Marketing para arquitetos: 7 estratégias para captar clientes
Você tem uma estratégia web confiável para sua marca de arquitetura? Os arquitetos não devem confiar apenas nas velhas táticas de marketing e no boca a boca. O setor está cada vez mais competitivo. Seus clientes pesquisarão online antes de decidirem.
Não usar estratégias de marketing digital significa que você pode estar perdendo clientes. O marketing para arquitetos se concentra muito na construção de confiança – tanto no processo quanto nas habilidades de design. Arquitetura é uma indústria de design.
Sites ou canais de marketing mal projetados farão os clientes questionar suas habilidades de design. Um site fácil de usar, cheio de informações úteis, tem muito mais probabilidade de transformar o visitante do site em um lead.
Uma estratégia bem pensada de mídia social e marketing por e-mail ajudará a construir confiança. Uma combinação de ambos converterá leads em clientes pagantes.
Índice do Conteúdo
Por que preciso de marketing digital?
Muitos clientes que precisam de arquitetos vão direto para o Google. Eles vão querer ver seu trabalho anterior e vão querer entender como você trabalha.
Mais importante de tudo, eles querem saber que podem confiar em você. Você entregaria dinheiro para um estranho aleatório? Provavelmente não. Nem os clientes.
Embora a maioria dos exercícios de construção de confiança possa acontecer cara a cara, não seria ótimo se você pudesse ganhar a confiança de um cliente antes de sua primeira reunião? Os clientes analisarão o seguinte antes de decidir:
- Avaliações e depoimentos;
- Presença nas redes sociais;
- Comentários deixados em páginas de mídia social;
- Se gostarem do design do site;
- Se o site responder às suas perguntas.
Depois que um cliente em potencial verificar seu site, ele provavelmente também consultará outros. Usar uma campanha de redirecionamento significa que seus anúncios em banner seguirão a liderança na Internet.
O redirecionamento de PPC pode persuadir clientes em potencial a se inscrever no seu formulário de geração de leads. É quando você pode usar e-mails para convertê-los em clientes.
Marketing para arquitetos: 7 estratégias para captar clientes
1. Fale com seus clientes, não com outros arquitetos
Um erro que muitos arquitetos cometem é comercializar para outros arquitetos – mesmo que não seja essa a intenção. Eles usam a linguagem e os termos da indústria que as pessoas comuns não entendem.
Use uma linguagem fácil de entender. Ao mesmo tempo, não tenha medo de educar seu público. Explique quaisquer termos de arquitetura que você possa usar na conversa.
Isso os ajudará a se comunicar com você. Se o público sentir que você os ajudou, eles se sentirão apreciados. Um pequeno gesto como este o ajudará a conquistar seus clientes.
2. Responda às perguntas frequentes em seu site
A maioria dos clientes faz as mesmas perguntas. Na verdade, estamos confiantes de que você pode responder a todas as perguntas frequentes sem pensar. Se houver perguntas que surgem repetidamente, responda-as em seu blog ou como uma página de seu site.
Ao responder a todas essas perguntas, você terá um conteúdo que os mecanismos de pesquisa irão adorar. Portanto, você não apenas ajudará seus clientes, mas também aprimorará seu SEO. Você deve usar essas páginas durante o processo de geração de leads. Você também pode compartilhá-los nas redes sociais.
O marketing de conteúdo funciona. É algo em que você deve investir tempo e dinheiro, pois o retorno vale a pena. O marketing de conteúdo para arquitetos deve se concentrar em responder a quaisquer perguntas sobre com quem eles estão trabalhando, qual é o processo e por que você é a pessoa certa para o trabalho.
Você também pode dividir as palavras-chave do setor para que todos saibam do que você está falando. Você pode apresentar estudos. Você deve ter postagens de blog e páginas cobrindo cada uma dessas questões. Quanto mais páginas um cliente visitar, maior será a probabilidade de ele contratar você.
3. Construa confiança
As primeiras impressões são tudo. Um site com aparência profissional e uma campanha de marketing de marca ajudarão a construir a confiança de seus clientes em potencial. Se o seu site estiver cheio de imagens granuladas e pixeladas, os clientes em potencial verão uma empresa que não se importa.
Certifique-se de que seu site seja seguro, confiável e bem conservado. Essa é a cara da sua empresa. Outra forma de construir confiança é mostrar quem você é. Pessoas lidam com pessoas. Ao compartilhar sua história, seus clientes podem se relacionar com você.
Também ajuda a explicar por que seus clientes devem confiar em você. Você pode usar sua história pessoal como um ponto de venda exclusivo em suas mídias sociais e outras campanhas de marketing. Se você tem uma equipe de pessoas, peça-lhes que falem sobre suas experiências. Compartilhe seus projetos ou edifícios favoritos que os inspiram.
A mídia social é um meio muito visual. Ele se adapta bem à arquitetura, mas muito poucas empresas o acertam. Recomendamos o uso do Facebook, Instagram e LinkedIn para sua empresa. Comece postando uma vez por dia e poste mais conforme seu público cresce.
Compartilhe belas imagens de projetos nos quais você trabalhou. Tire fotos do processo de trabalho ou dos painéis que você montou. Mostre coisas que o inspiram e explique o porquê nas legendas.
Quanto mais você posta, mais seus seguidores podem ter uma noção de quem você é e com o que você gostaria de trabalhar. Ao usar as hashtags certas, você ganhará seguidores leais de pessoas que amam o que você faz. Eles irão recomendar você para seus amigos.
5. Encontre e incentive seus leads automaticamente
Você pode transformar pessoas em clientes em potencial e alimentá-los enquanto dorme. Configure formulários de geração de leads. Em seguida, incorpore-os à páginas de destino especialmente projetadas. Isso cria um banco de dados do cliente em potencial.
Use publicações direcionadas no Facebook para direcionar clientes em potencial a essas páginas de destino. Se eles aceitarem, você pode começar a concentrar seus leads enviando uma campanha automática por e-mail.
Você se lembra daquelas páginas de marketing de conteúdo de que falamos anteriormente? É aqui que eles entram com força total. Crie um link para essas páginas em seus e-mails para responder a quaisquer perguntas que eles possam ter. Você não precisa enviar todos em um e-mail.
Comece com as informações mais importantes ou as páginas mais populares. Quando estiver de volta ao escritório, você pode marcar uma visita ou reunião de vendas. No momento em que você se encontrar, eles devem estar bem informados e muito mais fáceis de serem convertidos em clientes.
6. Use vídeo
As pessoas compram de outras pessoas. O marketing de vídeo é uma ótima maneira de mostrar que existem pessoas por trás do site. Também é uma maneira fantástica de construir confiança, pois seus clientes em potencial se sentirão mais conectados a você.
Você também não precisa criar um novo conteúdo. Pegue as páginas de conteúdo mais populares do seu site e transforme-as em vídeos do YouTube. Relaxe e deixe sua paixão pelo que você faz assumir o controle.
Se você ama o que faz, isso aparecerá em seu vídeo. Os clientes em potencial querem ver que você tem orgulho de seu trabalho. Você ficará surpreso com a capacidade de transmitir isso por meio de um vídeo, uma vez que relaxe.
7. Mostre sua experiência
Não tenha medo de se gabar (humildemente) de sua especialidade. Arquitetura é um setor em que os clientes desejam a melhor pessoa para o trabalho. Mostre que você conhece as coisas. Você pode criar vídeos ou postagens de blog sobre sua experiência como arquiteto.
Você pode criar conteúdo sobre os fatos e teorias que aprendeu na universidade. Explique os termos do setor e mostre onde isso se aplica ao seu trabalho. Se você tiver certificados especializados, fale sobre o que significa esse certificado e como você teve que trabalhar duro para obtê-lo.
Se você exibir esses certificados em sua assinatura de e-mail, poderá criar um link para essas postagens de blog. Ao fazer isso, você não apenas mostra que está qualificado, mas também mostra como é qualificado.
Os clientes veem esses certificados, mas geralmente não têm certeza do que eles significam. Por ser útil desde o início, os clientes sabem que você será útil em todo o processo.
Como vender melhor seus serviços de arquitetura?
1. Conheça a sua lista de contatos
A maioria das empresas que vendem serviços de arquitetura terá uma lista de contatos, alguns dos quais são clientes atuais, enquanto um grande número dos quais são potenciais. Os arquitetos podem estar em vários estágios do processo de construção de relacionamento com esses clientes em potencial.
Os próprios arquitetos precisam descobrir como cultivar contatos em vários pontos do funil de vendas. Por exemplo, com novos contatos, é importante descobrir o que eles precisam e informá-los sobre seus serviços de projeto arquitetônico.
No entanto, os clientes que estão mais adiantados no funil não precisam ouvir o arquiteto vendendo sobre os serviços de arquitetura repetidamente. Frequentemente, eles precisam de respostas mais específicas às suas perguntas, o que envolve ir além do argumento de venda inicial.
2. Seja útil, não agressivo
Existe uma reputação geral em torno do setor de serviços de arquitetura que sugere que o cliente terá que lidar com a agressividade. Isso é algo que os arquitetos precisam evitar ao vender serviços.
Os arquitetos geralmente perdem um cliente assim que começam a promover algo que o cliente não deseja. A pressão não deve fazer parte da estratégia de vendas.
Em vez disso, os arquitetos devem se concentrar em ser o mais útil possível ao vender seus serviços. Descubra o que o cliente deseja e faça questão de atender a essas necessidades.
3. Construir um relacionamento em vez de fechar o negócio na primeira reunião
A primeira reunião com um cliente é muito importante. A maneira como o arquiteto aborda essa primeira reunião definirá o resto do relacionamento. A venda de serviços de arquitetura torna-se impossível se a primeira reunião não ocorrer de acordo com o planejado.
O segredo é não ter como objetivo fechar uma venda na primeira reunião. Algumas pessoas consideram um fracasso não realizar a venda imediatamente. No entanto, o foco do arquiteto neste ponto do relacionamento deve ser se envolver o cliente.
A venda de serviços de arquitetura envolve a construção de confiança e relacionamento com os clientes. Isso é especialmente importante para empresas de serviços de projeto arquitetônico que não têm a reputação necessária para se venderem. A primeira conversa também é o primeiro passo. Normalmente não é o lugar para discutir o objetivo final.
4. Sempre faça o acompanhamento
Uma vez que a empresa ou arquiteto tenha estabelecido contato com um cliente em potencial, eles precisam ter um sistema para gerenciar o acompanhamento. O acompanhamento é tão importante quanto a primeira conversa.
É onde o arquiteto mostra ao cliente que ele realmente se preocupa o suficiente com ele para manter a conversa, o que constrói a confiança necessária na venda de serviços de arquitetura.
Um arquiteto que comercializa seus serviços de projeto arquitetônico deve usar dicas como a acima para otimizar seu envolvimento com o cliente e aumentar seu portfólio de clientes.
Por fim…
O marketing para arquitetos pode dar muito trabalho. Mas não se preocupe, nós da Webtrends adoraríamos ajudá-lo. Entre em contato hoje com um dos nossos consultores.