo afiliado deve ter na hora de montar uma estratégia de guest post é conferir se o parceiro não é um concorrente direto ou tem uma persona semelhante. Caso contrário, poderá usufruir dos seus clientes. 

 

7. Sinais sociais 

Engane-se quem pensa que o Google usa somente o conteúdo da sua página para posicioná-lo melhor no buscador. 

Pelo contrário, as suas estratégias como afiliado vão muito além disso. 

Os sinais sociais são fundamentais em qualquer estratégia de marketing, pois o seu negócio ganhará mais destaque se tiver menções ou compartilhamentos no Facebook, Twitter, Linkedin, entre outras redes sociais. 

Portanto, busque criar conteúdo relevante também para outros canais. Busque sempre colocar o link do seu curso, do blog ou qualquer outro mídia que comercializa o seu material. 

Dessa forma, você ganha não só credibilidade com a sua audiência, mas também um posicionamento melhor na busca orgânica. 

Percebeu que as técnicas de tráfego orgânico não são tão complicadas? Porém, você deve lembrar de fazer testes e monitorar os seus resultados.

Assim, estará mais seguro com a qualidade das suas estratégias. 

Adriano Luz


2 comments

  • ANA PAULA DE OLIVEIRA

    at

    Super completo seu artigo! Essas dicas são de extrema importância para trabalhar no orgânico!

    Reply

  • Manu Marques

    at

    Grata pelas dicas, fiz um curso de marketing de afiliados e estou gostando muito de aplicar Seo.

    Reply

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