SEO para Afiliados: 7 dicas para conseguir tráfego orgânico do Google
Um dos principais desafios para quem deseja trabalhar como afiliado é conseguir atrair tráfego orgânico para o seu negócio.
Porém, nem todo mundo aplica as estratégias mais adequadas para melhorar os seus resultados.
Pensando nisso, vamos listar neste artigo as melhores dicas de SEO para afiliados.
Após a leitura deste artigo, será mais fácil desenvolver as técnicas e potencializar os seus resultados orgânicos. E o mais importante: sem custos financeiros para o seu negócio.
Continue a leitura deste artigo e veja o seu conteúdo nas primeiras páginas do Google.
Índice do Conteúdo
Quais as melhores estratégias de SEO para afiliados visando crescer organicamente?
O tráfego orgânico não cresce da noite para o dia. No entanto, existem algumas técnicas que ajudam a acelerar os resultados com o marketing de afiliados.
Conheça abaixo como funciona cada uma e quais são os impactos para a sua estratégia.
Ao desenvolver estratégias de marketing de afiliados, é crucial garantir que o conteúdo que você produz seja facilmente descoberto pelos motores de busca. Nesse sentido, ter um SEO checklist abrangente pode ser a chave para o sucesso.
1. Conteúdo de qualidade
A primeira dica se refere a qualidade do seu conteúdo. Ele não pode ser publicado com o intuito de vender um produto ou serviço.
Para que a sua estratégia de SEO tenha resultados positivos, o ideal é fazer um conteúdo relevante para o leitor, que tenha informações valiosas para ajudá-los naquele exato momento.
Portanto, evite anúncios em seu texto. Crie conteúdos que ajudam o leitor a resolver um determinado problema. Você também pode usar o seu espaço digital para que ele aprenda sobre algum tema referente aquele assunto.
Um bom escritor sabe como incluir uma oferta de forma natural no conteúdo. Dessa forma, o cliente ficará mais confiante com a sua recomendação.
Se você ainda não tem conhecimento sobre essas técnicas de escrita, recomendamos fazer alguns cursos de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e em especial em um curso de copywriting.
Na internet, você encontra vários cursos gratuitos que ajudam a potencializar o seu conhecimento.
2. Palavras-chave
Outra dica interessante de SEO para afiliados é a busca de palavra-chave.
É muito frustrante quando um leitor pesquisa sobre algum termo no mecanismo de busca e não encontra o resultado que ele esperava para solucionar o problema.
Por isso, você deve escolher a palavra-chave que tenha mais ligação com o conteúdo que produziu para a sua audiência.
Dessa forma, terá mais chances de obter excelentes resultados com o tráfego orgânico.
Na prática, há dois tipos de palavras-chave. Elas são conhecidas como head tail e long tail.
As palavras Head tail são mais genéricas. Ou seja: os seus termos não direciona exatamente para aquilo que o usuário pesquisa na internet.
Até mesmo para quem trabalha com tráfego pago, errar na escolha de palavras-chave é um dos motivos que te impedem de vender mais.
Vamos a um exemplo?
Pense na palavra “marketing”. Imagine quantos leitores pesquisam sobre esse termo na internet.
Ele pode ser encontrado de diversas formas: marketing digital, marketing para afiliados, marketing de conteúdo, marketing place, marketing pessoal, marketing e marketing de relacionamento.
Grande parte das palavras-chave genéricas são bastante pesquisadas no Google. Logo, o número de concorrentes também é maior.
É importante deixar claro que a probabilidade de você conseguir um tráfego qualificado com as palavras-chave genéricas é menor, pois os consumidores não estão interessados no produto ou serviço comercializado pela sua empresa.
3. Long Tails
As long tails também são usadas no marketing digital. Elas são palavras-chave mais específicas e reflete o que o usuário está buscando naquele momento.
O volume de busca das palavras-chave long tail é menor. No entanto, você conseguirá visitantes que têm mais chances de virar um cliente do seu negócio.
Você lembra do nosso exemplo com o termo “marketing”?
Então, uma palavra-chave long tail poderia ser “como funciona o marketing para afiliados”.
O detalhamento tem o poder de atrair os clientes certos, conversar com a audiência mais adequada para o seu negócio e entregar ao público exatamente o que ele precisa.
As palavras-chave head tail e long tail não podem ser escolhidas de qualquer forma. Você deve trabalhar com dados para criar uma boa estratégia.
Para facilitar o seu trabalho, o mercado tem algumas ferramentas que são consideradas essenciais para a pesquisa de palavra – chave: SEMRush, Keyword Tool e Ubersuggest.
4. Título
O profissional que trabalha com SEO para afiliados não pode ignorar as dicas relacionadas aos títulos.
No ambiente digital, existem dois títulos: título de SEO e título interno.
O título de SEO é o primeiro texto que o leitor visualiza ao fazer uma busca na internet.
O título deve ser pensado com carinho para atrair a atenção do usuário que está pesquisando sobre o conteúdo.
Um título de qualidade é aquele que consegue resumir qual é o tema central do artigo. Assim, o leitor saberá o assunto que estará presente e se vale continuar a leitura.
O título deve seguir algumas regras para atender as exigências de SEO.
- Ser criativo;
- Ter entre 55 a 66 caracteres;
- Adicionar a palavra-chave no início do título.
O título interno é aquele que está localizado no interior da página. Ele não precisa ser igual ao título de SEO. No entanto, deve-se manter a criatividade para que o usuário prossiga com a leitura.
O título interno deve ter ligação com os temas que estão presentes no texto.
5. Experiência do usuário
A experiência do usuário é um dos assuntos mais importantes quando falamos de SEO. Afinal, um conteúdo desorganizado poderá afetar a forma com que o usuário visualize o seu conteúdo.
Sendo assim, recomendamos investir na escaneabilidade da sua página para atrair o interesse do leitor.
Para isso, basta incluir headings, intertítulos e marcadores.
Outra dica interessante é evitar parágrafos muito longos. Além de cansar as nossas vistas, eles deixam a compreensão do tema mais complicada.
Você também pode melhorar a qualidade do artigo com outros recursos como podcasts, vídeos, imagens, infográficos e gifs.
6. Link Building
Para melhorar os seus resultados orgânicos, é interessante ter sites externos que citam os seus conteúdos, em um processo chamado de link building.
Na prática, isso se refere a textos e artigos que usam os links dos seus conteúdos para publicá-los na própria página e recomendá-los para a sua audiência.
Essa simples atitude aumenta a sua credibilidade com o Google e potencializa os seus resultados no buscador, gerando novas posições para a página e tráfego orgânico.
Os guest posts são uma ótima ferramenta para fortalecer o seu site, já que eles ajudam a facilitar o percurso do usuário até o seu site.
Um cuidado que todo afiliado deve ter na hora de montar uma estratégia de guest post é conferir se o parceiro não é um concorrente direto ou tem uma persona semelhante. Caso contrário, poderá usufruir dos seus clientes.
7. Sinais sociais
Engane-se quem pensa que o Google usa somente o conteúdo da sua página para posicioná-lo melhor no buscador.
Pelo contrário, as suas estratégias como afiliado vão muito além disso.
Os sinais sociais são fundamentais em qualquer estratégia de marketing, pois o seu negócio ganhará mais destaque se tiver menções ou compartilhamentos no Facebook, Twitter, Linkedin, entre outras redes sociais.
Portanto, busque criar conteúdo relevante também para outros canais. Busque sempre colocar o link do seu curso, do blog ou qualquer outro mídia que comercializa o seu material.
Dessa forma, você ganha não só credibilidade com a sua audiência, mas também um posicionamento melhor na busca orgânica.
Percebeu que as técnicas de tráfego orgânico não são tão complicadas? Porém, você deve lembrar de fazer testes e monitorar os seus resultados.
Assim, estará mais seguro com a qualidade das suas estratégias.
2 comments
ANA PAULA DE OLIVEIRA
at
Super completo seu artigo! Essas dicas são de extrema importância para trabalhar no orgânico!
Manu Marques
at
Grata pelas dicas, fiz um curso de marketing de afiliados e estou gostando muito de aplicar Seo.