Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

Qual melhor horário para postar no Instagram?

fevereiro 23, 2020 by Adriano Luz0
melhor-horario-para-postar-no-instagram.jpg

As mídias sociais tornaram mais fácil a conexão com centenas, milhares e até milhões de pessoas que desejam seguir sua história.

Mas apenas porque pode não dar certo, pois seu trabalho em tempo integral não significa que você não pode otimizar suas postagens para alcançar a quantidade máxima de seguidores.

Sem dúvida, o Instagram é um dos lugares mais importantes para construir uma presença social.

Mais de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo usam o Instagram – com mais de 500 milhões fazendo check-in todos os dias.

Para aproveitar ao máximo sua estratégia de mídia social, você deve saber quando suas postagens no Instagram serão as mais eficazes.

 

Melhores horários para postar no Instagram por dia da semana

Domingo: 10:00 – 14:00

Segunda-feira: 11:00 – 17:00

Terça-feira: 5:00, 9:00 às 18:00

Quarta-feira: 5:00, 11:00 e 15:00

Quinta-feira: 5:00, 11:00 e 15:00 a 16:00

Sexta-feira: 5:00, 9:00 a 16:00

Sábado: 11:00

Em geral, a postagem durante o horário das 9:00 às 18:00 durante a semana pode ajudar a gerar um envolvimento sólido.

Mas você verá o pico de engajamento em momentos específicos ao longo da semana.

melhor engajamento instagram

Por que esses são os horários mais eficazes para postar

Se você considerar sua própria semana de trabalho, saberá que sua rotina e humor diário podem mudar de dia para dia.

Essas mudanças sutis podem afetar quando e como você se envolve em  plataformas de mídia social.

Muitos usuários ativos de mídia social verificam seus telefones quando acordam durante a semana de trabalho.

A manhã de segunda-feira costuma ser um pouco agitada; é por isso que o horário de postagem da manhã de terça a sexta-feira tende a gerar maior envolvimento.

Durante a hora do almoço, as pessoas também podem fazer check-in nas plataformas de mídia.

E o final da tarde é outro horário de pico, já que a energia mental das pessoas começa a diminuir e as redes sociais podem proporcionar um descanso bem-vindo.

Sábado de manhã é outro horário nobre, com muito tráfego no Instagram. Muitas pessoas estão relaxadas ou podem estar aproveitando o tempo com amigos e familiares.

Isso faz com que algumas pessoas desejem se conectar por meio das mídias sociais – e pode aumentar a probabilidade de visualizar seu conteúdo.

 

Conheça o melhor momento para postar no Instagram todos os dias e estude as tendências do seu setor

Embora esses horários gerais de postagem sejam um bom ponto de partida, é essencial estabelecer sua estratégia de marca de mídia social para que você possa direcionar seu público e setor específicos com seu conteúdo social.

Indústrias como tecnologia, saúde, viagens e turismo, mídia e entretenimento e educação – assim como organizações sem fins lucrativos – têm horários de pico diferentes.

Se você deseja atingir seu público-alvo em seu setor, procure dados relevantes para tomar as decisões corretas.

Dessa forma, você pode conhecer o melhor dia e hora para postar no Instagram e aproveitar ao máximo seu orçamento de promoção de mídia social.

 

Entenda como o algoritmo do Instagram afeta suas visualizações

Ao considerar o melhor momento para postar no Instagram, você deve entender como o algoritmo do Instagram afeta o que as pessoas veem.

O algoritmo do Instagram se concentra na “recência”, de modo que as novas postagens provavelmente aparecerão nos feeds dos usuários.

Isso significa que seu objetivo deve ser garantir que suas postagens sejam “recentes” quando for mais provável que seus usuários-alvo acessem o Instagram.

O algoritmo do Instagram também avalia o envolvimento de cada postagem ao determinar se deve apresentá-lo ao seu público.

Se você conhece o melhor momento para postar no Instagram, pode ajudar a promover o engajamento e ajudar cada postagem do Instagram a alcançar todos os seus segmentos de público.

 

Os fusos horários são importantes?

Em suma, sim. Se seu público principal vive em uma região específica, como em Portugal, use os horários sugeridos para o fuso horário local.

Da mesma forma, se você sabe que está atendendo a um público fora do Brasil, deve levar em consideração os fusos horários deles.

Mesmo que seu público esteja espalhado por vários fusos horários, você ainda pode seguir o mesmo guia essencial para decidir quando publicar no Instagram e criar fortes conexões com todos os seus seguidores.

Por exemplo, você pode postar no Instagram na hora comum do despertar, agendar outra postagem durante o meio do dia e agendar uma ou mais no final da tarde no seu fuso horário. Se seu público se estender por vários fusos horários, talvez algumas postagens de mídia social cumpram “deveres duplos”.

Isso significa que eles podem funcionar como uma postagem de ativação em um fuso horário e uma postagem no meio da tarde em outro.

Se isso parecer complicado, você deve saber que existem ferramentas que podem ajudar a determinar a melhor hora para postar no Instagram.

Existem ferramentas internas do Instagram que você pode usar – e outras ferramentas de terceiros também estão disponíveis.

Com algumas pesquisas, você pode determinar a ferramenta certa ou misturar ferramentas para entender o melhor momento para postar no Instagram, enquanto mede e gerencia seus esforços de divulgação no Instagram.

 

Como descobrir quando seu público está mais ativo

Se você possui uma conta comercial no Instagram, pode usar o Instagram Insights para analisar as tendências demográficas, de envolvimento e de atividade dos seguidores.

Assim como o Google Analytics ajuda as empresas a tomar decisões informadas, a ferramenta de análise do Instagram Insights pode ajudá-lo a tomar decisões inteligentes sobre o melhor momento para postar no Instagram para seu público único.

Você pode acessar seus dados personalizados do Instagram Insights na página da sua conta no aplicativo Instagram.

Basta tocar no ícone do gráfico de barras próximo à parte superior da tela. Você também pode ver dados de postagens individuais e histórias do Instagram.

Na sua página inicial do Insights, você verá dados da sua atividade do Instagram na semana passada.

Você verá quantas postagens criou e quantos seguidores ganhou ou perdeu. Ao rolar para baixo, você verá gráficos que fornecem informações sobre as atividades dos seguidores.

Por exemplo, você pode encontrar impressões, o número de visualizações do seu conteúdo, e ver quantas curtidas e comentários cada postagem recebe.

Esses insights ajudam a entender o tipo de conteúdo que ressoa com seu público; e pode avaliar o sucesso de suas campanhas de influenciadores sociais e embaixadores da marca.

Além disso, a seção Seguidores do Instagram Insights fornece informações importantes sobre quando seu público está mais ativo na rede social.

Você pode visualizar um gráfico que mostra quando seus seguidores estão mais ativos online todos os dias e outro que mostra em quais dias seus seguidores estão online.

 

estatísticas instagram

 

Usando esses gráficos, você pode começar a discernir padrões de atividade do Instagram para seus principais públicos.

Você verá horários e dias de alto uso e aprenderá os melhores horários para alcançar seus seguidores por meio de estratégias de postagem direcionadas.

É importante acompanhar de perto as tendências do Instagram Insights. À medida que o seu público cresce, os horários de pico das atividades provavelmente também mudam.

Certifique-se de se adaptar quando notar alterações nos horários de pico do engajamento.

Você não quer cronometrar suas postagens com base em dados antigos e não consegue se conectar à sua comunidade do Instagram à medida que cresce e continua a se desenvolver.

O Instagram Insights também oferece informações valiosas sobre o desempenho de postagens e histórias individuais.

Você pode encontrar detalhes sobre impressões, comentários, curtidas e compartilhamentos que podem lhe dizer que tipo de conteúdo ressoa bem com seu público.

Essas informações podem ajudá-lo a avaliar o sucesso de suas campanhas de influenciadores sociais e embaixadores da marca.

Conectar-se ao seu público-alvo é mais importante do que nunca. Medir o engajamento, os compartilhamentos e os comentários positivos de seus especialistas em micro-marcas pode ajudar a identificar representantes fortes da marca para estimular a adoção e o uso genuínos de produtos.

Ao alavancar sua visão exclusiva do produto e sua experiência com o uso do produto, você pode gerar recomendações reais do produto, não apoios de celebridades fugazes e volúveis que frequentemente sequestram seu crescimento de mensagens e negócios.

 

Como e por que você deve agendar posts no Instagram

Sabemos, parece muito trabalho. E honestamente, manter a relevância e o engajamento no Instagram exige alguma pesquisa e esforço.

Mas ótimas notícias! Você não precisa atender sua conta 24 horas por dia, sete dias por semana, para atingir seu público.

Em vez disso, você pode usar as ferramentas de agendamento para criar e preparar postagens para sua conta do Instagram.

Você verá que muitas ferramentas de agendamento do Instagram são fáceis de usar e muito fáceis de usar.

Alguns se concentram exclusivamente no agendamento, enquanto outros têm recursos internos de análise de audiência.

Com esses recursos úteis, você pode obter informações sobre a atividade e o engajamento do público, além de recomendações para os melhores horários de publicação.

Isso pode reduzir a quantidade de análises manuais que você precisa fazer, permitindo que você se concentre na criação de conteúdo de alta qualidade com forte apelo do público.

E isso ajudará você a saber sempre o melhor momento para postar no Instagram para atender aos seus seguidores.

Ao agendar suas postagens sociais, você pode otimizar seus esforços de marketing em mídias sociais.

Em vez de fazer login em cada rede e postar todos os dias, você pode agendar as postagens em massa com antecedência – às vezes com semanas ou meses de antecedência.

Isso permite manter uma presença social ativa e renovada, com muito menos esforço. Além disso, se você criar conteúdo de alto valor, como vídeos do Instagram, poderá programá-los nos horários de pico para obter a maior audiência possível.

Outra vantagem do uso de ferramentas de agendamento é que elas facilitam o redirecionamento do conteúdo.

Você pode pegar uma postagem com bom desempenho no Instagram e compartilhá-la no Twitter, Facebook, LinkedIn ou outros canais sociais.

Ou você pode configurar campanhas de várias camadas em várias redes que levam seu público a agir – como tirar proveito de uma oferta especial, participar de um webinar ou inscrever-se em sua lista de e-mails.

 

Principais ferramentas de agendamento do Instagram a serem consideradas

Aqui estão sete das principais ferramentas de agendamento do Instagram que você pode querer considerar.

Enquanto alguns têm planos iniciais gratuitos, pode ser necessário optar por um plano de negócios pago para obter melhores resultados.

Frequentemente, ferramentas como essas oferecem uma avaliação gratuita de curto prazo.

Não deixe de aproveitar as oportunidades “experimente antes de comprar” para ter uma ideia de várias ferramentas e decidir qual é o mais adequado às suas necessidades.

  • Autogrammer: Através do Autogrammer, você pode agendar conteúdo nas três principais plataformas sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode fazer upload e editar em massa imagens.
  • Buffer: com o Buffer, você pode agendar postagens em seis redes sociais. Ele também possui extensões do navegador e um aplicativo móvel para ajudar no preparo do conteúdo.
  • Hubspot: uma plataforma multifacetada, o Hubspot inclui agendamento social e outros recursos para apoiar o crescimento dos negócios.
  • Later: Uma ferramenta exclusiva do Instagram, o Later apresenta agendamento de arrastar e soltar e uma interface de calendário fácil de entender.
  • Schedugram: Com o Schedugram, você obtém um agendador de postagem e um editor de fotos, tudo em um.
  • Sprout Social: um sofisticado calendário de mídia social para empresas, o Sprout Social permite agendar postagens e medir o envolvimento do usuário. Além disso, a ferramenta possui recursos de escuta social que ajudam a identificar tendências de comentários em sua área social, para que você possa incluir tópicos importantes em seu planejamento de conteúdo.
  • Tailwind: atendendo a blogueiros e pequenas empresas, o Tailwind ajuda você a publicar no Instagram e Pinterest. Ele também suporta pesquisa de hashtag e upload de imagens em massa.

 

Com que frequência você deve postar no Instagram?

A publicação regular em sites de mídia social é necessária para aumentar o número de seguidores e manter as mensagens na frente do público.

Se você deseja manter seu feed do Instagram vibrante e envolvente, pode seguir o exemplo das principais marcas.

A pesquisa descobriu que as principais empresas postam no Instagram uma média de 1,5 vezes por dia.

O que isso significa para você? Apontar para um a três posts do Instagram por dia. Lembre-se de que é fundamental manter a cadência de postagem depois de estabelecer um ritmo.

Considere o que aconteceria se você publicasse três dias por semana e aumentasse o número de seguidores e depois voltasse para uma ou duas vezes por semana.

Seu público-alvo provavelmente perderia o interesse e você perceberia uma queda acentuada no envolvimento.

Para evitar esse problema, é melhor começar em um ritmo mais lento. Se três vezes por semana for gerenciável a princípio, comece por lá e planeje crescer com o tempo.

Sempre foque na qualidade e não na quantidade. Você ganhará mais engajamento com fotos excelentes e legendas inteligentes do que inundando sua conta com conteúdo inferior.

Para resumir, identifique a frequência de postagem que você pode gerenciar e faça um trabalho excepcional em todas as postagens.

Você sempre pode adicionar mais postagens ao dominar as nuances da sua ferramenta de agendamento do Instagram e se sentir mais confortável com o fornecimento e a criação de conteúdo.

Se você criou um conteúdo sólido desde o início, seu público ficará feliz em ver postagens mais frequentes suas.

 

Encontre a melhor hora para postar no Instagram e se conectar com seus seguidores

Ter uma presença ativa na mídia social é um empreendimento importante. Mas pode ser difícil saber como exibir seu conteúdo em várias plataformas sociais, para maximizar o valor de cada tweet ou postagem.

Cada site social possui normas e envolvimento de público diferentes, portanto, você precisa se adaptar a cada um.

A melhor hora para postar no Instagram pode não ser a mesma que no Twitter ou no Facebook, por exemplo.

Felizmente, você pode usar ferramentas de mídia social para ajudá-lo a entender as nuances do seu público, compartilhar conteúdo nos melhores horários e ampliar seu alcance social.

Com mais de um bilhão de usuários globais – e crescendo rapidamente – o Instagram deve ser um componente essencial do seu mix de marketing de mídia social.

Uma rede altamente visual, o Instagram possui fortes taxas de engajamento e muitos usuários dedicados.

Para aproveitar ao máximo sua presença na plataforma, você não deve postar aleatoriamente e esperar o melhor.

Em vez disso, você deve saber o melhor momento para postar no Instagram para o seu setor – e usar a ferramenta Instagram Insight para aprender sobre a atividade do seu público.

As ferramentas de terceiros podem ajudar a ampliar seu conhecimento e otimizar seus esforços de gerenciamento de conteúdo do Instagram.

Usando as ferramentas certas, você pode entender como se conectar com os seguidores, mesmo que seu público abranja vários fusos horários.

Você pode aprender quais dias da semana e quais horas do dia atingirão a maioria das pessoas.

Atenda à preferência do Instagram por “tempo recente” e engajamento, postando em um horário específico em que você provavelmente verá uma ampla atividade do usuário.

Com o tempo, você aprenderá a publicar poderosas histórias, vídeos e campanhas do Instagram que atraem a atenção da sua marca e geram novas oportunidades de negócios.

Lembre-se de que revisar as análises do Instagram e ajustar os tempos das postagens não é uma tarefa única.

À medida que seu público cresce, você verá mudanças nas tendências de atividades. Você deve renovar sua programação de postagem no Instagram à medida que sua audiência precisa evoluir.

Para otimizar seus esforços de postagem no Instagram, você pode usar uma das muitas ferramentas de agendamento social disponíveis hoje.

Alguns oferecem recursos de valor agregado – como edição de fotos ou pesquisa de hashtag. Use esses recursos para manter seu conteúdo atualizado, relevante e atraente.

Você pode usar ferramentas para entender seu público-alvo, saber quais seguidores em sua rede têm a presença social mais forte e aproveitar essa percepção para medir suas campanhas de marketing de influenciadores do Instagram.

Conhecer o melhor momento para postar no Instagram é a base de uma presença bem-sucedida na popular plataforma social.

Você pode usar esse know-how para apresentar o conteúdo certo aos seguidores certos, na hora certa.

Em breve, você terá um público apaixonado e engajado, que cuida de suas postagens e as compartilha com entusiasmo, ajudando você a aumentar ainda mais seu influenciador.

E se você precisa de um serviço de Gestão de Mídias Sociais qualificado, saiba que a Webtrends é a melhor opção para ajudar alavancar seu negócio.

Fale com um de nossos consultores.

Adriano Luz


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com * Required fields are marked *


Open chat
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
Powered by